Em pauta!

sábado, julho 02, 2011

Curtas em geral - parte #97: de tudo um pouco, literalmente...

Hã... Hora de acordar!!!

Esta edição do "Curtas em geral" tentará ir direto ao ponto ( ou melhor, aos pontos ). Daqui seis meses e meio o blog completará cinco anos de existência, e a quantidade de postagens e de comentários nas mesmas, de janeiro'2011 até o presente momento, só faz este humilde blogueiro pensar em um texto mais do que caprichado na hora das comemorações...

Mas deixando o futurismo um pouco de lado, o momento é de ir ao que realmente interessa. Nesta edição, a 97ª do Curtas ( que iniciou de uma forma tão desprendente em 2008 ), será comentando um pouco sobre a próxima temporada de animes ( verão no Japão ), sobre a vinda do mangá de "K-ON!" para o Brasil e sobre alguns recordes quebrados por este humilde blog.

Então, é a hora dos textos!

Próxima temporada de animes? Então...

Imagem de "Usagi Drop". Uma preferência que se justifica.

Não é da tradição ( ou costume ) deste blog aparecer textos sobre temporadas de animes. Entretanto, em meio à tantas postagens de renome pelos blogs afora, este humilde blogueiro viu a necessidade de comentar um pouco daquilo que espera para a temporada que está para iniciar.

Se há um título que chama a atenção positivamente, este é "Usagi Drop" ( veja o PV dele clicando aqui ). Para um melhor entendimento, trata-se de uma jovem que passa a morar com um rapaz de 30 anos, que vive sozinho. Isso, claro, após o falecimento de seu pai, que era o avô de seu novo tutor...

Como essa garota veio de uma relação "extra" ( por assim dizer ), ninguém quis assumir a responsabilidade de zelar por ela. Sobrou para o rapaz que, sem nenhuma experiência na área, terá de cuidar da pequena garota. Relatos de uma sociedade real, mas que o anime tentará dar um ar de sensibilidade e de humanidade para a mesma.

Contando com uma apresentação visual de grande capricho ( lembra um tanto a de "Honey and Clover" ), e um plot consistente na visão deste blogueiro, "Usagi Drop" passa a carregar consigo a faixa de favorito à destaque na temporada.

Como não ficar satisfeito com uma imagem tão bonita!?

Um outro título que vale menção é "Ikoku Meiro no Croisée" ( veja o PV dele - extremamente kawai - clicando aqui, ou então um PV mais "sério" ao clicar aqui ). Este anime, em especial, cai literalmente no gosto deste humilde blogueiro, no que diz respeito à cenários e personagens bonitinhas ( tal como foi difundido, certa vez, no Twitter ).

Aparentemente, o conhecido moe se fará presente em grande nível no anime. Ao mesmo tempo não parece ser algo que venha abruptamente à tela, como se fosse forçado. Trata-se de algo mais simples e casual, porém simpático e agradável aos olhos.

O plot do anime é bem simples, onde uma jovem japonesa passa à viver em Paris, em algum período presente no século XIX. Contrastes culturais e de modos de vida farão parte do dia-a-dia da simpática nipônica que, para viver em um ambiente tão diferente, terá um pronto auxílio ( aliás, vários ).

Este anime não carrega consigo a mínima intenção de ser o destaque da temporada, mas tem o claro objetivo de ganhar um espaço no coração de quem o assistir. Para este humilde blogueiro, ponto este extremamente positivo.

Mangá de "K-ON!" no Brasil: os fãs em polvorosa...

Os fãs em êxtase de pura alegria e contentamento...

Definitivamente, não era para ser diferente ( e nem deveria ). Amado por muitos e odiado por tantos outros, "K-ON!" será oficialmente publicado no Brasil. A Editora NewPop será a encarregada pela publicação da obra em solo tupiniquim.

A história de "K-ON!" ( caso não a conheça, clique aqui ) faz parte daquilo que se pode julgar como a mais simplória possível. Entretanto, toda esta simplicidade no enredo, alinhada a competência indiscutível da Kyoto Animation ( ou KyoAni se preferir, responsável pela animação de hits como "Kanon2006" e "Clannad" ), fez o anime ser o sucesso que foi ( e que, de alguma forma, ainda é ).

Este blogueiro possui um grande apreço por animes do gênero slice-of-life ( vale citar "Sketchbook Full Color's", "Hidamari Sketch", "Lucky Star" e o mais recente, "A-Channel" ). Ver eles como algo em que nada acontece ou que nada muda não é, nem de longe, a melhor definição para os mesmos. Para este humilde blogueiro, animes assim contam um dia-a-dia que de, alguma forma, pode ser ligado a um dia-a-dia comum de várias pessoas na vida real ( salvo exceções ). O carisma está nas personagens que, na grande maioria, são simpáticas e carismáticas.

Por mais que "K-ON!" não esteja na preferência deste blogueiro ( ao contrário da proprietária de um dos blogs parceiros desta casa, que deve estar universalmente feliz ), o título em si é bom. Caso esteja perguntando se a pessoa que escreve este texto irá comprar este mangá, a resposta é sim. A razão já foi descrita no parágrafo acima...

Recordes batidos! O blog em festa...

As meninas de "Hidamari Sketch" ilustram o texto...

O "NETOIN!" está em festa. O mês de junho'2011 apresentou números simplesmente fantásticos, que este humilde blogueiro quer muito compartilhar com você, amigo visitante.

O primeiro deles é o número de comentários, que simplesmente bateu todo e qualquer número registrado nesta casa anteriormente. Neste caso, as postagens sobre o ISML'2011, sobre o Imin Matsuri'2011 de Curitiba/PR e sobre o Kyuubei ditaram a regra da casa no mês que se passou.

O segundo deles é o número de page views ( visualizações de páginas ), um recorde absoluto. Ao todo, foram 5616 visualizações no último mês, passando o recorde anterior em 441 visualizações ( de abril'2011 ).

E o terceiro deles é o número de visitantes. Em junho'2011 foram 3077 os visitantes desta humilde casa deixando o recorde anterior ( também de abril'2011 ) para trás em 282 visitas.

À rigor são números extremamente modestos, principalmente se forem comparados com vários dos sites e blogs parceiros do "NETOIN!". Mas, para esta casa, são números muito satisfatórios e de grande impacto, o que faz com que este humilde blogueiro tenha, cada vez mais, prazer em aqui escrever para você.

Obrigado à todos, visitantes e blogs parceiros,
pela marca conseguida. E que venham outras!


[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

Quer saber de outras opiniões sobre a próxima temporada de animes? Então...
* no blog "Elfen Lied Brasil": aqui;
* no blog "Gyabbo!": aqui e aqui;
* no blog "Chuva de Nanquim": aqui;
* no blog "Subete Animes": aqui e aqui.

2 comentários:

  1. PArabéns Calírio e ao blog Netoin :)

    Com certeza, em primeiro lugar escrevemos mais por prazer, por ser um hobbie que nos interte e diverte, mas a resposta do público é importante e o que nos motiva a manter uma certa regularidade e qualidade. Netoin é um dos blgos mais antigos da blogosfera animistica e com certeza, fonte de inspiração para muitos que começaram. Inclusive também foi um dos que me inspiraram, juntamente com o Tsundere, Subete e o Gyabbo. Todos, blogs de respeito e que tem o carinho do público otaku e interessado pela cultura oriental.

    A vinda de Keion realmente é algo muito importante, tanto para os fãs, quanto para o mercado. Independente de gosto pessoal a vinda de Keion fortalesse essa minuscula industria, o fortalecimento do formato 4koma e a querida editora NewPOP. Uma editora que torço muito, para que venha se tornar referência em alguns anos, pelo fato de ouvir e estar sempre perto dos consumidores.

    Comentar animes que irá assistir, acho bem interessante. Mesmo que muitos já fazem isso, cada blog tem seu público fiel. Tomara que a produção e adaptação em torno de Usagi Drops seja algo bem próximo mesmo de Honey e Clover, o título merece. Croisée eu realmente espero algo bem descompromissado, mas que seja tão gosto de acompanhar como Gosick. Mesmo com as inevitaveis comparações, só o character designer é o mesmo, as histórias são diferentes, mas que seja bem próximo de Gosick, em termos de entretenimento do BOM.

    É isso, sorry pelo livro que escrevi. Até!

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Roberta,sou muito grato pelo seu "livro".
    As palavras nele contidas não me serão esquecidas tão cedo, fique ciente disso.

    E vem mais por aí...

    Novamente, grato.

    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!