Em pauta!

sábado, maio 28, 2011

Análises em Geral - parte #29: um belo anime chamado "Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai"!

"Ano Hana": um diminutivo elegante para o nome do anime...

Quem visita o "NETOIN!" com alguma freqüência sabe que este humilde blogueiro tem um apreço especial pelos animes de drama. É bem verdade que se trata de um gênero que não atrai à todos, mas este não é um fator de real relevância...

O importante está nos enredos que constituem os animes de drama. Existem os percalços, verdade seja aqui enfatizada. Contudo, tais títulos são providos de grande sentimentalismo, de um grupo de personagens "mais humanos", e de um prosseguimento que tem forte tendência às lágrimas.

Títulos como "Kanon2006", "Clannad", "True Tears", entre tantos outros, servem como modelos do gênero drama. Na atual temporada de animes há um título que tem chamado muito a atenção por questão de seu enredo e do cativante grupo de personagens que participa dele.

Da esquerda para a direita: Yadomi, Tetsudou e Anjou.

O anime de drama da temporada ( e provavelmente do ano ) é "Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai". Um nome bem extenso, fato. Mas o título é também conhecido pelo diminutivo elegante "Ano Hana". Mesmo com um plot que remete à mais pura simplicidade, o anime mostra à todos que, mesmo uma idéia inicial mais simples pode render frutos maravilhosos.

De uma forma bem resumida, o plot do anime baseia-se em uma espécie de conciliação entre antigos amigos de infância. Um certo evento, que ocorreu na época mais inocente na vida de qualquer pessoa, fez com que um grupo de amigos se desmantelasse.

O tempo passou, e com ele normalmente há mudanças. Os antigos amigos mal se falam nos dias atuais ( entenda-se: no tempo do anime ). Cada um seguiu o próprio rumo. Mas uma integrante deste grupo não está mais entre eles...

Por que estás chorando, Menma?

Ao que tudo indica, esta pessoa que está faltando é a chave de toda a trama do anime. Mas, de uma forma convincente, os eventos que têm se seguido em "Ano Hana" ( até o momento ) não se prendem unicamente nesta personagem: há tempo para se conhecer um pouco mais dos demais personagens.

Na visão deste humilde blogueiro, o modo como um anime expõe as facetas de seus personagens é uma das principais formas de identificar se ele terá sucesso ou não ( se não a principal ). E "Ano Hana" tem feito isso com maestria. Não tem como negar que a personagem que falta no grupo é o alicerce da trama, mas o diferencial está exatamente no modo como os demais integrantes do antigo grupo de amigos se recorda dela: cada um tem uma forma especial de se lembrar dela, por razões que se diferem agradavelmente.

Um fator de grande curiosidade é também envolto pela personagem "faltante" do grupo. Ela aparece, vividamente: chora, sorri, come, bebe, dorme, anda, corre. Contudo, apenas uma pessoa a enxerga. Esta pessoa era o líder do antigo grupo e, atualmente, não passa de alguém que procura viver da forma mais isolada possível. Isto é, até a certa pessoa aparecer apenas para ele.

O intuito da realização do sonho desta interessante personagem massacra o "eu" da única pessoa que pode vê-la. E ele tenta, dentro das suas possibilidades, fazer com que este sonho ( até então desconhecido ) seja realizado.

"Nokémon"!

O grupo, ao todo, era de seis jovens. Hoje são cinco que vivem as suas vidas, espalhados e dispersos pela ação do tempo e por suas mentes que, em parte, recusam-se a recordar do passado. Quem falta, que seria a sexta integrante, aparece apenas para um dos cinco presentes na atualidade. Um sonho é uma busca pela felicidade desta interessante pessoa que aparece apenas para um ser. A trama de "Ano Hana", em resumo, pode ser assim descrita.

Não há como desmerecer este anime que, até o momento desta postagem, tem sido um exemplo dentro do gênero drama ( e talvez não apenas dentro deste gênero ). O prosseguimento deste anime vem tendo forte coesão, com ligação direta entre as passagens e flashbacks certeiros.

Nesta postagem, propositadamente não foram incluídos os nomes dos
personagens ( a não ser nas imagens, com alguns nomes ).
E a linguagem está ainda mais subjetiva que de costume.
O porque de tudo isso está no anseio em descrever o título em questão
de uma forma diferente, na tentativa de fazer a sua imaginação fluir...

Se manter a qualidade até o final de sua exibição, "Ano Hana" entrará em um seleto grupo...

[ made in NETOIN! ]

9 comentários:

  1. Muito bom o texto. Gostei de ler e concordo plenamente com vc XD

    ResponderExcluir
  2. Também adoro animes sobre dramas XD AnoHana é pra todos aqueles que adoram uma boa história sobre amizade e romances. Òtima postagem Carlírio.

    ResponderExcluir
  3. Saudações

    *Power Otaku e *Roberta Caroline:

    Na sinceridade, "Ano Hana" tem tudo para ser um dos melhores animes de drama dos últimos anos.

    Julgo até que "Ano Hana" poderá ser o melhor de 2011 e passar "Madoka Magica", mas aí já é papo para uma outra postagem...

    Grato pela visita e pelos comentários de ambos.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Esses Kanon2006, Clannad e True Tears são iguais a esse Ano Hi mita Hana? Eu vi o primeiro episódio e gostei muito, sou nova nisso de assistir animes e ainda não conheço muitos...

    Seu site é legal, gostei dele.

    ResponderExcluir
  5. Saudações


    De fato, Natália. Estes três animes que citei são da mesma linhagem de "Ano Hana". Acredito que não irá se arrepender.

    Fico feliz que tenha gostado do "NETOIN!". Visite-o sempre que quiser, e comente também quando bem querer.

    Grato por sua visita.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  6. Olha deste segmento ele pode até vir a ser o melhor da temporada. Mas em um contexto geral não leva como melhor do ano. E diferentemente das ultimas que poucos animes se salvavam. Essa até tem alguns interessantes. Sobre o Anime em si concordo com tudo que você falou. Os personagens são bem elaborados. Alguns mais cativantes que outros(mas isso é normal para obter o sucesso) e bem aproveitados neste quesito de apresentar cada um, sua personalidade e opiniões sobre os acontecimentos no passado. Fiz esse relato poucos minutos após assistir o episódio 07 e acho que ele precisa de um "algo mais" para entrar na lista de Kanon 2006, Clannad e True Tears.

    @Açougueiro@

    ResponderExcluir
  7. Saudações

    *@Açougueiro@:

    Entendo bem o seu ponto de vista. É bem verdade que o leque de animes de drama com qualidade não se resume aos três títulos que citei, mas "Ano Hana" possui um potencial latente para entrar em tal hall.

    Só espero que o anime realmente mantenha a sua qualidade até o final.

    Grato por seu comentário.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  8. Carlírio

    Citei os 3 porque também acho que esses são os melhores. Mas ainda temos Air TV e varios outros que também são muito bons.

    @Açougueiro@

    ResponderExcluir
  9. Saudações

    *@Açougueiro@:

    Além de "Air TV", tem vários outros que merecem forte menção, como "Byousoku 5 Centimeter" e "Ef".

    Mas para bater "Kanon2006", particularmente, haja chão...

    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!