A série "Higurashi" e sua intrigante estória... ~ Netoin!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A série "Higurashi" e sua intrigante estória...

Rena: a dupla personalidade da garota que possui o "modo "kawaii" e o exímio manejo de um cutelo.

Quando as cigarras choram - ひぐらしのなく頃に

A série "Higurashi", quando transmitida em 2006 no Japão, causou um certo alvoroço entre seus telespectadores.

O primeiro episódio de "Higurashi no Naku Koro ni" apresentou os personagens principais da série, e o começo de uma trama. A primeira cena antes da abertura demonstrou bem a história que iria se passar nesse anime. No entanto, tratava-se de uma trama "sem fim"...

Sem fim!?

Toda a estória desta série gira em torno de estranhos acontecimentos em uma pequena vila ( fictícia ) do interior japonês. Essa vila é Hinamizawa.

A população vive sob o temor da maldição de Oyashiro-sama, que ocorre sempre no Watanagashi, um festival local em adoração à ele. Segundo consta na vila, uma pessoa morre e outra desaparece durante o evento.

Além disso, Hinamizawa é comandada pelas três grandes famílias, sendo a de maior reputação a família Sonozaki ( não que esta reputação seja totalmente positiva ). As outras famílias são a Furude e a Houjou, sendo a última taxada de traidora por aceitarem um acordo para a construção de uma represa que acabaria com a vila.

Mas o anime não se prendeu nisso apenas. Na verdade, eventos simultâneos aos já citados também possuem impacto na estória. De certa forma, um evento é resultado de um outro e até ligado à outro, em um cálculo que chega à ser bizarro...

Rena, uma das principais personagens da série.

No avanço dos capítulos, fatalmente perguntava-se: "Como pode isso ter ocorrido, se foi de outra forma que aconteceu!?"

Os capítulos: divisórias e interligação simultâneos

Como o anime provém de um game para PC, muitas ramificações dentro da estória foram feitas. Isso induz à "n" possibilidades diferentes dentro da série "Higurashi". E são essas ramificações, cada qual situada dentro de um capítulo, que dão maior gás à série.

Tratam-se de oito capítulos, onde temos quatro que servem de perguntas, e quatro que servem de respostas. Além disso, existe o fascínio da procura do "melhor final".

A síndrome de Hinamizawa ( um dos pontos chave do anime ) foi muito explorada, ao lado de reviravoltas e importantes descobertas.

São os capítulos de pergunta: Onikakushi-hen , Watanagashi-hen, Tatarigoroshi-hen e Himatsubushi-hen. Seguem-se como capítulos de resposta o Meakashi-hen, o Tsumihoroboshi-hen, o Minagoroshi-hen e o Matsuribayashi-hen.

Dos oito capítulos, cinco se fizeram presente na primeira temporada de "Higurashi", e os outros três apresentaram-se na segunda temporada do anime.

Existem ainda os capítulos extras, o qual não existem em forma de animação.

A segunda série: "Higurashi no Naku Koro ni Kai"

O pessoal do clube: atividades e brincadeiras regadas à punição para os perdedores...

A segunda temporada ( "Quando as cigarras choram: Solução" ) tem o intuito perceptivo de "tapar" os buracos da primeira exibição do anime. Além de contar com os três capítulos restantes da trama, um novo capítulo foi feito pelo criador da série, especialmente para esta nova temporada.

A violência presente na primeira exibição desta série acabou por não se fazer presente na segunda temporada. Acredita-se que o alarde feito em algumas séries que tiveram episódios ou trechos dos mesmos censurados tenham contribuído para tal fato, vide exemplo de animes como "School Days" e "Myself; Yourself".

No entanto, a segunda temporada conseguiu prender a atenção de quem a assistia, pelo fato da exaustiva chegada a um culpado comum para todas as tragédias de Hinamizawa.

A Rena em seu famoso "modo kawaii". O alvo da vez é a Furude Rika. Uma frase: "Vou te levar para casa!"...


(...)

Em resumo, o anime é digno o bastante de ser assistido, por possuir uma trama forte e consistente, onde a diferença entre o certo e o errado não é nítida.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse aqui o site do anime.

  • 7Blogger
  • Disqus

7 Comentários

  1. Poxa... Já tinham me recomendado Higurashi simplesmente pelo mistério que é a série, mas depois desse comentário, já tô até na pressa de acabar o DVD q fiz da 1º temporada! E pensar que só falta o menu do DVD... *_*

    Realmente, quando eu vi uns "episódios soltos" de Higurashi, me pareceu estranho... Jurava que o anime acabava num ep, mas "recomeça" em outro, e com diferentes perspectivas e, como eu posso OUSAR dizer, "psicoses"...


