Em pauta!

terça-feira, fevereiro 02, 2010

O fim do "Kotatsu Shinbun"...

Imagem do projeto "Kotatsu Shinbun".

Em fevereiro de 2009, entrava no ar a famosa "edição zero" de um novo site/blog sobre animação e cultura japonesa. Tratava-se de um projeto idealizado originalmente em dezembro de 2008, através da mente do jovem Leandro Nisishima ( proprietário dos blogs "Subete Animes" e "Boku no Sonzai" ).

Os convidados para participar de tal projeto foram este humilde blogueiro, o jovem Thiago 3T ( na época à frente do blog "Ganjin Br", e hoje às voltas com os blogs "Sugoi Desu Nee?" e "Hello! Brasil" ), e o jovem Alberto DeCyber ( do blog "The Key of the Broken Hearts" ). Com isso, o projeto "Kotatsu Shinbun" ganhava forma e consciência...

Do início ao fim...

O anime "School Days" foi o primeiro à receber uma review no "KS".

O projeto "Kotatsu Shinbun", carinhosamente apelidado de "KS", iniciou com tudo, na forma mais literal da palavra. Seções variadas com textos chamativos, fatos interessantes, reviews, letras de músicas, curiosidades em geral, e muito mais: assim o "KS" iniciou a sua jornada...

Em suas primeiras edições, o "KS" adotou um sistema de postagem bimestral onde, através de um fórum, os seus quatro membros trocavam idéias sobre postagens e seções de uma edição para a outra.

Aliás, esta era uma das partes mais divertidas e interessantes ao fazer parte do "KS", pois no fórum muita coisa era discutida. Muita idéia nele foi estudada. Haviam inspirações, que partiam tanto dos próprios blogs dos quatro membros da equipe, quanto de outros blogs de inquestionável categoria.

O anime "Elfen Lied" também teve seu espaço no "KS"...

O "KS" foi amadurecendo, adotando novas seções e novos estilos de postagens. Talvez as mudanças tenham sido um pouco rápidas demais, talvez não. O importante à se destacar nisso é que, pouco à pouco, o projeto em questão foi ganhando uma cara de site, em substituição à sua apresentação como blog.

Nas transições entre as edições #3, #4 e o novo formato, o "KS" teve a felicidade de contar com o apoio de novos colaboradores. Este foi o caso do Julian Tuck, um verdadeiro expert na parte musical do projeto. Aliás, os jovens Dennys do blog "Gyabbo!" e Soma do blog "N-Gothic" também apresentaram seus trabalhos no "KS". Na proximidade do final do projeto, o jovem Evilásio do "Anime Portfólio" também apresentou-se como sendo o novo colaborador do "KS".

Os jovens Thiago 3T e Leandro Nisishima assumiram a frente do projeto no último trimestre de 2009, tendo em vista que minha pessoa se fez um tanto quanto ausente ao mesmo ( o número de postagens aqui do "NETOIN!" no referido período foi uma prova disso ), da mesma forma que o jovem DeCyber. Começava a nova e derradeira fase do "KS"...

Desespero? Só em "Sayonara Zetsubou Sensei"...

Muito especulou-se sobre o futuro do "KS" ao iniciar-se este ano de 2010, mesmo com as insensantes tentativas do Thiago 3T, do Nisishima, e dos colaboradores do projeto, em manter o mesmo vivo e atuante. Entretanto, as forças foram até onde deram, e o projeto "KS" acabou fechando oficialmente as suas portas nas proximidades do fim do mês de janeiro.

Os jovens Nisishima e Thiago 3T, estando à frente do "KS", encarregaram-se de notificar os demais membros e colaboradores sobre o fim do projeto. Triste sim, mas talvez necessário...

Porém, algo bem sincero deve ser aqui descrito: participar de tal projeto, que estaria completando oficialmente seu primeiro ano de existência na data de ontem ( 1º de fevereiro ), foi uma experiência das mais prazerosas. Afinal de contas, trata-se de algo que tinha uma boa possibilidade de durar muito tempo pela frente mas que, devido à certas ocorrências ( lê-se: trabalho, estudo, ocupações das mais variadas ), acabou parando...

Objetivamente

Uma esperança...

Pode ser que o "KS" volte à aparecer um dia? Quem sabe. De momento e concreto, o projeto foi finalizado. Entretanto, o mesmo continuará no ar, aberto à visitações e comentários de quem o acessar.

Tal como o jovem Nisishima relatou para os visitantes do "Subete Animes", aqui no "NETOIN!" o direcionamento será parecido. As postagens deste humilde blogueiro presentes no "KS", pouco à pouco aparecerão neste espaço ( talvez com algumas modificações, para enquadrar-se ao padrão do "NETOIN!" ).

Sendo assim, fica aqui uma saudação toda especial às pessoas que participaram com empenho e carinho do projeto "KS". Foi uma experiência maravilhosa e importante, pois muito foi possível aprender com ela. Houveram erros, porém também houveram acertos.

Grato à todos os companheiros de "KS", pela confiança depositada e pelo trabalho sem precedentes demonstrado no projeto em questão.

[ made in NETOIN! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!