Em pauta!

quarta-feira, julho 27, 2011

Análises em Geral - parte #33: a nova aposta nacional chama-se "Ação Magazine"!

Imagem da "Ação Magazine".

Sempre que surge uma nova empreitada em âmbito nacional, no que diz respeito à publicação de mangás e/ou quadrinhos feitos em terras tupiniquins, uma certa tensão paira no ar. Tal afirmativa fica presa em uma linha muito tênue, onde os extremos "vai dar certo" e "vai dar errado" possuem "n" fatores que os intercalam ( ou que podem fazê-lo ).

E tal raciocínio, querendo ou não, possuem os seus fundamentos. Em uma época na qual se nota o mercado de mangás já marcado no Brasil, o surgimento de novos materiais nacionais tendem à causar certa estranheza, sempre separados pelos bons e maus momentos, e também divididos entre trabalhos que hoje são lembrados ou que caíram no limbo do esquecimento...

A "Ação Magazine"!

A "Ação Magazine": capas.

Recentemente ( mais precisamente no Festival do Japão, em São Paulo/SP ), houve o pré-lançamento da mais nova empreitada no segmento em questão. O nome, sugestivo, é "Ação Magazine". Nomes como o do Lancaster ( do blog parceiro "Maximum Cosmo" ), do Fábio Sakuda ( do blog "XIL" ) e com uma participação especial do Diogo Prado ( do blog parceiro "MBB Anime Kenkyuukai" ) aparecem na "Ação Magazine".

Trata-se de uma publicação que visa, como público-alvo, os fãs de mangás. A ambientação nacional, bem como a utilização de nomes comuns no Brasil e traços da cultura brasileira trabalham juntos com o fator Japão, incorporado na obra por amostras visíveis em alguns traços e em certos momentos das histórias presentes.

Mas, seria o descrito no parágrafo acima algo como um demérito? Na visão deste humilde blogueiro, não. Na verdade, a situação é bem contrária a tal afirmativa e muito positiva. Aproximar-se daquilo que pode ser definido como um tipo de padrão oriental, estando intimamente ligado à cultura brasileira, pode ser a chave do sucesso.

Detalhe de "Jairo".

A "Ação Magazine" mostra ter tal ideal. Mas agradar à todos é algo sumariamente difícil. De modo que, na primeira edição, a revista demonstra um grande cuidado que é extensivo desde a sua capa e acabamento, até a última página. Deve-se chamar a atenção para alguns pontos que merecem cuidado, como a aparente falta de continuidade em um dos parágrafos do texto sobre a E3 ( uma observação com caráter construtivo, que não visa forçar algum demérito ).

Páginas coloridas se fazem presentes na primeira edição da "Ação Magazine". As páginas são de diferentes materiais entre as histórias e os demais textos. Um herói em desenvolvimento ( "Madenka" ), boxe com pitadas de bullying ( "Jairo" ) e carros à toda ( "Tunado" ) são as premissas iniciais desta nova empreitada nacional. Este humilde blogueiro gostou muito da temática de "Jairo" e, assim que você adquirir o seu exemplar, poderá notar amplamente o porque de tal sentimento.

Há pontos que devem ser trabalhados com mais cuidado, porém nada que tenha interferido na boa experiência de leitura proporcionada pela primeira edição da obra. O preço de capa ajuda bastante, por ser atrativo e dentro de uma base saudável para muitos leitores.

A distribuição nacional ainda irá ocorrer, portanto fique de olho.

Fábio Sakuda em Curitiba/PR...

Fábio Sakuda no Shopping Mueller, em Curitiba/PR.
- 26/07/2011 -

Uma das pessoas que atuam na "Ação Magazine" se fez presente recentemente na capital paranaense. Deixando alguns recados na rede social Twitter, o jovem Fábio Sakuda chamava à quem fosse de Curitiba/PR para, na data de ontem ( 26 de julho de 2011 ), ir até a praça de alimentação do Shopping Mueller e conversar com o próprio sobre a "Ação Magazine". Obviamente, alguns exemplares estavam lá disponíveis para aquisição.

Este humilde blogueiro lá esteve e pode conhecer o jovem Fábio. Tenha em mente, visitante, que a conversa seguiu em um tom muito agradável. O rapaz respondia com muita naturalidade e sinceridade as perguntas que este blogueiro fazia.

Incrível o modo como ele recebeu as críticas feitas pela internet. Uma das postagens presentes na blogosfera que o jovem Fábio fez questão de elogiar foi a presente no "Mais de Oito Mil", onde foi feita uma crítica muito sincera sobre a "Ação Magazine". Na visão do jovem Fábio, as críticas ajudarão muito na evolução da obra, e por isso o texto citado foi por ele muito bem recebido.

De igual forma, alguns questionamentos feitos por este blogueiro sobre a "Ação Magazine" ( sendo lida e folheada no momento da conversa ) foram sendo respondidos prontamente pelo Fábio, com muita sinceridade.

Durante a conversa, o Fábio falou um pouco sobre a ideia e a concepção da "Ação Magazine". Ele falou do verdadeiro "boom" que foi o pré-lançamento durante o Festival do Japão na capital paulista, e fez questão de ressaltar o quanto foi importante a presença dos amigos da blogosfera sobre animação e cultura japonesa no evento em questão.

Outra questão importante levantada durante a conversa foi sobre os talentos em potencial. O Fábio explicou para este humilde blogueiro que cada pessoa deve buscar a sua própria essência ao escrever um texto ( como, por exemplo, em uma postagem de blog ). O conhecimento é realmente um fator de importância mas, segundo o relato do Fábio, a essência ( que pode ser definida como um "eu interior", segundo entendeu este humilde blogueiro ) é algo um pouco além pois ela determina quem é você, além do que é à partir da concepção da dita essência que você poderá ser melhor conhecido.

De fato a conversa foi muito agradável. Este humilde blogueiro pôde saber um pouco sobre o meio editorial ( o básico ), ficou bem interessado no assunto e vai procurar usar daquilo descrito pelo Fábio ( como a essência pessoal ) para aprimorar os textos feitos. À lamentar que ele só ficou um dia em Curitiba/PR, e por isso não pôde conhecer melhor a capital paranaense...

Este humilde blogueiro agradece muito pela oportunidade de ter conhecido o Fábio, à conversa tida com o mesmo, e pela aquisição da "Ação Magazine". Quem sabe a Fest Comix na capital paulista possa ser um evento no qual este blogueiro vá ( se nada acontecer até lá, obviamente ).

E uma nota pessoal: da próxima vez, favor aceitar o lanche, jovem Fábio. Ficar quase um dia inteiro no shopping e não se alimentar não é algo que possa ser enfatizado como saudável, certo!?

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Visite o site da "Ação Magazine", clicando aqui.

Para adquirir a "Ação Magazine", visite os seguintes sites: Comix Book Store e AnimePró.


Sites e blogs recomendados para visitação:
* "Chuva de Nanquim": aqui;
* "Mais de Oito Mil": aqui;
* "JWave": aqui.

3 comentários:

  1. Muito legal essa sua pequena matéria sobre a Ação, carlírio. Melhor ainda o apoio que a revista tem tido, tanto com críticas, quanto elogios.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu post, Neto! E foi muito legal te conhecer! Só tira o jovem, que eu só disfarço, mas já tô beirando os 30, minha juventude ficou no Japão! Hehehe!

    Quando vier a SP, me avise e faremos alguma coisa. Ou quando eu voltar à Curitiba, gostei muito da cidade. E ainda quero sim, importar uma curitibana pra minha vida cinza e sem graça ganhar mais cor! Hehe!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Saudações

    *Roberta:

    Concordo. É um trabalho que dá para apostar bem.
    Notoriamente há pontos de melhora, mas a "Ação Magazine" tem todo um futuro pela frente.

    *Fábio:

    Tu está perto dos trinta, e eu que já passei? Como fico? hehe...
    Eu que agradeço a oportunidade em tê-lo conhecido.

    Queres mesmo levar uma curitibana para São Paulo/SP? Vida cinza e sem graça? hehe...

    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!