01/05/11 - 01/06/11 ~ Netoin!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Curtas em geral - parte #95: perdoe-me, "Clannad"...

Sunohara, você é o ícone eterno de "Clannad"...

Sem a menor sombra de dúvidas, "Clannad" ( e principalmente a seqüência "Clannad After Story" ) são títulos de respeito. E tal respeito tem de ser expandido à níveis quase estratosféricos.

Mas, nada como dar uma passada pelo portal YouTube e ver que, para alguns, é possível fazer sátiras e ter momentos hilários com o anime em questão. Incrivelmente, são trabalhos bem interessantes que deixam no ar aquele cheiro de Nico Nico Douga ( famoso portal de vídeos japonês ).

Mais abaixo, você poderá conferir uma pequena seleção de vídeos de "Clannad" que, de alguma forma, mostram um lado bem diferente do anime...

* I'M MC AKIO! Remix - Akio Furukawa: assista e tire as suas próprias conclusões ( aqui );
* [CLANMAD] - Akio's Sand Canyon - feat. Sunohara: ver este vídeo pode fazer você pensar sobre o porque do Sunohara ser um ícone de "Clannad" ( aqui );
* [CLANMAD] - Fuko's Sand Canyon: o nome é objetivo o bastante ( aqui );
* Oppai Clannad Crazy and Addictive Remix: 840 hits não é para qualquer um aguentar não ( aqui );
* [MAD] Insane Clannad AMV: "insano" é realmente o melhor termo para este vídeo ( aqui );
* Clannad Opai Remix: nem a Ichinose Kotomi foi perdoada, mas ficou muito legal ( aqui );
* [MAD] CLANNAD Caramelldansen: a Kotomi prova que não tem nada de humorista ( aqui ).

Para constar, este blogueiro gostou de todos os vídeos. Muito embora eles tenham semelhanças notáveis um com o outro, no geral demonstram a criatividade de quem os fez.

Mas, tal como o nome desta edição do "Curtas em geral" diz, então este humilde blogueiro tentará ser perdoado desta forma...

* [CLANNAD MAD] Dango Daikazoku ( Fuko version ): um lindo vídeo que resume o arco da Fuko-chan em "Clannad" ( aqui ).

Por alguma razão, este vídeo fez com que uma certa garota passasse por aqui me dando uma estrela do mar entalhada na madeira...

[ made in NETOIN! ]

sábado, 28 de maio de 2011

Análises em Geral - parte #29: um belo anime chamado "Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai"!

"Ano Hana": um diminutivo elegante para o nome do anime...

Quem visita o "NETOIN!" com alguma freqüência sabe que este humilde blogueiro tem um apreço especial pelos animes de drama. É bem verdade que se trata de um gênero que não atrai à todos, mas este não é um fator de real relevância...

O importante está nos enredos que constituem os animes de drama. Existem os percalços, verdade seja aqui enfatizada. Contudo, tais títulos são providos de grande sentimentalismo, de um grupo de personagens "mais humanos", e de um prosseguimento que tem forte tendência às lágrimas.

Títulos como "Kanon2006", "Clannad", "True Tears", entre tantos outros, servem como modelos do gênero drama. Na atual temporada de animes há um título que tem chamado muito a atenção por questão de seu enredo e do cativante grupo de personagens que participa dele.

Da esquerda para a direita: Yadomi, Tetsudou e Anjou.

O anime de drama da temporada ( e provavelmente do ano ) é "Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai". Um nome bem extenso, fato. Mas o título é também conhecido pelo diminutivo elegante "Ano Hana". Mesmo com um plot que remete à mais pura simplicidade, o anime mostra à todos que, mesmo uma idéia inicial mais simples pode render frutos maravilhosos.

De uma forma bem resumida, o plot do anime baseia-se em uma espécie de conciliação entre antigos amigos de infância. Um certo evento, que ocorreu na época mais inocente na vida de qualquer pessoa, fez com que um grupo de amigos se desmantelasse.

O tempo passou, e com ele normalmente há mudanças. Os antigos amigos mal se falam nos dias atuais ( entenda-se: no tempo do anime ). Cada um seguiu o próprio rumo. Mas uma integrante deste grupo não está mais entre eles...

Por que estás chorando, Menma?

Ao que tudo indica, esta pessoa que está faltando é a chave de toda a trama do anime. Mas, de uma forma convincente, os eventos que têm se seguido em "Ano Hana" ( até o momento ) não se prendem unicamente nesta personagem: há tempo para se conhecer um pouco mais dos demais personagens.

Na visão deste humilde blogueiro, o modo como um anime expõe as facetas de seus personagens é uma das principais formas de identificar se ele terá sucesso ou não ( se não a principal ). E "Ano Hana" tem feito isso com maestria. Não tem como negar que a personagem que falta no grupo é o alicerce da trama, mas o diferencial está exatamente no modo como os demais integrantes do antigo grupo de amigos se recorda dela: cada um tem uma forma especial de se lembrar dela, por razões que se diferem agradavelmente.

Um fator de grande curiosidade é também envolto pela personagem "faltante" do grupo. Ela aparece, vividamente: chora, sorri, come, bebe, dorme, anda, corre. Contudo, apenas uma pessoa a enxerga. Esta pessoa era o líder do antigo grupo e, atualmente, não passa de alguém que procura viver da forma mais isolada possível. Isto é, até a certa pessoa aparecer apenas para ele.

O intuito da realização do sonho desta interessante personagem massacra o "eu" da única pessoa que pode vê-la. E ele tenta, dentro das suas possibilidades, fazer com que este sonho ( até então desconhecido ) seja realizado.

"Nokémon"!

O grupo, ao todo, era de seis jovens. Hoje são cinco que vivem as suas vidas, espalhados e dispersos pela ação do tempo e por suas mentes que, em parte, recusam-se a recordar do passado. Quem falta, que seria a sexta integrante, aparece apenas para um dos cinco presentes na atualidade. Um sonho é uma busca pela felicidade desta interessante pessoa que aparece apenas para um ser. A trama de "Ano Hana", em resumo, pode ser assim descrita.

Não há como desmerecer este anime que, até o momento desta postagem, tem sido um exemplo dentro do gênero drama ( e talvez não apenas dentro deste gênero ). O prosseguimento deste anime vem tendo forte coesão, com ligação direta entre as passagens e flashbacks certeiros.

Nesta postagem, propositadamente não foram incluídos os nomes dos
personagens ( a não ser nas imagens, com alguns nomes ).
E a linguagem está ainda mais subjetiva que de costume.
O porque de tudo isso está no anseio em descrever o título em questão
de uma forma diferente, na tentativa de fazer a sua imaginação fluir...

Se manter a qualidade até o final de sua exibição, "Ano Hana" entrará em um seleto grupo...

[ made in NETOIN! ]

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ISML'2011: no colar Topázio há 22 líderes!

A Tachibana Kanade, na ponta entre as 22 líderes do colar Topázio até aqui...

A disputa pelo colar Topázio está cada vez mais acirrada. E existe uma razão toda especial para que tal afirmativa tenha ainda mais poder de veracidade: ao todo, tem-se vinte e duas personagens na liderança. Isso mesmo. Esse é o número de participantes que possuem ( teoricamente ) as mesmas chances de levarem o colar Topázio para as suas casas...

Além disso, o número de personagens que dividem a última posição também assusta, pois são dezesseis delas que ainda não conheceram a vitória. Para piorar um pouco, entre estas dezesseis participantes estão as quatro que não venceram uma disputa se quer desde o início das Regulares do ISML'2011...

Analisando à fundo os resultados da quarta rodada do atual colar em disputa, o que se pode notar é que poderá haver uma vitoriosa inesperada muito em breve. Alguns duelos realmente chamaram a atenção.

A Tachibana Kanade foi a responsável por uma das vitórias mais elásticas da quarta rodada do colar Topázio. Ela acabou sendo a algoz da Fate Testarossa (5935 a 2478 ). Por um lado, este humilde blogueiro ficou muito feliz, mas por outro veio o momento tristeza no maior teor. De certa forma, chateia ver a Fate fazer tão pífia campanha...

A vitória mais expressiva pertenceu a Shana frente a Laura Bodewig ( 5989 a 2424 ), o que deixa a Flame Haze como uma das quatro invictas no ISML'2011 até o momento ( as outras três são: Tachibana Kanade, Nagato Yuki e Misaka Mikoto ).

No que se trata da estudante nível cinco da Cidade-Escola, não houve problema algum para a Misaka ante a Louise Vallière ( 5536 a 2780 ). A Nagato Yuki também não viu dificuldades na disputa contra a Index ( 5502 a 2905 ). Em um conhecido clássico do ISML, a Aisaka Taiga não teve piedade da Fujibayashi Kyou ( 5159 a 3214 ).

O top'32 da Fase Regular após a quarta rodada do colar Topázio.

A imagem acima mostra que, desde a última postagem sobre o ISML, não houveram mudanças entre a 17ª e a 32ª colocadas. Entretanto, algumas trocas de posições se fizeram presentes no movimentado bloco compreendido entre a 1ª e a 16ª colocadas.

Se, ao acaso, você está sentindo falta de disputas um pouco mais eletrizantes, então é melhor se preparar pois a quinta rodada lhe fornecerá interessantes duelos para se apreciar. Como há vinte e duas personagens invictas, é mais do que natural que nesta rodada várias delas percam a invencibilidade. Além disso, certas disputas pelo topo marcarão forte presença...

Um dos duelos mais interessantes será, sem dúvidas, o embate entre a Tachibana Kanade e a Akiyama Mio, que especificamente não apenas mostrará quem continuará na disputa direta pelo colar Topázio, como principalmente "quem ficará na frente de quem" na classificação geral das Regulares.

A Senjougahara Hitagi ( "Bakemonogatari" ) tentará mostrar sua força contra a Kuroneko ( "Ore no Imouto" ). Em um outro duelo de peso, a Nagato Yuki estará frente a frente com a Misaka Mikoto, sendo que este duelo em específico fará com que o ISML'2011 perca uma de suas quatro personagens invictas. A Shana terá um verdadeiro teste de fogo ante a Eucliwood Hellscythe. E a Suzumiya Haruhi tentará provar que voltou com tudo neste ISML contra a Kousaka Kirino.

Você torce por uma destas personagens? Então faça a sua parte, acessando site do ISML e votando na sua personagem favorita.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial do International Saimoe League, clicando aqui.

domingo, 22 de maio de 2011

Curtas em geral - parte #94: blogs e postagens de respeito...

Hora da novidade: a Sawagachi, de "Kage Kara Mamoru!", é top neste quesito.

De tempos em tempos, é sempre bom ( e válido ) dar uma passada pela blogosfera e ficar o mais atualizado com as novidades no mundo que vos cerca, certo!? O objetivo desta edição do "Curtas em geral" é justamente esse...

Haverá apenas um conceito um pouco diferente desta vez. Os blogs/sites parceiros costumam ter a vez quando o assunto é indicação de postagem. Neste texto você encontrará dicas de visitação não apenas dos parceiros do "NETOIN!", como também de outros blogs/sites que, mesmo não sendo parceiros oficiais deste humilde blog, contam com temáticas de interesse e postagens de valor.

Dada a introdução desta edição do "Curtas em geral", você agora receberá algumas dicas de visitação por parte deste humilde blogueiro.

Veja as indicações para não entrar em desespero...

O blog parceiro "nbm² - Nothing but Malice and Misery" apresenta para quem visitá-lo uma interessante análise do anime "Puella Magi Madoka Magica". Tal análise é dividida em duas partes distintas, onde primeiro você poderá ter um conceito mais básico sobre algumas denominações, e depois você poderá ler a análise mais crítica e certeira do anime na visão do jovem Raphael Soma ( dono do blog parceiro em questão ). A primeira parte pode ser lida ao clicar aqui, e a segunda parte pode ser aqui acessada.

Gosta de vlogs? Em caso de resposta afirmativa, há duas dicas que podem ser aqui mencionadas. A primeira delas vem diretamente do blog parceiro "MBB Anime Kenkyuukai", que faz algum tempo que anda fazendo gravações de seu mais novo projeto, batizado de "Anikenkai TV". O jovem DidCart costuma conduzir ao vivo a transmissão ( em datas anunciadas no seu Twitter pessoal ), e depois disponibiliza as gravações para serem assistidas mais tarde. Uma ótima idéia, que você também poderá analisar ( clique aqui para ver o vídeo #1, e acesse aqui o vídeo #2 ).

A segunda dica de vlog não é de um blog parceiro, mas por parte deste humilde blogueiro já merece total atenção, dada qualidade deste vlog. Trata-se do "Video Quest", um modo diferente de se falar sobre animação e/ou cultura japonesa, com opiniões regadas ao bom humor e pitadas de seriedade nas palavras. Trabalho de dois rapazes que atendem por Leonardo "Kitsune" e Fabio "Urso". O "Video Quest" possui um blog próprio e um canal no YouTube, ambos prontos para a sua visitação e avaliação.

A turma de "Kage Kara Mamoru!" reunida...
Estarão também atrás de indicações de blogs para visitar!?

Se você gosta de entrevistas, então o blog "Mais de Oito Mil" poderá lhe saciar esta vontade. Em sua seção chamada "Mais de Oito Mil Interview", a jovem Mara entrevistou Gabrielle Valério, uma conhecida cosplayer brasileira. Trata-se de uma entrevista bem conduzida, onde a Gabrielle respondeu com propriedade às perguntas da Mara. É um verdadeiro tiro certeiro para a cultura cosplayer nacional. Não é de um blog parceiro desta humilde casa, mas vale muito a visita. Veja a entrevista clicando aqui.

E, para encerrar esta edição do "Curtas em geral", o blog parceiro "YOpinando..." continua com a sua empreitada semanal de podcasts ( chamado de "YOpinando Shinbun" ). A última edição, de número #6, foi ao ar na última semana. Várias notícias sobre a animação japonesa foram comentadas no podcast em questão. Além disso, notícias referentes aos mangás, televisão, programas e afins também ganharam espaço. Acesse aqui o blog parceiro e curta você também o seu podcast.

Você também tem dicas de blogs ou de postagens em especial
que poderiam ser apresentadas aqui no "NETOIN!"?
Escreva-as nos comentários deste "Curtas em geral".

[ made in NETOIN! ]

sábado, 21 de maio de 2011

ISML'2011: situação após duas rodadas do colar Topázio...

A Senjougahara Hitagi, de "Bakemonogatari".

A edição 2011 do International Saimoe League está, pouco à pouco, mostrando quem realmente brigará pelas primeiras posições desta temporada. Das cinqüenta participantes na Fase Regular, apenas quatro estão invictas. Além disso, há seis personagens que ainda não sentiram o gosto da vitória.

No que se trata unicamente das disputas pelo colar Topázio, duas rodadas para um total de sete já foram realizadas. Ao todo, vinte e duas concorrentes seguem no topo, diferenciando-se apenas nos critérios de desempate.

De momento, a líder ( dados os critérios de desempate ) é a Senjougahara Hitagi. O universo de "Bakemonogatari" segue sendo bem representado, tanto pela líder de momento no colar Topázio como também pela Sengoku Nadeko, que é a 18ª colocada ( muito embora também tenha vencido nas duas primeiras rodadas ).

O resultado mais apertado da segunda rodada foi registrado na derrota da Izumi Konata ante a Holo, onde a diferença foi de 164 votos à favor da representante do anime "Spice and Wolf". O placar mais elástico pode ser constatado na vitória da Tachibana Kanade sobre a Aragaki Ayase, pois uma diferença de 3727 votos é digna de menção.

O top'32, após o início do colar Topázio.
Site do ISML ( divulgação ).

A classificação geral, que determinará as dezesseis qualificadas para a Fase Final ( que será disputada nos últimos meses deste ano ), começa a ganhar as suas reais dimensões, sobre quem realmente brigará por uma vaga, e quem ficará ( no máximo ) na área intermediária deste ISML.

O top'32 mostrado na imagem acima dá um ótimo panorama da situação atual do ISML'2011. Embora ainda seja cedo para lançar os nomes de quem deverá estar no top'16, a idéia mais próxima sobre o que deverá acontecer está nas quatro primeiras colocadas. Difícil imaginar a Fase Final do ISML'2011 sem uma das quatro personagens invictas ( até o momento ) presentes.

