Tragédia e emoção: Tokyo Magnitude 8.0 tem isso e algo mais... ~ Netoin!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tragédia e emoção: Tokyo Magnitude 8.0 tem isso e algo mais...

Tokyo Magnitude 8.0.

Amigo visitante, seja bem-vindo ao NETOIN!.

Como se faz saber, este blog é mais conhecido no meio pelas suas postagens sobre animes de drama, pelos textos sobre o International Saimoe League e também por possuir reviews de animes cujo conhecido efeito moe aparece em grande parte.

Por si, um anime de drama carrega consigo muito do dito emocional. Tal fator, inerente aos sentimentos humanos, está intimamente ligado não apenas à uma afeição amorosa, como também à eventos que variam desde um acontecimento familiar até uma realidade apocalíptica.

Partindo da premissa descrita no parágrafo acima, o anime que será agora comentado carrega consigo muito drama, alinhado à uma proposta inicial chamativa que culminou com um final esperado, onde nem tudo termina bem.

Caro visitante, esteja convidado à conhecer um pouco sobre o anime Tokyo Magnitude 8.0, que o coloca em xeque com algo onde, dentro de uma realidade possível e com as devidas proporções delimitadas, pode ocorrer um dia.

Carisma dos personagens...

Onozawa Mirai: quieta e muito rabugenta para a sua pouca idade...

A obra Tokyo Magnitude 8.0 foi ao ar no Japão na terceira temporada de animes em 2009. Em sua premissa inicial, está o que poderia ocorrer com a cidade de Tóquio no caso desta sofrer um terremoto de oito graus na Escala Richter. Muito embora o anime já coloca as suas cartas na mesma com tal premissa, o título em si não fica preso, substancialmente, à ela.

Para tanto, o anime apresenta ao seu telespectador uma jovem de nome Onozawa Mirai. Estudante, quieta, fria no seu olhar e extremamente rabugenta ( chegando à chatice ) com o seu comportamento anti-social. Não liga para o que os outros pensam dela mas, no fundo, a Mirai tem uma razão compreensível para se comportar de tal forma...

Ao contrário da Mirai, seu irmão mais novo é bem mais sorridente e sociavelmente ativo. Este é o Onozawa Yuuki, sempre pronto para dar uma risada descontraída e na mais profunda paz com tudo e todos ao seu redor. Para a Mirai, Yuuki tem um comportamento estranho. Para o Yuuki, sua irmã não consegue ver o que de bom a vida tem à oferecer...

Onozawa Yuuki: adora a robótica, mas algo parece estar errado por aqui...

Entre os dois irmãos uma figura feminina aparece em virtude da tragédia. Ela se chama Kusakabe Mari. Trabalhando como entregadora, Mari vê em sua pequena filha um grande e precioso tesouro. Com os acontecimentos em Tóquio, ela se une aos irmãos Onozawa na busca por suas famílias.

Vale aqui a menção para Onozawa Seiji e Onozawa Masami, os pais de Mirai e Yuuki. Ambos trabalham praticamente durante todo o dia, fazendo com que o tempo deles com seus filhos seja muito escasso.

Como já se fez notar, Tokyo Magnitude 8.0 não se limita à mostrar um duro momento para a cidade de Tóquio e seus cidadãos. O anime conta um pouco da história de laços familiares que, com a tragédia, tendem à seguir por dois caminhos óbvios: ao aprendizado e consequente mudança nas ações do dia a dia, ou então ao esquecimento e desespero que se faça infiltrar nas vidas dos envolvidos.

Família e tragédia. Desespero e confiança...

Da esquerda para a direita: Mirai, Mari e Yuuki.

No anime, Mirai é a representação perfeita de uma pessoa chata, esgotada, que não está nem aí para nada. Detalhe: ainda uma adolescente, com toda a sua vida pela frente. Isso já foi ressaltado anteriormente. A questão está no porque da Mirai ser assim...

Por sorte, Tokyo Magnitude 8.0 não tem a intenção de esconder a razão do fato acima descrito. Mirai se faz de forte e durona mas, no fundo, sente uma grande falta do amparo e carinho de seus pais, sempre ocupados e sem tempo hábil para cuidar dela e de seu irmão. Por sinal, o Yuuki parece compreender a situação muito melhor do que sua irmã mais velha, sendo que muito de sua alegria tem aí uma clara razão de existir...

É um dia especial para os Onozawa, pois a Masami está de aniversário. Por conveniência, o Yuuki aproveita a oportunidade na qual está indo ver uma apresentação de robôs, junto da Mirai, para comprar uma lembrança para a sua mãe. Neste dia duas coisas ocorrem...

A primeira das ocorrências está no fato dos jovens irmãos conhecerem, sem querer, a Mari em uma lojinha de lembranças. Ali, Yuuki adquire o item que dará à sua mãe, tão logo chegue em casa. O problema está justamente aí pois, talvez, Yuuki e Mirai não tenham tal oportunidade de fazer a entrega...

Uma visão nada animadora: Tóquio irreconhecível...

Trata-se da segunda ocorrência. No momento em que a Mirai deseja em sua mente que o mundo se acabe, um terremoto de grandes proporções passa à assolar a capital japonesa. Vidros começam à se quebrar gradativamente, pontes balançam assustadoramente e construções partem-se como se fossem feitas de isopor. Realmente, parece até o fim do mundo ( hipoteticamente ).

À partir deste ponto, começa uma peregrinação pela sobrevivência. Por mais que seja uma cidade localizada em um dos Países mais desenvolvidos do globo, um terremoto de oito graus Richter atingiu Tóquio fortemente. As dimensões da tragédia são proporcionais ao sentimento de medo e ao desespero que, de alguma forma, se faz compartilhar entre os habitantes da capital japonesa.

Para Mirai e Yuuki, é o momento mais profundo de reflexão. Graças ao auxílio da calma e ativa Mari, os dois irmãos passam à ter a companhia de que precisam para seguir em frente. Na mente dos três, um pensamento em comum: reencontrar as suas famílias. Mas se faz saber que esta tarefa não será das mais fáceis...

Entendendo o enredo e suas ligações com a realidade...

Destruição.

Em Tokyo Magnitude 8.0, o que se faz passar para você é uma história de ficção. Contudo, trata-se de uma ficção que se baseia em dados reais. O intuito disto é muito simples: fazer com que o anime passe, na essência, aquilo que realmente poderia acontecer com Tóquio e seus habitantes, no caso de um tremor com tamanho poder atingir a cidade.

A localização geográfica do Japão no globo terrestre é imensamente propícia para tal tipo de desastre natural. Além disso, não se deve deixar de lado o fato de que, um terremoto de grande nível sempre deixa algo para acontecer à mais na sequência. Geralmente, desde um grande número de pequenos tremores ocorrendo um atrás do outro, até o surgimento de tsunamis.

O anime, em si, dá ênfase na empreitada pela sobrevivência protagonizada pelo trio Mirai, Yuuki e Mari. Muito embora os três tenham um objetivo em comum ( que está em reencontrar seus familiares ), cada qual demonstra querer atingir tal finalidade ao seu modo.

Pode-se se sentir isso facilmente na Mirai que, mesmo com toda a tragédia ao seu redor, endurece sua pessoa o bastante para não abandonar o seu modo de agir e de ser. Entretanto, o pequeno Yuuki aos poucos sente uma pressão emocional em si, fazendo com que as lágrimas saem dele após algum tempo. Para Mari, está o sentimento de querer saber se sua mãe e sua filha estão ou não em segurança...

Família em prantos: momento de grande comoção do anime...

Há quem diga que um grande acontecimento se faz necessário para unir pessoas. Neste caso, Tokyo Magnitude 8.0 mostra que tal frase tem a sua veracidade em existir. Contudo, o anime mostra em seu decorrer que, em meio ao desespero, o ser humano pode muito bem esquecer qualquer laço mínimo de coletivismo e pensar apenas nele mesmo, principalmente no que diz respeito à salvar a própria pele...

A linha de raciocínio mostrada no parágrafo acima pode ser tão verdadeira quanto falha. Depende unicamente das pessoas e da situação na qual estejam inseridas. Entretanto, acontecimentos que causam impacto possuem, de igual forma, o poder para mudar o modo de ser de uma pessoa.

Partindo deste princípio, torna-se gratificante notar o quanto que a Mirai evolui como pessoa, pouco à pouco, em meio à situação desesperadora que a cerca. Entretanto, certo evento faz com que a jovem entre um estado de alucinação profunda, onde a realidade mistura-se com os seus mais profundos pensamentos. É difícil, para este humilde blogueiro, imaginar a situação na vida real...

Pese o fato de que, em dados momentos, o anime exagere um pouco em querer demonstrar uma possível realidade. Mas é inegável falar da qualidade da obra animada como um todo. Tokyo Magnitude 8.0, ainda assim, pode realmente ser considerado um grande anime de drama em sua conjuntura e história.

Objetivamente

Uma recordação feliz...

O anime tema desta review realmente coloca em xeque as emoções de quem o assistir. Para este humilde blogueiro, em diversos momentos o pensamento sobre o que fazer e como fazer vinha à tona a cada momento de maior tensão emocional do anime.

Felizmente, Tokyo Magnitude 8.0 faz um bom trabalho em sua apresentação visual. O anime possui cenários caprichados e um uso de cores elogiável. Quanto aos personagens, deve-se ressaltar que este blogueiro guarda consigo a impressão de que os mesmos são bem simples em suas concepções, mesmo o trio principal.

Citar a parte acústica do anime é importante. O tema de abertura, "Kimi no Uta" ( cantada pelo grupo Abingdon Boys School ) é uma música possuidora de um arranjo que combina perfeitamente com a ambientação do anime. Os efeitos sonoros são simples e não prejudicam, em nenhum momento, a experiência de se ver o anime.

Em resumo, Tokyo Magnitude 8.0 é um anime que quis mandar uma mensagem. É algo que envolve sentimentos, drama e amizade. Tudo ligado ao tema central, que é uma tragédia natural.

Deste forma, Tokyo Magnitude 8.0 é um anime altamente recomendado. Tendo a oportunidade, assista-o sem hesitar.

Terremoto? Um novo pavor para o Netotin!?

Netotin não consegue se controlar. Isso porque Netotin sentiu um grande pavor com um sonho... Neste sonho, a terra tremia muito e Netotin era jogado de um lado para o outro do seu pequeno quarto: prá lá e prá cá, prá lá e prá cá... Netotin ficou com um grande dor de cabeça no sonho e também depois dele, pois não consegui mais dormir... ~netin'tin!

[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de Tokyo Magnitude 8.0, clicando aqui.

  • 3Blogger
  • Disqus

3 Comentários

  1. Parabéns pela resenha! Anime emocionante. Um dos poucos que me emocionaram nos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  2. Mais um anime drama pra coleção, ein Carlírio.

    Acho que agora entendo realmente aquele seu comentário no twitter, sobre estar chorando ao escrever uma review. É difícil não se emocionar com Tokyo Magnitude 8.0, principalmente depois da excelente construção de personagens que fizeram antes da tragédia. Se alguém procura um anime envolvente, ele acaba se ser muito bem comentado neste post =)

    ResponderExcluir
  3. Esse anime me comoveu completamente, sei que demorei muito para assistir, mas valeu cada segundo de vida.

    :'(

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do NETOIN!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!

comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Blog sobre animação japonesa - Não copie os textos. Favor entrar em contato com o dono do blog para maiores dúvidas e detalhes. - Netoin! 2006-2017
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons