Em pauta!

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Uma divertida comédia romântica: "Mahoraba Heartful Days"!

"Hum... Azedo..."

Quando se fala em animes do gênero comédia romântica vários nomes aparecem quase que de imediato, entre os quais podem ser citados "Love Hina", "Tenchi Muyo!" e "Saber Marionette".

Entretanto, o anime do qual será tratado aqui no "NETOIN!" é uma comédia romântica um pouco mais leve, sem apelo sexual ou fanservice. É uma estória simples, porém bem trabalhada, com personagens igualmente simples, mas incrivelmente carismáticos.

Amigo leitor, esteja convidado à conhecer um pouco sobre "Mahoraba Heartful Days".

Uma personagem que vale por quatro...

As quatro faces de Kozue Aoba.

Em "Mahoraba Heartful Days", você é convidado para conhecer um pouco do dia-a-dia de uma pensão encalhada em meio à grandes prédios em Tóquio, de nome Narutaki ( Narutaki-Sou, no original ).

A proprietária desta pensão se chama Kozue Aoba. Uma jovem muito bonita e carismática, que nunca deixa de sorrir e que simplesmente adora zelar pela Narutaki-Sou e seus residentes.

Entretanto, a Kozue possui uma característica estranha. Caso ela desmaie, ou então aconteça algo impactante para ela, a jovem acaba se transformando em uma de suas quatro personalidades ocultas.

Kozue como Natsume.

Estas personalidades extras revelam algo do íntimo da Kozue. Para os residentes de Narutaki-Sou, já está no costume lidar com tal situação, exceto para um jovem recém-chegado ao local.

Trata-se de Ryushi Shiratori, um rapaz que veio do interior para completar seus estudos. Seu grande desejo é de se tornar um escritor de livros infantis. Muito embora a Kozue se recorda de tê-lo conhecido em épocas passadas, o rapaz não possui ( de momento ) a mesma lembrança.

Shiratori "em apuros" com uma das personalidades da Kozue: Nanako.

Shiratori fica sempre ocupado quando a Kozue se comporta como uma de suas outras quatro personalidades. Passando pela ativa e briguenta Saki, pela doçura infantil da Nanako, pela doutrina da moda cosplay da Chiyuri, e pela seriedade e quietude da Natsume.

Apesar de tudo, Shiratori lida com cada situação ao seu modo, mesmo sendo um pouco lento demais para interpretar adequadamente o que ocorre à sua volta, especialmente em se tratando da Kozue.

Os outros residentes...

Sayoko e Asumi: o que aconteceu para elas!?

Os outros residentes da Narutaki-Sou possuem características peculiares e extremamente chamativas.

À começar pela Megumi Momono, uma jovem cheia de vida, alegre em sua aparência, e que não dispensa beber uma boa cerveja. Ela está sempre pronta para fazer festas todas as noites, sempre no quarto do Shiratori ( para o desagrado do mesmo ). Adora aprontar e é quase sempre alvo de críticas de uma moradora muito interessante...

Se deixar levar por este sorriso da Tamami é um erro...

A jovem Chanohata Tamami é amiga de longa data da Kozue, e possui por ela um carinho todo especial, que às vezes tende à superar uma amizade normal. Entretanto ( sendo exceção a Kozue ) a Tamami gosta de rebaixar as pessoas, com frases e gestos sarcásticos, exibindo sempre um sorriso que dá mais medo do que uma expressão de zangada propriamente dita. Além disso, ela possui uma força gritante para alguém de físico muito normal...

A pequena Asami Kurosaki vive com a sua mãe, Sayoko Kurosaki. Elas possuem características diferentes em demasiado. Enquanto a Asami batalha sempre, se mostra ativa e cheia de vida, a Sayoko é encostada, preguiçosa e tende à chorar por coisas mínimas. Elas são pobres ao ponto de não terem uma mobília se quer em seu quarto...

Da esquerda para a direita: Momono, Haibara, Tamami, Shiratori,
Sayoko e Asami.


O outro residente masculino em Narutaki-Sou é Yukio Haibara. Ele não conversa diretamente com ninguém, o fazendo pela prática do ventriloquismo, usando do boneco ( em forma de cachorro ) Ryuusei Johnny para tanto. Haibara é quieto em seu canto, adora pescar no pequeno lago da pensão e sempre participa das festividades promovidas pela Momono no quarto do pobre Shiratori...

Uma estória tranqüila...


A professora do Shiratori: não fez o dever de casa, dança...

A estória do anime é centrada no dia-a-dia da Narutaki-Sou, o que não significa necessariamente que outros personagens não apareçam. Muito pelo contrário pois, mesmo na simplicidade de seu enfoque, neste anime há até side-stories ( estórias paralelas ) para serem mostradas, como a da Sayoko e da Asami.

É divertido ver o Shiratori em sua escola, com seus amigos ( tendo um que está sempre atrás do "amor verdadeiro" ), e com sua professora que possui uma expressão facial fiel à da Tamami, e um comportamento quase similar à da jovem citada...

Outro ponto de interesse no anime é que o Shiratori não é cercado por garotas apaixonadas por ele, como ocorre na maioria das comédias românticas. Clima real acontece entre ele e a Kozue, o que gera um certo desconforto por parte da Tamami.

Tamami e Kozue.

Como frisado anteriormente, a Tamami vê na Kozue uma pessoa que merece carinho e atenção especial todo dia, mas somente dela. À medida que o anime avança, nota-se uma revolta dela pela aproximação da Kozue com o Shiratori, fato este que ela não aceita. Com isto, sempre que possível ela procura separar os dois...

Interessante notar também que vários pontos-chave do anime são previamente descritos através da história infantil que o Shiratori está criando. História esta que ganha real importância em um ponto de grande angústia e definição do anime...

Kozue como Nanako: kawai demais...

O título em questão segue uma linhagem que está além do aparente público alvo infanto-juvenil. Sua estória mostra isso de forma vívida e consistente. Apesar das características peculiares de cada personagens, seus anseios e frustrações são mostrados de forma interessante e chamativa, proporcionando uma experiência satisfatória para quem assiste ao anime...

Objetivamente

E todos dizem: "Hum... Azedo..."

O anime "Mahoraba Heartful Days" é uma comédia romântica diferenciada, pois abandona o clichê do costume que é do protagonista masculino estar rodeado de garotas loucas por ele, para mostrar um modo diferente de se fazer um anime do gênero, com uma estória mais simples, não apelativa, repleta de personagens interessantes e com o foco em uma aproximação que leva à uma rivalidade eminente...

Para isso, o anime conta com traços que estão distantes de serem de última geração ( mesmo em se tratando de um título que foi exibido em 2005 ), mas que dão conta do recado com maestria, abusando das cores fortes e vivas.

Os efeitos sonoros são simples e pouco chamativos, porém não distorcem o anime. O mesmo vale para as suas músicas, contando com a divertida abertura de nome "Daiji da-i-ji", cantada pela Saeki Mio.

Com base em tudo que foi aqui mostrado, o anime "Mahoraba Heartful Days" merece uma atenção especial de sua parte. Se tiver a oportunidade assista-o, pois o risco de arrependimento é pequeno. Anime recomendado.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site de "Mahoraba Heartful Days", clicando aqui.

Um comentário:

  1. Muito legal seu blog, to começando a baixar esse anime, e esse anime, e aqui achei as informações que precisava!!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!