quinta-feira, 30 de junho de 2011

ISML'2011: Nagato Yuki, a bi-campeã do colar Ametista!

Nagato Yuki: bi-campeã!

A edição deste ano do ISML tem a primeira bi-campeã de um colar. O universo de "Suzumiya Haruhi" está em polvorosa. A cada rodada que se passa nota-se que o filme da série, lançado no ano passado, fez muito bem para o grupo de personagens que compõem a obra.

Uma personagem em especial vê motivos mais do que suficientes para comemoração, sendo esta a Nagato Yuki, uma alienígena especial ( em muitos sentidos ). Além de passar a Shana na classificação geral da temporada ( assumindo o terceiro posto e deixando a Flame Haze com o quarto lugar ), a Nagato levou pelo segundo ano consecutivo o colar Ametista para casa ( ou para a sua linha temporal preferida ).

Não há dúvidas no fato de que o nome da Nagato se fará presente no top'16 deste ano. Aliás, não apenas ela: Tachibana Kanade, Misaka Mikoto e Shana são as outras personagens que também podem, desde este momento, já comemorar a qualificação para a Fase Final do ISML'2011, sem maiores exageros.

Como terminou a disputa pelo colar Ametista no ISML'2011 ( detalhe ).
- Fonte: site do ISML -

O critério para definir as sete participantes da rodada final dos colares nesta edição do ISML é o SDO. Tendo tal critério como fator determinante, as sete participantes presentes na decisão do colar Ametista não foram exatamente as sete primeiras colocadas na disputa do mesmo. Aliás, tal fato pôde ser averiguado nas disputas anteriores.

A Eucliwood Hellscythe perdeu uma chance notável de vencer o colar, uma vez que detinha o maior SDO da disputa. Contudo, a Nagato Yuki obteve uma votação considerável na rodada final, o que em muito auxiliou a personagem à vencer o colar Ametista. Por sua vez, a Aisaka Taiga entrou na rodada decisiva com o menor SDO, o que a deixava com poucas chances de levar o colar consigo.

Além do fator rodada final, o colar Ametista reservou uma grande disputa em sua última rodada regular: o confronto entre a Tachibana Kanade e a Shana. A representante de "Angel Beats!" levou a melhor com uma diferença bem considerável ( total de 1068 votos ). De fato, a "angel" está irresistível, no rumo certo para a conquista da Tiara no top'16.

As campeãs do colar Ametista no ISML ( detalhe ).
- Fonte: site do ISML -

Agora, o ISML'2011 tem apenas duas personagens invictas, sendo elas a Tachibana Kanade e a Misaka Mikoto. Quando as duas duelarão pela Fase Regular? Somente os responsáveis pelo ISML devem saber. Mas, estarão as duas frente à frente no próximo colar que será disputado à partir de 5 de julho, o colar Safira?

A parte de baixo da tabela também mostra que há apenas duas personagens que ainda não venceram neste ISML. Neste caso, Laura Bodewig e Shiina poderão determinar, em um mítico cara a cara, quem comemorará uma vitória no ISML'2011.

Guarde a sua aposta. E esteja preparado para a disputa do colar Safira.

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site do International Saimoe League, clicando aqui.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Parceria com o blog "Special Days"!

Imagem do blog "Special Days" ( divulgação ).

A blogosfera brasileira sobre animação e cultura japonesa está crescendo cada vez mais. Esta subida tem se destacado muito, especialmente neste ano de 2011. Ao mesmo passo, os blogs que já se faziam existentes ( em boa parte ) também experimentam um crescimento muito bem-vindo, seja nas visitações, seja nos comentários...

Nesse embalo o "NETOIN!" apresenta para você, amigo visitante, mais uma parceria formalizada. Trata-se, logicamente, de mais um blog sobre animação e cultura japonesa. Por sinal um blog novo, com pouco tempo de atividade.

Se faz apresentar para você o blog "Special Days", administrado por uma jovem de nome Rafaela Rodrigues, mais conhecida por "Rah".

O blog desta jovem está no ar desde março'2011 ( ver a postagem de apresentação clicando aqui ). Entre os textos presentes estão avaliações de vários animes ( seja por episódio ou por série completa ), avaliações de mangás ( algumas obras em destaque ) e até notícias do meio ao qual o blog se dedica.

A jovem "Rah" também deixa à vista clara em seu blog os animes que está seguindo, e os mangás que está lendo. Um sistema de pontuação por ela adotado também merece menção. E com uma linguagem amigável e simpática, o blog "Special Days" poderá lhe proporcionar uma boa experiência de leitura.

O que espera? Dê uma olhada no mais novo parceiro do "NETOIN!", clicando aqui.

[ made in NETOIN! ]

domingo, 26 de junho de 2011

Análises em Geral - parte #30: Kyuubei, o maestro de "Puella Magi Madoka Magica"...

Kyuubei: inofensivo...

O universo da animação japonesa está sempre surpreendendo. Um anime, rotulado como interessante, pode terminar de uma forma apática ( ou encerrar de uma forma ainda mais objetiva e empolgante do que se esperava ). Um outro anime pode manter uma constante em suas características e terminar de forma prazerosa. E há ainda o anime que pode iniciar e terminar de uma forma nada satisfatória...

Contudo, os personagens formam os organismos internos de um anime ( partindo da ideia de que a história seja o esqueleto de uma obra animada ). Pensando desta forma, é natural imaginar que há personagens que se tornam facilmente o centro das atenções dos títulos aos quais pertencem.

E sim, este ano mostrou para todos mais um personagem que é, vividamente, o centro das atenções em uma obra animada. Odiado por uns, incompreendido por outros, e adorado por outros tantos. Esse é o Kyuubei, um alien ( da raça dos Incubators ) formador de contratos em "Puella Magi Madoka Magica".

Sobre os Incubators...

Kyuubei: facilmente se destacando na multidão...

Se você não assistiu o anime "Puella Magi Madoka Magica", esteja avisado: é provável que apareçam alguns spoilers da série daqui para frente. O Kyuubei é um ser vindo de outro mundo. Ele possui uma caracterização quase única, onde não há mudanças costumeiras em sua face ( que, querendo ou não, é bem kawai ).

Essa falta de mudança em seu semblante tem uma boa razão para ocorrer, pois os Incubators ( a raça do "fofo" Kyuubei ) não possuem emoções definidas. Em outras palavras, o sentimentalismo no Kyuubei é nulo, ao ponto de ele estranhar a raça humana neste aspecto.

Conta-se que os Incubators viram na Terra um ótimo planeta para armazenar poder, isso graças à fragilidade sentimental que os seres humanos possuem. Em grandes quantidades, o sentimento gerado pode gerar um poder ainda maior, e esse poder ainda maior poderá trazer algumas consequências que, para os Incubators, são irrelevantes ( em prol do futuro de todo o universo ).

Kyuubei: no que estará pensando!?

Desnecessário citar que, de acordo com o descrito no parágrafo mais acima, o Kyuubei passa a ver que as jovens terráqueas são uma grande fonte de poder. É na pré-adolescência ( e adolescência ) que as mentes se abrem mais e que os sentimentos vem à tona. Assim sendo, o Kyuubei faz um pacto com elas onde, em troca de um desejo, elas se tornariam mahou shoujos ( garotas mágicas ) e lutariam contra o mal.

O ponto de desequilíbrio está no fato, mais do que óbvio, de que o Kyuubei não passa para as jovens uma importante informação onde, com o acumulo de sentimentos hostis ou pensamentos negativos, elas se tornariam bruxas. Pior ainda: as bruxas contra as quais elas lutam já foram mahou shoujos um dia. Então é um ciclo aparentemente sem fim...

Além disso, o Kyuubei em dado momento do anime chega à comentar com a Madoka que, atualmente, os seres humanos não estariam vivendo desta forma mais desenvolvida se fosse por eles, os Incubators. Em outras palavras, os Incubators fazem parte da história humana na Terra.

Agora, as notas pessoais...

Kyuubei: sendo ele mesmo...

Por tudo que foi descrito nos parágrafos acima, este humilde blogueiro sente-se no dever de enfatizar a sua opinião final sobre o Kyuubei: por mais que ele não tenha a real intenção de fazer ou de propagar o mal ( ou o mal-estar, dependendo do ponto de vista ), este personagem é um dos mais odiosos para a minha pessoa.

É bem verdade que ele oferece o poder à quem interessar, em troca de um desejo ( qualquer tipo de desejo ) que o "fofo" personagem realmente realiza. Mas se tal situação for analisada de uma forma mais fria, uma pergunta torna-se importante: vale a pena sacrificar a própria vida, por mais que seja ( por exemplo ) em prol de ajudar à alguém, e com isso você selar o fim da própria existência ( indiretamente )?

É uma pergunta abstrata, levando em consideração que a pessoa que formaliza o contrato com o Kyuubei ( passei, de uns tempos para cá, a odiar tal palavra ) não tem conhecimento total de seu destino deste ponto em diante. Mas ainda assim tal questão é importante e, para este blogueiro, a resposta é: não vale a pena.

Cada situação é independente. Assim sendo, há momentos e momentos e os seres humanos, no geral, agem de acordo com "o" momento que está sendo vivido por eles. Parto desta linha de raciocínio para enfatizar que o Kyuubei se aproveita ( e muito bem ) daquilo que as jovens sentem em suas vidas, daquilo que as preocupam mais, de algo que faz com que elas busquem a real felicidade, ou qualquer coisa deste gênero, dentro do momento presente das mesmas.

Não chega à ser uma crueldade isto que o Kyuubei faz, mas está muito próximo do significado de tal palavra...

Objetivamente

Mami: está só de passagem ( literalmente ).

O rostinho bonito do Kyuubei engana muito bem. O mesmo vale para a sua fala, sempre suave. Mas as suas atitudes entregam a sua natureza.

Por tudo que foi aqui descrito, enfatiza-se mais uma vez ( na opinião deste blogueiro ) que o Kyuubei é um personagem odioso, em diversos sentidos. Bom, ele é falso, porém não é mentiroso ( isso serve para o caso de você achar que não vejo nenhum ponto positivo no personagem ).

E você? O que pensa à respeito do Kyuubei? Ou há algum outro personagem do qual você não gosta?

[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

Quer saber mais sobre "Puella Magi Madoka Magica"? Então...
* acesse o JCast #138 com [spoilers free] do anime, clicando aqui. Apenas não concordo com a ligação entre os poodles e os Incubators, no mais tudo ok;
* acesse o "Curtas em geral - parte #92" clicando aqui, e veja o que vários dos blogs parceiros postaram à respeito de "Puella Magi Madoka Magica";
* acesse o blog do Video Quest clicando aqui, e veja a edição do mesmo sobre o anime.

sábado, 25 de junho de 2011

Novo blog parceiro: "Raiburari"!

Imagem do blog "Raiburari" ( divulgação ).

O "NETOIN!" tem a honra de apresentar mais uma parceria formalizada recentemente.

Trata-se do mais novo representante dos blogs sobre animes do Brasil ( blog de opinião e não de download, que fique bem frisado isso ). Um espaço novo em folha, buscando seu espaço através do vasto horizonte que é a internet.

O nome do blog é "Raiburari". O mesmo pertence à dois jovens que assinam as suas postagens no blog com os pseudônimos "Kico7", "Jeguy Hope" e "joyota".

Como já foi mencionado anteriormente, o blog "Raiburari" é bem novo. Suas postagens mesclam opiniões sobre animes com opiniões sobre jogos. A linguagem utilizada é a mais direta possível.

