01/02/10 - 01/03/10 ~ NETOIN!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

De "Yu-Gi-Oh!", a letra da música "Eye's"!

Yugi, no momento do duelo...

Depois de muito tempo, volta à aparecer no "NETOIN!" uma letra de tema de anime. Desta vez, o título escolhido é o conhecido "Yu-Gi-Oh!", se tratando especialmente de sua primeira temporada.

Tendo Kimeru como cantor, segue-se a letra de uma das endings deste grande anime, cujo nome é "Eye's". Aproveite!
Ima no bokutachi ni. Chizu nante iranai...
Yami o kirisaita. Kibou dake kono te ni...

Gooru o kimezu. Tada yume e. Fumidashiteku...

EYE'S Kanjiru mama ni. Kimi no me ga mitsukeru sa.
Oh! EYE'S Negatta mono ga. Tamashii o furuwaseru. *Kettou nara

Kokoro sumitsuita. Sabishisa wa Kienai...
Dakara itamu te de. Dakishimete Michitsure ni...

Namida o shitte. Umarekuru Tsuyosa ga aru...

EYE'S Shinjite ireba Kimi no me ga mitsukeru sa. Yeah!
Oh! EYE'S Yadotta mono ga Unmei o hiraiteku Yuuki nara.

EYE'S Kanjiru mama ni Kimi no me ga mitsukeru sa.
Oh! EYE'S Negatta mono ga Tamashii o furuwaseru. *Kettou nara
Está para aparecer a Dark Magician Girl!

*Obs: escreve-se 'kettou', mas canta-se 'dyueru'.

[ adaptação ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Fontes da letra: sites "Anime Lyrics" e "Letras.mus.br".
A tradução para o português brasileiro pode ser conferida no site "Letras.mus.br", clicando aqui.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Os resultados do "Ichiban Brasil"...

Imagem do site do projeto "Ichiban Brasil".

Eis que os resultados finais da primeira edição do "Ichiban Brasil" foram liberados através do site oficial do projeto. No final de janeiro, você pôde conhecer um pouco sobre tal projeto, e também leu uma uma pequena sinopse sobre as escolhas deste pleito por parte deste humilde blogueiro.

Muitas dos vitoriosos podem ser definidos como algo quase certo ( ou seja, que tais resultados de certa forma já eram esperados ), especialmente no que vier à se tratar dos prêmios para o melhor anime shounen e o melhor anime shoujo. Por mais que a pessoa que escreve este texto não tenha tido muitas razões para comemoração ( em virtude das opções votadas terem sido, em sua grande maioria, derrotadas ), o projeto "Ichiban Brasil" acabou tendo grande valia.

Como é explicado no próprio site do projeto, houveram elogios e críticas sobre o mesmo, e que as críticas dadas servirão para que a próxima edição do "Ichiban Brasil" seja melhorada ( a qual será referente aos trabalhos de 2010 ).

O "NETOIN!" parabeniza os blogs parceiros "Gyaboo!" e "Mithril" pela iniciativa do projeto "Ichiban Brasil", que tem tudo para dar ainda mais certo na próxima edição do mesmo. Isso para não falar nos demais blogs e sites que também contribuíram com a primeira edição desta premi
ação.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Confira o resultado final do "Ichiban Brasil", clicando aqui.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Magia, ação e drama: conheça o universo do anime "MUNTO"...

O logo do anime "MUNTO".

A existência de títulos animados que possuem elementos como magia, drama e ação e juntos é grandiosa. O saudoso anime "Magic Knight Rayearth" é uma grande referência e marca registrada na perfeita união destes três elementos citados.

Animes que possuem tais atributos já se fizeram presentes aqui no "NETOIN!", sendo este o caso de "Tsubasa Reservoir Chronicle", por exemplo. O anime do qual será tratado provém de um grande estúdio de animação, a Kyoto Animation ( "Clannad", ""Kanon 2006", "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu" ), sendo tal título a sua obra particular.

Caro visitante, esteja convidado à conhecer um pouco sobre o anime "MUNTO".

As duas Terras...

Perfeito simbolismo...

O nome completo do anime é "MUNTO: Sora wo Miageru Shoujo no Hitomi ni Utsuru Sekai". Sua tradução, para um melhor entendimento, fica em algo próximo à seguinte frase: o mundo que uma garota vê ( muito embora tal tradução esteja longe de ser a correta ).

O anime em questão possui uma estória rica em detalhes, porém para algumas pessoas pode vir à ser de difícil compreensão. Desde alguns termos que no próprio anime não são muito bem explicados, até o perigo de uma destruição iminente, "MUNTO" prende a atenção facilmente, onde para tanto as batalhas e o drama dão o toque necessário.

