Em pauta!

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Análises em Geral - parte #43: Shakugan no Shana III Final e os seus desafios...

Shakugan no Shana III Final.

A última temporada de animes costuma reservar surpresas. Entre os títulos novos e as continuações de obras já conhecidas, o que se tem é um festival de animes que tenta, de alguma forma, agradar à todos os tipos de gostos. Não é uma frase fria ou rasa: na verdade é apenas a expressão daquilo que, talvez, possa ser considerado como uma verdade.

Alguns animes têm se destacado por méritos próprios, vide a qualidade de suas histórias e/ou de seu visual. Para este humilde blogueiro, Shakugan no Shana III Final é um exemplo de anime que busca emplacar-se entre os melhores da temporada e que, certamente, tem dado sinais cada vez mais crescentes de que conseguirá fazê-lo.

Em sua premissa, a série derradeira das histórias que envolvem a Flame Haze Shana iniciou com uma grande incerteza, oriunda da série predecessora. Isto porque, em Shakugan no Shana II, o que se fez notar foi um anime dividido em duas partes, sendo que a segunda metade do mesmo foi aonde o interesse despertou verdadeiramente.

A Shana, com um semblante não muito ajustável à sua personalidade...

Os episódios exibidos até o momento desta postagem, oito ao todo, deram uma clara dimensão sobre aonde está o alicerce de sustentação da série e, de igual forma, mostraram como deverá ser conduzida a história do anime em sua sequência.

Se o início da série predecessora não foi das mais preferidas entre os fãs de Shakugan no Shana, certamente os primeiros passos da temporada atual foram melhores. Em sua concepção, muitos retornos ao passado ( principalmente por conta de Sakai Yuuji ) serviram para mostrar alguns dos principais pontos de ligação, necessários para a compreensão do que estava por vir.

A Yoshida não consegue se conter, por estar
amando alguém que "deixou de existir"...


No que se refere ao Mistess Sakai Yuuji, nitidamente ele se tornou o alicerce de Shakugan no Shana III Final, ao menos nesta etapa inicial da série. Isto se deve, em muito, ao fato de Yuuji ter aceito um estranho acordo...

Entenda que, nos momentos finais da segunda temporada do anime, Sakai Yuuji aumentou o seu poder drásticamente chegando, inclusive, à poder gerar por si os Fuzetsus e também de batalhar contra os Tomogaras de forma solo. Desnecessário enfatizar que isso aumentou o ego do personagem que, perdido em seus devaneios, quase tornou-se presa fácil da Bel-Masque...

Desta vez, os sentimentos do Mistess estão à clara vista. Com base em suas emoções, Yuuji aceita um pacto no intuito de salvar a pessoa na qual ele mais tem carisma. Com isso, Yuuji some do mundo humano conhecido. Mundo este que tem, em algumas pessoas, aquelas que se recordam dele e que sabem que ele ainda vive, mas de uma outra forma.

O treinamento: Shana prestes a materializar o seu poder de uma forma inédita...

Um grande Rei de Guze, com poderes e dons similares aos de uma divindade, divide agora o mesmo corpo que o Mistess Sakai Yuuji. Possivelmente, parte do tal pacto. Contudo, Yuuji pensa em uma coisa e o Rei de Guze pensa em outra. Ainda assim, parece não haver nenhum conflito entre eles...

Uma batalha se desenvolveu sobre a cidade de Misaki. Como saldo, a Margery Daw não pode mais batalhar. Para piorar, a ambição do Rei de Guze ( alinhada aos anseios de Yuuji ) está prestes à provocar um grande conflito entre os Tomogaras e os Flame Hazes que, possivelmente, deverá decidir o futuro da Terra.

A Shana está impedida de usar seus poderes, estando aprisionada no Serei-den. Na Terra, centros da Outlaw ao redor do globo estão em estado de alerta máximo. Os humanos não fazem a mínima ideia do que está para acontecer. Novos Flame Hazes aparecem, mostrando que os anseios em lutar realmente diferenciam muito de um para o outro. O mesmo vale para os Tomogaras...

Sakai Yuuji comandando os Tomogaras.
A Shana, imponente na cena, só observa...


A grande nota à se fazer de Shakugan no Shana III Final está justamente neste início diferenciado que, certamente, deve ter aborrecido à quem esperava por batalhas frenéticas logo no início da série. Entretanto, são diálogos e apresentações mais do que necessárias e características do anime. Pode soar como sendo chato e entendiante ( tendo em vista, principalmente, outros animes desta temporada ), mas este blogueiro tem a visão de que o anime está no ritmo certo.

Visualmente, esta série é a mais caprichada até o momento de Shakugan no Shana, superando as duas predecessoras. No lado acústico da questão, a obra não tem desagradado, estando em sintonia com a ambientação já conhecida e característica de todo o anime. O tema de abertura merece forte destaque ( "Light My Fire", cantada por Kotoko ).

Uma das grandes questões está em saber como a Shana fará para usar seus poderes de Flame Haze novamente. Além disso, um reencontro com Sakai Yuuji ( que tem sido o dono das dúvidas no anime até aqui ) é quase certo, com uma batalha quase encaminhada. E a guerra na Terra? Terá Outlaw forças para contra-atacar as investidas iniciais sofridas? Quem, na realidade, é esse Rei de Guze tão poderoso? O anime surpreenderá a quem nele não mais acredita? Respostas na sequência de Shakugan no Shana III Final.

[ made in NETOIN! ]

4 comentários:

  1. Mas a pergunta que não quer calar, Carlírio, é: Afinal, por quê os fãs de Shana estão tão silenciosos? Eu sei que a série tem bastantes fãs e estes são apaixonados, mas é raro ver algum comentário a respeito fora os tópicos em fóruns especializados.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com você e acho que Shana III está no ritmo certo.
    Realmente essa temporada foi melhor que as antecessoras, eu gostei muito desse rumo inesperado que o anime tomou , só espero que o final do anime não seja tragico.

    ResponderExcluir
  3. É sim um dos melhores, mas se o ritmo ja estivesse acelerado seria o melhor. Gosto da série e da protagonista, mas estou achando que esta morno demais. Só espero que a hora H seja bem feita, e não seja corrida e com acontecimentos um encima do outro sem dar o sabor das batalhas.

    ResponderExcluir
  4. Saudações


    A Roberta tocou em um ponto importante. Realmente, os fãs da Shana estão bem calados. Não sei desenvolver, ao certo, uma teoria que explique isso na totalidade. Contudo, talvez a grande parte destes fãs quisessem uma ação frenética logo no início do anime...

    Júlio, à bem da verdade, ainda vejo a primeira temporada de Shakugan no Shana como sendo a melhor da série mas, ainda assim, esta terceira temporada já iniciou-se muito melhor que a segunda. Também acho que o ritmo esteja muito bom e meu anseio pelo final disto tudo também promove o desejo de que "nada saia de errado".

    Devo dizer que tenho um temor quanto ao final de sua linha de raciocínio, @Açougueiro@. Entretanto, se partimos do princípio de que o início desta série tem sido de explicações pós explicações, então prefiro crer que tudo acabará bem (sem tropeções no desenrolar da trama).


    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!