Em pauta!

sábado, maio 22, 2010

Os laços humanos e as lições de vida presentes em "Honey and Clover"...

O logo do anime.

Animes que contenham aquela dosagem de drama, romance e comédia sempre foram e sempre serão do apreço deste humilde blogueiro. Títulos de impacto já ganharam espaço neste blog, fora tantos outros que são tão bem comentados por tantos outros sites e blogs sobre animação japonesa.

De imediato, à cabeça surgem títulos como "Ef - A Tale of Memories", "True Tears" e "Byousoku 5 Centimeter". Em comum, os três animes sugeridos possuem um drama bem acentuado e, em dadas oportunidades, muito próximos da realidade.

Contudo, um anime em especial consegue ainda estar mais próximo à realidade do que os três citados no parágrafo anterior, sendo tal título possuidor de um drama muito especial, envolto por relações amorosas, duvidas, cotidiano e os mais variados sentimentos humanos.

À partir de agora, esteja convidado a conhecer um pouco sobre o anime "Honey and Clover".

Um grupo especial...

Mayama e Morita: bons amigos...

Em "Honey and Clover" você é levado a conhecer o dia-a-dia de três jovens estudantes universitários. Cada um deles é possuidor de um carisma próprio e muito presente ao longo da série.

Um destes jovens veio do interior para Tóquio, sendo o seu nome Takemoto Yuuta. Este rapaz é bem simples, de fala quase sempre muito branda, e aparentemente muito receoso quanto ao seu próprio futuro. Além disso, a narrativa do anime é feita pelo próprio Takemoto, que é quase sempre vítima das brincadeiras e do comportamento excêntrico de um certo rapaz...

Seria este um momento de descontração?

Tal rapaz chama-se Morita Shinobu e, como se não bastasse seu comportamento excêntrico e às vezes desligado do mundo que o cerca, ele possui muitos outros mistérios, sendo o mais intrigante o seu trabalho. Contudo, Morita possui um talento para a arte quase único. Além disso, ele sabe ser bem sério quando quer...

Seriedade que às vezes é esbanjada pelo Mayama Takumi. Este rapaz tem um estranho costume de fugir de certos inconvenientes, muito embora seja bem responsável com as suas obrigações. Junto de Takemoto e de Morita, Mayama reside em uma antiga e modesta construção de pequenos apartamentos, que é próxima à faculdade onde os três estudam.

O anime não se limita em ficar focado nestes três personagens. Um conhecido professor da universidade onde estudam possui forte e marcante papel, sendo o seu nome Hanamoto Shuuji. Ao lado do trio anteriormente citado, Shuuji proporciona vários dos momentos mais hilários e sérios do anime.

Mayama e Yamada: momento de crise comportamental?

Uma pequena ( aliás, bem pequena ) garota passa a estudar na universidade, ficando sob os cuidados do Shuuji e atraindo certas atenções. Seu nome é Hagu, dona de um talento descomunal para a prática da arte. Seu jeito de ver as coisas, de falar e de se relacionar com os outros, em várias oportunidades, não remete à alguém com dezoito anos de idade...

Temos ainda duas moças, pivôs de vários enlaces importantes em "Honey and Clover". Uma delas é Harada Rika, antiga companheira de quarto do Shuuji quando eram universitários, e hoje dona de um pequeno estúdio de design, sendo constantemente auxiliada pelo Mayama. A outra é Yamada Ayumi, cegamente apaixonada pelo Mayama, e dona de uma força descomunal...

O prosseguimento...

Momento de seriedade entre o Morita e a Yamada.

Todo o seguimento deste anime se passa ao longo de cinco anos. O início da série foca-se na apresentação e introdução de cada personagem, onde conceitua-los e diferencia-los acaba se tornando algo muito fácil de se fazer. Aliás, tal introdução não é desgastante e, bem ao contrário, é muito prazerosa de se ver.

A vida do Takemoto e de seus amigos Mayama e Morita parecia seguir um caminho proposto, até o aparecimento da pequena Hagu. O jovem Takemoto sentiu-se atraído pela moça possuidora de tão pequenas e aparentemente frágeis mãos. Por outro lado, o Morita não teve como esconder ( ao seu melhor modo ) sua simpatia pela Hagu.