Neste título, a Terra possui uma espécie de mundo paralelo, ou talvez a melhor explicação seja um mundo espelhado. Tal mundo atende pelo nome de Céus, sendo o mesmo atribuído pelos seus próprios habitantes, os seres divinos. Em um passado distante, durante um evento de dimensões apocalípticas, os dois mundos quase se destruíram em uma grande e terrível guerra...

A ganância pelo poder foi a força motriz de tal guerra. Os seres divinos dependiam ( e ainda dependem ) de uma estranha energia para sobreviver, batizada de Akuto, que na época do conflito encontrava-se em abundância no mundo humano. E os humanos, cansados de serem hostilizados, esperaram por um momento chave para contra-atacar...

Os tempos atuais...


Lord Munto.

Uma jovem de nome Yumemi é uma garota que leva uma vida normal. Contudo, ela fica maravilhada sempre que observa o céu. A razão para tanto é que ela é a única pessoa no mundo que consegue ver continentes flutuantes. Suas amigas Ichiko ( séria na maioria das ocasiões ) e Suzume ( uma doce menininha, que possui um modo adulto de ser surpreendente ) tentaram em várias oportunidades visualizar os tais continentes, mas sempre apoiaram a Yumemi...

Contudo, a vida da Yumemi começa a mudar quando um estranho ser de cabelos vermelhos aparece apenas para si. Ele é o Lord Munto, o atual Rei dos Céus, que busca acabar com a crise de Akuto que assola o seu mundo. E uma guerra de poderes assola os Céus, que envolve a crise de Akuto e a soberania do mundo, onde poderosos seres como Gntarl estão ali para enfrentar Munto com o objetivo claro...

A jovem Yumemi.

Com base em algumas situações, e com a perplexidade dos acontecimentos, a Yumemi tende a travar uma batalha consigo mesma, na qual acreditar ou não nas palavras de Munto pode ser o limiar entre a salvação e a destruição das "duas Terras".

Não apenas em se tratando da Yumemi, o Lord Munto também possui as suas preocupações, com as batalhas que desencadeiam o verdadeiro caos nos Céus. Ainda assim o maior problema é a crise de Akuto, que é a fonte de vida para os seres divinos, e que serve de pilar de sustentação para tais conflitos que ocorrem atualmente no mundo do Lord Munto.

O anime tende a explorar tais acontecimentos, mas provavelmente você sentirá falta de um trabalho mais aprimorado neste aspecto.

Objetivamente

Uma das aparições do Lord Munto para a Yumemi...

Se há uma característica que não se deve negar qualidade ao anime "MUNTO", são as batalhas presentes. A aparição de seres poderosos, alinhadas ao uso de magias igualmente poderosas, e até de maquinários que assombram pela tecnologia demonstrada, fazem o título em questão atrair os amantes de um bom combate em anime...

Por outro lado, a estória mostrada em "MUNTO" é tão rica em detalhes, que infelizmente acabou não sendo tão bem trabalhada como se fazia presumir e merecer. Em se tratando da Kyoto Animation ( e ainda por cima de sua obra particular ), não se fez notar grandes melhoras no trabalho com a estória e nem na apresentação visual do anime, isso em uma comparação direta com a antiga série de OVA's do mesmo...

Na parte sonora, o anime mostra um bom trabalho. O tema de abertura de "MUNTO" ( a música "Anemoi" ) é a grande prova disso.

Se tiver a oportunidade, assista ao anime "MUNTO" que pode fazer você imergir em uma aventura repleta de magia, ação e drama. Anime recomendado!

[ made in NETOIN! ]

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Conheça o "Himitsu"!

Imagem do weblog "Himitsu".

Realmente, o mês de fevereiro tem sido muito positivo para o "NETOIN!". Fazia muito tempo que tantas parcerias não eram formalizadas em um único mês, ainda mais em tão curto espaço de tempo. Mais um blog sobre animação e cultura japonesa está na listagem de parceiros do "NETOIN!".

O nome do novo blog ( na verdade, weblog ) parceiro é "Himitsu", cuja administração pertence à jovem Viviane. Ela conta com dois colaboradores no "Himitsu", sendo eles de nomes Murilo e Edgar.

O enfoque central do novo parceiro do "NETOIN!" é justamente a animação e a cultura japonesa. Entretanto, o weblog em questão também abrange outros assuntos, tais como o universo dos quadrinhos e da música.

Com uma experiência de leitura agradável e dinâmica, o "Himitsu" faz merecer a sua visita.

[ made in NETOIN! ]

Nova parceria: blog "Como e Porque"!

Imagem do blog "Como e Porque".

