Em pauta!

segunda-feira, agosto 09, 2010

Qualidade é a palavra de ordem em "Higashi no Eden"...

O logo de "Higashi no Eden".

O ano de 2009 presenteou os fãs de animação japonesa com bons títulos à serem guardados na memória. Características como a animação, a estória e o elenco presente formam a marca registrada para que certos títulos pudessem ser qualificados como os melhores do ano passado.

Entre tais títulos um fica cravado como ( talvez ) o melhor anime de 2009, dada a sua consistência e dinamismo. Além disso, o elenco de personagens engrandece ainda mais a qualidade apresentada pelo anime como um todo.

Da mesma produtora de hits como "Honey and Clover", saiba um pouco mais sobre "Higashi no Eden".

Uma trama enigmática...

Um dos resultados da "Segunda Imprudente"...

O anime gira em torno de um fator enigmático, onde um senhor ( Mr.Outside ) escolheu doze pessoas no território japonês para participarem de uma espécie de jogo. Na realidade o andamento da situação leva à ponderar que, de jogo nisso, há muito pouco...

Para um melhor entendimento, basta salientar que cada uma destas doze pessoas receberam um tipo de telefone celular moderno, com uma certa quantia de Yenes ( a moeda corrente japonesa ) depositada neles. Na verdade, trata-se de mais de oito bilhões de Yenes para cada possuidor deste aparelho.

O tal jogo consiste em cada participante tentar mover o Japão para um tipo de futuro melhor, onde cada um poderia usar tal quantia da maneira que achasse mais acertada ( o que nem sempre significa correta ou certa ). Torna-se óbvio imaginar que existiam regras, e uma delas era não usar de tal quantia para enriquecer ou algo assim. E que haveria apenas um vencedor, enquanto que os demais...

Takizawa Akira de posse do seu celular: ele era o "Selecao 9".

Os participantes deste perigoso jogo ( dadas as circunstâncias ) faziam parte de um grupo de nome "Selecao" ( sem o cedilha mesmo ), onde através do aparelho celular contatavam um tipo de auxiliar do Mr.Outside chamada Juiz, que atendia os pedidos dos participantes e os alertava quando se fazia necessário...

Com isso, "Higashi no Eden" já demonstra que sua trama é de grande profundidade, e necessita de certa calma para ser melhor entendida pois, tal como se faz presumir, nem todos os "Selecao" estavam exatamente com vontade de ser o "Messias do Japão", muito pelo contrário...

Um acontecimento que foi batizado como "Segunda Imprudente" é a clara prova de que nem todos os "Selecao" podem estar, na realidade, preocupados enfaticamente com o futuro do Japão. Ao menos, não dessa forma.

Um grupo adequado e presente...

Morimi Saki e Takizawa Akira: os principais personagens da série...

O grupo de personagens presente em "Higashi no Eden" engrandece consideravelmente o título, pois eles mostram no decorrer do anime que o título em si não fica envolto unicamente pelo rótulo do caso dos "Selecao".

Até em seu início o anime faz questão de ser um tanto quanto engraçado e até descompromissado ( o que não se reflete muito no andamento do título ), sendo prova disso o modo como a Morimi Saki, uma universitária japonesa à passeio nos Estados Unidos, acaba conhecendo o jovem Takizawa Akira, que por si já é possuidor de mistérios o suficiente...

A Saki é um tanto quanto preocupada, às vezes distante com os seus pensamentos. Por sua vez, o Akira parece que sofreu um tipo de lavagem cerebral ou, sendo mais específico, teve a sua memória apagada. Aparentemente, certas lembranças ou acontecimentos levaram o Akira à isso...

Os NEET's do "Eden of the East"...

O grupo do qual a Saki faz parte criou um interessante programa chamado "Eden of the East", onde é possível cadastrar qualquer pessoa em qualquer lugar que tenha passado. Com a cultura NEET em clara e franca evidência, o jovem Akira acaba ligando-se ao grupo, por mais que seu pronto auxílio não seja bem-vindo em sua totalidade...

Através das idas e vindas demonstradas por este grupo, alinhada ao passo-a-passo dos demais integrantes do "Selecao" apresentados, "Higashi no Eden" cria uma certa e animadora expectativa com o que pode vir à ocorrer, episódio pós episódio. E não é todo o anime que consegue isso atualmente...

Evidências com a atualidade japonesa...

Efeitos especiais e situações estranhas se fazem presentes no anime...

