Em pauta!

domingo, dezembro 26, 2010

Análises em Geral - parte #22: "Suzumiya Haruhi no Shoushitsu" merece destaque!

A Haruhi preparando-se para as festividades natalinas...

Vários blogs parceiros já comentaram sobre a mais nova animação envolvendo os personagens do universo de "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu". O título em questão ganhou uma exibição toda especial nas grandes telas japonesas, com uma duração que supera as duas horas e quarenta minutos.

Talvez você esteja se perguntando se o movie aliviou ou não toda a raiva dos fãs de Suzumiya Haruhi. Isso se deve ao fato de certos episódios que formaram um arco muito fechado durante a exibição dos episódios da segunda temporada do anime em 2009. A resposta para tal pergunta estará presente neste texto...

Cena comum: Kyon sendo acordado por sua irmã mais nova...

Quando se fala em estória de animes, e da imersão dos personagens na própria, animes como "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu" surpreendem positivamente. Com uma primeira temporada digna de ser lembrada, e uma segunda temporada marcada por um arco que testou a paciência dos fãs da série, Suzumiya Haruhi possui um dos enredos mais estranhos e bem feitos do universo da animação japonesa, onde seus personagens encaixam-se como uma luva no mesmo.

Para a felicidade deste humilde blogueiro ( e de "n" fãs de Haruhi e companhia ), o movie "Suzumiya Haruhi no Shoushitsu" ( "O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi" ) manteve tudo isso e fez um pouco mais. A narrativa do personagem Kyon ( ao longo dos mais de 160 minutos de animação ) trás consigo um leve sentimento de saudosismo, amplificado pela importância e grandiosidade do mesmo.

Nagato e Kyon: protagonistas do movie.

Tal como o título se refere, "Suzumiya Haruhi no Shoushitsu" conta como seria o mundo no qual a Suzumiya não existisse ou, em outros parâmetros, pelo menos não da forma conhecida. Procure imaginar que, em um espaço de mais ou menos três dias às portas das festividades natalinas, o mundo mudasse de uma forma na qual o Kyon fosse o único à ter ainda na memória as lembranças da "Brigada S.O.S.", da Haruhi, da Mikuru, da Nagato e do Itsuki.

A palavra lembrança merece aqui forte entoação, pois muito embora o Kyon se lembre de seus amigos, esses não se recordam dele. São todos humanos normais, inclusive a Nagato. Aliás, faz-se aqui uma breve menção ao comportamento da Nagato durante boa parte do movie, que está incrivelmente tímida...

Sendo assim, em "Suzumiya Haruhi no Shoushitsu", o Kyon deve buscar entender o que realmente está acontecendo no mundo. Como se isso não bastasse, o rapaz tende à fazer uma grande decisão, que irá impactar de forma definitiva no como prosseguirá a sua própria vida dali em diante. Acredite que, por mais que alguma decisão possa ser óbvia ou instintiva, ainda assim tal decisão tende a ser concretizada apenas depois de muito pensar. E, no caso em específico do Kyon, agir muito além de pensar...

A Nagato, em um momento solo...

Em si, o movie resgata certas características que se perderam um pouco na segunda temporada do anime em 2009. Além disso, é possível que você se sinta na pele do Kyon em vários momentos da animação, isso graças ao fator imersão que o mesmo exerce com grande competência.

O movie conta com toda a competência do estúdio Kyoto Animation para a sua realização. E certamente "Suzumiya Haruhi no Shoushitsu" é mais um grande trabalho do citado estúdio, responsável pelas animações de títulos como "Kanon 2006", "Clannad" e "K-ON!". Sonoramente, o movie também não decepciona, trazendo um pouco daquilo que é do mais tradicional da série ( a abertura do movie prova isso por si mesma ).

Em resumo: "Suzumiya Haruhi no Shoushitsu" é um movie que pode fazer com que Haruhi e companhia continuem ainda por mais tempo em evidência. E isso fica mais claro graças à alta qualidade desta animação, onde estória e personagens trabalham juntos em uma harmonia que, certamente, será perceptível para quem o assistir.

Esta animação é altamente recomendável.

[ made in NETOIN! ]

2 comentários:

  1. Acho que se eu fosse dar uma nota para o filme e o anime,o filme teria uma nota bem mais próxima à perfeição.Isso porque ele deu um tom mais dramático e complexo pra série de TV,que é basicamente envolta em humor,sci-fi e um pouco de slice-of-life.Mas não é por isso que eu também acho o filme algo excelente e extremamente recomendado,mesmo pra aqueles que não gostaram da série.A história deu um destaque maior para o segundo protagonista,o Kyon,que até então era só um cara que caiu de pára-quédas em um clube completamente ilógico,guiado por uma menina maluca e cercado de um ET inexpressivo,um Esper meio afeminado e uma viajante do tempo 100% moe.Aparentemente,ele apenas ficava lá ou pra proteger a Asahina de eventuais problemas ou simplimente pra matar o tempo,contudo o filme explica detalhadamente o verdadeiro ponto de vista do Kyon a respeito do clube que ele ajudou a fundar,o S.O.S Dan.Pra um anime com poucas cenas sérias e realmente aprofundadas na ficção científica,o filme caiu como uma luva pra complementar o anime nesse aspecto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      O filme de Suzumiya Haruhi no Yuuutsu é um verdadeiro brilho aos olhos de quem o vê. Tive esta sensação quando o assisti.

      E devo concordar com a sua opinião, M.N. Este filme conseguiu resgatar, perante os fãs, toda a estima e prestígio e a boa fama que o anime em si possuía, com méritos para tanto.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!