Em pauta!

quinta-feira, abril 10, 2008

Entendendo os diferentes universos de "Tenchi Muyo!"...

Tenchi e Sasami: cena divertida da série de OVA...

Muitos devem se recordar que no ano 2000 a Rede Bandeirantes de televisão investiu pesado na animação japonesa. Além de "Dragon Ball Z" que já era exibido a mais tempo, foram por ela trazidos a Saga de Cell ( do próprio "Dragon Ball Z" ), "Jibaku-kun" ( "Bucky" por estes lados ), "El Hazard" e por fim "Tenchi Muyo!".

Entretanto, o anime "Tenchi Muyo!" teve as três séries exibidas, sendo elas a "Universe", a "Tenchi in Tokyo" e a série OVA ( exibida em agosto de 2001, boas lembranças... ).

Entender "Tenchi Muyo!" significa desbravar os seus três "universos", cada qual possuindo uma estória com contextos diferenciados, mas iguais em um único ponto: no fato das garotas ( em especial a Aeka e a Ryoko ) serem obsecadas pelo Tenchi.

Vamos à "Tenchi Universe"...

Nesta série tudo começa com uma perseguição no espaço, onde graças à este acontecimento Tenchi conhece a pirata espacial Ryoko e a detetive da Polícia Galática Mihoshi.

A série "Universe" pode ser marcada pelo apelo envolto nos sentimentos da Aeka ( a princesa coroada da família real do planeta Jurai ) e da Ryoko. Sem maiores problemas, nota-se claramente a forma como as duas tentam conquistar o Tenchi.

Os demais personagens são bem analisados, principalmente a princesa Sasami ( irmã da Aeka ), a cientista Washu e a detetive Kiyone ( parceira da Mihoshi, coitada... ).

Nesta mesma série, a família do Tenchi aparece bastante. Seu pai Nobuyuki vive tentando persuadi-lo a agir de uma forma mais "conveniente" com as visitantes do espaço, enquanto que seu avô Katsuhito é mais sério e busca disciplinar seu neto.

Aeka: explosiva...

No contexto da estória, o anime apresenta-se como uma típica comédia romântica na qual um rapaz é cercado por belas mulheres ( alguém já ouviu falar de "Love Hina" ou "Shuffle!"? ), onde a maioria delas tentam conquistá-lo. No entanto, eventos mais sérios se fazem presentes.

Vítima de um acontecimento inesperado ( a aparição do antigo guerreiro lendário, cujo nome é Yosho ), as princesas Aeka e Sasami são presas ( sendo a Aeka acusada de golpe de Estado ). À partir deste ponto a série ganha em emoção, com o aparecimento de Nagi ( uma caçadora de recompensas atrás da Ryoko ), e sem deixar de lado as eternas brigas pelo Tenchi envolvendo uma certa princesa juraiana e uma certa pirata procurada em todo o universo...

A emoção aumenta quando se é descoberto que o tal Yosho que assumiu o trono juraiano é falso ( sendo ele Kagato, que em outras épocas era o maior amigo do Katsuhito e hoje é o seu maior rival ), e que o verdadeiro guerreiro lendário é o avô do Tenchi ( que abandonou Jurai após certos acontecimentos-chave desta trama ).

Com isso, Tenchi é um descendente direto da família real de Jurai, para a alegria da Aeka e espanto da Ryoko, que prova seus sentimentos ao jovem ajudando-o a salvar a princesa coroada do planeta Jurai das mãos do falso imperador Kagato.

Uma garota rouba a cena na série "Tenchi in Tokyo"!

A turma reunida. Que pose a do Nobuyuki...

A série "in Tokyo" não é uma continuação direta da série "Universe" como várias pessoas chegaram a pensar. Na verdade, esta é uma série nova dentro do contexto de "Tenchi Muyo!".

Aqui, além dos traços diferenciados, a estória gira em torno da ida de Tenchi para realizar seus estudos em Tóquio. Este fato entristece o pessoal da casa do jovem, mas não muda o sentimento das garotas pelo Tenchi.

Entretanto, uma nova personagem rouba a cena nesta série: Sakuya. Uma garota aparentemente normal, que sente atraída pelo Tenchi desde o momento em que o vê na escola. A partir deste ponto, não chega a ser novidade exclamar que o anime passa a ficar focado na forma como as garotas reagem e intervêem na vida do Tenchi.

Tenchi e Sakuya.

Entretanto, uma força poderosa passa a usar do fato da família do Tenchi ser a guardiã da Terra para concretizar uma ambição: o domínio do mundo, tendo como responsável a pequena Yugi, que guarda consigo uma triste estória desde épocas mais antigas no planeta Jurai.

Reviravoltas eletrizantes e fatos interessantes são revelados pouco a pouco, dando emoção à série em questão. No entanto, esta série em uma comparação com a série "Universe" fica devendo.

Entre os grandes diferenciais com a série "Universe", pode-se citar o fato do avô do Tenchi não ser juraiano ( logo não existe nenhuma ligação direta com Jurai ). Também pode-se citar que Ryo-Ohki pertence a Sasami ( e não a Ryoko ), podendo inclusive transformar-se em um robô de batalha ( além de uma pequena nave espacial ).

O OVA é interessante - "Tenchi Muyo: Ryo-Ohki"

Kagato, um vilão digno do maior respeito.

A série de OVA é realmente interessante, contando com mais um contexto diferenciado dentro do universo de "Tenchi Muyo!".

No OVA, Ryoko estava aprisionada a longos 700 anos em uma caverna, sendo libertada sem querer pelo Tenchi, que no ato estava desobedecendo uma ordem de seu avô Katsuhito. Na procura por seu irmão ( e noivo prometido ) Yosho, a princesa Aeka chega à Terra, onde todo o circo fica plenamente armado ( literalmente ).

A aparição da Mihoshi ( e seu súbito interesse no Tenchi ), bem como as disputas da Ryoko e da Aeka pela atenção do Tenchi se fazem muito presentes. É conveniente ressaltar que na série de OVA o fator ecchi se faz muito mais presente ( e apelativo ) do que nas séries anteriormente detalhadas.

O pessoal na série de OVA.

O estória do OVA nos seus seis primeiros episódios concentra-se na ambição do criminoso procurado Kagato em obter o poder supremo, não medindo esforços para tanto. É interessante vê-lo em ação, controlando mentalmente a Ryoko, e mais tarde mostrando seu poder na nave de batalha, onde detém a cientista Washu presa em uma espécie de "mundo invertido" dentro da nave.

Após a batalha com Kagato ( são ótimos os episódios desta trama ), onde fica claro que Katsuhito é o noivo prometido da Aeka ( Yosho, seu irmão desaparecido ), a série volta-se para o dia-a-dia do Tenchi com as garotas na Terra. Destaque para lá de interessante no fato da Washu disputar a atenção e os sentimentos do Tenchi de igual para igual com a Aeka e com a Ryoko. A Mihoshi também apresenta interesses pelo rapaz, mas não procura chamar pela atenção dele.

No final da saga, a família real Jurai vem à Terra, e mais problemas ficam no aguardo do Tenchi ( sortudo ou azarado? ).

Uma baixa significativa fica por conta da Kiyone, que no OVA não dá as caras, fazendo-se presente apenas em um episódio especial que conta uma aventura da Mihoshi na Polícia Galática.

Objetivamente

Este texto serviu apenas para demonstrar algumas das muitas diferenças entre as séries do anime "Tenchi Muyo!". O título é bom, e merecedor de sua atenção.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse texto trata da opinião pessoal de seu criador à respeito do assunto.

16 comentários:

  1. Não faz muito meu estilo, este anime. Mas como sempre suas reviews são perfeitas.
    Tenha um ótimo dia

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, eu tinha essa duvida sobre Tenchi Muyo faz um tempo se os animes Tenchi in Tokyo e Tenchi Universe eram relacionados.

    ResponderExcluir
  3. parabéns,agora ficou mais fácil entender esse anime divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Fico feliz em disto saber.
      Obrigado, rapaz.


      Até mais!

      Excluir
  4. Cara, esse anime marcou minha vida, é sempre bom ver alguém fazendo bons textos sobre ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Agradecido, jovem Bruno.
      A série Tenchi Muyo! é digna demais deste apreço, tenha certeza disto.


      Até mais!

      Excluir
    2. Faltou citar que os OVA's são a versão original da história e, por terem vindo primeiro, não contam com a participação de Kiyone. As séries para a TV vieram logo em seguida, após os OVA's terem feito sucesso com o público japonês. Fora as séries citadas no artigo, ainda há mais uma, que não foi exibida por aqui em TV aberta.

      Excluir
    3. Saudações


      Agradeço pelas palavras, nobre.

      Porém, a ideia do post foi centralizar-se apenas naquilo que foi exibido de Tenchi Muyo! para a televisão brasileira, mesmo.
      Não houve uma intenção de profundidade, no meu caso, fato este que pode ser estudado para posts futuros, de toda a forma.


      Até mais!

      Excluir
  5. Otimo, bela resenha!
    Esse anime marcou minha infância e agora tudo ficou mais claro.
    Tô pensando em fazer uma busca dos episodios e assisti-los novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Contente pelo post ter atingido o objetivo que tu buscava, nobre.
      Embora encontrar os episódios de Tenchi Muyo! seja algo mais difícil atualmente, o anime faz por merecer tal trabalho/esforço.

      Grato por sua visita e comentário.


      Até mais!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Saudações


      De fato, nobre.
      Tenchi Muyo! é mesmo muito bom.


      Até mais!

      Excluir
  7. Eu tinha lá os meus 6 anos de idade quando vi Tenchi Muyo! na band..hoje, quase 15 anos depois reassistindo esse anime, fico não só extremamente feliz por ver que é uma ótima obra como também por saber que são muitos episódios e temporadas pra aproveitar! Ótima explicação com gostinho de nostalgia!! Valeu gante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Que ótimo, rapaz.
      Fico contente que tenhas gostado do post, ao nível de ter lhe trazido tais lembranças de Tenchi Muyo! à tona. Muito bom mesmo.


      Até mais!

      Excluir
  8. Tinha uns trechos da abertura/encerramento deste anime em minha mente, embora não recordasse nada da história ou de seus personagens. Decidi buscar no google e "descobri" qual era... me trouxe uma ótima nostalgia, pois assim como muitos aqui, assisti o mesmo na BAND, no início dos anos 2000, quando tinha +/- 6 anos.
    Pretendo re-assistir!
    Só a título de curiosidade, quem faz a dublagem da personagem yugi, e quem canta a música de abertura é a Christiane Monteiro! A mesma dubladora de Lindinha (meninas super poderosas), Lux (League of Legends), Piu piu (baby looney tunes) dentre outras personagens.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Falar de Tenchi Muyo! é sempre um convite pleno ao saudosismo, nobre. Mas trata-se de um saudosismo bem-vindo, de fato.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!