Da mesma forma, o potencial das demais participantes não pode ser descartado. As participantes que ocupam as posições que se iniciam na Akiyama Mio e encerram na Charlotte Dunois ( incluindo as próprias ) possuem chances elevadas de integrarem o top'16 deste ano. Da Charlotte até a 32ª colocada, indefinições. Mas está tudo tão saudável, que mesmo estas vinte e uma personagens podem aspirar uma vaga na Fase Final do ISML'2011.

A terceira rodada do colar Topázio terá início amanhã ( domingo, 22 de maio ). Não esqueça de acessar o site do ISML e votar nas personagens que você julgue como merecedoras...

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site o International Saimoe League, clicando aqui.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Indicações diversas...

"Air TV".

Geralmente é comum se ter um apreço por um gênero de anime em específico. Torna-se fácil, deste modo, identificar-se com os títulos que sejam de seu gosto pessoal. Não se deve entender isso como uma espécie de "filtro" ou de "doma", mas sim tão pura e simplesmente como questão de opinião.

Isso não impede, de nenhuma maneira, que você venha à assistir animes de outros gêneros. Por mais que se tenha um gênero preferido, existe a necessidade básica de se entreter com as mais diferentes ramificações existentes da animação japonesa.

Contudo, aqui se faz abrir um parênteses de grande importância e bem difundido: as indicações. É provável que você já tenha assistido a pelo menos um anime que lhe tenha sido falado por uma outra pessoa, por uma leitura de texto em algum blog/site/revista, ou até pela aparição de personagem "x" e "y" em um jogo de videogame.

"Karin".

Em resumo: às vezes acaba-se assistindo a algumas obras animadas justamente pelo fator da curiosidade. Por mais que se "torça o nariz" inicialmente para algum título ( que não seja de seu apreço ), acaba ocorrendo um sentimento de satisfação após assisti-lo ( sendo que o efeito contrário pode também aparecer ).

São diferentes as razões. De igual forma, os momentos também são diferentes. Mas assistir a algo que normalmente você não veria ou que, ao menos, nunca tenha apresentado um interesse pode resultar em uma experiência muito positiva.

Este humilde blogueiro não é uma exceção ao que já foi até aqui comentado. De fato, há vários animes que foram vistos graças a alguém ter dito algo à respeito sobre os mesmos ( seja pessoalmente ou via leitura de textos ), ou então por outras razões.

Exemplos!?

"Sayonara Zetsubou Sensei".

O anime "Sayonara Zetsubou Sensei" é um exemplo direto e concreto disto tudo. Ele foi visto por este blogueiro graças à indicação do Thiago3T, ainda na época de início do projeto "Kotatsu Shinbun". O resultado foi muito positivo, pois o título agradou demasiadamente graças ao contexto do mesmo, contando com personagens interessantes e extravagantes nos modos mais diversos possíveis.

Incrivelmente, "Air TV" também entra como exemplo na questão das indicações. Neste caso, porém, quem "indicou" foi um outro anime, sendo este "Kanon 2006". A razão é simples: o segundo título citado acabou sendo tão bem-vindo para este humilde blogueiro ( não à toa está no top pessoal desde então ), que este anime acabou servindo de gatilho para se conhecer outras obras animadas pelo Kyoto Animation e pertencentes à Key Visual Art's.

"Casshern Sins".

O anime "Casshern Sins" foi visto por este blogueiro graças a aparição do personagem que dá nome a série no jogo "Tatsunoko vs Capcom". O anime começou a ser exibido em outubro de 2008, pouco tempo antes do jogo ser oficialmente lançado em terras japonesas. E este anime não deu uma margem se quer para arrependimentos...

A faceta apocalíptica de "Elfen Lied" foi vista graças ao irmão mais novo deste humilde blogueiro. Até então, animes de teor violento ao nível deste eram simplesmente ignorados pela pessoa que digita este texto. Contudo, tal anime se mostrou como uma grata surpresa, tendo um conceito final muito positivo.

"Byousoku 5 Centimeter".

O filme "Byousoku 5 Centimeter" foi visto graças a indicação do jovem Leandro Nisishima. Isto é o que pode ser chamado de "tiro perfeito", pois esta obra de Makoto Shinkai merece ser vista e aplaudida até por quem não gosta de um anime que contenha gêneros como o romance e o drama.

Por sua vez, "Fractale" é um anime que foi visto graças a um texto presente no blog parceiro "Subete Animes"( texto feito por Panina Manina ). Por mais que a postagem parceira tenha dado uma opinião de descontentamento com o anime, foi exatamente isto que acabou servindo de inspiração para este blogueiro assistir a obra em questão. Ou seja, opiniões negativas e/ou positivas também entram no quesito indicação ( mesmo que de uma forma mais indireta ).

Objetivamente

"School Rumble".

As indicações existem com o propósito de fazer com que a curiosidade para se assistir a vários animes ganhe força suficiente para que o ato se consuma. Obviamente, esta não é a única proposta de uma indicação.

Entretanto, não existe aquela obrigação de se assistir aquilo que alguém lhe diz que é bom ou ruim. A análise fica única e restritamente para a pessoa na qual a opinião está sendo dada.

E você? Quais animes já assistiu por conta das razões aqui expostas?

[ made in NETOIN! ]

terça-feira, 17 de maio de 2011

Conheça o blog "Buteco Shonen"!

Imagem do blog "Buteco Shonen". ( divulgação )

Sempre que uma nova parceria é feita, o "NETOIN!" faz questão de apresentar a mesma com muita satisfação para você, amigo visitante deste humilde blog.

Um blog novo na área é a parceria da vez a ser apresentada. E novo mesmo, tem um pouco mais de um mês de existência. Conteúdo, o pouco período no ar já provou para o que o novo parceiro desta humilde casa na internet veio...

O nome do blog é "Buteco Shonen". O mesmo é administrado por um jovem que atende por "Mutenroshi" no Twitter. O slogan do blog bate de frente com a sua realidade: "um papo descontraído sobre a cultura pop japonesa".

De fato, as postagens que se fazem presentes no "Buteco Shonen" em nenhum instante contrariam o slogan do mesmo. Elas são diretas ao ponto, com uma linguagem calma e coloquial, sem rodeios. A experiência de leitura proporcionada no blog é muito boa, e um exemplo disto está no texto sobre adaptação de animes para mangás ( clique aqui para acessá-lo ).

Detentor de uma apresentação visual limpa e agradável, com textos objetivos e diretos, e sendo novo na blogosfera brasileira sobre cultura japonesa, o "Buteco Shonen" já merece atenção.

Para comprovar, faça uma visita ao blog em questão!

[ made in NETOIN! ]

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Curtas em geral - parte #93: mais um aniversário...

Festa! Made in "Kanon 2006"...

Em 2010, o "Curtas em geral - parte #62" foi dedicado à um evento no qual jamais se planejaria fazer uma postagem. Eis que este humilde blogueiro repete a dose este ano...

A pessoa que está à frente deste humilde espaço na internet está completando mais um ano de vida na data de hoje, 16 de maio. Nesta brincadeira, já são longos 33 anos na face da Terra.

É bem verdade que, se for julgar unicamente pela idade que este humilde blogueiro possui, é provável que existam pessoas quem venham à desmerecer os hobbies pessoais que minha pessoa gosta. Talvez o grau venha a elevar-se ao se constatar que esta mesma pessoa está a frente de um blog sobre animação e cultura japonesa...

Problemas? Nenhum. É algo muito comum tal fato vir à ocorrer. Na data de hoje ( em específico ) não ocorreu, mas possui antecedentes. De qualquer forma, é uma data especial, cuja alegria este blogueiro quer compartilhar com você, visitante do "NETOIN!".

Ficam aqui registrados os agradecimentos aos votos de feliz aniversário que minha pessoa recebeu hoje: familiares, pessoal do trabalho, amigos em geral ( as pessoas do Twitter estão nessa ).

O futuro? Quem sabe...
E a vida segue. Com passadas cada vez mais largas...

A programação normal tende à voltar...

[ made in NETOIN! ]

sábado, 14 de maio de 2011

Análises em Geral - parte #28: terminando "Elfen Lied" e iniciando "Kimi ni Todoke"...

Lucy... Hã... Desculpe, Nyu...

A estante ( se é que posso chamá-la assim ) do quarto deste humilde blogueiro ganhou mais um título de mangá que finalizou a sua publicação no Brasil. De igual forma, dois títulos que estão apenas no início de suas publicações começam a aparecer na referida estante...

O título encerrado mistura o conhecido "de tudo um pouco", com queda para um mundo pré-apocalíptico, onde a raça dominante ( o Homo Sapiens ) está perto de sua extinção por motivos criados pelos próprios humanos. Dos títulos que iniciam-se agora, um será aqui brevemente discutindo, onde o seu enredo baseia-se em um ambiente escolar, onde a protagonista faz valer a frase "o que importa está dentro da pessoa".

Encerrou "Elfen Lied". Como ficou a humanidade? E quanto à Lucy?

A coleção completa de "Elfen Lied".

Foi em junho'2010 que este blogueiro começou a comprar o mangá de "Elfen Lied" ( ver a postagem aqui ). Desde então, o que se pôde notar foi uma obra que, se por um lado não primou pela excelência em sua arte, por outro a fez com maestria em sua história.

Em "Elfen Lied", a raça dominante da Terra ( o Homo Sapiens ) pode estar perto de seu fim, graças à algo que esta mesma raça foi fortalecendo com o passar dos tempos. Seres chamados Diclonius podem representar a evolução do Homo Sapiens. Estes seres possuem uma força descomunal, propagada por seus braços extras chamados de vectores, que não são visíveis à olho nú, mas que matam e destroem com uma grande facilidade.

Muito da história dos personagens pode ser lida na review do anime ( clique aqui para acessá-la ). E aqui já se faz citar uma importante observação: a história no mangá vai muito além do anime. Um tom mais profundo passa a tomar conta dos eventos presentes na obra.

A síntese real de "Elfen Lied" pode ser melhor observada nas últimas três edições do mangá. Os tons de romance descompromissado e das passagens ecchi dão lugar a uma atmosfera mais hostil, com direito à eventos apocalípticos e drama em uma escala bem aceitável. Muito embora isso não signifique que o fator ecchi deixe de aparecer...

O sofrimento que alguns personagens passam durante a trama ( em especial o Kouta e a Lucy ) são dignos de nota. O final merece ser observado com atenção, por mais que ele possa não ser exatamente aquilo que muitos dos fãs da série esperassem ( partindo do princípio do "todo" que é contado durante as passagens da obra ).

