Em pauta!

sexta-feira, maio 20, 2011

Indicações diversas...

"Air TV".

Geralmente é comum se ter um apreço por um gênero de anime em específico. Torna-se fácil, deste modo, identificar-se com os títulos que sejam de seu gosto pessoal. Não se deve entender isso como uma espécie de "filtro" ou de "doma", mas sim tão pura e simplesmente como questão de opinião.

Isso não impede, de nenhuma maneira, que você venha à assistir animes de outros gêneros. Por mais que se tenha um gênero preferido, existe a necessidade básica de se entreter com as mais diferentes ramificações existentes da animação japonesa.

Contudo, aqui se faz abrir um parênteses de grande importância e bem difundido: as indicações. É provável que você já tenha assistido a pelo menos um anime que lhe tenha sido falado por uma outra pessoa, por uma leitura de texto em algum blog/site/revista, ou até pela aparição de personagem "x" e "y" em um jogo de videogame.

"Karin".

Em resumo: às vezes acaba-se assistindo a algumas obras animadas justamente pelo fator da curiosidade. Por mais que se "torça o nariz" inicialmente para algum título ( que não seja de seu apreço ), acaba ocorrendo um sentimento de satisfação após assisti-lo ( sendo que o efeito contrário pode também aparecer ).

São diferentes as razões. De igual forma, os momentos também são diferentes. Mas assistir a algo que normalmente você não veria ou que, ao menos, nunca tenha apresentado um interesse pode resultar em uma experiência muito positiva.

Este humilde blogueiro não é uma exceção ao que já foi até aqui comentado. De fato, há vários animes que foram vistos graças a alguém ter dito algo à respeito sobre os mesmos ( seja pessoalmente ou via leitura de textos ), ou então por outras razões.

Exemplos!?

"Sayonara Zetsubou Sensei".

O anime "Sayonara Zetsubou Sensei" é um exemplo direto e concreto disto tudo. Ele foi visto por este blogueiro graças à indicação do Thiago3T, ainda na época de início do projeto "Kotatsu Shinbun". O resultado foi muito positivo, pois o título agradou demasiadamente graças ao contexto do mesmo, contando com personagens interessantes e extravagantes nos modos mais diversos possíveis.

Incrivelmente, "Air TV" também entra como exemplo na questão das indicações. Neste caso, porém, quem "indicou" foi um outro anime, sendo este "Kanon 2006". A razão é simples: o segundo título citado acabou sendo tão bem-vindo para este humilde blogueiro ( não à toa está no top pessoal desde então ), que este anime acabou servindo de gatilho para se conhecer outras obras animadas pelo Kyoto Animation e pertencentes à Key Visual Art's.

"Casshern Sins".

O anime "Casshern Sins" foi visto por este blogueiro graças a aparição do personagem que dá nome a série no jogo "Tatsunoko vs Capcom". O anime começou a ser exibido em outubro de 2008, pouco tempo antes do jogo ser oficialmente lançado em terras japonesas. E este anime não deu uma margem se quer para arrependimentos...

A faceta apocalíptica de "Elfen Lied" foi vista graças ao irmão mais novo deste humilde blogueiro. Até então, animes de teor violento ao nível deste eram simplesmente ignorados pela pessoa que digita este texto. Contudo, tal anime se mostrou como uma grata surpresa, tendo um conceito final muito positivo.

"Byousoku 5 Centimeter".

O filme "Byousoku 5 Centimeter" foi visto graças a indicação do jovem Leandro Nisishima. Isto é o que pode ser chamado de "tiro perfeito", pois esta obra de Makoto Shinkai merece ser vista e aplaudida até por quem não gosta de um anime que contenha gêneros como o romance e o drama.

Por sua vez, "Fractale" é um anime que foi visto graças a um texto presente no blog parceiro "Subete Animes"( texto feito por Panina Manina ). Por mais que a postagem parceira tenha dado uma opinião de descontentamento com o anime, foi exatamente isto que acabou servindo de inspiração para este blogueiro assistir a obra em questão. Ou seja, opiniões negativas e/ou positivas também entram no quesito indicação ( mesmo que de uma forma mais indireta ).

Objetivamente

"School Rumble".

As indicações existem com o propósito de fazer com que a curiosidade para se assistir a vários animes ganhe força suficiente para que o ato se consuma. Obviamente, esta não é a única proposta de uma indicação.

Entretanto, não existe aquela obrigação de se assistir aquilo que alguém lhe diz que é bom ou ruim. A análise fica única e restritamente para a pessoa na qual a opinião está sendo dada.

E você? Quais animes já assistiu por conta das razões aqui expostas?

[ made in NETOIN! ]

5 comentários:

  1. Como? Você assistiu Fractale por me ver esbravejando para não assistirem de jeito nenhum?

    O Loco Meo!

    ResponderExcluir
  2. Todos se diverte com os textos da Panina D: D:

    Apesar que descubro muitos animes sozinha, a grande maioria são por indicações. Wolfs Rain e Escaflower são dois animes que jamais eu assistiria se não fosse uma indicação de alguém que eu confio (no caso foi o meu amigo) e estas acabaram se tornando excelentes surpresas, principalmente a primeira que citei. Um outro exemplo é Evangelion, que assisti apenas por pressão do hype enorme e eu não esperava nada daquilo pois sempre odiei mecha. Maaaaaaaaaas, hoje é uma das séries mais queridas pra mim e que faz parte do meu top 5 forever.

    ResponderExcluir
  3. Saudações


    @Panina: seus textos no "SubAni" já conquistaram o meu respeito faz muito tempo.

    Por mais que você tenha escrito para que ninguém assistisse "Fractale", o texto em questão instigou a curiosidade total de minha parte.

    @Roberta Caroline: não são muitos os animes que assisti por indicação. Porém, nesta postagem citei alguns exemplos disso apenas, que podem servir ( talvez ) como "apoio" para quem vier a ler este texto.

    Dos títulos presentes na postagem, "Casshern Sins" é algo que estará em meu top'10 por muito tempo, tamanha a grandeza da obra e o prosseguimento de seu enredo. "Air TV" e "Byousoku 5 Centimeter" me cativaram aos seus próprios modos.

    Grato pelos comentários de vocês.

    ResponderExcluir
  4. Falando nisso... eu meio que conheci Aria e Kanon, e tive vontade de assistir por você e pelo Nisishima.
    Se não tivesse lidos os textos de vocês, no mínimo teria assistido muito depois isso se ainda lembrasse deles.

    ResponderExcluir
  5. Saudações


    Realmente, Panina. Isso que escreveste é um bom exemplo de indicação.

    Acho isso muito legal, e mais interessante ainda. Fico contente em ver que um texto meu ajudou uma pessoa sobre ver um anime ( ainda mais este anime sendo logo "Kanon" ).

    Essa "troca de idéias" é muito válida. Opiniões diferentes possuem o poder de alimentar a curiosidade.

    Para se ter uma idéia: eu nem sequer pensava em assistir "Fractale", e foi justamente o seu texto que me fez querer ver este anime...

    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!