Em pauta!

segunda-feira, novembro 16, 2009

Animes de drama: um gosto muito especial...


Todos que assistem e admiram a arte da animação japonesa possuem suas preferências. Tudo que pode envolver desde a estória mais inocente, até a de teor mais pesado e forte, pode ser aqui citado.

Animes como Dragon Ball, Card Captor Sakura, Love Hina e Yu Yu Hakusho exemplificam muito bem o que foi descrito acima. Porém, o gosto pessoal deste humilde blogueiro será o alicerce desta postagem.

O fanatismo por uma estória de drama...


Chihiro e sua grande performance em Ef - A Tale of Memories.

Os animes que possuem o drama como característica principal são de grande apreço por parte da pessoa que escreve este texto. Não para menos, em grande parte tais animes possuem estórias que são mais do que interessantes, geralmente acompanhadas de personagens extremamente cativantes, envoltos nas mais diferentes situações que envolvem sentimentos, acontecimentos, algo mais especial, dentre outras ocasionalidades.

Outros gêneros de anime também não passam desapercebidos, como uma boa comédia romântica. Porém, as estórias de drama possuem um certo poder de prender a atenção, de uma forma diferente da presente em outros gêneros isto, claro, em um ponto de vista bem pessoal.

A cativante passagem da Makoto em Kanon 2006.

De uma forma bem feita, os sentimentos humanos ganham um destaque de grande valor nos animes de drama. Obviamente tais sentimentos aparecem em qualquer gênero desta arte, porém se a situação for vista de outro ângulo, nos animes de drama tal característica atrelada aos sentimentos humanos é trabalhada primorosamente.

Ir às lágrimas ao se assistir algo é um fator bem comum. Nem todos os animes de drama possuem tal impacto em quem os assiste, mas é quase inegável o fato de que, justamente nos animes de drama, cair aos prantos é algo muito fácil de se ocorrer.

Furukawa Nagisa, um dos ícones do carisma presente em Clannad e Clannad After Story.

Fixando-se nas estórias de um bom drama, se faz importante notar o como que os personagens principais de cada série - o mesmo para os ditos personagens secundários - são bem desenvolvidos, mostrando todas as suas angústias, sonhos e anseios.

Aliás, dentro do gênero drama, às vezes chega a ser exagerado o modo como se faz apresentar alguns personagens, isso dentro de um vasto leque de possibilidades. Partindo do princípio que o excesso pode ser ruim, é algo à se ponderar. Porém, se for seguir à risca o ditado "antes pecar pelo excesso do que pela falta", então a situação muda de direção.

Muito drama e romance se faz presente em True Tears.

Grande parte dos animes possui algum romance acontecendo diretamente na estória ou paralelo à mesma. No caso dos títulos pertencentes ao gênero drama, o tal do romance pode se apresentar de forma bem vívida e direta onde, em uma pequena contradição da parte deste humilde blogueiro, até mesmo um romance escondido e totalmente inesperado pode se apresentar de forma direta.

Tal como se faz presumir, um anime pertencente ao gênero drama possui toda uma carga sentimental em suas costas. E mesmo essa carga sentimental vem sempre acompanhada de algum outro fator: uma guerra iminente, uma doença incurável, um acidente catastrófico, magia, um amor entre amigos, entre tantas outras possibilidades.

Objetivamente


Guerra e amor: a pequena Chiise e tudo que ela teve que suportar no anime Saikano.

Mostrar aos visitantes do NETOIN! um pouco das preferências deste humilde blogueiro tem sido algo pelo anseava-se faz algum tempo. Criar um laço entre proprietário e leitor do blog é algo sumariamente importante.

Escrever um pouco sobre a preferência por animes de cunho mais dramático acabou se tornando uma boa experiência, bem como também uma ótima oportunidade de colher opiniões favoráveis e contrárias à respeito do que foi aqui descrito.

Participe e deixe um comentário, expressando a sua opinião sobre este texto, nobre visitante.

[ made in NETOIN! ]

4 comentários:

  1. ótimo post Carlirio e é muito bom vê-lo de volta. Fazia tempo que não lia um post por aqui. Quanto aos animes de drama ainda é um dos meus gêneros favoritos, embora meu leque de animes esteja se diversificando bastante nos últimos tempos. Todos os exemplos que você citou são excelentes sem dúvida, tenho certo apreço por true tears. ef. Clannad e Kanon.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é o melhor gênero de anime na minha opinião, embora eu curta todos eles, apenas prefiro me manter afastado, dos de ação-galhofa.
    Não assisto pelo gênero ou pelo studio, e sim pela historia, já tive muita decepção e muitos que ficaram gravados na minha memória, para sempre.
    Assisto de tudo comedia, romance, ação... Mas os de drama tem um cantinho especial.

    ResponderExcluir
  3. Simplismente adorei esse post..
    É meu gênero favorito e com toda a certeza do mundo, O MELHOR.!!!

    Todos esses da foto, exceto True Tears, eu já assisti e são simplismente os meus favoritos..

    Eu procuro assistir de tudo um pouco..
    Mas os Animes de Drama sempre serão os mais especiais pra mim..

    ^^

    Saikano foi o primeiro desse gênero que eu assisti e posso afirmar com certeza que foi por causa dele que passei a sentir algo especial em relação a animes desse tipo..

    ^^

    Clannad é meu favorito..
    Mas todos os animes de drama me chamam a atenção e quando assisto não me arrependo nem um pouco..

    Sugiro assistir Lamune..
    É realmente muito bom..

    ^^

    E 5 Centímetros por Segundo também..
    Esse eu não tenho nem o que comentar..

    ^^

    BeijoO..

    ResponderExcluir
  4. com certeza drama é o melhor apesar de não ver a mto tempo esse genero mas algun realmnte me cativaram
    como por exemplo Angel Beats o mais recente,
    o saikano tb ja vi alguns epis
    e o mangá bitter virgin mas apesar d fikar marcado com esses animes nunka consigi derramar uma lagrima mesmo fikando totalmente envolvido com a estoria até hoje só consigui chora depois q quebra os ossos depois alguma merda q eu fiz ironico n...

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!