Em pauta!

quinta-feira, março 24, 2011

Especial: uma ida ao bairro da Liberdade...

Terminal Rodoviário do Tietê. Mas, e o bairro da Liberdade!?

Sábado, dia 12 de março de 2011. Nesta data, este humilde blogueiro esteve pisando mais uma vez em sua terra natal. A primeira vez ( após longos 22 anos ) havia sido em fevereiro. Na ocasião passada, a pessoa que digita este texto conheceu pessoalmente o Leandro Nisishima e o Qwerty.

Na ida mais atual à capital paulista, este blogueiro teve a companhia do jovem Nisishima para andar um pouco pela cidade. Se na ida passada o passeio foi andar por vários locais situados na Avenida Paulista, desta vez as passadas foram mais largas, literalmente...

Dentre tantos locais, merecem destaque o centro velho da capital paulista, a Praça da Sé e o Anhangabaú. Porém, a grande ida foi ao bairro da Liberdade, lugar este que o humilde blogueiro que vos relata o passeio jamais havia ido antes ( nem quando morou na Grande São Paulo ).

Primeiras impressões no bairro da Liberdade...

Praça da Liberdade.

Se você mora na capital paulista ou região, poderá achar estranha esta postagem. Mas vale ressaltar que está sendo relatado um passeio de alguém que reside em Curitiba ( mais precisamente, na região metropolitana ), e que sempre teve vontade de conhecer este bairro de São Paulo.

É natural imaginar que a câmera fotográfica trabalhou bastante neste dia. Por mais que o clima não quisesse cooperar muito, a ida até a Liberdade foi proveitosa o bastante. E há fortes razões para se pensar assim...

Nas proximidades da Praça da Liberdade...

Levando-se em consideração que o tempo estava ruim naquele sábado à tarde, haviam muitas pessoas circulando pela Liberdade. Em parte eram turistas, tirando fotos de qualquer coisa que achassem interessante ( não fui nem um pouco diferente ). Os habitantes da cidade estavam ali, seja para comer nas barracas, seja para visitar as "n" lojas de artigos orientais...

O trânsito na região não fluía em algumas ruas. O tráfego de pedestres era alto o bastante em áreas específicas. Era visível o corre-corre típico da maior cidade brasileira. Mas em nenhum momento isso abateu a vontade deste blogueiro em andar pelo bairro ( o Nisishima é quem teve o trabalho de ir me mostrando os locais de maior importância ).

E o andar continuou...

No caminho até a Fonomag...

Depois de andarmos por algumas lojas de conveniência ( em uma delas esqueci de comprar café enlatado ), o Nisishima me mostrou alguns locais interessantes da Liberdade. A ida até a Fonomag foi um verdadeiro prato cheio neste caso...

Simplesmente incrível a quantidade e a diversidade de mangás originais à disposição naquela livraria. Dos títulos que interessaram diretamente este blogueiro, destacaram-se "Shakugan no Shana", "School Rumble" e "Hayate no Gotoku!". Mas o passeio não se limitou a isso...

Foto tirada após sair de uma das galerias...

Após receber um alerta do Nisishima, no qual dizia que minha pessoa iria adentrar em um local no qual eu ficaria surpreso, este humilde blogueiro não pensou duas vezes em aceitar a ida até uma galeria de lojas ( algo como um mini-shopping ). Na realidade, meu espanto positivo uniu-se ao negativo em poucos minutos.

A quantidade de trading figures e de action figures era espantosa. Naquele momento este humilde blogueiro gostaria muito de ter mãos uma bela quantia em dinheiro para aproveitar da forma mais adequada possível tal oportunidade.

Ah! Não fique imaginando que em Curitiba não exista lojas para amantes da animação e cultura japonesa ( este blogueiro cita duas: esta e esta ). Mas comparar com o que foi visto em São Paulo chega à ser um tanto quanto injusto.

Ainda pela Liberdade...

Voltando ao tópico. Este humilde blogueiro segurou-se ao máximo que pode para não comprar a figure da Ayeka de "Tenchi Muyo!" e da Fate Testarossa de "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha". Infelizmente, o fato de não tê-las comprado acabou sendo positivo mais tarde ( por questões pessoais ).

Se por um lado ver uma quantidade monstruosa de figures fez este humilde blogueiro pensar nas idas futuras à capital paulista, houve um fator que fez o pensamento mudar de sentido por um tempo.

Esta postagem não tem o intuito de causar raiva e constrangimento em ninguém, muito menos de começar uma guerra. Mas simplesmente não tem como ficar sem citar a grande quantidade de DVD's ( e também Blu-Ray's ) de animes sendo vendidos livremente ( aqueles duramente legendados pelos fansubber's ). É compreensível ( e apenas compreensível ) que há pessoas que só podem contar com a compra deste material para assistir animes, mas até que ponto isto é correto?

Passeio, passeio...

Tirando este ponto citado, o passeio na Liberdade continuou, com mais e mais figures e algumas lojas de conveniência à mais. E não é que este humilde blogueiro acabou se esquecendo de comprar o tal do café?

Uma das barracas na praça forneceram para este blogueiro o presente à ser levado para uma colega de trabalho. Foi legal ver que algumas construções no local mantiveram o aspecto arquitetônico oriental ( este foi o caso de um McDonald's, se não há engano ). Mais interessante ainda foi ver uma agência bancária com caracteres orientais em sua faixada.

Objetivamente

Isso porque o tempo estava ruim...

A ida até o bairro da Liberdade foi a realização de um dos anseios deste blogueiro. O próximo anseio será comprar algo de lá na próxima vez ( e aqui não se faz referência simplesmente ao café ).

Não haviam muitas pessoas vestidas à moda jovem japonesa atual ( mas haviam alguns ). A sensação de ter andado por aquelas ruas e visitado uma parte de seus locais de interesse foi altamente positiva.

Arrependimentos? Na verdade foram dois. Um deles foi não ter comprado nada no bairro oriental. O outro foi não ter tirado fotos mais decentes do lugar. Mas tudo poderá ser devidamente acertado em uma visita futura.

Ficam aqui registrados os agradecimentos ao amigo Nisishima por ter acompanhado ( e aguentado de alguma forma ) este humilde blogueiro na caminhada pela capital paulista ( na próxima, o curry ficará por conta de minha pessoa ).

Amigo visitante, até a próxima.

[ made in NETOIN! ]

Um comentário:

  1. Carlirio

    Essa história do curry vou cobrar, heim? xD

    Brincadeiras a parte foi ótimo esse passeio no sábado. Sempre que vier para SP pode dar um toque.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!