Em pauta!

domingo, julho 17, 2011

Análises em Geral - parte #32: a edição brasileira de "K-ON!"...

Yui!? Oi...

Um título que conquistou uma verdadeira legião de fãs quando estreou com a primeira temporada animada em abril'2009. Um título que manteve a base de fãs na segunda temporada em 2010. O mesmo título também ganhou a torcida de nariz por parte de muita gente por aí...

Seja como for, "K-ON!" tem o seu sucesso e respaldo popular pelo mundo afora. Isso sem nenhum exagero. A presença do mangá desta série no Brasil ganha uma importância muito grande. Havia quem questionava a qualidade, havia quem desmerecesse a obra em terras tupiniquins, e também havia quem explodisse de felicidade com a chegada deste mangá em solo brasileiro.

Este humilde blogueiro acredita que seja desnecessário escrever a história desta série ( caso não a conheça, clique aqui e leia a review da primeira temporada da série animada ). O melhor resumo para "K-ON!" está na palavra calmaria, até porque a série é um slice-of-life ( gênero este muito apreciado por este humilde blogueiro ), que conta a história de jovens estudantes do segundo grau que resolvem refazer o clube de música leve da sua escola.

A capa do mangá de "K-ON!".

O título baseia-se em mostrar um pouco do dia-a-dia de tal grupo de estudantes. Há pitadas de humor bem leve em "K-ON!", e no anime os traços ajudaram muito na consagração de suas personagens ( em especial a Nakano Azusa e a Akiyama Mio ), onde a Kyoto Animation abandonou os traços mais sérios mostrados em "Kanon2006" e em "Clannad" para mostrar algo um pouco mais leve e delicado. E deu certo.

O mangá, por sua vez, mostra a mesma sistemática na história. E nem de longe isso entra como um tipo de demérito. A obra publicada é muito bonita de se ver. Se ao acaso você filtrava algum tipo de preocupação quanto a edição brasileira de "K-ON!", fique à par de que a mesma está muito bem feita.

A capa é muito bonita. As primeiras páginas são coloridas ( duas de apresentação e mais seis da história em si ), onde o capricho e o cuidado da Editora NewPOP é colocado à toda prova. A impressão da obra está realmente com uma qualidade elogiável.

Os desenhos também estão muito bonitos. É óbvio que se espera diferenças em uma obra quanto às suas versões em mangá e anime. Mas no caso de "K-ON!", o traço está ótimo.

O mangá de "K-ON!".

Atente que você deverá ler o mangá de "K-ON!" de uma forma um pouco diferente da qual se lê costumeiramente os mangás. Mantém-se o padrão da esquerda para a direita, mas primeiro deve-se ler toda a coluna da esquerda para depois seguir à coluna da direita na mesma página. É uma pequena observação que, para este humilde blogueiro, deu a impressão de estar lendo saudosas tirinhas ( isso é apenas uma observação pessoal que em nada desmerece a obra ).

O preço é uma questão que merece observação. Para este blogueiro, o valor à ser pago por esta obra ( dada a qualidade da mesma ) está de acordo. Entretanto este quesito é muito pessoal, e varia muito de opinião.

Se você é fã de carteirinha das garotas de "K-ON!" ( Mio, Yui, Ritsu e Tsumugi ), então aí está a sua chance de levá-las para casa. Mesmo este humilde blogueiro, que não é um fã da obra em si ( mas gosta da mesma ), está muito contente com a aquisição. Trata-se de uma obra que pode iniciar uma nova tendência nas publicações de mangás no Brasil.

Por tudo que foi aqui descrito, o mangá de "K-ON!" é recomendado!

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site da Editora NewPOP, clicando aqui.

6 comentários:

  1. Então né Carlírio, essa sensação de estar lendo tirinhas é a mais absoluta verdade. Até mesmo porque, o mangá em estilo 4koma, que são um estilo de histórias em tirinhas. O estilo é bem famoso no Japão, mas fico surpreendentemente feliz ao ver a NewPop investindo no estilo aqui. Primeiro foi com Hetalia e agora, Keion. E fiquei com uma puta inveja aqui viu, você já tem o primeiro volume....SNIF

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    Que é isso, Roberta. Calma...
    Eu achava que ia demorar, mas onde comprei o mangá aqui em Curitiba haviam muitas unidades ( parecia que já estavam ali há algum tempo ).

    E foi uma compra honrosa. O mangá é mesmo muito bom.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Carlírio, acho K-n uma obra honesta e comprei o mangá, apesar de ainda não ter lido. Esse é o tipo de moe que não me incomoda e merece seu lugar ao Sol. Atento para dois fatores.

    Será que o mangá consegue agradar o público do anime? Muito da força da empatia das personagens está na dublagem muito bem feita, mudança de expressões etc. Já que conta a mesma história, com o decréscimo desses fatores, será que o formato de tirinhas dá conta do recado? Não sei.

    O outro ponto é a qualidade gráfica do trabalho da NewPOP. Sensacional. Apenas alghuns reais mais caro que aquele lixo em jornal que estraga em poucos anos. Espero que o título seja um sucesso nesse sentido, incentivar a melhoria qualitativa dos materiais. Já que mangá não custa mais 3 ou 4 reais, já que é pra cobrar caro, pelo menos me ofereça algo digno de ser colecionado. Meus JBC dão dó de ver, tudo amarelado, frágil...

    ResponderExcluir
  4. Saudações

    Kauê, procuro confiar no poder que esta obra poderá ter por aqui.

    Tocaste num ponto interessante, que é a animação. Saber se a obra publicada terá o mesmo fervor de sua versão animada é um detalhe que merece observação.

    Quanto ao preço, concordo. Neste quesito, acho muito justo pelo trabalho apresentado em "K-ON!" pela NewPOP.

    Sobre a JBC, tenho vários títulos publicados por ela ( "Magic Knight Rayearth" e "Love Hina" que o diga ). O fator página amarela, infelizmente, não escolhe publicação e/ou editora...

    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu curto a série animada e fiquei empolgado com o lançamento quando descobri que seria pela New Pop (sinonimo de qualidade). Mas não sei se vou acompanhar, já que é uma história de uma banda e até onde eu sei as páginas não tem players ou entrada p2. =P

    []
    http://www.thefreakzone.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Saudações

    Andrei, posso assegurar que fiquei muito esperançoso com a obra publicada aqui no Brasil. E fiquei muito satisfeito com que vi.

    Quanto ao som...
    Bom, tocaste em um tópico de relevância, hehe...

    Grato por seu comentário e visita.


    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!