Em pauta!

domingo, junho 26, 2011

Análises em Geral - parte #30: Kyuubei, o maestro de "Puella Magi Madoka Magica"...

Kyuubei: inofensivo...

O universo da animação japonesa está sempre surpreendendo. Um anime, rotulado como interessante, pode terminar de uma forma apática ( ou encerrar de uma forma ainda mais objetiva e empolgante do que se esperava ). Um outro anime pode manter uma constante em suas características e terminar de forma prazerosa. E há ainda o anime que pode iniciar e terminar de uma forma nada satisfatória...

Contudo, os personagens formam os organismos internos de um anime ( partindo da ideia de que a história seja o esqueleto de uma obra animada ). Pensando desta forma, é natural imaginar que há personagens que se tornam facilmente o centro das atenções dos títulos aos quais pertencem.

E sim, este ano mostrou para todos mais um personagem que é, vividamente, o centro das atenções em uma obra animada. Odiado por uns, incompreendido por outros, e adorado por outros tantos. Esse é o Kyuubei, um alien ( da raça dos Incubators ) formador de contratos em "Puella Magi Madoka Magica".

Sobre os Incubators...

Kyuubei: facilmente se destacando na multidão...

Se você não assistiu o anime "Puella Magi Madoka Magica", esteja avisado: é provável que apareçam alguns spoilers da série daqui para frente. O Kyuubei é um ser vindo de outro mundo. Ele possui uma caracterização quase única, onde não há mudanças costumeiras em sua face ( que, querendo ou não, é bem kawai ).

Essa falta de mudança em seu semblante tem uma boa razão para ocorrer, pois os Incubators ( a raça do "fofo" Kyuubei ) não possuem emoções definidas. Em outras palavras, o sentimentalismo no Kyuubei é nulo, ao ponto de ele estranhar a raça humana neste aspecto.

Conta-se que os Incubators viram na Terra um ótimo planeta para armazenar poder, isso graças à fragilidade sentimental que os seres humanos possuem. Em grandes quantidades, o sentimento gerado pode gerar um poder ainda maior, e esse poder ainda maior poderá trazer algumas consequências que, para os Incubators, são irrelevantes ( em prol do futuro de todo o universo ).

Kyuubei: no que estará pensando!?

Desnecessário citar que, de acordo com o descrito no parágrafo mais acima, o Kyuubei passa a ver que as jovens terráqueas são uma grande fonte de poder. É na pré-adolescência ( e adolescência ) que as mentes se abrem mais e que os sentimentos vem à tona. Assim sendo, o Kyuubei faz um pacto com elas onde, em troca de um desejo, elas se tornariam mahou shoujos ( garotas mágicas ) e lutariam contra o mal.

O ponto de desequilíbrio está no fato, mais do que óbvio, de que o Kyuubei não passa para as jovens uma importante informação onde, com o acumulo de sentimentos hostis ou pensamentos negativos, elas se tornariam bruxas. Pior ainda: as bruxas contra as quais elas lutam já foram mahou shoujos um dia. Então é um ciclo aparentemente sem fim...

Além disso, o Kyuubei em dado momento do anime chega à comentar com a Madoka que, atualmente, os seres humanos não estariam vivendo desta forma mais desenvolvida se fosse por eles, os Incubators. Em outras palavras, os Incubators fazem parte da história humana na Terra.

Agora, as notas pessoais...

Kyuubei: sendo ele mesmo...

Por tudo que foi descrito nos parágrafos acima, este humilde blogueiro sente-se no dever de enfatizar a sua opinião final sobre o Kyuubei: por mais que ele não tenha a real intenção de fazer ou de propagar o mal ( ou o mal-estar, dependendo do ponto de vista ), este personagem é um dos mais odiosos para a minha pessoa.

É bem verdade que ele oferece o poder à quem interessar, em troca de um desejo ( qualquer tipo de desejo ) que o "fofo" personagem realmente realiza. Mas se tal situação for analisada de uma forma mais fria, uma pergunta torna-se importante: vale a pena sacrificar a própria vida, por mais que seja ( por exemplo ) em prol de ajudar à alguém, e com isso você selar o fim da própria existência ( indiretamente )?

É uma pergunta abstrata, levando em consideração que a pessoa que formaliza o contrato com o Kyuubei ( passei, de uns tempos para cá, a odiar tal palavra ) não tem conhecimento total de seu destino deste ponto em diante. Mas ainda assim tal questão é importante e, para este blogueiro, a resposta é: não vale a pena.

Cada situação é independente. Assim sendo, há momentos e momentos e os seres humanos, no geral, agem de acordo com "o" momento que está sendo vivido por eles. Parto desta linha de raciocínio para enfatizar que o Kyuubei se aproveita ( e muito bem ) daquilo que as jovens sentem em suas vidas, daquilo que as preocupam mais, de algo que faz com que elas busquem a real felicidade, ou qualquer coisa deste gênero, dentro do momento presente das mesmas.

Não chega à ser uma crueldade isto que o Kyuubei faz, mas está muito próximo do significado de tal palavra...

Objetivamente

Mami: está só de passagem ( literalmente ).

O rostinho bonito do Kyuubei engana muito bem. O mesmo vale para a sua fala, sempre suave. Mas as suas atitudes entregam a sua natureza.

Por tudo que foi aqui descrito, enfatiza-se mais uma vez ( na opinião deste blogueiro ) que o Kyuubei é um personagem odioso, em diversos sentidos. Bom, ele é falso, porém não é mentiroso ( isso serve para o caso de você achar que não vejo nenhum ponto positivo no personagem ).

E você? O que pensa à respeito do Kyuubei? Ou há algum outro personagem do qual você não gosta?

[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

Quer saber mais sobre "Puella Magi Madoka Magica"? Então...
* acesse o JCast #138 com [spoilers free] do anime, clicando aqui. Apenas não concordo com a ligação entre os poodles e os Incubators, no mais tudo ok;
* acesse o "Curtas em geral - parte #92" clicando aqui, e veja o que vários dos blogs parceiros postaram à respeito de "Puella Magi Madoka Magica";
* acesse o blog do Video Quest clicando aqui, e veja a edição do mesmo sobre o anime.

21 comentários:

  1. kyuubei foi o personagem que eu mais gostei em madoka, sempre com o olhar e a fala indiferentes.
    hell, eu até tava na 'torcida' por ele, lá nos últimos epis.

    ResponderExcluir
  2. O Kyuubei vê tudo objetivamente. Ele não sente como os humanos[alíás, ele nem é humano!]. E não tem como sentir raiva de uma bicho que parece de pelúcia xD. Bom, a menos que seja um fansoka de Madoka Mágica...

    Por falar nisso, estou quase terminando de assistir. Falaram tanto que eu acabei pegando para dar uma olhada. A produção da Aniplex dá gosto de ver!

    Mas, aqui e acolá eu acabo desvendando o enredo antes que ele termine...Eu já suspeitava do volta no tempo ^_____^"

    ResponderExcluir
  3. Ah, desculpe pelo "gosto duvidoso". é que você citou Lucy Star como sendo um ótimo animê e Code Geass como "mediano. Não dá pra entender O___o

    ResponderExcluir
  4. Eu não odeio o kyuubei, apesar de que, em vários momentos do anime eu senti vontade de esgana-lo. Ele era um ser racional e desprovido de sentimentos, logo ele apenas agiu segundo o que ele acreditava ser o certo. Tanto que, ele nem teve a maldade de discernir entre pedidos e assim a Madoka pode evitar o auto-sacrifício da Homura e consequentemente a humanidade. Os verdadeiros vilões no anime, na verdade são os personagens humanos. kyuubei é apenas o catalizador.

    ResponderExcluir
  5. Discordo. Peguemos a metáfora das vacas. Se não fosse por nós, seres humanos, as vacas não seriam tão populosas, nem teriam a mordomia que têm hoje, com pastos abundantes, atendimento veterinário, etc. Por todos esses benefícios, só pedimos em troca a sua carne. E para que elas precisariam saber que irão morrer? Isso só as deixaria angustiadas. Além disso, toda essa mordomia é um pagamento mais que suficiente por esse pequeno sacrifício altruístico; sacrifício esse necessário, para que os seres humanos possam se alimentar e continuamos vivendo, e isso não faz de nós pessoas ruins.

    ResponderExcluir
  6. Saudações

    Até agora estou perdendo feio: 2 a 0. Roberta e Feiqueman defenderam, com os seus argumentos, o Kyuubei.

    Mas, Feiqueman, ainda assim discordo de você. Por mais que use do exemplo das vacas, que poderia ser facilmente aplicável à vários outros seres vivos...

    E Su, realmente prefiro Lucky Star a Code Geass. Mas é aquela história do "gosto é gosto" e, neste caso, temos gostos bem distintos por animes ( e isso é bom, concorda? ).

    Gratos à todos pelos comentários.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Saudações


    Correção: está 3 a 0, pois o @reim_qq também gosta do Kyuubei...

    Oh vida...

    Acho que perdi esta com todas as honras...

    (...)

    ResponderExcluir
  8. 4x0 ja que o considero o melhor personagem da trama por essas caracteristicas relatadas acima. Não por ser um animalzinho kawai. E achei odiosa a personagem principal, sem carisma e chorona.

    ResponderExcluir
  9. Saudações

    Até tu, @açougueiro@?
    Aashauhsuausha...

    Acho que a partida já está perdida para mim.
    Será que não marcarei nem o famosos gol de honra?
    Oh dúvida cruel...

    Mas, sobre o que escreveste da Madoka, também a achei chorona demais. Mas nem por isso a odiei, pelo contrário. Passei a gostar mais ainda da personagem depois do final do anime.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  10. Carlírio, não li seu post nem os comentários pois ainda estou no ep. 5....

    Mas vocês estão falando tanto de Madoka Magica que farei uma maratona aqui kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Saudações

    Ok, Kauê.
    No aguardo...

    ResponderExcluir
  12. Kyuubei não é tão objetivo quanto aparenta. Ele não mentiu, mas omitiu o acesso às demais informações essenciais para que as garotas ponderassem se valia ou não a pena trocar suas vidas pelo desejo.

    Ele seria objetivo se tivesse colocado todas as cartas sobre a mesa. Ele só mostra um lado, o real preço a se pagar só é descoberto muito após o contrato.

    Kyuubei não apresenta emoções humanas mas tem uma inteligência interpessoal fora do normal, o que não deixa de ser uma qualidade humana. Ele não é tão diferente de nós...

    Acontece que o motivo dele, e sua deliberada manipulação, se justificariam mesmo se ele tivesse sentimentos, pois a vida de algumas meninas terráquias seria um preço muito pequeno para reverter a entropia que tende a levar o universo, e todas as suas civilizações, ao caos.

    O humano, com todos os seus sentimentos, faz isso. Entrega batalhões inteiros de soldados a morte em nome da vitória final na guerra. E se analisarmos friamente, faz sentido. Claro que é lamentável pensar em pessoas como peão no xadrez, eu pessoalmente não conseguiria, mas racionalmente enxergo o nexo disso tudo.

    ResponderExcluir
  13. Saudações

    Kauê, então devo considerar que sua opinião significa mais um ponto para o Kyuubei ( infelizmente, para mim )?

    O marcador já está elástico...

    Até mais!

    ResponderExcluir
  14. Na verdade eu chutei nas duas traves.
    Kyuubei é sim odioso, mas justificável. Isso que dá o tom emotivo intenso da série, pelo menos pra mim. Te faz simpatizar com um ser desprezível, como em Laranja Mecânica, como em Lolita. São todas obras que me deixaram um sabor agridoce na boca.

    ResponderExcluir
  15. Saudações

    *Kauê:

    Kyuubei odioso: para mim é fato incontestável.
    Kyuubei justificável: terei que ponderar muito sobre isso...

    De fato, Madoka dá margem para muitos entendimentos.
    Às vezes, fico pensando nas "n" possibilidades que o anime lhe fornece.
    A imaginação agradece.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  16. Antes de tudo sou Martec...

    Eu já não gosto do Kyuubei.
    Pode dizer a vontade que ele é racional, no qual, prefere sacrificar um para salvar o universo.
    Mas esse tipo de argumento pra mim não cola. Se não consegue salvar uma pessoa próxima de você como vai conseguir salvar o mundo e o universo. Não faz sentido. Eu sou mais o sentimento da Madoka, tenta salvar ou ajudar tudo que está ao redor, independete se vai ter impacto bem pequena ou grande. Eu não concordo em pensar apenas em salvar o maior número de pessoas

    ResponderExcluir
  17. Saudações


    Martec, obrigado por conceder o primeiro ponto à favor.

    Mas 5x1 ( contra ) não é muito digno...

    Concordo com o que você escreveu, Martec.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  18. Kyubey é um dos personagens mais maquinadores,enganadores,maldtitos e F.D.Ps que eu já vi,só perdendo pra Schneizel de Code Geass,na minha opinião. Mas isso não o torna mau,ele simplismente faz aquilo que ele acha certo,se bem que nem sei se ele tem uma noção de certo e errado, visto que o desgraçado nem tem emoções e considera as mesmas como um transtorno mental. Mas nãoa cho os fatos dele justificáveis, ele é uma praga mesmo, o melhor "mascote" que eu já vi, comendo todos os outros com farina, já que enquanto eles ou ajudam, ou tentam ajudar, ou não fazem nada, ou só fazem algumas piadas periodicamente, ele tá ali pra ferrar todo mundo!!!!

    Gostei mais da Homura e sua falta de expressão, mas o Kyubey realmente merece um merecido destaque!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      O Kyuubei é um personagem odioso para mim, M.N...
      Mas sou [obrigado] à confessar que ele realmente tem uma enorme importância para o anime...

      A presença de Kyuubei é especial...

      Até mais!

      Excluir
  19. Eu ñ odeio ele mais a aparencia dele parece que sim!! Uma personagem ou personagem quem n gosto e a Homura pois nos filmes parece que trai sua melhor amiga a Madoka!! Ai vai algumas coisas que gosto e nao gosto:EU NÃO GOSTEI SINCERAMENTE DO MANHOU SHOUJO (FILME) , POIS ACABOU COM MINHA FELICIDADE DOS OUTROS EPISÓDIOS!! A PRIMEIRA COISA QUE PARTIU MEU CORAÇÃO FOI QUE HOMURA PARECE QUE TRAI SUA AMIGA O MELHOR AMIGA A MADOKA!! A SEGUNDA E QUE NÃO ENTENDI QUASE NADA!! (POIS ODEIO COISAS DE MAGIAS {MAGICAS} TIPO ISSO!!) '-.- TO COM CORAÇÃO PARTIDO! < 3 SE ALGUÉM PODER ME AJUDA COMENTA (BELO LADO BOM!! :DD) SEM MAIS ALINEEEEEE!! :V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Jovem Aline, meu desconforto com o senhor Kyuubei vai além da aparência da criatura, lhe garanto isto...

      Mas, aqui mesmo no site tem uma análise do filme de Madoka. Está no Análises em Geral #73. Acredito que apreciarás a leitura de lá, nobre.

      No mais, sejas bem-vinda para comentar quando bem desejar.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!