Em pauta!

quarta-feira, agosto 06, 2008

Matéria especial: os trabalhos da Key!

As garotas dos trabalhos da Key.

Prefácio

Você visitante deve estar recordado da matéria especial feita sobre o centenário da imigração japonesa no Brasil. Esta matéria foi feita entre três blogs parceiros ( o "NETOIN!", o "Subete Animes" e o "The Key of the Broken Hearts" ), e ela foi muito positiva.

Agora, estes mesmos três blogs trazem mais uma matéria especial em conjunto. O tema desta vez é sobre a Key. Fazendo uma breve introdução, a Key é a responsável por games como "Planetarian", "Air", "Kanon" e "Little Busters", fora outros títulos de renome.

Dos títulos citados acima, "Air", "Kanon" e, mais recentemente "Clannad", foram convertidos para anime, obtendo um resultado magnífico. É com base neste último tópico que a matéria especial vem à tratar: sobre os trabalhos da Key.

Cada blog ficou responsável por um tema sobre o assunto, onde o "Subete Animes" abordará os animes da Key em si, e o "The Key of the Broken Hearts" ficou encarregado de trazer informações sobre a história da referida empresa.

O "NETOIN!" se dedicará para os doujins games feitos sobre os animes da Key, e também dos seus games oficiais.

Mas, o que é doujin?

O doujin game "Air Tennis".

Doujin é um trabalho não-oficial, feito por fãs de uma determinada série. Especialmente em se tratando do Japão, existem muitos games ao estilo doujin feitos pelos fãs de animes.

Embora não seja uma regra à ser seguida, é mais fácil de se encontrar games doujin de animes cujo roteiro seja de uma comédia romântica, ou de uma visual-novel. Animes como "Lucky Star", "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu", "Kanon", e até títulos mais antigos como "Azumanga Daioh" fazem a cabeça deste pessoal, resultando em games realmente criativos e interessantes.

Os doujins baseados nos títulos da Key...

Antes de mais nada, os games que serão aqui tratados foram todos feitos por japoneses, disponíveis em um site próprio para maiores informações sobre os mesmos.

Chega a ser assustadora a capacidade destas pessoas em fazer estes jogos. Alguns usam de uma idéia já conhecida. Outros são criativos ao extremo, oriundos das mentes de seus criadores.

Os gêneros destes jogos são variados, sendo mais populares os fighting games e os de ação ( aventura ).

Ação e aventura

Tomoyo Fighter Plus.

São jogos de scroll lateral. Assemelham-se à títulos extremamente conhecidos como o "Final Fight", porém são feitos em uma arquitetura mais simples, mas nem por isso não são caprichados.

Os jogos apresentados são "Kanonix" e "Tomoyo Fighter Plus". O primeiro título apresenta as paisagens e personagens de "Kanon", sendo bem simplório, adotando o clássico esquema de "andar e bater".

O segundo título remete à Sakagami Tomoyo, personagem de "Clannad". Poderosa e forte como no anime citado, ela não demonstra ter muita compaixão pelos seus oponentes neste jogo. O nome completo do jogo é "Tomoyo Fighter Plus: Sunohara's Side", e o coitado do Sunohara serve de arma ( !!! )...

O "Tomoyo Fighter" possui um tipo de add-on ( ou se preferir assim conceituar, uma seqüência ), nomeado como "Tomoyo Fighter Perfect".

Fighting

Eternal Fighter Zero.

Os jogos de luta são populares, e apresentam uma leve variação, que é muito bem-vinda. Os jogos apresentados são "Air Force", "Kanon and Air Smash", "Eternal Fighter Zero" e "Mai".

O primeiro título apresenta praticamente todos os personagens de "Air TV", onde até o cachorrinho Potato ( "peko-peko!" ) faz a sua aparição. O segundo título conta com personagens tanto de "Air TV" como também de "Kanon", sendo um jogo mais descontraído, similar nesta em sua idéia à série "Super Smash Bros".

O terceiro título é uma verdadeira obra de arte. O jogo "Eternal Fighter Zero" apresenta várias personagens dos games da Key, à exceção ( por hora ) de "Clannad". A movimentação, sons, cenários e jogabilidade são dignos de grandes empresas. Este jogo pode deixar você se descontraindo por horas...

O quarto título faz uma menção às personagens de nome Mai, que se fazem presentes em vários animes. A representante da Key é a Kawasumi Mai, de "Kanon".

Miscelânea

Clannad Spelunker.

São jogos diferenciados, contendo puzzles e exigindo muita estratégia em alguns casos. São apresentados os jogos "Air Flight", "Air Tennis", "Ayu Punch", "Nagisade de Panic", "Clannad Spelunker" e "Pocket Kanon e Air".

No primeiro jogo, você controla a Misuzu de "Air TV", que deve coletar todos os itens de um cenário para avançar no mesmo. A Misuzu também aparece no segundo título, mas para descontrair em um jogo cujo objetivo é o de eliminar as peças do cenário com uma bola de tênis.

O terceiro título é bem familiar ( até um pouco demais ). No controle dos personagens de "Kanon", você deverá eliminar os inimigos que vão aparecendo, ao clássico modo de um certo herói da Nintendo. No quarto título, a Furukawa Nagisa de "Clannad" deve passar por vários cenários, antes que os próprios terminem com a aventura dela.

O quinto título é uma aventura com as garotas de "Clannad" ( a Kotomi e a Nagisa estão muito legais neste jogo ), onde você deverá passar por perigosas dungeons e caminhos repletos de ação para alcançar a saída para a fase seguinte. E o sexto título é uma divertida batalha ao melhor estilo "Bomberman" de ser, envolvendo os personagens de "Air TV" e de "Kanon".

Shooting - STR

Clannada.

E para encerrar, temos os jogos de nave. Clássicos, porém ainda chamativos. São apresentados os jogos "Air Rade and Air Rade in Summer" e "Clannada".

O primeiro título apresenta as personagens de "Air TV" voando literalmente pelos céus, destruindo uma grande quantidade de "inimigos fofinhos", em cenários bem chamativos ( como nuvens na forma do Potato, por exemplo ).

O segundo título tem como personagem a Furukawa Nagisa de "Clannad", que também sai atirando em coisas pelos céus, assemelhando-se neste quesito ao game apresentado anteriormente ( dangos e mais dangos pelas telas do jogo ).

Objetivamente - sobre os doujins games

Esses doujins games, como se pôde notar, variam muito entre aqueles que são realmente criativos, e outros que pegam uma carona com uma idéia já existente.

São jogos que, no geral, são muito interessantes. A grande maioria deles pode sanar a vontade de jogar algo diferente, de forma bem descontraída.

Os jogos oficiais da Key

A Misaka Kaori, no game de "Kanon".

Os games que levam a marca registrada da Key são fascinantes. São possuidores de estórias bem diferenciadas, e de personagens muito carismáticos.

Contando com estórias que se passam em um futuro distante, com um romance escolar, uma estória de vida, ou até com antigas lendas presas no tempo presente, a Key parece não apenas agradar aqueles que gostam destes tipos de segmento, como também explora os sentimentos humanos daqueles que jogam.

São muitas as passagens emotivas. São muitos os sentimentos demonstrados. E são muitas as reações diferenciadas, dependendo do arco em andamento, onde o jogador tenta seguir o caminho que julga ser o mais correto, para chegar a um final por ele esperado.

Entretanto, uma empresa anterior foi a precursora da atual Key, uma vez que muitos integrantes de seu time de produção hoje estão na mandatária de "Clannad" e cia.

A Tactic's Works

Personagens de "One: Kagayaku Kisetsu e".

A Tactics Works é a detentora de alguns jogos, entre os quais destacam-se: "One", "Moon" e "Dousei".

Dos três, a estória de "One" aparenta ser a mais chamativa. O sonho é a palavra chave deste título, que recebeu animação ( OVA, de quatro episódios ). Em "Moon", você joga com uma personagem feminina, de nome Ikumi Amasawa, que busca desvendar os mistérios sobre a morte da própria mãe.

E um detalhe bastante curioso: em todos os jogos da Tactic's, uma garota é a protagonista, a personagem que você controlará, diferenciando-se neste aspecto à grande maioria das visual novel's, nas quais um rapaz é o protagonista.

Em todos os jogos ( como de praxe ), o que determina o final do jogo são as ações escolhidas pelo jogador.

Key

Os jogos que levam a assinatura Key ( com incontestável categoria ) são um grande espetáculo, sendo este fato atribuído para seus personagens, estórias, e todas as circunstâncias envoltas em todos os seus títulos.

Kamio Misuzu, na versão animada pela Kyoto Animation.

A estória mostrada em "Air" é digna de aplausos. Contando com opiniões divergentes quanto ao seu final, "Air" conta a estória da jovem Kamio Misuzu, que vive em uma pequena cidade japonesa com sua tia. Por possuir uma "estranha doença" ela é evitada na escola, sendo que graças à isto não possui amizades. Mesmo em casa, o convívio com a sua tia é o mais breve e rápido possível.

À bem da verdade, a "doença" da Misuzu provém de uma lenda sobre seres alados. E parece que ela ( a Misuzu ) é a reencarnação destes seres. Obviamente ela não possui asas, mas todo o sofrimento destes seres estão dentro dela.

O jogo de "Air" conta com outros arcos, cada qual caraterizado por uma das principais personagens. Possui passagens ao estilo hentai.

A Hoshino Yumemi, de "Planetarian".

Um mundo apocalíptico, onde a raça humana desaparece aos poucos, e a chuva ácida cai constantemente. Este é um breve prefácio para a estória emocionante contada em "Planetarian".

Uma garota-robô de nome Hoshino Yumemi vaga pelas cidades arruinadas pela chuva ácida e pelas guerras, em busca de objetos de importância, o quem vem a caracterizar os serviços de uma "junker" ( mas ela não é a única ). A busca destes objetos é para consertar o "Planetarian Projector". E a aparição de robôs que só fazem destriur tudo à sua volta é algo que chama realmente a atenção...

O jogador controla um "junker". Ao contrário de "Air", o título "Planetarian" não apresenta conteúdo adulto.

As principais personagens de "Kanon".

O jogo de "Kanon" foi o grande alicerce para a criação do remake animado pela Kyoto Animation ( o conhecido "Kanon 2006" ). E realmente, o jogo surpreende com uma estória chamativa e envolvente, contando com personagens ultra carismáticos, e um conteúdo adulto fazendo-se presente.

Os arcos principais ( Naiyuki, Shiori, Mai, Ayu e Makoto ) são um grande espetáculo. Na pele ( por assim exclamar ) do jovem Yuichi, o jogador deve escolher aquele caminho que julgar o mais correto, o que acarrentará em um grande amor...

As passagens contadas nos arcos testam não apenas a intuição do jogador na busca pelo final mais adequado, como também ( e principalmente ) as reações do mesmo, dado toda a magia, romance, sentimentalismo e drama presentes em todos os arcos. É difícil não sair uma única lágrima de quem jogar "Kanon"...

Apresentando a Furukawa Nagisa, em "Clannad".

Um título envolto por muito drama, que começa de forma inocente, mas que aos poucos vai se tornado mais forte em seu conteúdo, e mais profundo em seus arcos. Esta frase pode servir de resumo para o jogo de "Clannad", que recentemente ganhou uma versão animada e um filme ( concebidos pela Kyoto Animation e pela Toei, respectivamente ).

Os arcos deste jogo assemelham-se, em partes, aos apresentados no jogo de "Kanon". No entanto, à primeira investida o que prevalece é o ambiente escolar, sendo modificado mais tarde para um ambiente bem mais dramático.

No controle do "delinqüente" Okazaki Tomoya, o jogador deve buscar sempre o caminho que julgar o mais sensato, de arco à arco, onde uma das principais personagens ( Nagisa, Kotomi, Fuko, Tomoyo e Kyou ) poderá acabar nos braços do rapaz.

A ambientação deste jogo é muito boa e, assemelhando-se à "Planetarian", não possui conteúdo adulto. Entretanto, "Tomoyo After: It's a Wonderful Life" está por aí para suprir a falta desta "necessidade"...

Imagem de "Little Busters".

O jogo "Little Busters" também possui uma ambientação escolar. O protagonista chama-se Riki Naoe, que é o fundador do grupo que leva o nome do jogo. O grupo é composto de quatro rapazes e uma moça, sendo todos amigos de infância. Mais tarde, durante o segundo ano, o grupo decide jogar uma partida de beisebol ( o esporte mais popular do Japão ), e com isto resolve-se adotar a inclusão de cinco novos membros que, por sua vez, são todas garotas.

O interessante deste jogo é que, além de ser um visual novel, ele possui arquetipos e momentos de um jogo de luta. Essa última característica deve agradar a muitos "marmanjões" por aí.

O título "Little Busters" não possui conteúdo adulto. No entanto, a nova versão do jogo então batizada de "Little Busters: Ecstasy", está aí para quem não dispensa uma bela pitada de sensualidade e apelos ao melhor estilo hentai...

Imagem à partir do site de "Rewrite".

O novo projeto da Key é algo do que se tem, no momento, pouca informação sobre a sua estória. Do pouco que sabe, e pela equipe de produção apresentada, será um trabalho do mais alto calibre.

Aparentemente, e julgando pelo título, muito drama deverá acontecer neste novo título da Key, que aponta como uma grande promessa.

Objetivamente - sobre os jogos da Key

Jogar qualquer um dos títulos que levam a marca da Key é o mesmo que ficar imerso à passagens muito marcantes, envoltas entre ambientes caprichados e personagens de carisma do mais alto nível.

Existem leves diferenças das versões dos jogos citados, entre PC e consoles domésticos. Se para os consoles ( como PlayStation2, PSP, Dreamcast ) todos os jogos foram lançados com versões "all-ages" ( sem o conteúdo adulto ), nos PC's a história é outra, dada na explicação apresentada sobre cada título...

Não há exageros...

Objetivamente - Finalizando a matéria

Os rapazes dos trabalhos da Key.

O esforço é recompensador...

Escrever sobre os jogos da Key, tanto os oficiais como os não-oficiais, foi algo muito interessante de se fazer. Saber um pouco sobre a estória, conteúdo e outras características destes jogos é um ponto de grande importância.

Recomendações? Difícil, para tanto é preferível deixar isso sempre à critério pessoal, muito embora este blogueiro tenha se apegado fortemente ao jogo doujin "Clannad Spelunker"...

Este blogueiro encerra a sua parte da matéria, agradecendo à você visitante por ter tido toda a paciência em lê-la, pois já é a mais longa de todas as postagens presentes no "NETOIN!". Realmente, minha pessoa fica imensamente agradecida.

E não se esqueça de visitar os dois blogs parceiros, que também
possuem seus textos relativos
à matéria sobre os trabalhos da Key.
Até a próxima!

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Não deixe de conferir as outras duas partes da matéria especial...
* visite o "Subete Animes" e saiba mais sobre os animes da Key em si;
* visite o "The Key of the Broken Hearts" e saiba mais sobre a história da Key.


Visite o site da "Key - Visual Art's", clicando aqui.
Visite o site "TV Troppers.org", clicando aqui.

22 comentários:

  1. Olá Carlírio! Ficou muito boa a sua parte da matéria, como era de se esperar. Agora tb só estou no aguardo da parte do DeCyber (que por sinal também está muito boa) para poder linkar diretamente a parte dele. Ah como não vou poder mais entrar na net hj e como a matéria dele só deva ser publicada a noite, aproveita e manda um parabéns por mim tb.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom cara. parabéns, foi um belo trabalho.
    Gostaria de saber se posso publicar seu post no meu blog tbm, te dando os devidos créditos, claro.

    abraços

    http://1mm-project.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. opa, vlw por deixar eu postar cara. talvez post no mes q vem, ou entao em janeiro, antes vou reformar o blog...
    e pod deixar q seguirei suas instruções ^^
    vlw

    ResponderExcluir
  4. execelente post. nao sabia q a key tinha tantos animes e jogos ,so conhecia clannad

    ResponderExcluir
  5. Excelente post. Foi bom saber de mais brasilleiros que curtem as obras da Key / VisualArts. Vai a minha recomendação aqui: os dois melhores trabalhos da produtora, pelo menos no meu ponto de vista, são

    CLANNAD e LITTLE BUSTERS!

    Ambos são excelentes, cada um com um estilo bem diferente do outro, mas que devem ser experimentados em suas totalidades por qualquer fã da produtora. Se gostou de Clannad, vai gostar de LB! e vice-versa.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, realmente estava necessitando de mais informações sobre a Key. Acho que joguei um dos doujinshis, deve ter sido um dos que haviam na época em que o Doujin Style tinha servidor próprio... Kanon vs Air SMASH! Muito lindinho, e de luta.
    Me interessei por Planetarian.
    Ah, aqui é a @Lobo_paranoico o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre amiga Loba deveria mesmo jogar Planetarian...
      Recomendo fortemente este jogo para ti...^^


      Até mais!

      Excluir
  7. Eternal fighter zero é exelente! Usar o especial da geléia da Akiko dá até nó nas tripas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Faz tempo que anseio em fazer um post especial somente deste jogo...
      Espero conseguir realizar tal sonho...^^


      Até mais!

      Excluir
  8. Hello!

    Parabéns pelo post! Percebo que se empenhou muito em escrever e jogar os doujinshis.
    Eu nunca joguei um doujinshi da Key, contudo, alguns dos citados me chamaram atenção, por exemplo o "Tomoyo Fighter Plus", porque o pobre Sunohara merece ser mais que um simples saco de pancadas xD

    De quebra ainda contou um pouco sobre a história da Key e de suas Visual Novels. Muito bom ver esse reconhecimento pela Key. Atualmente LB! foi adaptado para anime, imagino se a próximo interesse para o futuro seria Planetarian ou Rewrite, sendo que o segundo possui mais chance de conseguir uma adaptação, contudo, ainda tenho esperança de que os fãs Planetarian podem ganhar esse presentinho.

    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Este post é de uma época muito saudosista, mas que está fresca em minha mente até hoje, nobre Melima...

      Fico feliz que tenhas gostado do mesmo...^^

      Entretanto, esta série teve uma atualização, que foi publicada em setembro de 2012 aqui mesmo no NETOIN!:

      * http://www.netoin.com/2012/09/especial-key-visual-arts-parte-1.html ;
      * http://www.netoin.com/2012/09/especial-key-visual-arts-parte-2-os.html ;
      * http://www.netoin.com/2012/09/especial-key-visual-arts-parte-3-jogos.html .

      Acredito, com seguridade, que tu gostará muito de tais textos...

      Ah...
      Um anime de Planetarian seria o céu, pode ter certeza disto... ^^


      Até mais!

      Excluir
    2. Hello!

      Eu gostei mesmo. Interessante. Muito obrigada pelos links, com certeza os lerei.

      No aguardo de alguma produtora decide animar Planetarian. Eu ficaria muito curiosa em como seria a imagem do Junker.

      Até o/

      Excluir
    3. Saudações


      A imagem do Junker...
      Isso é realmente bem sugestivo.

      Dá para imaginar como seria o personagem, seguindo unicamente as falas do próprio no jogo e como a Yumemi o idealizava...

      Muito bom, nobre.^^

      E pode ler os textos, pois certamente serão de seu pronto interesse.^^


      Até mais!

      Excluir
    4. Concordo contigo, porém, algumas características físicas dele não são descritas. Eu o imaginei com alguém com mais de vinte anos com cabelos curtos e castanhos.

      Eu agradeço novamente por eles. A Key sabe atrair nossa atenção.

      Até mais o/

      Excluir
    5. Saudações


      Isto é verdade...

      Mas se pegar a ideia da imagem que você me passou outro dia, certamente dará para ter uma visão bem interessante de como seria o Junker...

      O que dá para saber é que ele já tem perto dos trinta anos e, aparentemente, está em um processo bem acabado na sua pele (em razão direta da "Chuva").

      Sim, a Key sabe fazer isto muito bem...

      Grato, nobre.^^


      Até mais!

      Excluir
    6. Hello!

      Sim, aquele Junker é mais parecido com os que imaginei. Seria bem interessante... Como anseio por esse dia...

      Acho que ele tem quase 30, pois, em um momento ele disse que guerra tinha começado antes de seu nascimento... Eu acho... Bem lembrado, ela possuía essa aparência.

      Até mais o/

      Excluir
    7. Saudações


      Poder visualizar o Junker de uma maneira próxima daquela, creio eu, já estaria ótimo para fazer todo o esboço principal do personagem...

      Tens razão, nobre Melima...
      Tais dados conferem com o personagem, nitidamente.

      Estou muito ansioso aqui! ^^ o/


      Até mais!

      Excluir
    8. Seria bem interessante.

      No aguardo da possível adaptação de Planetarian o/ * \o

      Até o/

      Excluir
    9. Saudações


      No dia em que anunciarem a adaptação de Planetarian, lhe digo que ficarei extremamente eufórico!^^

      E isto é uma certeza. o/*\o


      Até mais!

      Excluir
    10. Hello!

      Seria o dia de um sonho realizado! o/ * \o

      Até mais o/

      Excluir
    11. Saudações


      Este sonho poderia realmente se tornar real...^^
      Seria majestoso e digno. o/*\o


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!