Mais uma parceria foi formalizada com o "NETOIN!". Tal como já ocorreu em oportunidades passadas, trata-se de um blog novo, datado de janeiro deste ano, e que possui a animação japonesa como alicerce, muito embora seus textos não dizem respeito apenas à este assunto.

O nome deste novo blog parceiro é "Como e Porque". Sua proprietária é uma jovem de nome Aline. Julgando pelo nome do blog, nota-se realmente como se dá ( e se dará ) a ênfase e temática do mesmo...

O "Como e Porque" chama a atenção pela simplicidade em seus textos, que tornam a prática da leitura muito agradável. Os posts referentes à animação japonesa já mostram que a jovem Aline veio realmente com tudo em seu blog, especialmente nos textos que possuem como tema a retrospectiva da última década.

Mais uma parceria muito bem-vinda, sem dúvidas. Caso queira visitar o blog "Como e Porque", basta clicar aqui.

[ made in NETOIN! ]

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Apresentando o "YOpinando..."!

Imagem do blog "YOpinando...".

Com um pouco de atraso, devendo as mais sinceras desculpas para tanto, o "NETOIN!" apresenta mais um blog parceiro, sendo este de propriedade do igualmente blog parceiro "Anime Portfólio".

O nome deste blog é "YOpinando...". Tal blog não se restringe à cultura japonesa como se pode fazer presumir, muito pelo contrário: nele, o jovem Kyon escreve também sobre filmes, pensamentos pessoais sobre a atualidade, enfim, seguindo a mesma linha de raciocínio que este humilde blogueiro e o jovem Nisishima, por exemplo ( contando com um blog apenas sobre animação e cultura japonesa, e outro sobre assuntos diversos ).

Se interessou? Então, não perca mais tempo e visite o "YOpinando...", clicando aqui.

[ made in NETOIN! ]

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Curtas em geral - parte #54: visão pessoal do site "MyAnimeList"...

Imagem do site "MyAnimeList".

O site "MyAnimeList" é o local perfeito para quem gosta de animação japonesa. Mesmo com o idioma padrão sendo o inglês, não há muitos segredos para vasculhar em todas as funcionalidades do site, que pode ser melhor definido como um tipo de "Orkut restrito à otakus" ( pode ser que não chegue à tanto ).

Além de manifestar a sua opinião nos diferentes fóruns ( clubes ) existentes no referido site, existe um interessante sistema de ranqueamento, presente para títulos em animes e mangás, onde tal posicionamento dos diferentes títulos presentes no MAL ( a sigla de "MyAnimeList" ) é definido através da média de notas dos usuários do site, ou então pelo número total de usuários que tenham assistido à tais títulos.

O que se seguirá, à partir de agora, é uma amostra atualizada em 13 de fevereiro de 2010, onde se farão presentes os top'5 de animes por notas, e pelo número total de usuários que tenham assistido à tais animes.

Pelas notas...

Imagem de "Clannad After Story".

Seguirá, abaixo, o último top'5 oficial do MAL referente à média das notas atribuídas para os mais diferentes animes. Note que o título grifado corresponde à um anime que está entre os preferidos deste humilde blogueiro e que, logo na seqüência, aparecerão outros animes de preferência pessoal com suas devidas colocações.

Top'5

Clannad After Story - 9.03
Tengen Toppa Gurren Laggan - 8.96
Rurouni Kenshin: Tsuiokuhen - 8.95
Code Geass - Hangyaku no Lelouch R2 - 8.94
Hajime no Ippo - 8.93

Preferências

37º Kanon2006 - 8.61
65º Ef - A Tale of Memories - 8.50
1377º Onegai Twins - 7.33
2592º Sister Princess - 6.83

Pela popularidade...

Imagem do anime "Detah Note".

O rank existente pelo número de usuários é melhor conhecido como rank de popularidade e, neste caso, o top'5 do MAL é bem diferente do que o mostrado pelas médias de notas do usuários do referido site.

Neste caso, nenhuma das cinco preferências deste humilde blogueiro se faz presente no top. No entanto, esteja convidado à acompanhar logo abaixo quem está presente na parte mais alta da popularidade dentro do MAL.

Top'5

Death Note - 103.517 membros
Bleach - 94.112 membros
Full Metal Alchemist - 89.864 membros
Naruto - 85.866 membros
Code Geass - Hangyaku no Lelouch - 81.673 membros

Preferências

61º Clannad After Story - 61.489 membros
68º Kanon2006 - 33.083 membros
104º Ef - A Tale of Memories - 27.691 membros
207º Onegai Twins - 19.334 membros
1039º Sister Princess - 4.185 membros

Objetivamente

Imagem do anime "Sister Princess".

Como se pode notar, o MAL é aberto à inúmeras possibilidades e linhas de pensamentos sobre a animação japonesa, isso só de mostrar o sistema de rank usado no mesmo...

Interessante notar a diferença existente nos ranks de notas e de popularidade. Uma visão mais ampla pode dar à você uma opinião mais precisa sobre o sistema de ranqueamento usado no MAL, que não é ruim mas que, como de costume, não agrada à todos ( mas nem por isso deixa de ser amplo e interessante ).

E você, visitante? Como estão ranqueados os seus animes preferidos?

[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

Visite o profile deste humilde blogueiro no MAL, clicando aqui.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Curtas em geral - parte #53: animes com aberturas brasileiras!

As Guerreiras Mágicas de Rayearth.

Vários são os animes que já desembarcaram em nosso amado solo brasileiro. E muitos deles deixaram ( ou ainda deixam ) suas lembranças bem vívidas, especialmente para quem se recorda de certos títulos e/ou personagens com muito carinho.

Pode parecer estranho o parágrafo acima, mas esta é a mais pura verdade. Há quem julgue "Yu Yu Hakushô" o melhor anime estilo shounen que já veio o Brasil, ao mesmo passo que há quem julgue para tanto o conhecido título "Saint Seiya", ou então "Dragon Ball". O mesmo ocorre com os títulos do tipo shoujo, onde animes como "Card Captors Sakura" e "Magic Knight Rayearth" realmente encheram os olhos de quem os assistiu...

De qualquer forma, todos estes animes listados acima, além de tantos outros, são possuidores de aberturas nacionais, ou pelo menos de terem os seus temas cantados em português, seguindo ou não o tema japonês original para tanto.

Se seguirão agora vários títulos que, graças à diversos usuários do portal YouTube, possuem as suas versões nacionais disponíveis para aquela saudade ser sanada, sempre que se fizer necessário. No caso, será tratado especificamente os temas de abertura de vários destes títulos.

E dá-lhe YouTube!

Ei! Acorda, Serena!

Para começar, que tal relembrar a abertura original de "Sailor Moon", quando exibida pela extinta Rede Manchete em 1996? Trata-se de algo que transmite muitas saudades, uma vez que na citada época, pelo menos, os animes tinham um tratamento um pouco melhor do que nos dias de hoje...

Em se tratando ainda da Manchete ( e no mesmo ano de exibição da "Sailor Moon" ), tem ainda a abertura do anime "Samurai Troopers" ( que por aqui ficou conhecido como "Samurai Warriors" ). Além deste título, não se pode esquecer das aventuras presentes em "Shurato".

E como se faz possível citar a Manchete e não retroceder à famosa primeira abertura de "Saint Seiya"? Como se isso não bastasse, tem ainda a abertura de "Yu Yu Hakushô"...

Tenchi, está sendo encurralado pela Sasami!?

A década de 90 reservou também outras surpresas, em outro canal televisivo. Mencionando-se o SBT, que presenteou à todos pelos idos de 1994 com o título "Magic Knight Rayearth", um verdadeiro clássico. O que dizer então do título "Dragon Quest" ( por aqui nomeado como "As aventuras de Fly, o pequeno guerreiro" )? E que tal mencionar a primeira abertura de "Dragon Ball"?

Além disso tudo, entre o ano de 1999 e o início do novo século, vários outros títulos despontaram em outros canais, como a Rede Bandeirantes, a Rede Record e a Rede Globo. E realmente, foi uma leva muito interessante de animes. Por exemplo: que tal relembrar a abertura da primeira temporada de "Digimon"? Ou ainda a abertura do anime "Monster Rancher"? Ou a clássica primeira abertura de "Pokémon"?

Esta etapa da postagem conta ainda com a abertura de "Jibaku-kun" ( "Bucky" por estes lados ). Para relembrar um pouco mais a época do programa "Band Kids", tem ainda o anime "El Hazard". E como esquecer de duas temporadas das aventuras de Tenchi e toda a sua turma espacial, sendo estas as séries "Tenchi Universe" e "Tenchi in Tokyo"?

A Dark Magician Girl e o Dark Magician, do anime "Yu-Gi-Oh!".

E no período pós ano 2000, muitos outros animes apareceram no Brasil. Para tanto, que tal rever a abertura do carismático anime "Popolocrois"? Dentre os animes que muitos preferem denominar como "modas passageiras" ( não que esta venha à ser a opinião deste humilde blogueiro ), vale a pena reconferir as aberturas de "Beyblade" e de "Medabots".

Mencionar em boas recordações pode ( e deve ) remeter automaticamente para o anime "Card Captor Sakura", sem o menor medo de errar. Por outro lado, "Slayers" também apareceu bem por aqui. O anime "Power Stone" passou um tanto quanto desapercebido, mas também teve os seus bons momentos.

E, para encerrar esta postagem, vale a pena conferir a abertura da primeira temporada de "Yu-Gi-Oh!", juntamente com a abertura nacional de "One Piece".

Amigo visitante, deixe sua opinião!

[ made in NETOIN! ]

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Um clássico de respeito chamado "Elfen Lied"!

"Nyuu!"...

A maior parte das reviews que apareceram aqui no "NETOIN!" eram sobre animes de drama. Algumas comédias, estórias do tipo nonsense e até títulos com uma chamada mais educativa já passaram por este espaço.

Porém, animes de conteúdo um pouco mais pesado passarão à aparecer neste humilde blog. O primeiro desta nova empreitada vem do antigo projeto "KS", ganhando seu espaço por aqui à partir deste momento.

Esteja convidado à conhecer um pouco sobre o anime "Elfen Lied".

Um grupo chamativo...

Lucy ao chegar à praia: você vê algum espírito assassino nela neste momento!?

Escrever sobre um anime do naipe de "Elfen Lied" requer certo cuidado. O porque para tanto chega à ser simples, uma vez que o título em questão não se trata apenas e unicamente de mortes e sangue ( com direito à esquartejamentos e outras formas de se nocautear alguém em definitivo ): o anime passa certas lições ( tanto sobre valores humanos, como sobre a sociedade atual em si ) que merecem uma atenção mais aguçada por parte de quem o assistir...

Neste anime, tudo que você verá no início é mortes e sangue, para tudo quanto é lado, e de diferentes formas. Isto porque Lucy, uma das mais perigosas Diclonius existentes, conseguiu escapar de seu confinamento, não poupando ninguém em seu caminho. Ninguém exceto um homem chamado Kurama, que aparenta certa preocupação, e que parece dever à Diclonius alguma coisa...

Lucy em seu modo mais arrepiante durante combate...

Após ser abatida, Lucy acaba indo para em uma cidade litorânea, onde é vista por um casal de jovens ( ver a imagem no início do tópico ): ele se chama Kouta, e ela Yuka. Eles são primos e, devido à um certo acontecimento envolvendo seu pai e sua irmã mais nova no passado, o rapaz passou à viver nesta cidade, onde mais tarde a sua prima Yuka passou à residir sob o mesmo teto que ele.

Muito embora sejam estes os principais personagens, o anime não fica apenas ao redor deles. Para dar veracidade ao fato, basta citar a participação da pequena e triste Mayu, que possui uma trama que não chega à ser surreal. Há também uma outra Diclonius, sendo esta fiel ao Kurama, de nome Nana.

E para colocar à prova toda a veracidade do lado cruel da humanidade, temos o agente especial Bandou, um perfeito homicida sedento por matar. Completando a listagem, tem-se ainda o diretor do laboratório de onde a Lucy escapou ( sendo o seu nome Kazukawa ), além da mais poderosa das Diclonius existentes ( a pequena e atormentada Mariko ).

Diclonius?

O início de uma das melhores seqüências do anime é nesta calma atmosfera...

A palavra Diclonius foi citada várias vezes no tópico anterior, propositadamente sem uma explicação o que vem à dizer a mesma. Agora, tal dúvida virá a ser sanada. Diclonius pode ser melhor qualificado como uma espécie de evolução do Homo Sapiens Sapiens, ou seja, do homem moderno.

Nota-se a diferenciação através da coloração de seus cabelos, mais acentuados na cor ruiva e/ou vermelha, e também pela inclusão de dois pequenos chifres, similares à orelhas de gato. Contudo, não se trata apenas de uma mudança visual, como também de força e poder...

Os Diclonius possuem braços quase invisíveis, com certo raio alcance ( geralmente dois metros ) e extremamente afiados, de nome vectores. Aí está a grande cartada desta evolução da humanidade, cujo propósito central está na extinção da humanidade atual. Porém, no laboratório controlado pelo Kazukawa, os sobreviventes desta nova raça são submetidos à inúmeros testes e avaliações, pois existe o interesse no controle total do poder dos Diclonius.

Além de tudo o que já foi mostrado, os Diclonius podem procriar com um humano normal, ou seja, as possibilidades em um ambiente hostil são altas...

Uma estória cheia de desdobramentos...


A pequena Mayu, vítima de violência familiar...

Em "Elfen Lied", você poderá assistir à várias estórias paralelas à saga dos Diclonius que, de uma forma bem interessante, se entrelaçam em vários momentos do anime. Um bom exemplo está na estória da pequena Mayu, que tem problemas familiares muito sérios por parte de seu padastro. Eventualmente ela se vê às voltas com a Lucy normal, e mais além com a própria em combate...

Interessante citar também o como que a Yuka se comporta sobre o Kouta, especialmente quando o rapaz não nota ( típico clichê japonês ) os sentimentos dela com ele. A Yuka é extremamente ciumenta e explosiva, deixando sua mente trabalhar à vontade. O Kouta parece possuir o seu coração já devidamente ocupado...

De alguma forma, o aparecimento da Lucy faz o Kouta ter várias lembranças de sua infância. O rapaz não se conforma com a morte de seu pai e de sua irmãzinha, e a Diclonius parece ser a porta para várias respostas que o jovem Kouta procura...

A Nana após uma severa bateria de testes...

Interessante notar o quanto que a Nana é fiel ao Kurama, e o carinho que ele sente por tal Diclonius é também imenso. Porém, mesmo com tal sentimento, o Kurama não livra a Nana dos experimentos sangrentos do laboratório. Por sua vez, a Nana faz tudo que o seu Papa ( forma com a qual chama o Kurama ) ordena, para que ele fique sempre orgulhoso dela.

O próprio Kurama, aos poucos, vai tendo desentendimentos com o Kazukawa, por não entender e/ou não concordar com a forma de raciocínio do diretor do laboratório. Além disso, o Kurama tem seus motivos para temer o poder da Lucy, uma vez que entre ambos existe uma certa rixa do passado, que envolve palavras e promessas não cumpridas. E nisso vem a Mariko...

Pior que tudo isso é ver o Bandou em ação. Trata-se de um homem sem o menor escrúpulo que, através da Lucy, pode acabar tendo que aprender algo muito importante...

Objetivamente

Kouta e Lucy...

Por tudo que foi aqui visto, "Elfen Lied" é um anime primoroso. Sua estória possui muitas variantes, que acabam se ligando harmoniosamente, mesmo em uma atmosfera mais séria e escura como a deste título...

Certamente, você terá vontade de acabar com seres como o Bandou e o Kazukawa. Eventualmente, poderás se entristecer com a situação da pequena Mayu, ou até divertir-se com as cenas protagonizadas pelo ciúme da Yuka.

Os traços não são nenhum espetáculo de gala, mas estão anos-luz à frente de muito anime por aí. Em se tratando da parte sonora, "Elfen Lied" dá medo em sua abertura, e contempla quem o assiste com uma boa j-pop em seu encerramento. Respectivamente, está sendo aqui tratado da música "Lillium" ( cantada por Kumiko Noma ), e da melodia descontrolada de "Be Your Girl".

Se tiver a oportunidade, não deixe de assistir à este ótimo anime, que prova que títulos antigos se negam à morrer. E neste caso vai além, pois "Elfen Lied" é um clássico. Anime recomendado.

[ made in NETOIN! ]

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Música, risadas e moe: isso é "K-ON!"...

Isso é "K-ON!".

Fazia muito tempo que uma review de anime não aparecia no "NETOIN!". De fato, longos cinco meses ( quase seis ) se passaram. Mas, depois de tão longa espera, mais um título ganha espaço neste humilde blog.

Trata-se de um anime da segunda temporada de 2009, sendo este do gênero slice-of-life ( tal como o são "Lucky Star", "Hidamari Sketch" e "Sketchbook Full Colors", por exemplo ). A música é o tema central. Carisma não falta ao seu grupo de personagens ( com certa exceção ), e o efeito moe se faz presente em alto nível ( um tanto quanto exagerado em alguns momentos ).

Está na hora de conhecer um pouco sobre este anime...

"K-ON!" e suas garotas chamativas...

A Yui, sempre tão, assim...

O título "K-ON!" possui a música como tema central, tal como já foi citado. Contudo, o anime não fica preso totalmente à isso, pois o seu grupo de personagens não permite isso na totalidade, o que nem de longe é um ponto negativo.

A estória do título é básica, e com ela vem a apresentação de suas personagens de destaque. Após sua iniciação no ensino médio, a Hirasawa Yui ainda não havia entrado em nenhum clube. Extremamente desligada, porém dócil e possuidora de um carisma elevado, a Yui se via abalada com tal anseio...

Não muito diferente dela, a Tainaka Ritsu tentava convencer sua amiga Akiyama Mio à ingressar no clube de música da escola. Enquanto a Ritsu é atrevida e um tanto quanto debochada ( daquelas bem espertinhas ), a Mio é mais centrada e quieta em seu canto ( porém muito medrosa ).

A Ritsu em uma de suas investidas...

Ainda tem a jovem Kotobuki Tsugumi, dotada de uma fala leve e suave, e de modos bem refinados, que está a procura de um clube para ingressar. Contudo, a Tsugumi é muito inocente e, por sua família ter uma situação econômica muito estável, a jovem ainda se espanta com certas coisas básicas do dia-a-dia...

Uma das professoras mais conhecidas da escola é a Yamanaka Sawako, possuidora de uma calma invejável no início do anime ( além de ser muito bonita e inteligente ). Mais para frente, surge a pequena, inquieta e kawai Nakano Azusa.

Completando o grupo, temos a irmã mais nova da Yui, que se chama Hirasawa Ui ( que é o oposto de sua onne-chan nos quesitos responsabilidade e inteligência ). E tem também a melhor amiga da Yui, sendo esta a Manabe Nodoka.

Seguindo um rumo musical...

A Yui quando criança. Nem há muita diferença com a sua atualidade...

Como já se faz possível observar, um clube de música acaba se tornando o alicerce central do anime. Partindo do princípio de um iminente encerramento do clube de música leve ( daí o nome do anime, "K-ON!" ) até o seu final, o anime mostra um pouco de cada personagem.

Interessante notar e se vislumbrar com o quanto que são diferentes as irmãs Yui e Ui, e ao mesmo tempo com o quanto que elas se dão bem. Da mesma forma, é sempre bom deliciar-se com as brincadeiras e zoações por parte da Ritsu, que em sua maioria das vezes tem como alvo a Mio. A meiguice da Tsugumi chega à incomodar, mas não mais do que o desempenho pífio da Sawako ( após o início do anime, a professora seguiu ladeira abaixo, literalmente )

O humor inicial e inocente mostrados em "K-ON!" fazem toda a diferença, alinhados ao forte apelo musical ( contando com um tema de abertura interessante, e um encerramento contagiante ), mostrando todas as dificuldades pelas quais este grupo de garotas acaba passando, não apenas para estabelecer o clube, como também para um algo mais...

Azusa, kawai!

O anime "K-ON!" tinha praticamente tudo para ser o top derradeiro do ano de 2009, se não fosse pelos escorregões que acabou cometendo em seu prosseguimento.

Dentre tais escorregões, a participação da Sawako-sensei pode ser considerada a pior de todas, pois a personagem em questão está no anime apenas para upar freneticamente o apelo moe, que não é de todo ruim, mas que foi explorado demasiadamente em "K-ON!". A Azusa acabou tendo uma participação discreta no anime, dado o momento em que a mesma apareceu.

Recorde-se que foi citado anteriormente que o humor foi um fator de grande importância no início de "K-ON!". Infelizmente, até mesmo tal fator acabou perdendo o seu valor no decorrer do anime...

Objetivamente


Da esquerda para a direita: Azusa, Yui, Ritsu, Mio e Tsugumi.

Mesmo com tais pontos contras citados anteriormente, "K-ON!" superou muitas expectativas. Sua trilha sonora, disparadamente o ponto alto do título, sempre esteve nas paradas de sucesso japonesas, e isso se fazia merecer.

Além disso, o grupo de personagens ( dentro do que se fazia apresentar ) possui um fator de carisma muito elevado ( Yui e Mio, por exemplo ). O efeito moe protagonizado pela Sawako-sensei não tirou todo o brilho do simpático grupo de garotas...

E a palavra "simpática" cai e muito bem para a apresentação visual do anime, onde nota-se que a Kyoto Animation resolveu utilizar do mesmo esquema apresentado em "Lucky Star", com traços mais simples e infantis, mas que abusaram acertadamente das cores fortes, trazendo uma beleza satisfatória e recompensadora.

Sendo assim, "K-ON!" é um anime divertido e bem trabalhado, que ainda assim poderia ter saído um pouco melhor. Por tudo isso, esse anime faz por merecer sua recomendação. Se puder, assiste-o e conheça mais de frente a vida da Yui e de suas amigas do clube de música leve.

[ made in NETOIN! ]

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O fim do "Kotatsu Shinbun"...

Imagem do projeto "Kotatsu Shinbun".

Em fevereiro de 2009, entrava no ar a famosa "edição zero" de um novo site/blog sobre animação e cultura japonesa. Tratava-se de um projeto idealizado originalmente em dezembro de 2008, através da mente do jovem Leandro Nisishima ( proprietário dos blogs "Subete Animes" e "Boku no Sonzai" ).

Os convidados para participar de tal projeto foram este humilde blogueiro, o jovem Thiago 3T ( na época à frente do blog "Ganjin Br", e hoje às voltas com os blogs "Sugoi Desu Nee?" e "Hello! Brasil" ), e o jovem Alberto DeCyber ( do blog "The Key of the Broken Hearts" ). Com isso, o projeto "Kotatsu Shinbun" ganhava forma e consciência...

Do início ao fim...

O anime "School Days" foi o primeiro à receber uma review no "KS".

O projeto "Kotatsu Shinbun", carinhosamente apelidado de "KS", iniciou com tudo, na forma mais literal da palavra. Seções variadas com textos chamativos, fatos interessantes, reviews, letras de músicas, curiosidades em geral, e muito mais: assim o "KS" iniciou a sua jornada...

Em suas primeiras edições, o "KS" adotou um sistema de postagem bimestral onde, através de um fórum, os seus quatro membros trocavam idéias sobre postagens e seções de uma edição para a outra.

Aliás, esta era uma das partes mais divertidas e interessantes ao fazer parte do "KS", pois no fórum muita coisa era discutida. Muita idéia nele foi estudada. Haviam inspirações, que partiam tanto dos próprios blogs dos quatro membros da equipe, quanto de outros blogs de inquestionável categoria.

O anime "Elfen Lied" também teve seu espaço no "KS"...

O "KS" foi amadurecendo, adotando novas seções e novos estilos de postagens. Talvez as mudanças tenham sido um pouco rápidas demais, talvez não. O importante à se destacar nisso é que, pouco à pouco, o projeto em questão foi ganhando uma cara de site, em substituição à sua apresentação como blog.

Nas transições entre as edições #3, #4 e o novo formato, o "KS" teve a felicidade de contar com o apoio de novos colaboradores. Este foi o caso do Julian Tuck, um verdadeiro expert na parte musical do projeto. Aliás, os jovens Dennys do blog "Gyabbo!" e Soma do blog "N-Gothic" também apresentaram seus trabalhos no "KS". Na proximidade do final do projeto, o jovem Evilásio do "Anime Portfólio" também apresentou-se como sendo o novo colaborador do "KS".

Os jovens Thiago 3T e Leandro Nisishima assumiram a frente do projeto no último trimestre de 2009, tendo em vista que minha pessoa se fez um tanto quanto ausente ao mesmo ( o número de postagens aqui do "NETOIN!" no referido período foi uma prova disso ), da mesma forma que o jovem DeCyber. Começava a nova e derradeira fase do "KS"...

Desespero? Só em "Sayonara Zetsubou Sensei"...

Muito especulou-se sobre o futuro do "KS" ao iniciar-se este ano de 2010, mesmo com as insensantes tentativas do Thiago 3T, do Nisishima, e dos colaboradores do projeto, em manter o mesmo vivo e atuante. Entretanto, as forças foram até onde deram, e o projeto "KS" acabou fechando oficialmente as suas portas nas proximidades do fim do mês de janeiro.

Os jovens Nisishima e Thiago 3T, estando à frente do "KS", encarregaram-se de notificar os demais membros e colaboradores sobre o fim do projeto. Triste sim, mas talvez necessário...

Porém, algo bem sincero deve ser aqui descrito: participar de tal projeto, que estaria completando oficialmente seu primeiro ano de existência na data de ontem ( 1º de fevereiro ), foi uma experiência das mais prazerosas. Afinal de contas, trata-se de algo que tinha uma boa possibilidade de durar muito tempo pela frente mas que, devido à certas ocorrências ( lê-se: trabalho, estudo, ocupações das mais variadas ), acabou parando...

Objetivamente

Uma esperança...

Pode ser que o "KS" volte à aparecer um dia? Quem sabe. De momento e concreto, o projeto foi finalizado. Entretanto, o mesmo continuará no ar, aberto à visitações e comentários de quem o acessar.

Tal como o jovem Nisishima relatou para os visitantes do "Subete Animes", aqui no "NETOIN!" o direcionamento será parecido. As postagens deste humilde blogueiro presentes no "KS", pouco à pouco aparecerão neste espaço ( talvez com algumas modificações, para enquadrar-se ao padrão do "NETOIN!" ).

Sendo assim, fica aqui uma saudação toda especial às pessoas que participaram com empenho e carinho do projeto "KS". Foi uma experiência maravilhosa e importante, pois muito foi possível aprender com ela. Houveram erros, porém também houveram acertos.

Grato à todos os companheiros de "KS", pela confiança depositada e pelo trabalho sem precedentes demonstrado no projeto em questão.

[ made in NETOIN! ]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Blog sobre animação japonesa - Não copie os textos. Favor entrar em contato com o dono do blog para maiores dúvidas e detalhes. - NETOIN! 2006-2017
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons