Em pauta!

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Aprendendo com o anime "Naisho no Tsubomi"...

Um anime interessante.

Sempre foi enfatizado aqui no "NETOIN!" a imensa variedade de gêneros que a animação japonesa possui. Do drama à comédia, do surreal ao mais puro hentai. Personagens cativantes, estórias interessantes, e assim seguindo-se...

Entretanto, o anime do qual será tratado agora não possui um drama marcante, ou batalhas alucinantes, e nem tão pouco o conhecido apelo sexual. Trata-se de um título voltado ao público bem mais jovem, e que tem por trás de sua simples estória um objetivo educacional.

Isso mesmo, um objetivo educacional. Para sanar um pouco da sua curiosidade, acompanhe à seguir alguns detalhes deste anime, chamado "Naisho no Tsubomi".

Aprendendo e aprendendo...


Tachibana Tsubomi, a personagem central do anime.

O título "Naisho no Tsubomi" possui uma temática que desenvolve-se através do passar do dia-a-dia de uma jovem garota, que está na quinta série ginasial. O nome dela é Tachibana Tsubomi.

A pequena Tsubomi tem muitas dúvidas sobre o mundo que a rodeia, especialmente no que se refere aos acontecimentos atuais em sua vida. De fato, pois ela tem um certo receio da transformação que está ocorrendo com o seu corpo, alinhando isso às dúvidas sobre a gravidez de sua mãe, e culminando com o seu primeiro amor.

A Tsubomi sobre os seus pais: "Então, eles fizeram coisas ecchi!?"

Durante o anime, a Tsubomi vai aprendendo sobre o sexo e as diferenças cruciais entre meninas e meninos. Também vai desvendando os mistérios do seu corpo, aprendendo à lidar com eles. E por fim, descobre que está apaixonada, algo que no início a deixava desconfortável em certo ponto.

Na escola, a Tsubomi divide as suas dúvidas com seus colegas. Alguns sendo mais atirados, e outros sendo mais quietos do que a própria Tsubomi. E é justamente no ambiente escolar que se desenvolve boa parte do anime...

A turma toda

Da esquerda para a direita: Futoshi, Nemoto e You.

As melhores amigas da Tsubomi são as jovens Katou Rea e Yamabuki Yae. A Rea é muito ativa, curiosa em excesso, e gosta de falar muito. Por sua vez, a Yae é mais quieta, calma e tranqüila.

Os garotos marcam presença também, onde destacam-se o Kuki Futoshi, o Nemoto Daiki e o Saegusa You. O Futoshi é o mais brincalhão, enquanto o You é o mais quieto e reservado. O Nemoto é sério, sendo ele o rapaz pelo qual a Tsubomi acaba de se apaixonar.

A jovem Endo Saya.

Além dos personagens citados, uma estranha garota de nome Endo Saya também marca forte presença, sendo ela o maior enigma que o anime apresenta ( embora "enigma" não seja a melhor palavra ).

Além desta turma, vários outros estudantes marcam presença, mesmo que em pequenos momentos, dando maior consistência ao anime.

Como tudo se passa...

A Rea consegue deixar a Tsubomi um tanto quanto perplexa às vezes...

Para tirar as suas dúvidas sobre as questões anteriormente relacionadas, a Tsubomi conta com a ajuda de seus pais e de seus amigos de escola. E mesmo tendo um foco mais educacional, o anime transmite as mensagens de uma forma muito clara e interessante...

O modo como a Tsubomi vê o que acontece com o seu corpo é bem passado no anime. Se você for uma leitora, provavelmente poderá fazer uma ligação direta entre tu e a Tsubomi. Ela não compreende o que ocorre dentro do seu corpo ainda muito bem, e acaba tendo pensamentos estranhos sobre o fato.

A educação sexual se faz presente no anime.

Em uma aula de orientação sexual, a Tsubomi e seus amigos se vêem frente a frente com as diferenças entre os sexos. Quando a palavra "pênis" é entoada, as meninas ficam envergonhadas e os meninos esbravejam coisas como "é isso aí". Normal ao extremo...

Para entender sobre a gravidez, a Tsubomi custa acreditar ( ou aceitar ) que seus pais fizeram "coisas ecchi". E ainda assim, a noção de "ecchi" é inocente e agradavelmente distorcida...

A Rea ao dizer "pênis"...

E ver a Tsubomi tentando entender o porque das pessoas se apaixonarem é algo que você assiste, e pode de certa forma se lembrar de algum evento de sua infância. É uma associação natural, como tantas outras que marcam presença neste anime.

Em todos estes casos, os conselhos da Saya se fazem presentes e extremamente úteis para a jovem Tsubomi. Além disso, a Saya possui um grande segredo, que é descoberto de uma forma natural.

Nemoto e Tsubomi, surpresos ao presenciarem um beijo...

Mas o anime mostra mais do que o modo como a Tsubomi vê as coisas já relacionadas. Mostra várias coisas que ocorrem na época da infância que, dependendo de quem assistir, várias lembranças poderão vir à tona.

Ver os garotos avaliando as garotas com notas, as tirações de sarro, as brincadeiras, e várias outras coisas presentes neste anime, pode trazer muitas lembranças de volta. Se lembrar de uma época na qual a maioria das pessoas possuem saudades...

Objetivamente

Nemoto e Tsubomi envergonhados. Isso é kawai...

O anime "Naisho no Tsubomi" é um OVA de apenas três episódios. Mas isso não é um empecilho para acabar gostando deste título.

Este título em questão ganha diversos pontos por ter o poder de trazer lembranças à tona, de épocas nas quais você provavelmente perguntava o porque sobre isso ou aquilo. Dentro do que o anime se propõe, tudo acaba sendo bem apresentado. E ele é bem inocente, além de tudo.

Seus traços são simples, porém caprichados ( este título é de 2007 ). E a música presente é simples em demasiado. Contudo, tudo combina no anime...

Se tiver a oportunidade, assista a "Naisho no Tsubomi". Anime recomendado.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Para saber um pouco mais sobre "Naisho no Tsubomi", clique aqui.

4 comentários:

  1. Excelente Anime! Creo que el manga es mucho mejor, pero la adaptación es buena. Un claro ejemplo de cómo la animación japonesa puede ser un medio de educación muy eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Concordo totalmente contigo, Morisato.

      Agradecido (mesmo que demasiadamente atrasado) pelo seu comentário. Lamento deveras por esta incrível demora de minha parte.

      Até mais!

      Excluir
  2. Eu assisti esse anime e achei curto demais, pois deveria ter no máximo uns 12 episódios ou 24 episódios que além de mostrar sobre educação escolar, ter aqueles momentos cheios de comedia e também, a apresentação de casais, nesse caso, o casal Daiki Nemoto e Tsubomi Tachibana.

    O que eu mais gostei foi a fofurice das personagens, a protagonista Tsubomi Tachibana, a fofinha Saya Endo, além da Rea Kato. Se caso, esse anime ganhar uma continuação para a TV, será muito bom, isso eu posso garantir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Concordo que este anime é muito bom, nobre. Contudo, discordo quanto a ele ter doze episódios, como uma série regular. O formato de OVA com poucos episódios funcionou bem para esta obra, ao meu ver, dando a ênfase necessária para o tema abordado, em bom modo.

      Por ser uma série já bem datada, acredito ser bem difícil que, em algum momento, Naisho no Tsubomi ganhe uma sequência e/ou remake, independente do formato. Mas caso isto ocorra, assistirei com certeza.

      Grato pelo comentário.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!