Parágrafos acima foi citada brevemente a questão da arte do mangá. Em si ela não é feia, muito pelo contrário. Contudo, não é uma obra que tende à trazer lembranças quanto a um cenário espetacular ou a personagens incrivelmente detalhados.

Se tiver a oportunidade, veja você mesmo o mangá de "Elfen Lied", e faça a sua observação sobre a obra. Por parte deste humilde blogueiro, a experiência de leitura e de imersão na história foram muito positivas, o que faz com que o mangá de "Elfen Lied" seja recomendado.

Em "Kimi ni Todoke", as impressões inicias são boas...

A primeira edição brasileira do mangá "Kimi ni Todoke".

O mangá "Kimi ni Todoke" aterrissou em terras tupiniquins. A obra conta a história de uma jovem de nome Kuronuma Sawako. Ela é uma garota aparentemente normal, mas que passa medo às outras pessoas em sua volta, totalmente sem querer fazê-lo.

A Sawako possui uma aparência que lembra muito a de uma personagem de um conhecido filme ( "O Chamado" ). Graças a isso, a garota é facilmente ligada à assuntos sobrenaturais ou de tal linha de raciocínio pelos demais estudantes do colégio, tendo recebido ( ainda na época de ensino primário ) o apelido de Sadako ( o que justifica a ligação com o filme citado anteriormente ).

Fica fácil imaginar a personalidade da Sawako: uma jovem que procura socializar-se com os outros no seu meio de convivência, mas que esbarra em sua timidez e no preconceito que as pessoas tem com a sua aparência para conseguir realizar seu objetivo. A Sawako tem uma forte tendência à ficar se desculpando, e principalmente de ter conclusões precipitadas sobre os eventos que ocorrem ao seu redor.

Ela tem no jovem Kazehaya Shouta alguém a se espelhar, pois o rapaz é muito querido por todos. Além disso, o Kazehaya é o único que trata a Sawako como uma garota normal, o que faz aumentar a estima que a garota tem pelo rapaz. Você já notou do que se trata o mangá, certo!?

A obra é um shoujo mangá. Este humilde blogueiro viu com bons olhos a sua primeira edição. A arte é muito bem trabalhada, com um destaque todo especial para as mais diferentes expressões faciais da Sawako...

Além disso, não se fez observar ( na opinião deste blogueiro ) algo que atrapalhe na experiência de leitura da obra. De alguma forma, é uma história não muito distante da realidade de algumas pessoas ( dadas as diferenças ), e que poderá lhe agradar bastante.

Fica aqui um aviso: "Kimi ni Todoke" vai diretamente na raíz de uma historia shoujo, como se pôde notar parágrafos acima. A personagem principal, dadas as suas características, tende também a não ser bem vista por alguns.

Para este humilde blogueiro, esta obra é do agrado ( ao menos, a edição inicial está dentro do esperado ), e merece ser recomendada.

[ made in NETOIN! ]

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ISML'2011: terminou uma disputa, outra irá iniciar-se...

Misaka Mikoto.

A disputa do colar Aquamarine, válida pela Fase Regular do ISML'2011, encerrou-se recentemente. Não houve uma bi-campeã deste colar. Também não foi uma personagem novata no universo do ISML que o ganhou.

Após as sete rodadas normais, que são válidas para a concepção do top'16, uma nova rodada especial foi feita com as sete primeiras colocadas da disputa pelo colar Aquamarine. A votação obtida nesta rodada especial foi então multiplicada pelo valor de SDO ( Schedule of Defeated Opponents ), cujo resultado final determinou a detentora do colar Aquamarine no ISML'2011.

A representante do universo de "To Aru Majutsu no Index" mostrou um poder maior sobre as demais concorrentes: Misaka Mikoto, com o seu elevado nível da Cidade-Escola, recebeu com honrarias o primeiro colar do ISML deste ano, deixando para trás ( na rodada especial ) a Tachibana Kanade ( que foi a melhor colocada, considerando apenas os votos recebidos em tal rodada ).

O top'30 após a disputa do colar Aquamarine.
Site do ISML ( divulgação ).

A classificação final, válida para determinar as integrantes do top'16 assim que terminarem as disputas dos sete colares, pode ser vista na imagem acima. O primeiro colar já tem sua dona. O posicionamento das personagens após tal disputa mostra que, muito provavelmente, as quatro primeiras colocadas deverão se fazer presentes na disputa pela tiara, ao final do ano.

A Misaka Mikoto mantém a sua condição de uma das favoritas para vencer esta edição do ISML. A Shana também confirma tal status, mantendo a segunda colocação. Do universo de "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu", a Nagato Yuki segue firme no terceiro posto. E no quarto lugar está uma das novatas no universo do ISML, a Tachibana Kanade, fazendo grande campanha até aqui.

O top'16 do momento é muito interessante. Entre a 5ª e a 11ª colocadas, temos as personagens que deverão brigar forte para manterem-se em tal grupo. A atual campeã do ISML, Akiyama Mio, está neste bloco. Também estão nesta situação personagens como a Nakano Azusa e a Katsura Hinagiku. Há estreantes neste torneio fazendo parte deste bloco, sendo este o caso de personagens como a Kuroneko, a Charlotte Dunois e a Eucliwood Hellscythe.

A disputa mais chamativa está nas personagens posicionadas entre a 12ª e a 25ª colocações. Entre nomes conhecidos, nomes novos e nomes inesperados, tem-se o grupo de personagens que, à rigor, deverão brigar até as suas últimas forças por uma vaga no top'16: Kousaka Kirino, Hirasawa Yui, Fujibayasahi Kyou, Yui e Victorique de Blois são alguns exemplos à serem citados.

A Nymph.

O bloco de baixo, correspondente às últimas vinte colocadas após a disputa do colar Aquamarine, deixa muitas dúvidas na mente deste humilde blogueiro. Neste bloco, há personagens tradicionais no universo do ISML, há novatas no citado universo e há aquelas personagens nas quais já se esperava uma campanha assim...

Ao todo tem-se seis personagens que não venceram em sete rodadas disputadas. Acima destas estão as três personagens que possuem uma vitória cada. Para finalizar, nove são as personagens que possuem duas vitórias cada até aqui no ISML.

A 29ª colocada é a Konjiki no Yami, que possui três vitórias. Ela está acima de nomes como os da Asahina Mikuru, Index, Furukawa Nagisa, Fate Testarossa e Tousaka Rin. Aliás, a Tousaka está na última posição, sendo acompanhada de perto pela Nymph, algoz da Ika Musume na segunda fase das Preliminares deste ISML...

A Laura Bodewig, de "IS - Infinite Stratos".

O segundo colar irá iniciar-se na terça-feira, dia 17 de maio. Mais sete rodadas serão necessárias para apontar-se a detentora deste ano do colar Topázio. Este colar apresentou as seguintes vencedoras nos anos anteriores:

ISML'2008: Setsuna Sakurazaki, de "Magister Negi Magi Negima!"
ISML'2009: Nagato Yuki, de "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu"
ISML'2010: Aisaka Taiga, de "Toradora!"

A primeira rodada já se faz disponível para visualização, contendo alguns duelos interessantes. Por exemplo, a Aisaka Taiga medirá forças com a Asahina Mikuru ( ainda bem que é a força ). Senjougahara Hitagi e Hiiragi Kagami estarão frente a frente, atrás de um melhor posicionamento na classificação geral. A Laura Bodewig irá encarar a Fate Testarossa no duelo onde ambas pensam unicamente, desde já, na recuperação. Tousaka Rin e Nagato Yuki farão um conhecido duelo dentro do universo do ISML.

O ISML'2011 faz uma pequena pausa, voltando na data citada parágrafos acima. Para este humilde blogueiro, é a chance que a Fate Testarossa tem para recuperar as suas forças ( ou não ).

OBS: em negrito azul estão as personagens pelas quais este humilde blogueiro está torcendo no ISML'2011.

[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site do International Saimoe League, clicando aqui.

sábado, 7 de maio de 2011

ISML'2011: a última rodada do colar Aquamarine...

A Hinagiku Katsura, atrás do colar Aquamarine deste ISML.

E a disputa pelo colar Aquamarine entra oficialmente em sua reta final nesta edição do ISML. No domingo, dia 8 de maio ( o dia das mães por sinal ), oito personagens estarão atrás da primeira premiação deste ano.

Das candidatas diretas para vencer a disputa pelo primeiro colar do ISML'2011, duas já tiveram o prazer de recebê-lo, sendo este o caso da Shana ( ISML'2008 ) e da Akiyama Mio ( ISML'2010 ). Duas estreantes no universo do ISML também estarão na disputa direta, que contará com quatro embates eletrizantes.

As estreantes duelarão entre si. Para Eucliwood Hellscythe ( 1ª ) e Tachibana Kanade ( 5ª ), a vitória poderá significar o direito de ter o colar Aquamarine para si, além de figurar de vez entre as favoritas a um lugar no top'16 deste ISML.

Não muito distante disso, um clássico terá grande importância. Trata-se do embate entre a Akiyama Mio ( 2ª ) e a Shana ( 6ª ). As duas mediram forças em momentos oportunos do ISML'2010, onde a representante de "K-ON!" levou a melhor. Será um interessante tira-teima entre essas duas candidatas ao top'16 deste ano.

A Akiyama Mio continua com sua força no ISML'2011.

O duelo da busca pelo fandom ardente. Talvez essa seja a melhor definição para o embate entre Nagato Yuki ( 7ª ) e Katsura Hinagiku ( 8ª ). São as personagens com menos chances de obter o primeiro colar do ano, mas são nomes fortes para o top'16. Qualquer prognóstico para este duelo é incerto, dada a popularidade que estas personagens possuem.

Este será um embate da força contra a graciosidade. Frente a frente estarão a Misaka Mikoto ( 3ª ) e a Nakano Azusa ( 4ª ). A representante do universo de Index é a atual vice-campeã do ISML, e a simpática personagem de "K-ON!" realizou excelente campanha no ISML'2010. Favoritismo? Difícil. Mas daqui também poderá sair a detentora do colar Aquamarine.

Até aqui, com seis rodadas passadas, muitos resultados interessantes fizeram-se aparecer. Também houveram resultados imprevistos. E, definitivamente, o fator tradicionalismo não está fazendo aquela diferença no ISML'2011...

A Fujibayashi Kyou, fazendo campanha mediana até aqui.

Referindo-se única e exclusivamente ao universo do ISML, as personagens mais conhecidas não estão se saindo bem ( ao menos, não a maioria ). E várias delas servem como exemplo, o que caracteriza que a edição atual do ISML poderá brindar os fãs com mais uma nova campeã ou, no mínimo, com muitas surpresas no top'16.

Nomes como Furukawa Nagisa, Fate Testarossa, Tousaka Rin, C.C. e Hiiragi Kagami estão fazendo campanhas bem abaixo de qualquer expectativa ( especialmente as três primeiras citadas ). Por sua vez, personagens como a Fujibayashi Kyou, Aisaka Taiga, Hirasawa Yui e Suzumiya Haruhi devem contentar-se com o bloco intermediário neste início de ISML.

No geral, oito personagens ainda não sentiram o gosto da vitória. Poderá este número cair após a última rodada do colar Aquamarine. A Tousaka Rin é uma destas personagens, ao lado de outras como a Nymph e a Last Order.

Seja como for, é o primeiro colar chegando a sua rodada derradeira. Vote você também, e faça com que a personagem que você mais gosta siga em frente no ISML'2011.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site do International Saimoe League, clicando aqui.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Análises em Geral - parte #27: o mangá de "Elfen Lied", volume #11...

Capa do volume #11 de "Elfen Lied".

O volume #11 do mangá "Elfen Lied" ficou simplesmente irresistível. Por mais que seja verdade que a história deste título não seja do agrado de todos, o volume em questão simplesmente coloca em evidência tudo aquilo que havia sido mostrado nos volumes anteriores, sem ao menos pedir licença...

Não estranhe o parágrafo acima, amigo visitante. É apenas uma opinião, um ponto de vista de alguém que simplesmente leu cada página de tal volume e que ficou se questionando algumas vezes sobre o porque de tal trecho ( se preferir, saga ou arco ) não ter recebido uma versão animada...

São poucos os mangás que este humilde blogueiro já leu, e "Elfen Lied" não é exatamente o preferido. Mas, com certeza, a vontade de ler de uma vez o desfecho de toda esta trama apocalíptica já deixou em estado de curiosidade a pessoa que faz esta postagem...

Este volume #11 já inicia com uma pequena contenda, contida de forma inesperada, cujo sentimento de dois personagens é que praticamente selou o destino da mesma. Como se isso não bastasse, verdades e mentiras sobre o laboratório que fazia o estudo das Diclonius são liberadas de forma direta.

O conhecido fanservice vem à tona graças a uma certa garota, que usa uma vestimenta básica, onde a calcinha é tudo o que ela possui da cintura para baixo ( sem mencionar as sandálias ). O sarcasmo e a aflição roubam a cena daqui para frente...

A Lucy está simplesmente irresistível, e não se trata de apelos sexuais. O fim da raça humana está próximo, e um jogo de interesse muito pessoal pode determinar o futuro de toda a humanidade.

A trama está ótima. Se você está seguindo o mangá, provavelmente venha à saber ao que se refere. Caso não esteja seguindo, espera-se ter conseguido fazer com que a sua curiosidade tenha se elevado um pouco...

A arte continua do mesmo nível apresentado nos volumes anteriores, o mesmo valendo para os diálogos e a tradução em si. Desde já, o volume final passa à ser cobiçado ferozmente por este humilde blogueiro...

Tomara que o final não decepcione...

[ made in NETOIN! ]

domingo, 1 de maio de 2011

A segunda edição do "Ichiban Brasil" já tem os seus resultados finais!

O "Ichiban Brasil". ( divulgação )

Durante um período de onze dias ( entre 20 e 31 de março ), a segunda edição do "Ichiban Brasil" foi um espaço de votação. Simbolicamente, foram escolhidos os destaques de 2010 na animação e cultura japonesa, na visão dos fãs brasileiros.

Tal como descrito na postagem de apresentação desta edição ( clique aqui para acessá-la ), este ano o "Ichiban Brasil" foi administrado pelos idealizadores do projeto no ano passado ( Denys do "Gyabbo!" e Leo do "Mithril" ) e também pelo DidCart do "MBB Anime Kenkyuukai". Desta vez, um total de dezoito blogs ( somando os dos organizadores já citados ) tiveram a chance de participar da simbólica premiação.

Após a votação, iniciou-se o período de apuração dos votos. Esta edição contou com uma participação expressivamente maior em comparação a do ano passado, pois o número total de votos foi algo muito bem-vindo para os organizadores do projeto "Ichiban Brasil".

A Yui, de "Angel Beats!": presente na simbólica enquete...

Sobre o resultado final, o que se pode citar é que agradar à todos é sumariamente impossível. A idéia do projeto é muito boa, e tem todos os ingredientes necessários para melhorar ainda mais para uma próxima edição ( dada a quantidade de votos recebida na edição recentemente encerrada ). Ainda assim, é bem provável que as críticas quanto ao resultado final surgirão, bem como também haverão as notas favoráveis para o caso. E tudo isso ajudará para a causa.

Este humilde blogueiro cooperou com o simbólico pleito na categoria anime, dando os nomes de preferência para participarem da premiação nos diferentes quesitos dentro desta categoria. É óbvio que algumas indicações não se fizeram presentes, da mesma forma que outras apareceram no "Ichiban Brasil". E, nos números finais, este blogueiro sentiu-se muito satisfeito com algumas premiações, ao mesmo passo que em outras nem tanto isso. Sentimento normal.

Você que votou fez parte do "Ichiban Brasil" também. Você que criticou, que deu uma opinião, que elogiou, também fez parte do projeto em questão. Isso é o que se deve ter em mente, e igualmente ser levado em consideração.

Agora é o momento de saber dos resultados finais. Curioso?
Acesse o site do "Ichiban Brasil" clicando aqui, e
na aba "resultados", você
ficará a par de como
encerrou-se a edição deste ano.


[ made in NETOIN! ]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Blog sobre animação japonesa - Não copie os textos. Favor entrar em contato com o dono do blog para maiores dúvidas e detalhes. - Netoin! 2006-2017
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons