Em pauta!

quarta-feira, setembro 21, 2011

Análises em Geral - parte #36: mais uma temporada irá começar...

O trio de ferro por parte deste humilde blog é este...

Não é do costume do "NETOIN!" apresentar textos centralizados nas temporadas de animes. Isso já ocorreu anteriormente, mas nunca se tornou uma tradição ou presença marcante nesta casa...

Contudo, este humilde blogueiro resolveu correr atrás e mostrar para você, amigo visitante, quais serão as cinco apostas do "NETOIN!" para a última temporada de animes em 2011. Tratam-se dos títulos que levam o selo de confiança total: por suas histórias, seus personagens, suas ambientações, entre outras características.

Se faz necessário lembrar que dados mais técnicos não serão aqui apresentados, de modo que haverá um pequeno guia de links, ao final desta postagem, para que você possa ter acesso à outras abordagens feitas em outros blogs sobre a temporada que está para se iniciar.

Quais são estes animes!?

Imagem de "Un-GO".

Dando início aos trabalhos, há apenas um anime que não é uma continuação direta que está no grupo de recomendações diretas desta casa. Com um plot que era desconhecido até pouco tempo atrás, "Un-GO" chamou a atenção deste blogueiro desde o primeiro instante no qual se ouviu falar deste anime.

O site do anime era muito vago em sua concepção inicial, mas não menos curioso e interessante de se ver. Isto se devia ao fato de certos elementos sumirem aos poucos do cenário à mostra, dando um ar investigativo ao mesmo. Importante mencionar o fato de que eram vários cenários mostrados, que alternavam a cada vez que se entrava no site.

E o dito fator investigativo parece que se fará presente no anime. Sua ambientação será o Japão pós Segunda Guerra Mundial, e uma série de acontecimentos estranhos estão à ocorrer no País. Dois personagens deverão ser os protagonistas da obra, onde um deles é o detetive Yuki.

Dada a premissa e o clima de mistério, "Un-GO" dá as caras como sendo uma grande aposta para a nova temporada de animes. Entre a aposta e o cumprimento dela há um vale à ser passado, mas talvez isto não seja um problema para este título...

Imagem de "Tamayura".

O gênero slice-of-life ( entenda-se melhor como uma história do cotidiano ) é muito apreciado por este humilde blogueiro, e o mesmo não poderia deixar de estar presente entre os ditos destaques para a nova temporada. Ainda mais quando o título proposto possui uma história totalmente calma e tranquila...

Este título é o anime "Tamayura ~hitotose~". A história dele gira em torno da pequena e simpática Sawatari Fu, que é simplesmente obcecada por fotografias. Infelizmente a Fu possui um pequeno problema: ela tem uma certa dificuldade para fazer novas amizades, e acaba se atrapalhando quando vai tentar consolidar uma.

A Fu usa de uma antiga máquina para tirar fotos. Isso é a realização para ela, até porque é um bem deixado pelo seu falecido pai. Os OVA's de "Tamayura" exploraram um pouco isso. E mesmo com um plot que pode ser considerado tão básico, os OVA's em questão são muito agradáveis de se ver.

Destaque também para as outras garotas presentes na obra ( veja aqui no site do anime ), como a Sakurada Maon, que se comunica com as suas amigas por meio de assovios ( bem irritante para alguns, muito kawai para outros ). E menção nobre para o simpático mascote da série, o bichano Momoneko-sama.

Provavelmente o anime deverá dar prosseguimento ao que foi mostrado nos OVA's. Mesmo que siga à partir do ponto zero, "Tamayura ~hitotose~" tem todos os requisitos para ser um destacado título dentro de seu gênero, o que viabiliza uma avaliação positiva do anime.

Imagem de "Ika Musume".

Comédia é algo que sempre vai muito bem, principalmente quando não é forçada ou arbitrariamente escrachada. Então "Shinryaku!? Ika Musume!" acaba sendo uma outra excelente pedida para a temporada que está para se iniciar.

