quinta-feira, 10 de abril de 2008

Entendendo os diferentes universos de "Tenchi Muyo!"...

Tenchi e Sasami: cena divertida da série de OVA...

Muitos devem se recordar que no ano 2000 a Rede Bandeirantes de televisão investiu pesado na animação japonesa. Além de "Dragon Ball Z" que já era exibido a mais tempo, foram por ela trazidos a Saga de Cell ( do próprio "Dragon Ball Z" ), "Jibaku-kun" ( "Bucky" por estes lados ), "El Hazard" e por fim "Tenchi Muyo!".

Entretanto, o anime "Tenchi Muyo!" teve as três séries exibidas, sendo elas a "Universe", a "Tenchi in Tokyo" e a série OVA ( exibida em agosto de 2001, boas lembranças... ).

Entender "Tenchi Muyo!" significa desbravar os seus três "universos", cada qual possuindo uma estória com contextos diferenciados, mas iguais em um único ponto: no fato das garotas ( em especial a Aeka e a Ryoko ) serem obsecadas pelo Tenchi.

Vamos à "Tenchi Universe"...

Nesta série tudo começa com uma perseguição no espaço, onde graças à este acontecimento Tenchi conhece a pirata espacial Ryoko e a detetive da Polícia Galática Mihoshi.

A série "Universe" pode ser marcada pelo apelo envolto nos sentimentos da Aeka ( a princesa coroada da família real do planeta Jurai ) e da Ryoko. Sem maiores problemas, nota-se claramente a forma como as duas tentam conquistar o Tenchi.

Os demais personagens são bem analisados, principalmente a princesa Sasami ( irmã da Aeka ), a cientista Washu e a detetive Kiyone ( parceira da Mihoshi, coitada... ).

Nesta mesma série, a família do Tenchi aparece bastante. Seu pai Nobuyuki vive tentando persuadi-lo a agir de uma forma mais "conveniente" com as visitantes do espaço, enquanto que seu avô Katsuhito é mais sério e busca disciplinar seu neto.

Aeka: explosiva...

No contexto da estória, o anime apresenta-se como uma típica comédia romântica na qual um rapaz é cercado por belas mulheres ( alguém já ouviu falar de "Love Hina" ou "Shuffle!"? ), onde a maioria delas tentam conquistá-lo. No entanto, eventos mais sérios se fazem presentes.

Vítima de um acontecimento inesperado ( a aparição do antigo guerreiro lendário, cujo nome é Yosho ), as princesas Aeka e Sasami são presas ( sendo a Aeka acusada de golpe de Estado ). À partir deste ponto a série ganha em emoção, com o aparecimento de Nagi ( uma caçadora de recompensas atrás da Ryoko ), e sem deixar de lado as eternas brigas pelo Tenchi envolvendo uma certa princesa juraiana e uma certa pirata procurada em todo o universo...

A emoção aumenta quando se é descoberto que o tal Yosho que assumiu o trono juraiano é falso ( sendo ele Kagato, que em outras épocas era o maior amigo do Katsuhito e hoje é o seu maior rival ), e que o verdadeiro guerreiro lendário é o avô do Tenchi ( que abandonou Jurai após certos acontecimentos-chave desta trama ).

Com isso, Tenchi é um descendente direto da família real de Jurai, para a alegria da Aeka e espanto da Ryoko, que prova seus sentimentos ao jovem ajudando-o a salvar a princesa coroada do planeta Jurai das mãos do falso imperador Kagato.

Uma garota rouba a cena na série "Tenchi in Tokyo"!

A turma reunida. Que pose a do Nobuyuki...

A série "in Tokyo" não é uma continuação direta da série "Universe" como várias pessoas chegaram a pensar. Na verdade, esta é uma série nova dentro do contexto de "Tenchi Muyo!".

Aqui, além dos traços diferenciados, a estória gira em torno da ida de Tenchi para realizar seus estudos em Tóquio. Este fato entristece o pessoal da casa do jovem, mas não muda o sentimento das garotas pelo Tenchi.

Entretanto, uma nova personagem rouba a cena nesta série: Sakuya. Uma garota aparentemente normal, que sente atraída pelo Tenchi desde o momento em que o vê na escola. A partir deste ponto, não chega a ser novidade exclamar que o anime passa a ficar focado na forma como as garotas reagem e intervêem na vida do Tenchi.

Tenchi e Sakuya.

Entretanto, uma força poderosa passa a usar do fato da família do Tenchi ser a guardiã da Terra para concretizar uma ambição: o domínio do mundo, tendo como responsável a pequena Yugi, que guarda consigo uma triste estória desde épocas mais antigas no planeta Jurai.

Reviravoltas eletrizantes e fatos interessantes são revelados pouco a pouco, dando emoção à série em questão. No entanto, esta série em uma comparação com a série "Universe" fica devendo.

Entre os grandes diferenciais com a série "Universe", pode-se citar o fato do avô do Tenchi não ser juraiano ( logo não existe nenhuma ligação direta com Jurai ). Também pode-se citar que Ryo-Ohki pertence a Sasami ( e não a Ryoko ), podendo inclusive transformar-se em um robô de batalha ( além de uma pequena nave espacial ).

O OVA é interessante - "Tenchi Muyo: Ryo-Ohki"

Kagato, um vilão digno do maior respeito.

A série de OVA é realmente interessante, contando com mais um contexto diferenciado dentro do universo de "Tenchi Muyo!".

No OVA, Ryoko estava aprisionada a longos 700 anos em uma caverna, sendo libertada sem querer pelo Tenchi, que no ato estava desobedecendo uma ordem de seu avô Katsuhito. Na procura por seu irmão ( e noivo prometido ) Yosho, a princesa Aeka chega à Terra, onde todo o circo fica plenamente armado ( literalmente ).

A aparição da Mihoshi ( e seu súbito interesse no Tenchi ), bem como as disputas da Ryoko e da Aeka pela atenção do Tenchi se fazem muito presentes. É conveniente ressaltar que na série de OVA o fator ecchi se faz muito mais presente ( e apelativo ) do que nas séries anteriormente detalhadas.

O pessoal na série de OVA.

O estória do OVA nos seus seis primeiros episódios concentra-se na ambição do criminoso procurado Kagato em obter o poder supremo, não medindo esforços para tanto. É interessante vê-lo em ação, controlando mentalmente a Ryoko, e mais tarde mostrando seu poder na nave de batalha, onde detém a cientista Washu presa em uma espécie de "mundo invertido" dentro da nave.

Após a batalha com Kagato ( são ótimos os episódios desta trama ), onde fica claro que Katsuhito é o noivo prometido da Aeka ( Yosho, seu irmão desaparecido ), a série volta-se para o dia-a-dia do Tenchi com as garotas na Terra. Destaque para lá de interessante no fato da Washu disputar a atenção e os sentimentos do Tenchi de igual para igual com a Aeka e com a Ryoko. A Mihoshi também apresenta interesses pelo rapaz, mas não procura chamar pela atenção dele.

No final da saga, a família real Jurai vem à Terra, e mais problemas ficam no aguardo do Tenchi ( sortudo ou azarado? ).

Uma baixa significativa fica por conta da Kiyone, que no OVA não dá as caras, fazendo-se presente apenas em um episódio especial que conta uma aventura da Mihoshi na Polícia Galática.

Objetivamente

Este texto serviu apenas para demonstrar algumas das muitas diferenças entre as séries do anime "Tenchi Muyo!". O título é bom, e merecedor de sua atenção.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse texto trata da opinião pessoal de seu criador à respeito do assunto.

2 comentários:

  1. Não faz muito meu estilo, este anime. Mas como sempre suas reviews são perfeitas.
    Tenha um ótimo dia

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, eu tinha essa duvida sobre Tenchi Muyo faz um tempo se os animes Tenchi in Tokyo e Tenchi Universe eram relacionados.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do NETOIN!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as idéias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procure aqui...

Carregando...

NETOIN!


Presente desde
22 de dezembro de 2006...

O layout anterior foi implementado em
11 de fevereiro de 2008...

E o template atual está aí desde
15 de setembro de 2011...
( créditos mantidos no final do blog ).

 
Blog sobre animação japonesa - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo - NETOIN! 2006-2014
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons