Em pauta!

domingo, fevereiro 03, 2008

Sobre compactação e descompactação de arquivos...

Compactar arquivos para ocupar um mínimo de espaço no HD é fundamental. Não apenas por isso, como também para enviar os mesmos por e-mail, salvar em dispositivos móveis, entre outras utilidades.

Todos conhecem os programas WinRAR e WinZIP, líderes neste ramo faz muito tempo. O que pesa é que estes programas são pagos e, a não ser que se adquira a licença deles, as pessoas os conseguem por outros meios, os quais não precisam aqui de maiores descrições...

No entanto, existem muitos programas free que realizam esta tarefa. Alguns deles são bons o bastante para rivalizarem com os programas pagos desta categoria.

Seguem-se alguns destes programas.

7-ZIP

O programa é open source, tratando-se de ser o software free mais conceituado que tem dentro de sua categoria. Seu formato de compactação e descompactação nativo é o 7z. Suporta para compactação e descompactação o formato nativo, acrescido de outros como o ZIP e TAR. Formatos como o RAR e o CAB são aceitos apenas para descompactação.

Importante: o 7-ZIP possui uma versão própria para Linux, que está separada para as distribuições baseadas no Fedora Core, no Gentoo, no Debian e no AltLinux.org.

Também conta com versões para o Mac OSX, para o FreeBSD e para o BeOS.

Site: aqui.

jZip

O novato da área. O programa é proveniente da tecnologia do 7-ZIP. Grande parte de suas características são similares a do seu co-irmão.

A exceção, ao menos por hora, é que o jZip só roda em Windows.

Site: aqui.

Zip Genius

Este programa, nativo da Itália, possui uma interface muito familiar ao Explorer do Windows XP, não que isso signifique tudo. Suporta formatos tradicionais como o ZIP e o RAR, e formatos nativos de sistemas UNIX como o TAR.

Site: aqui.

IZArc

O IZArc foi um dos primeiros programas free desta categoria a ser compatível com o Windows Vista. Ele comprime arquivos em formatos como ZIP, 7z e TAR. Aceita mais de 40 formatos para descompactação, como o RAR.

Site: aqui.

TUGZip

Este programa também é muito versátil, e sua integração com o Explorer do Windows é ótima. Assim como seus rivais da categoria, compacta arquivos em formatos como o ZIP, 7z, TAR e TGZ. Descompacta arquivos nos formatos acima citados e em outros, como o RAR e o ZOO.

Site: aqui.

Intenção...

A intenção de tudo isso é a mais pura análise destes programas free que, devemos reconhecer, fazem por muito merecer respeito. Mas existem outros programas free desta mesma categoria ( verificar nos links ao final do texto ).

Tirando o fato de não compactarem no formato RAR, o resto está excelente.

Visitando os sites destes programas, vocês irão deparar com várias informações que ajudarão na escolha do programa que mais agradá-los. Além do download do software em si, existem também plugins ( ícones, pacotes de tradução ), add-ons e ferramentas diversas.

Ótima pesquisa para todos!

[ Made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Sites nacionais de busca de programas recomendados: Baixaki, Superdownloads e Zigg.

4 comentários:

  1. Bela pesquisa e coletânea de softwares alternativos do WinZip e WinRar Carlírio!

    Dentre os programas, realmente o 7-zip possui seu destaque por possuir maior poder de compressão que o WinRar, mesmo requerendo uma dose extra de memória para comprimir ao máximo (Mas no MÁXIMO MESMO!). E inclusive, o Firefox, o ThunderBird e o VLC Player utilizam o mecanismo de compressão 7-zip nos instaladores, se não me engano...

    E um programa útil que eu cito é o Universal Extractor. Apesar do programa não comprimir pra nenhum formato, ele descompacta de diversos formatos. Seja ZIP, RAR, 7-ZIP, TAR, UHA, EXE, DLL (Bem, alguns .EXEs e .DLLs podem ser descompactados)... Não tem tempo ruim pro programa.
    Eis o link:
    http://legroom.net/software/uniextract

    ResponderExcluir
  2. nem fazia ideia que outros programas tipo winzip e winrar existiam.eu sempre usei os programas da maneira que não foi mencionada no tópico, XD.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos!

    Agradeço pelo feedback de vocês.

    DeCyber, eu já conhecia esse programa que citaste. A razão pela qual não o coloquei nesta coletânea foi que ele não compacta. Mas concordo contigo: ele é um "monstro" na descompactação de arquivos. Grato pela sua atenção, amigo.

    Leandro, sério mesmo que você não conhecia outros programas do gênero!? Hum... Em breve escreverei sobre a suíte OpenOffice ( BrOffice por aqui ) e sobre outros programas também. Igualmente grato pela sua atenção.

    Detalhe: uso o IZArc...

    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu também uso meu WinRar da maneira não citada no tópico... Algo insignificante se considerarmos o que eu tb uso de tal forma... >_>
    (Não me refiro ao windows. Juro! =P)

    Não é a primeira vez que vi o 7-zip aqui, já o usava há um tempo na compressão máxima. Pena que o programa levava a ram do PC com ele nessas circunstâncias... =P
    Nas compressões de qualidade boa e ótima, porém, ele funfa de boa. Logo não usem disso pra permanecerem com os programas "legais não-legais". XD


    ... E viva o Opensource e seus bons filhos, MediaCoder, Audacity, 7-zip e (claro!)o OpenOffice e sua função embutida pra salvar em PDF, coisa q num tem nem no Office 2007 por padrão!! XD

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!