Em pauta!

segunda-feira, abril 21, 2008

O anime "Uta-Kata" possui uma ótima estória!

Uta-Kata.

Os animes japoneses são detentores de tramas dos mais diversos segmentos. De fato, muitos são os animes que são considerados verdadeiros clássicos por conta desta característica.

Entretanto, será aqui relatado sobre um anime que não é um clássico, e quem nem está no "top" dos mais vistos. No entanto, este anime é possuidor de uma trama que inicia de forma inocente, que pouco a pouco vai se transformando em algo mais forte.

O anime que segue a descrição acima, e do qual será aqui tratado, chama-se "Uta-Kata".

Poema e fragmento...

Tachibana Ichika, uma jovem de 14 anos que é uma das protagonistas da série.

Estando separadas, as palavras "uta" e "kata" significam respectivamente "poema" e "fragmento". No entanto, quando estas palavras estão juntas seu significado é alterado para "bolha" ( no original, "utakata" ) . Um fato curioso, que faz muito sentido no decorrer de "Uta-Kata".

O anime conta a estória de uma jovem chamada Tachibana Ichika, que relata sobre as suas últimas férias de verão. De certa forma, este anime apresenta-se como uma inocente estória colegial, onde são apresentados os personagens e o modo como vive Ichika, que é conhecida entre suas colegas por fazer tudo sempre da forma mais certa e correta.

Sei-san e Kai-san são os professores particulares da Ichika.

Ichika tem uma vida social normal, onde se dá muito bem com seus pais e amigas. Aliás, ela estuda em uma escola feminina, sendo assim seu contato direto com garotos se faz através de seus professores particulares, os universitários Sei-san e Kai-san. A jovem Ichika possui uma certa "quedinha" pelo Sei.

Na escola, Ichika possui três amigas: Satsuki, Keiko e Michiru. Cada uma delas com sua personalidade marcante e única, muito embora este seja um fato comum entre grande parte dos animes...

A vida de Ichika prosseguia na mais perfeita normalidade, até que um fato misterioso veio a ocorrer com ela...

A estória ganha aqui seu ponto-chave...

Satsuki, Keiko e Michiru: as grandes amigas da Ichika.

Por esquecer seu celular na escola, Ichika volta para buscá-lo. No prédio abandonado, ela vê o seu celular pelo espelho. No entanto, vê apenas o seu reflexo, mais tarde segurado por uma estranha garota.

Oferecendo uma troca de favores aceita pela Ichika, em virtude de um amuleto muito especial estar pendurado junto ao celular ( tal amuleto foi um presente do Sei-san ), a misteriosa garota sai do espelho ao seu encontro.

O amuleto junto ao celular: este amuleto não é apenas especial,
mas também misterioso...


A garota que saiu do espelho devolve o celular para Ichika, que estranha o fato do amuleto ter ganho cores em suas bolinhas. Neste instante, uma luz forte sai de um deles e Ichika começa a transformar-se. A estranha garota, de nome Manatsu, diz a Ichika que esse é o poder de um Djinn ( pode ser interpretado como Deus, espírito... ).

O favor que Manatsu quer de Ichika é que ela faça um texto ( tarefa de férias ), contando sobre os doze Djinns.

A trama

Manatsu, a misteriosa garota que saiu do espelho.

O título "Uta-Kata", pelo descrito acima, parece ser um tipo de estória comum ( algo como um clichê ) de uma garota que misteriosamente ganha poderes mágicos e tal. No entanto, o anime não é bem isso...

Cada vez que libera o poder de um dos Djinns, Ichika começa a sentir e expressar diferentes sentimentos e sensações. No início, Ichika acha tudo fabuloso e esplendoroso, mas a sua opinião muda gradativamente, na medida em que os acontecimentos ao seu redor começam a exigir mais de sua pessoa.

Ichika surpresa ao receber o poder do Djinn do Sol.

Como acreditava no início que o poder dos Djinns a ajudaria sempre, Ichika começou a se desestabilizar emocionalmente ao perceber que tal poder não poderia resolver tudo. Muito embora a Manatsu tentava conter certos anseios da Ichika, os poderes dos Djins começaram a dominar a jovem possuidora do amuleto.

Ichika começa a mentir, coisa que nunca fizera. Também começa a possuir sentimentos hostis como a inveja e o ciúme, chegando inclusive a não confiar mais em si mesma. Tudo isso porque Ichika começou, através do poder dos Djinns, a ver o mundo de outra forma. De fato, uma forma na qual Ichika não conhecia...

O olhar de Ichika quando dominada por sentimentos hostis, não podendo controlar apropriadamente o poder dos Djinns, e nem a si mesma...

Todos esses acontecimentos sempre são observados atentamente por uma estranha e bela mulher, de nome Saya. Inclusive, os jovens Sei e Kai aparentam saber de algo que muito poderia ajudar Ichika...

O anime "Uta-Kata" é mais do que um anime comum. Na verdade, este anime possui um drama focalizado nos sentimentos humanos e nas reações sobre eles. O anime fala de amizade, amor, confiança e compreensão de uma forma notável...

Objetivamente...

A misteriosa Saya-san: o que ela quer!?

O anime "Uta-Kata" realmente começa de uma forma mais leve e inocente. Mas com o passar de seus doze episódios, ele ganha em profundidade e conteúdo.

Abrangendo temas específicos como sentimentos e amizade, "Uta-Kata" prende as atenções de quem o assiste, durante os eventos que cercam Ichika em sua adolescência, a fase da vida em que tudo se quer saber e experimentar...

Contando com um episódio OVA que dá o encerramento ideal à série, e possuidor de canções maravilhosas do grupo japonês Savage Genius ( escutar "Omoi wo Kanadete" e "Itsuka Tokeru Namida" é muito agradável ), "Uta-Kata" tem o dom de prender sua atenção, como se você estivesse no lugar da Ichika.

É uma ótima experiência assistir à este anime. Altamente recomendado!

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse aqui o site do anime "Uta-Kata".
Para saber mais sobre "Uta-Kata", acesse o fan-site do anime aqui.

4 comentários:

  1. hmmm faz um tempão que não vejo algum anime de drama. Da maneira colocada aqui, parece ser bem interessante Uta-Kata, já tinha ouvido falar dele. Tenho apenas que arranjar um tempo para vê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Carlírio, acabei de recomendar o seu blog para receber o selo Blog de Ouro, passa lá no Subete Animes e dê uma olhada no tópico que eu acabei de criar. O NETOIN! Mais também está como um dos indicados

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandro!

    Realmente, faz muito tempo que eu procurava por este anime, mas finalmente o encontrei e recomendo assisti-lo.

    A estória é simples e casual, porém ganha em impeto na medida que a Ichika vai se tornando mais refém do poder dos Djinns.

    Assista-o. Gostaria de ver sua avaliação pessoal deste anime publicada no "Subete Animes" ( você também faz ótimas reviews, como a de "Sola" e "Byousoku 5 Centimeter" ).

    PS: obrigado pela indicação ao Selo.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, tô precisando assistir um anime assim. Vou por na lista. ^_^

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!