Em "Higashi no Eden" pode-se notar com extrema facilidade várias citações pertinentes à atual sociedade japonesa e, porque não enfatizar, global. Um bom exemplo é o modo os NEET's são apresentados e, neste caso, a referência à ser feita não é exclusivamente ao grupo "Eden of the East", mas sim à outros vinte mil NEET's...

Um jovem cujo chamado de "calcinha" é a personificação do NEET em seu esplendor. Ele vai além disso, pois trata-se de um verdadeiro hikikomori ( tal como certa personagem de "Sayonara Zetsubou Sensei", mas com diferenças peculiares ).

Alguns dos membros do "Selecao" também são possuidores de comportamento duvidoso e até extravagante. As diferentes facetas da sociedade são por eles mostradas com muita seriedade e autenticação.

Assim sendo, o anime "Higashi no Eden" tende à mostrar não apenas o como que os "Selecao" se viram no jogo, e nem apenas com qual ritmo o Akira e a Saki prosseguem em seus anseios, mas também visa alentar quem o assiste sobre o mundo que o rodeia, com críticas visíveis à sociedade, e com certas lições de moralidade proporcionadas pelos protagonistas da série...

Objetivamente...

Hum...

O título em si possui enorme tendência de prender a atenção, do primeiro ao último instante, sem hesitar. E mesmo com algumas pequenas lacunas ( brechas para os mais diferentes entendimentos ), "Higashi no Eden" arranca merecidos aplausos para a sua estória.

Aliás, a qualidade visual do anime é inquestionável, por mais que não seja exatamente do agrado de todos. Na parte sonora não há decepção de nenhuma forma ou fonte. A abertura do anime, cantada pelo grupo Oasis, é uma prova irrefutável de tal afirmação.

Com base em tudo o que foi aqui mostrado, "Higashi no Eden" é um anime que já é merecedor de ser aclamado com um verdadeiro clássico, sem maiores exageros. Tendo a oportunidade não a deixe escapar, pois este anime é recomendado em sua totalidade.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial do anime, clicando aqui.
Acesse o site da Production I.G. ( sobre o anime ), clicando aqui.

5 comentários:

  1. Realmente foi uma bela review Neto. Higashi no Eden sem sombra de dúvida é uma série incrível. Só de saber que a estória é bem original e passa longe dos clichês batidos que andam saindo ultimamente, já faz higashi no eden se tornar um clássico.

    ResponderExcluir
  2. Sávio Carvalho Siqueira24 agosto, 2014 13:07

    De fato. Ao terminar de assistir Higashi no Eden n tive a impressão de que era um anime tão bom assim. Mas em reflexão posterior, percebi o quão rico é a história e principalmente os personagens. Vale a pena rever :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Tens razão, Sávio...
      Higashi no Eden, com aquele tempero mais lúcido e cavalar, é uma obra que merece ser amplamente elogiada, mesmo com as ressalvas que a obra possui (como a inconclusiva série para TV).

      Até mais!

      Excluir
    2. Sávio Carvalho Siqueira24 agosto, 2014 13:10

      Algo que me chamou a atenção e que muito me agradou na obra, foi sua sutileza. Poucas foram as situações "forçadas", o roteiro era fluido e suave, embora eletrizante em alguns pontos. N pude deixar de fazer uma rápida, e incômoda, comparação com outro anime chamado Mirai Nikki, por conta dos celulares. Mas fiquei feliz em saber q a única coisa q tinham em comum eram estes aparelhos eletrônicos na história lol Fiquei esperando q os 12 Seleções aparecessem, mas n apareceram, e isso n foi algo negativo, nem de longe. Higashi no Eden agora tem um lugar cativo no meu coração. LOL

      Excluir
    3. Saudações


      Eu acredito que a comparação, mesmo que com apenas celulares, não procede na essência.
      Tais aparelhos fazem parte totalmente do plot de Higashi no Eden (uma vez que eles são a fonte de comunicação dos Selecao com a Juiz, além de prover todo o dinheiro que os mesmos podem - e devem - gastar).

      Sim. Os doze escolhidos nunca terem aparecido mostra que não havia um grau de afinidade entre os mesmos na totalidade e, além disso, as razões de cada um ter adentrado ao jogo também auxiliam para a causa.


      É sempre boa a sensação que um enredo bem contado e trabalhado pode deixar nas pessoas, quando assim faz por merecer. É realmente digno, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!