Em pauta!

sábado, setembro 04, 2010

Análises em Geral - parte #14: sobre o mangá "Hiroshima" e a terceira edição de "Elfen Lied"...

A Hiiragi Kagami está, como se diz, perplexa...

Comentar sobre mangás é algo que será feito com uma maior freqüência aqui no "NETOIN!", graças às séries que estão sendo seguidas pela pessoa que digita este texto.

Em especial para esta edição do "Análises em Geral", nada melhor do que comentar sobre a interessante rotina mostrada em "Hiroshima - A cidade da calmaria". Além disso, a terceira edição de "Elfen Lied" está simplesmente irresistível...

Uma Hiroshima pós bomba...

Detalhe do mangá "Hiroshima - A cidade da calmaria".

O mangá "Hiroshima - A cidade da calmaria" é uma obra da autora Fumiyo Kouno, que ficou muito conhecida após a publicação original de seu trabalho ( isso em 2004 ). O mangá fôra publicado em diversos países e, em 2010, se fez aparecer também aqui no Brasil.

A estória ( aliás, as estórias ) centralizam-se no como viviam as pessoas na cidade japonesa de Hiroshima, anos após a catástrofe gerada pela bomba nuclear nos últimos instantes da Segunda Guerra Mundial.

E utilizando-se apenas do alicerce estória, o mangá é muito rico e convidativo, fazendo com que o seu leitor reflita muito sobre uma das épocas mais negras da história da humanidade. Na obra, duas estórias fazem apresentar-se: "A cidade da calmaria" e "A terra das cerejeiras" ( sendo a segunda dividida em duas partes ).

Para este humilde blogueiro, a primeira estória é a que mais faz pensar sobre o desastre nuclear. Não apenas pela destruição em si, como também ( e principalmente ) pelo modo como tal acontecimento conseguiu afetar a mente dos sobreviventes ( no caso, a protagonista Minami Hirano ). Por sua vez, a segunda estória se passa muito tempo à frente da primeira e, ainda assim, mostra que o impacto da bomba nuclear ainda se faz sentir...

O traço aparenta ser muito simples. Porém, tamanha simplicidade é acompanhada de um capricho elogiável. Trata-se de um trabalho que não dá margens para muitos questionamentos, e que mostra o porque de "Hiroshima - A terra da calmaria" ser uma obra tão citada e consagrada.

Compra e leitura recomendadas!

Volume único - Editora JBC - Preço de capa: R$ 19,90.

A evolução do Homo Sapiens realmente chegou!?

Detalhe da terceira edição de "Elfen Lied".

O mangá "Elfen Lied" tem sido de grande apreço deste humilde blogueiro. A estória, centrada nos acontecimentos que envolvem a possível evolução do Homo Sapiens ( mas não restritamente ao lado científico da coisa, muito pelo contrário ), mostra em sua terceira edição algumas das mais negras faces da humanidade...

A autora Lynn Okamoto mostra o quanto que a sua obra possui valor e dinamismo. Nesta edição, se faz explicar a triste estória de vida da pequena Mayu. Além disso, o tal do Bandou continua o cretino e desumano de sempre ( como se isso fosse novidade ), mesmo após o que lhe aconteceu nas edições anteriores. E eis que aparece alguém tão lixo quanto ele no mangá...

Além disso tudo, para este humilde blogueiro convém destacar o especial que encerra a terceira edição de "Elfen Lied", chamado de "Memória - Lembranças". Uma curta e interessante estória, sem a menor sombra de dúvidas.

A qualidade continua impecável. O que ressaltar sobre a compra do mangá? Altamente recomendável!

"Elfen Lied" - Editora Panini Comics/Planet Manga - Preço de capa: R$9,90

[ made in NETOIN! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!