Em pauta!

segunda-feira, julho 07, 2008

Loucuras e descontração com "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu"!

A Haruhi e o Kyon: expressões de rotina neste interessante anime.

Este blog já apresentou reviews dos mais diversos animes, o que já é um fato. Estórias que variam dos dramas mais profundos, aos nonsenses mais extravagantes, já aparaceram por estes lados.

Mas o anime do qual será tratado conseguiu superar-se, seja pela sua criatividade em potencial, seja pela sua estória que muitos até poderão achar confusa, ou seja pelos seus personagens interessantes e altamente apreciáveis.

Então conheça você também um pouco sobre este anime, chamado "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu", ou se preferir "A Melancolia de Haruhi Suzumiya".

Personagens extravagantes


Da esquerda para a direita: Kyon, Haruhi, Mikuru, Itsuki e Yuki.

Os personagens deste anime são excêntricos ao extremo. Sem maiores exageros, o motivo pelo qual cada um está presente neste título chega à ser digno de muito estudo, dados os acontecimentos mais estranhos em que este pessoal acaba se metendo...

Talvez Kyon seja o menos excêntrico do grupo. À rigor, ele é o narrador de todo anime, que parece seguir o seu ponto de vista, bem comum. Sua vida era normal, mas após conhecer a protagonista maior deste anime, sua vida praticamente mudou de rumo.

A Haruhi quieta é algo raro de se ver...

Isso porque a Haruhi age muito mais rápido do que se pode imaginar. Ela, uma garota que não vê graça em humanos normais, e anseia encontrar-se com entidades como espers, pessoas que viajam pelo tempo e até extraterrestres. Haruhi tem o dom da fala rápida, totalmente despreocupada e desimpedida, não levando em consideração os extremos de algo, conhecendo apenas o "miolo" do mesmo. Ou seja: não costuma pensar nas conseqüências de seus atos.

Formar um clube próprio é uma ideia na qual a Haruhi resolveu investir, e a jovem Mikuru passou a fazer parte deste grupo. A Mikuru é uma garota recém-transferida, muito bonita, meiga e visivelmente tímida. Pelo intermédio forçado da Haruhi, a Mikuru passou a fazer parte do clube dela, que já contava com o Kyon e com uma estranha moça...

A Mikuru não sabe dizer "não" para a Haruhi...

Essa estranha moça chama-se Yuki, que está sempre lendo livro na sala do clube. Na maioria das vezes está quieta, parecendo incapaz de pronunciar uma única palavra. Mas quando resolve falar algo, mostra-se ser uma pessoa muito inteligente, podendo usar palavras difíceis, e sempre alongando frases que poderiam ser ditas normalmente mais resumidamente.

E por fim, um recém chegado na escola é "convidado" para ingressar no clube da Haruhi. Seu nome é Itsuki, e está na mior parte do tempo exibindo um sorriso no rosto. Possui uma fala calma, porém franca e direta. Costuma não questionar as ordens e atitudes da Haruhi, ação oposta a que o Kyon faz ( com maestria, diga-se de passagem ).

A estória é estranha, mas envolvente

O símbolo da "Brigada S.O.S.": interessante e surreal...

Toda a trama de "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu" gira em torno das ações de sua personagem principal. Os anseios da Haruhi, sobre encontrar-se com outros seres ou entidades, acaba trazendo uma nova realidade ao seu redor, sem que ela mesma note.

Inconscientemente, a Haruhi reuniu ao seu redor uma extraterrestre ( Yuki ), um esper ( Itsuki ), e uma viajante do tempo ( Mikuru ). O clube que ela criou, chamado de "Brigada S.O.S.", tem o intuito de buscar por acontecimentos estranhos ao restante da humanidade, estudá-los e resolvê-los. E é nesta brigada que os três personagens, mais o Kyon, se juntaram à Haruhi.

À rigor, os três seres oriundos das vontades da Haruhi estão ali para um propósito em comum: desvendar o "grande acontecimento de três anos atrás", que originou-se na personagem em questão. Em um ponto de vista mais extremo, a Haruhi com seus desejos e vontades acabou assemelhando-se à uma divindade ( isso em suposições ).

O Kyon se mete em "n" encrencas por causa da Haruhi.
Embora possa não parecer, eles se entendem muito bem...


E o Kyon acaba sendo o co-responsável deste imbróglio todo, pois ele é o estímulo central da Haruhi ( mesmo sem a própria perceber ), algo em que ela se apóia para seguir em frente com suas estranhas ambições ( termo forte ). Inclusive, o Kyon chega a ter sua existência ameaçada, uma vez que a curiosidade de terceiros em torno dos anseios da Haruhi acaba fazendo dele um alvo certeiro para tanto.

Com todos os estranhos acontecimentos que acabam envolvendo o anime, existe espaço para uma pequena dosagem de drama e de ação. À proporção que se segue o anime, você nota a estranha cronologia de seus catorze episódios, e que a mesma acaba fazendo algum sentido no segmento do título.

Objetivamente

Que olhar é esse!?

O anime em questão pode parecer ser totalmente sem nenhum sentido ao se assistir o seu primeiro episódio. No entanto, em seu prosseguimento, ele mostra toda a sua qualidade, brindando seu espectador com muito humor, alinhado à dosagens de drama, ação e um pouco de ecchi.

O título em questão uniu uma quantidade gritante de fãs no território japonês, e a "Brigada S.O.S." acabou servindo de referência em muitos eventos de animes, tanto na terra do sol nascente, como em terras estrangeiras ( incluindo o Brasil ).

Com toda a qualidade e competência da Kyoto Animation ( também responsável por animes como "Lucky Star" e "Kanon 2006" ), este anime é merecedor de muitos elogios.

Este título é altamente recomendado!

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Visite o site de "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu", clicando aqui.
Visite o site da Kyoto Animation, clicando aqui.

Um comentário:

  1. Primei Onegai Twins e agora Suzumiya. Só porque eu pedi os anime para passar para mim, e resolveu fazer os reviews XD

    E gostei de ambos. Estou viciado nas músicas de Yuutsu, e loko pela continuação \o/

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!