    Excelente matéria, simplesmente!

    ResponderExcluir
  2. Olá, DeCyber!

    Realmente, a série "Higurashi" é um verdadeiro labirinto de possibilidades...

    Sou muito grato pelo seu feedback.
    Costumo escrever sobre as séries que termino de assistir, e um anime como esse não poderia ficar de fora, he...

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. realmente Higurashi é muito bom mesmo. Achei a primeira temporada melhor do que a segunda, dava bem mais suspense. Mas também nunca imaginei que a série terminaria daquela forma. Na primeira temporada passei muito tempo só para entender como cada um dos arcos se ligavam a outro, é foda eu usar tanto a cabeça num anime. Só espero que eles façam uma boa terceira temporada. Como a história principal já acabou, estou com um pouco de receio.
    De todo jeito, ótimo texto.

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro!

    Também tenho receio quanto a uma possível terceira temporada, pois o que tinha de ser mostrado, já foi.

    Só espero que mantenham a qualidade da série tal como merece.

    Grato pelo seu feedback e elogio ao texto.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Ok, tava só de passagem pelo blog, mas não posso ignorar os erros que tem nesse texto.

    1 - "um novo capítulo foi feito pelo criador da série, especialmente para esta nova temporada."

    Não, aquele arco filler não tem nenhuma relação com o Ryu. Foi a DEEN que fez ela.

    2 - "Hinamizawa é comandada pelas três grandes famílias, sendo a de maior reputação a família Sonozaki . As outras famílias são a Furude e a Houjou."

    As 3 familias que comandam Hinamazawa são Sonozaki, Furude e Kimiyoshi.

    3 - "Dos oito capítulos, cinco se fizeram presente na primeira temporada de "Higurashi", e os outros três apresentaram-se na segunda temporada do anime."

    6 na 1º e 2 na 2º.

    4 - "A violência presente na primeira exibição desta série acabou por não se fazer presente na segunda temporada. Acredita-se que o alarde feito em algumas séries que tiveram episódios ou trechos dos mesmos censurados tenham contribuído para tal fato"

    Mas os arcos restantes, Minagoroshi e Matsuribayashi, são realmente dois arcos sem muita violencia.

    5 - "Como o anime provém de um game para PC, muitas ramificações dentro da estória foram feitas."

    A série vem de uma Visual Novel para PC mesmo, mas ela não tem nenhuma ramificação. O jogo é dividido dessa maneira mesmo, acaba um arco você escolhe qual outro arco você quer ler.

    -----------------------------------------------------

    Bem, por mais que seja, eu não recomendo o anime.
    Os traços são bem porquinhos, principalmente na 1ºtemp.
    Além de que a adaptação não foi das melhores e muita coisa se perdeu(Até coisas para entendimento da história, vide o misterio das Gêmeas)

    ResponderExcluir
  6. Saudações


    RedFox, agradeço o seu comentário.

    Quanto aos erros, acredito que o policiamento deva existir de minha parte. Por tal razão, pretendo não [atualizar] esta review. Deixarei ela como está, justamente pela finalidade de traçar metas sempre constantes de melhora para o blog.

    Sei que não comentaste exatamente sobre o que dissertei mais acima, mas acho prudente e justo dar uma justificativa ou explicação.

    Quanto à recomendação negativa de sua pessoa, opiniões tem de ser divergentes para serem interessantes (ao menos, teoricamente).

    Em meu caso, a recomendação para se assistir as duas temporadas de Higurashi é total. Talvez o visual do anime atrapalhe em demasiado, mas não vejo este como sendo um fator que comprometa a qualidade do mesmo.

    A história, para mim, é fantástica ao seu próprio modo. Ressalto aqui que custei muito para assistir ao primeiro episódio deste anime mas, depois, percebi que era um certo [preconceito] de minha parte, e acabei gostando do que vi.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Anime bem ruim, muito meia boca nota 6 no máximo.
    Fã base que fica dando hype mas friamente vale pouco a pena.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do NETOIN!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!

comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Blog sobre animação japonesa - Não copie os textos. Favor entrar em contato com o dono do blog para maiores dúvidas e detalhes. - Netoin! 2006-2017
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons