Em pauta!

quarta-feira, outubro 08, 2008

Anime: toda a calma e reflexão presentes em "Yokohama Kaidashi Kikou"...

Hatsuseno Alpha, a personagem principal: "Aceita um café!?"

Faz muito tempo que uma review de anime não é feita aqui no "NETOIN!". No entanto, mais um anime diferenciado e interessante ganha aqui seu espaço.

Trata-se de um título que foi animado na forma de OVA ( Original Video Animation ), dividido em duas fases, cada uma com dois capítulos.

O anime em questão é calmo, pacífico, e transmite uma mensagem interessante, que pode até se tornar realidade um dia ( guardadas as devidas proporções ), se o ser humano não zelar melhor pelo planeta no qual vive.

À partir deste momento, você visitante é convidado para conhecer mais sobre um anime chamado "Yokohama Kaidashi Kikou".

A estória mescla a ficção com uma possível realidade
...

As luzes da cidade, que foi tomada pela água...

A estória de "Yokohama Kaidashi Kikou" se passa em um mundo pós-desastre ambiental. É bem verdade que, em nenhuma passagem deste anime, vem à ser citada a razão para este acontecimento...

No entanto, o que se nota neste anime são as cidades costeiras tomadas pela água, pois o nível do mar aumentou consideravelmente. Além disso, o Monte Fuji resolveu entrar em atividade, sendo uma memória viva nas mentes das pessoas.

Os humanos sobreviventes do desastre ambiental vivem em condições bem mais simples do que se pode notar nos dias atuais. Um fator interessante ( e de grande impacto ), é que as pessoas aceitam com tranqüilidade a nova realidade que as cercam. À rigor, pensava-se que estariam iradas e revoltadas...

Os personagens mostram toda a paz do anime...


Takatsu Kokone.

Os personagens presentes neste anime são o mais puro reflexo da paz do ambiente que os rodeiam.

A personagem principal é a Hatsuseno Alpha. Na verdade, ela é uma andróide que cuida de um café ao final de uma estrada ( chamado "Café Alpha" ). Ela aguarda o retorno de seu dono. Enquanto ele não retorna, ela cuida do lugar. Apesar do clima pacífico que rodeia o anime, ela costuma levar sempre uma arma consigo, para onde quer que vá...

Uma outra andróide se faz presente, de nome Takatsu Kokone. Também muito pacífica, conhece a Alpha quando vai à sua casa lhe fazer uma entrega. Ela acaba gostando bastante de conversar com a Alpha, e as duas acabam se tornando boas amigas.

O ojisan, sempre com um sorriso estampado.

O ojisan ( tio ) é um senhor que cuida de um posto de combustível nas proximidades da casa da Alpha. Ele é uma pessoa que ajuda a Alpha sempre que possível. Estranho o fato de seu nome nunca ser citado no anime...

A doutora, chamada por todos de sensei, cuida tanto de andróides como também de humanos. Trata-se de mais um personagem calmo, e que também não tem o seu nome revelado...

Os jovens Takahiro e Makki se fazem presentes na segunda fase deste anime. Takahiro é o neto do ojisan. A Makki é uma amiga do jovem, estando sempre que possível em seu encalço.

Uma personagem estranha, e que aparece na segunda fase ( muito pouco por sinal ), é a Misago. Trata-se de uma mulher selvagem, que vive nas imediações do Café Alpha, que sempre anda nua. E também tem um andróide que aparece na segunda fase do anime, que faz entregas em seu avião, sendo o seu nome Nai.

O que conta o anime...


Alpha e sua câmera.

As duas fases do anime mostram a vida da Alpha. De fato, como ela vive o seu dia-a-dia, sozinha no Café Alpha ou ao lado de seus amigos.

Quando foi citada a entrega que a Alpha recebeu da Kokone, e que esta mesma entrega tinha algo de especial, não era para menos. O dono da Alpha mandou uma carta pedindo desculpas, pois iria demorar para retornar para casa, e também uma câmera. Aliás, nesta mesma carta havia um pedido dele para a andróide: que ela saísse de casa e guardasse na câmera imagens do mundo para ela.

Uma bonita imagem...

Na primeira fase, os dois capítulos mostram um pouco da vida da Alpha, com uma grande ênfase dada para quando ela resolve sair um pouco para usar a sua câmera. A segunda fase ganha um enfoque um pouco diferenciado...

Na segunda fase, a Alpha continua com a sua rotina de sempre, até que um grande furacão passa pela região onde ela mora. Ajudada pelo ojisan, a Alpha escapa da tragédia que ocorreu com a sua casa, parcialmente destruída com a passagem do furacão.

O Café Alpha, parcialmente destruído.

Este mesmo furacão marcou uma etapa diferente para a Alpha, que resolveu sair um pouco da região onde mora para visitar outras áreas. O que ela vê é algo que já foi aqui citado mais acima: a vida simples que as pessoas tem, mesmo nas áreas que restaram das grandes citadas litorâneas.

Não para menos, a segunda fase deste anime recebeu o nome de "Yokohama Kaidashi Kikou: Quiet Cafe".

Em suas andanças, a Alpha chegou a conhecer um andróide masculino, o que foi motivo de surpresa para ela ( que pensava existir apenas andróides femininos ).

A Makki e o Takahiro.

Ao longo das duas fases, o anime "Yokohama Kaidashi Kikou" mostra Alpha e seu cotidiano. Mostra um pouco de como vivem os outros personagens. E passa, em meio ao seu clima pacífico, uma interessante mensagem sobre o cuidado com o planeta onde todos nós vivemos.

Objetivamente

Makki, Takahiro e Alpha.

Este anime possui traços simples, e efeitos sonoros ainda mais simples. No entanto, eles combinam perfeitamente. A primeira fase é datada de 1998, enquanto que a segunda é de 2002. Este dado auxilia bastante, quando se nota uma leve diferença da animação presente na segunda fase de "Yokohama Kaidashi Kikou".

Apesar de simples, este anime ganhou vários prêmios. Com total certeza, a sua estória é cativante o bastante, e seus personagens apreciáveis o bastante para que tais prêmios tenham sido atribuídos para este título.

Se tiver a oportunidade, assista à este anime. Recomendado.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Visite o site do mangá de "Yokohama Kaidashi Kikou: Quiet Cafe", clicando aqui.

3 comentários:

  1. Eu assisti ao Anime. As duas fases. E gostei pessoalmente da primeira. Achei calmo, até demais. Para um sci-fi acho que é um enredo que poderia gerar muito mais frutos. O motivo de andar com a arma... De onde surgiram os modelos de androides... Pô, fiquei esperando alguma explicação e ... Bem, gostei da resenha e da opinião. Pra mim a imagem mais bonita é das luzes sob o oceano.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Saudações


      Não duvido disto, Loba... hehehe...


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!