Em pauta!

segunda-feira, agosto 30, 2010

Hobbie em clara evidência!?

Calma aí, Yui...

Gostar de qualquer outra coisa que não seja considerada "normal" ou "aceitável" perante um grupo de pessoas dá margem para muitas situações inusitadas. O fato deste humilde blogueiro apreciar a cultura japonesa ( com clara ênfase na animação ) pode, de alguma forma, estar incluso em tal idéia...

Obviamente, não há nada que seja estranho ou fora da normalidade em gostar de animação japonesa. Contudo, existe a possibilidade de isto mudar de rotação quando o citado gosto é, eventualmente, deixado à mostra de forma direta.

Como se trata de uma postagem que jamais aparecera antes aqui no "NETOIN!", uma melhor explicação se faz necessária ( e bem-vinda ). O ocorrido poderá ser interpretado de várias formas...

Estava este humilde blogueiro realizando uma tarefa rotineira, nas proximidades de encerramento do expediente de trabalho na data de 29 de agosto ( último domingo ). A normalidade reinava até que, em dado instante, a pessoa que vos escreve este texto resolveu ligar o celular e escutar algumas de suas músicas favoritas.

Essas músicas eram, em boa parte, temas provenientes de vários animes. Alguns toques aqui e ali foram o suficiente para algumas pessoas ( poucas, na verdade ) estranharem. E, para piorar, este humilde blogueiro chegou a tentar cantar certos trechos em algumas músicas...

Uma risadinha ali, uma perguntinha ali, e acabava por aí. Não houve um ato explícito para caracterizar preconceito, longe disso. Mas, em alguns olhares, notar a estranheza não era difícil. Mas também não passou disso...

Pode parecer ser uma postagem boba e insignificante ( que de certa forma, é bem isso mesmo ), mas ela abre caminho para muitos modos de se ver ( lê-se: entender ) a situação. Às vezes, deixar em evidência aquilo que você aprecia pode acarretar em situações inusitadas. A citada neste texto foi extremamente leve.

E você? Já passou por algo assim?

[ made in NETOIN! ]

2 comentários:

  1. Carlirio esse tipo de coisa sempre acontece

    Tento evitar ouvir música japonesa em volume alto. O grande problema nesse caso talvez não seja o fato dela ser música de anime, mas sim por causa da sonoridade que tem o idioma japonês, que é estranha para 90% dos brasileiros. É uma questão cultural delicada, e não seria diferente se você estivesse no Japão ouvindo música brasileira.

    Curiosamente já fui vitima de preconceito por parte de alguns amigos descendentes de japones simplesmente por manter um blog de anime. A justificativa é que eu parecia japonês demais, o que chega a ser engraçado quando todos nós somos descendentes.

    ResponderExcluir
  2. Outro ponto em relação ao preconceito não só de animes, mas de desenhos em geral é em relação a um adulto assisti-los. Mesmo animes sendo uma boa parte com historias complexas e para um publico alvo com idade mais elevada. Aqui no Brasil cuturalmente falando, desenho é para criança. Mas prefiro 1000 vezes um bom anime do que BBB e novelas.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!