Qualquer semelhança será mera coincidência?

Há de se enfatizar também a questão do Mayama que é, bem no mínimo, curiosa. Embora seja inteligente e responsável, o rapaz não consegue dar uma definição à sua vida amorosa e sentimental, fato este que frustra e muito a Yamada. O Mayama parece dar atenção apenas à Rika e, muito embora nunca tenha escondido que não sente nada de especial pela Yamada, sempre é questionado e perseguido pela mesma.

Para o Takemoto, não lhe cabe apenas a narrativa do anime. O rapaz procura dar um curso definitivo à sua vida, onde o ingresso na universidade nem de longe é o suficiente. Apesar de seu problema familiar ( se bem que é um problema mais por parte do próprio Takemoto ), o rapaz busca interagir com os demais para buscar sua realização. E a vinda da Hagu para a universidade acaba fazendo o Takemoto refletir sobre muitas coisas...

Uma discussão entre o Shuuji e o Morita? A Hagu está no meio?

O professor Shuuji também possui seus anseios e frustrações. No momento, para ele o importante é zelar pela segurança e pelo estudo da Hagu, que é filha de um primo seu. Shuuji e Hagu são ligados há muito tempo, em um laço similar ao de um pai e sua filha. No que depender unicamente do Shuuji, o Takemoto e ( de alguma forma ) o Morita podem perder quaisquer esperança...

E, falando no Morita, ele é o verdadeiro centro das atenções ( o que se pode chamar de "pó-de-arroz" ) em "Honey and Clover". Seu comportamento irreverente é a sua marca registrada, alinhada aos momentos de seriedade que, na maioria das ocasiões, são supridos pela sua infantilidade em algumas de suas ações.

Uma estória maravilhosa...

Takemoto e a sua busca pelo "eu" interior...

Em "Honey and Clover" não existem mocinhos e bandidos. Não há super poderes ou alguém que necessite de algum tipo de salvação ( propriamente dita ). O anime conta a estória de um grupo de pessoas, focando-se em seus sentimentos, em arcos-chave e nos mais diferentes desdobramentos.

Há muitas facetas da realidade neste anime. Entender os sentimentos humanos, trabalhar com base em tais sentimentos e, mais do que isso, ainda dar aos mesmos sentimentos uma espécie de evolução é o que acaba tornando "Honey and Clover" tão especial.

Analisar as relações entre os personagens acaba se tornando uma obrigação. Contudo, uma obrigação que não chega à ser desgastante em nenhum instante pois, na normalidade e simplicidade que os eventos vão se seguindo, tudo acaba sendo notório rápido o bastante.

Chorar, pode ocorrer. Rir, é quase inevitável. Emocionar-se, quase uma obrigação. Sentir raiva, pode ser apenas um resultado previsível. Tudo isso está intimamente ligado em "Honey and Clover".

Objetivamente

Um dos mais singelos momentos do anime...

Este anime foi exibido em 2005 mas, tamanho o seu capricho e apresentação visual do mesmo, torna-se muito provável deduzir que, se este anime fosse lançado atualmente, ainda causaria tal impacto.

Tranqüilamente, o dito sobre o visual de "Honey and Clover" pode e deve ser aplicado à sua parte sonora que, muito embora não seja de impacto ou clássica, é harmoniosa o bastante com a ambientação do anime. Prova disso é o tema do Morita quando o rapaz está prestes à aprontar alguma coisa...

Ainda há uma segunda temporada, que foi ao ar em 2006, que muito em breve será comentada neste humilde blog.

E, sem a menor sombra de dúvidas ou medo de errar, "Honey and Clover" é um anime de grande e inquestionável qualidade. Se tiver a oportunidade, assista-o sem hesitar!

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de "Honey and Clover", clicando aqui.

Um comentário:

  1. Excelente Review Neto. Honey and Clover é o melhor anime que considero ter visto, e falo isso sem receio de ter outro para fazer páreo. Em segundo e terceiro fico na dúvida, mas H&C sem dúvida está no topo. A trilha é incrívil, apesar de não ser clássica, como você comentou a harmonia é fenomenal, adorei a review, hec é realmente uma grande série xD

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!