Em pauta!

segunda-feira, março 03, 2008

Para os fãs de animes, a Rede Manchete deixou muitas saudades...

O logo da Rede Manchete.

Talvez o Brasil seja hoje um dos países do mundo que mais se destacam em um quesito peculiar, porém notório: audiência televisiva.

Torna-se óbvio o bastante exclamar que a Rede Globo é a dona da maior fatia desta audiência no Brasil, cobrindo quase todo o território nacional com seus sinais, sendo que estes mesmos sinais se fazem em outros países do globo. Emissoras como o SBT, a Rede TV!, a Rede Bandeirantes e a Rede Record seguem no encalço da emissora carioca, cada uma ao seu modo.

No entanto, uma emissora deixou muitas saudades, seja para quem gostava de tele-jornais, de animação japonesa, de novelas, o que for: a referência é feita a extinta Rede Manchete.

Um relato saudosista...

A Rede Manchete iniciou suas transmissões em junho de 1983, em um domingo. Seu dono, Adolpho Bloch, apareceu na tela dando as boas-vindas, e a conhecida vinheta foi ao ar pela primeira vez. Tratava-se da vinheta onde o logo da emissora fazia as vezes de um disco voador, sobrevoando algumas das principais cidades do país, e parando em sua sede na cidade do Rio de Janeiro.

A Rede Manchete, ao longo de seus anos, alternou muitos bons e maus momentos. Seu ápice foi justamente no período compreendido entre os anos de 1983 e 1993. Dificilmente alguém que tenha vivenciado tal época não recordará das novelas transmitidas pela emissora, tais como "Xica da Silva" ou "Pantanal", ou do seu telejornalismo presente e atuante, ou ainda do programa infantil "Clube da Criança" apresentado pela Xuxa...

Aliás, tratando-se do "lado infantil" da história: como não recordar dos seriados e animes japoneses que a Manchete concedeu ao público brasileiro?

O período trágico...

Há quem possa dizer que um dos grandes motivos da Rede Manchete ter fechado as suas portas foi o alto investimento aplicado em novas tecnologias, que não deram retorno principalmente nos últimos momentos de vida ( lê-se: anos ) da emissora.

Deve-se alinhar ao descrito acima de que a emissora em questão acumulou muitas dívidas à partir de 1997, o que levou muitas de suas filiadas ao redor do Brasil a mudar de emissoras para as suas retransmissões locais.

Falando de animes

Não pode ser desmerecida nenhuma tentativa atual de se lançar animes no Brasil. Porém, pelo menos em caráter de transmissão aberta, nenhuma outra emissora trabalhou tão bem neste quesito como a Rede Manchete o fez.

Saint Seiya: "Os Cavaleiros do Zodíaco" por estes lados...

O SBT, a Bandeirantes ( somando neste caso a PlayTV, que é de sua propriedade ), a Globo, a Rede TV! e a Rede Record fizeram suas tentativas. Animes como Magic Knight Rayearth, Tenchi Muyo!, Love Hina, Sakura Card Captors, Dragon Ball e Pokémon aterrizaram em solo nacional e fizeram sucesso, mesmo com adversidades: seja com a dublagem não tão prestigiada ( casos atuais ), com cortes, com horários de transmissão quase inexplicáveis...

A Rede Manchete nos concedeu animes como "Saint Seiya", "Sailor Moon", "Samurai Warriors", "Shurato" e "Yu Yu Hakushô". No que se refere aos seriados nipônicos basta citar "Jaspion", "Changeman", "Flashman", "Black Kamen Rider", "Jiraya"...

As guerreiras lunares da primeira temporada de "Sailor Moon",
exibida pela Manchete em 1996.

A emissora investia pesado nisto, e retorno se dava pelos pontos de audiência alcançados. Isso nos faz refletir sobre o modo como isto é tratado nos dias de hoje...

Para os fãs de animes, a Rede Manchete realmente deixou saudades...


[ Post original do "NETOIN! Mais!", adaptado para os padrões do "NETOIN!" ]

2 comentários:

  1. Bom lembrar que nos seus primeiros anos ela lançava animes como Patrulha Estelar, Don Dracula, Pirata do Espaço, Dartagnan e os Três Mosqueteiros (que muita gente pensava que era espanhol por causa do fato de que pegamos a versão espanhola, com trilhas locais de abertura e encerramento), Super Aventuras, e ela ainda exibiu os longas de Macross e de Capitão Harlock.
    Ela faz uma falta do cão.

    ResponderExcluir
  2. Meu, Na Boa, Esse Foi um dos melhores canais de tv que já vi qnd se trata de animes, entre outras coisas, tbm as novelas, alguns desses animes fazem falta tenho vontada de assitir e procuro eles como louco
    Saudadessssssssss

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!