Será uma continuação direta da série predecessora ( que foi ao ar justamente na última temporada de 2010 ), que na época foi comentada aqui no "NETOIN!". Como se trata de uma obra descompromissada, a diversão é garantida.

À título de menção, saiba que neste anime tudo gira em torno de uma personagem que anseia em se vingar da raça humana, devido aos maus tratos que esta tem com as águas dos oceanos. Assim sendo, a Ika-Musume vem à terra firme para colocar seu plano em prática mas, na verdade, isso não ocorre...

Aliás, nem teria como ocorrer. A Ika-Musume passou toda a temporada predecessora aprendendo ( bem na marra ) como vivem os humanos, e se surpreendendo à todo instante com o que via. Certamente esta continuação não deverá ficar distante disso, e assim "Shinryaku!? Ika Musume!" merece forte menção para a nova temporada.

Imagem de "Working!".

Para este humilde blogueiro, o anime que será agora comentado foi uma das gratas surpresas de 2010. E com o advento de sua sequência, tudo fica ainda muito melhor. Prepare-se para mais momentos interessantes com o grupo extremamente diversificado que trabalha no restaurante familiar Wagnaria.

Sim, é a vez de falar sobre "Working'!!". Como já foi mencionado, será uma continuação direta da série predecessora. E nesta sequência o conhecido grupo de personagens dará as caras uma vez mais, para mostrar à todos do que um slice-of-life com pitadas de humor é capaz...

Em certa oportunidade foi aqui comentado sobre as impressões deixadas por este anime ( clique aqui para ver o texto ). Se a ideia original for mantida, a segunda temporada tem tudo para ser tão interessante e tão bem recebida quanto a primeira. Ver novamente a kawai Taneshima Poplar e turma em ação será algo cômico...

Contudo, cabe aqui uma séria ressalva a ser feita: da mesma forma que "Working'!!" pode continuar em seu bom caminho ele também poderá desandar, isso se certos eventos e piadas começarem à se tornar muito repetitivos...

Tirando o aviso do parágrafo acima, "Working'!!" é um anime de grande apreço e que, na temporada anterior, mostrou merecê-lo.

Imagem de "Shakugan no Shana".

Por último, mas nem por isso menos importante ( é bem o contrário ), é a vez de se comentar sobre o que deve estar à espera da Flame Haze mais amada que existe. É o momento de "Shakugan no Shana" e sua fase derradeira: "Shakugan no Shana III Finale".

Neste anime é mostrado como é a briga dos Flame Hazes na busca constante de manter a ordem na Terra, por meio da manutenção saudável do equilíbrio da existência. Isto porque há os Tomogaras que, comandados pelos Guzes, alimentam-se do chamado poder de existência presente nos seres humanos. Cabe aos Flame Hazes ( que são conhecidos taxativamente como ferramentas de caça ) acabar com os Tomogaras para manter o equilíbrio pois, caso contrário, o futuro da Terra seria mais pura anarquia...

E neste contexto está a Shana. Ela passou a primeira temporada buscando aperfeiçoar-se não apenas como guerreira, mas também como uma garota que é. Na segunda temporada, auxiliou o jovem Mistess ( um Torch - humano já morto por um Tomogara - que possui um tesouro dentro de si, no caso, o Reiji Maigo ) Sakai Yuji a controlar melhor os seus poderes. O que está a espera dos dois na terceira temporada?

Como é a temporada derradeira, espera-se que as pontas deixadas ao final da última temporada sejam fechadas. Este humilde blogueiro prevê que, possivelmente, o início desta temporada deverá ser igual ao da segunda ( em ritmo lento e muito cadenciado ). Mas guarda-se uma grande estima por esta série, e espera-se que "Shakugan no Shana II Finale" venha a encerrar o anime como ele merece: com chave de ouro.

Estes foram os destaques do "NETOIN!" para a próxima temporada de animes. Não ache estranho o fato de ter faltado muito anime aqui à ser comentado, pois o real intuito foi apenas comentar sobre as obras à serem indicadas pelo blog.

Mas é muito provável que, o texto do anime no qual esteja à buscar detalhes, esteja em um dos blogs indicados para visitação mais abaixo.

Qual é a sua expectativa, amigo visitante?

[ made in NETOIN ! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Veja outras opiniões sobre a nova temporada nos seguintes blogs:

* Chuva de Nanquim;
* Elfen Lied Brasil;
* Gyabbo!;
* MBB Anime Kenkyuukai;

*
Mithril;
*
Raiburari;

*
Subete Animes ( por Qwerty );

* Tsundere;
* Video Quest ( por Fábio "o Urso" );
* Video Quest ( por Leonardo Kitsune );
* Video Quest ( por Walker Rah ).

6 comentários:

  1. Pra Shakugan no Shana, ZERO.

    Pra UN-Go e Working MUITAS XD

    Ps: Espere e verá Carlírio. a J.C. Staff vai aprontar das suas de novo nessa temporada novo XP

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Realmente você não muda, caro Power...
    Não vou frisar aqui novamente, mas posso dizer que "Shakugan no Shana" é tudo de bom.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Vi o primeiro episódio de Working'!! e tive uma ótima primeira impressão dessa nova temporada, se seguir essa linha, tem potencial para ser tão satisfatório quanto a temporada anterior. Também há Ika Musume que eu achei fantástica a primeira temporada, uma comédia divertidíssima, vamos ver se a segunda consegue manter o nível...

    Quanto ao resto... Bom, eu já estou enjoado de Shakugan, deixei de achar a série interessante na metade da primeira temporada, mas como já assisti tudo até agora (até as OVAs) não posso deixar de ver o desfecho da história, das demais, sem grandes expectativas Un-Go pode ser um FAIL enorme como No. 6 e Fractale ou pode ser um Usagi Drop ou Wandering Son sendo algo "agradável" e Tamayura vou assistir as OVAs para formar uma opinião melhor do que esperar (não espero muita coisa).

    ResponderExcluir
  4. Saudações


    Sabe Aurélio, julgo "Working'!!" e "Shinryaku!? Ika Musume!" como animes muito simples em suas premissas, que podem cumprir com aquilo que se comprometem à trazer, tal como as suas séries predecessoras.

    Quanto à "Shakugan no Shana III Finale", é o meu top da temporada, indiscutivelmente. Prevejo que o início deverá ser tão calmo e "chatinho" como foi o início da temporada predecessora (de out'2007/mar'2008), mas que o resultado final será muito compensador. Só espero não estar errado quanto à isso...

    Tal como frisei no texto, "Un-GO" tem um grande penhasco para atravessar. Espero que chegue à tanto. E "Tamyaura ~hitotose~" é o meu pequeno charme da temporada, aquela ambientação tranquila e calma que tanto gosto de ver.

    Comente sempre que quiser, Aurélio.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da primeira temporada de Ika Musume e estava no aguardo da segunda. Working acho que não tem pique para que a segunda temporada seja tão boa ja que a maioria dos assuntos de seus personagens foram abordados. Shakugan no Shana deve ser tão bom como os anteriores. Sobre as duas novidades citadas, estou com um pé atras com esses animes mais esperados da temporada. Os ultimos não representaram tanto na minha opinião, e acho que Un-Go siga a premissa. E Tamayura se seguir a linha de A-Channel quero distancia.

    ResponderExcluir
  6. Saudações

    No que diz respeito a Un-GO, @Açougueiro@, partilho em tese da mesma forma de pensar que você. Enfatizei isso no texto. Só espero que o anime saiba atravessar o penhasco...

    Quanto à Tamayura ~hitotose~, não tenho dúvidas de que será muito bom. E, muito embora ele seja do mesmo gênero de A-Channel ( slice-of-life ), Tamayura segue em um rumo diferente ( isso à julgar pelos OVA's da série ).



    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!