Assim sendo, este é o mais novo parceiro do "NETOIN!" ( para conhecê-lo basta clicar aqui ).

[ made in NETOIN! ]

quinta-feira, 23 de junho de 2011

ISML'2011: nove candidatas diretas no colar Ametista...

A Eucliwood Hellscythe curtindo o seu momento...

O ISML'2011 está mostrando, entre tantas outras coisas, que tradicionalismo não significa mais nada. Personagens que eram fortíssimas nas edições de 2008 e de 2009, e que em 2010 fizeram campanhas medianas, este ano buscam apenas um insólito lugar na sombra...

Exato. A Fate Testarossa ( personagem tão querida por este blogueiro ) faz parte do bloco de quem apenas quer um lugar na sombra. Mas, na sombra de quem? Na sombra de nomes como os da Misaka Mikoto, da Shana, da Nagato Yuki ( tradicionais que continuam firmes e fortes ), da Charlotte Dunois, da Kuroneko e da Eucliwood Hellscythe ( as novas forças deste ISML ).

Mas não é a hora para lamentações. O momento é de reverenciar as personagens que, realmente, estão na briga direta para levar às suas casas ( ou aos seus universos, se assim preferir ) o colar Ametista. Ao todo, nove participantes estão na briga direta, isso após cinco rodadas de disputa no citado colar. Detalhe: restam apenas nove rodadas...

A Tachibana Kanade parece ter tomado o gosto pela coisa, pela disputa de um ISML. Sua liderança, no saldo de pontos, é merecida. Mas quem vem atrás quer tirá-la do ponto mais alto de qualquer forma. A astuta Eucliwood e a simpática Nakano Azusa compartilham tal pensamento, mas cada uma à sua forma ( ok, "meow" para você também, Azusa-nyan ). Porém não são as únicas à espreita de atingir o ponto mais alto...

Isso porque nomes como os da Katsura Hinagiku, da Akiyama Mio e da Sanzen'in Nagi não podem ( e nem devem ) ser deixados de lado. Para fechar o bloco, que tal uma dosagem extra de Shana, de Misaka Mikoto e de Nagato Yuki?

O top'32 geral, após as cinco rodadas da disputa pelo colar Ametista...

No que se refere a classificação geral, nota-se a disparidade que as treze primeiras colocadas possuem sobre as demais participantes do ISML'2011. Essas personagens formam o primeiro escalão desta temporada.

Logo após, vemos a diferença um pouco mais tênue existente entre a 14ª e a 25ª colocadas. Sem maiores exageros, este bloco pode ser melhor definido como o segundo escalão deste ISML.

Você se sente chateado por nomes como os da Furukawa Nagisa, Izumi Konata e Asahina Mikuru não aparecerem nestes blocos? Então estás compartilhando do que este humilde blogueiro pensa sobre a fraquíssima campanha da Fate Testarossa.

Já se aproxima o final do quarto colar em disputa, sendo que há mais três colares à serem disputados antes da Fase Final, o top'16. Tem como, seguramente, a classificação mostrada pela imagem mais acima mudar?

[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site do International Saimoe League, clicando aqui.

domingo, 19 de junho de 2011

Imin Matsuri'2011 em Curitiba/PR!

A praça que fica atrás do Museu do Olho.

Um sábado frio, porém ensolarado e reconfortante: esta é a frase que resume bem o verdadeiro clima da capital paranaense. E com base nessa atmosfera tão receptiva, este humilde blogueiro se fez presente ao primeiro dia das festividades do Imin Matsuri'2011.

É bem verdade que o último evento no qual este blogueiro esteve presente foi em setembro de 2008, o Haru Matsuri. Desnecessário enfatizar que nos anos de 2009 e de 2010 não existiu uma única ida para algum evento. Mas 2011 se converteu na tão esperada redenção...

É com satisfação que este humilde blogueiro deixa clara a opinião que teve sobre o Imin Matsuri'2011 ( ao menos, no seu primeiro dia ), pois estava tudo muito bom. Desde os eventos até o público que compareceu para prestigiar o festival.

Dos eventos...

Batendo no arroz.

A primeira apresentação vista por este humilde blogueiro foi uma espécie de cerimonial. As batidas ditavam a atmosfera, enquanto que os presentes no palco revezavam as batidas no arroz.

Além das citadas batidas nos instrumentos no palco, as chamadas vocais também se fizeram presentes. Intercalando as batidas, os gritos de "força" ( em japonês, obviamente ) foram muito usados para quem estava batendo o arroz, o fizesse cada vez com mais força.

Na sequência um grupo denominado Karis Kids, da Igreja Evangélica Holiness de Curitiba, fez duas bonitas apresentações, dignas de muitos elogios. Com canções de cunho religioso, as crianças encantaram a plateia presente.

Logo após a apresentação das crianças, uma peça teatral foi encenada. A peça tinha como ideal transmitir a sábia mensagem de que alguém quer o nosso bem, a nossa salvação: Jesus está presente para a todos salvar, tal como fez propor a peça teatral, bem feita e merecidamente muito aplaudida.

Taikô!

Em uma visão bem pessoal, um dos melhores momentos do primeiro dia do Imin Matsuri'2011 foi a apresentação do grupo de Taikô. Aliás, foram quatro apresentações em três turnos ( que este blogueiro viu ).

Notou-se amplamente que o grupo que se apresentou deve estar junto há muito tempo. Cada movimento, cada batida no instrumento, cada chamada de ação eram feitos sem nenhum problema.

Um momento que chamou a atenção foi quando o locutor chamou uma jovem ao palco. A razão para tanto era que esta jovem é residente em Maceió/AL e que ela, como presente pelo seu aniversário de 15 anos, pediu a sua mãe para que viesse até Curitiba/PR prestigiar o Imin Matsuri. O blog parceiro "Tadaima! Curitiba" foi a fonte de informação da jovem para ficar à par do festival.

Uma bela apresentação.

Jovens moças, trajadas com as vestimentas tradicionais japonesas, subiram ao palco para fazer uma bela apresentação. Elas foram mostrar aos presentes no festival um pouco de dança tradicional, mas com uma perspectiva mais leve e suave.

Logo após, um grupo de senhoras, também em trajes tradicionais, também subiram ao palco para mostrar a arte do Odori, uma das danças mais conhecidas do Japão. Este blogueiro viu elas se apresentarem duas vezes, de forma intercalada.

Jovens comandando as ações no palco.

O festival era de todos e para todos. Dando veracidade para tal frase, mais um grupo de jovens subiu ao palco, para fazer uma coreografia mais moderna com base nas danças japonesas. Assemelhava-se ao Bon Odori, mas ia além.

Para este blogueiro houve muita semelhança com as danças feitas pelo grupo Odoriwakai ( ver na postagem sobre o Julin Matsuri em 2008 ).

Mais Taikô.

Estava começando a anoitecer quando mais um grupo de taikô subiu ao palco. Esse grupo, pelo que este blogueiro ouviu, já se apresentou em vários locais do Brasil.

E realmente, a apresentação deste grupo foi muito boa. A harmonia dos instrumentos ( além do taikô tradicional ) era divina. E uma coisa que se percebe ao longe é que as pessoas no palco estavam fazendo algo de que gostam muito, e isso impacta fortemente no resultado final obtido ( no caso deste grupo, parabenizações ).

Do local...

Trabalhos feitos em origami.

A presença do público, na visão deste humilde blogueiro, não foi maior do que no distante Haru Matsuri'2008. Por outro lado, o pessoal presente estava ali para uma confraternização com as festividades japonesas. E, vendo a situação por este ponto de vista, estava tudo realmente muito calmo.

Se você estiver curioso quanto aos cosplayers presentes ao festival, aí vai uma informação muito importante: eram poucos. Dentre o baixo número de cosplayers a maioria eram de personagens dos animes "Naruto" e "Bleach". Este blogueiro notou uma jovem vestida como Lolita, e um outro figurino bem feito mas com outras temáticas ( que não a animação japonesa ).

Talvez a razão para isso esteja no fato de não haver um palco para atividades de fãs de animes e mangás, e nem de haver eventos direcionados para tal público em especial.

Movimentação...

Os locais para alimentação estavam sempre cheios. Como de costume nestes festivais, a variedade de pratos dita as normas, chamando a atenção de muitos para saciar a fome ou apenas para fazer um lanche rápido.

Estandes de lojas? Estavam lá. Incrivelmente, pouquíssimos mangás à venda ( e eram poucos no teor mais forte da palavra ). Entretanto, peças de vestuário e bugigangas diversas se faziam presentes, para a alegria de muitos.

Os costumes tradicionais japoneses se faziam presentes também por meio dos amuletos conhecidos. Bonsais eram vendidos. Brincadeiras como a tradicionais de "pegar peixinho" faziam a festa da criançada.

Objetivamente

O Odori das jovens no palco...

Para este humilde blogueiro, o Imin Matsuri'2011 em seu primeiro dia foi muito convidativo e positivo. É muito legal, como sempre se faz importante ressaltar, estar em um lugar onde as pessoas partilham dos mesmos gostos como, no caso, a cultura japonesa.

A anteriormente citada área temática para os fãs de animes e mangás fazerem as suas brincadeiras e karaokê, por exemplo, pode até ser considerado um ponto negativo. Mas, ao mesmo tempo, não pode ser considerado como um demérito para o festival em si.

Bem organizado e estruturado. Assim foi o Imin Matsuri'2011 de Curitiba/PR em seu primeiro dia. Infelizmente, este humilde blogueiro não se fará presente no segundo dia ( 19 de junho ), mas ficam os votos de boa diversão para quem for.

E você? Se é de Curitiba/PR e região, foi ao Imin Matsuri? O que achou?

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Caso você esteja em uma destas fotos e queira tê-las, entre em contato através do e-mail [blognetoin@gmail.com].
O mesmo é válido para o caso de você ter se sentido ofendido em algum momento da postagem, e com isso solicitar a retirada das imagens nas quais aparece.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ISML'2011: teve início a disputa pelo colar Ametista...

Hiiragi Kagami: vencer o colar Ametista no ISML'2011 não será fácil...

Iniciou-se, no último domingo ( 12 de junho ), a disputa pelo colar Ametista, válido pela Fase Regular do ISML'2011. As cinquenta participantes estarão atrás da glória absoluta na busca pelo terceiro colar do ano. Além disso, fixar-se entre as participantes que deverão passar à Fase Final ( top'16 ) deste ano também serve como motivação na busca dos resultados...

O histórico do colar Ametista coloca duas personagens com chances ( ao menos teóricas ) de serem campeãs desta disputa pela segunda vez. Este é o caso da Hiiragi Kagami de "Lucky Star" ( vitoriosa no ISML'2008 ) e da Nagato Yuki de "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu" ( atual detentora do colar ). No ISML'2009 o colar ficou com a Suigintou de "Rozen Maiden" que não deu as caras na disputa de 2011.

Traçar um panorama para a disputa deste ano não chega à ser uma tarefa complicada. Em um contexto direto, há cerca de sete personagens cujos nomes podem ser cravados para se fazerem presentes no top'16 e, de igual forma, tais participantes podem ser colocadas como favoritas para a disputa do colar Ametista neste ano.

Talvez isso possa soar meio ridículo ou egoísta da parte deste humilde blogueiro mas, à rigor, o ISML'2011 está seguindo um rumo no qual apenas algumas personagens ( Nagato, Shana, Kanade, Misaka, Mio, Azusa, Eucliwood, Taiga, Haruhi ) podem falar orgulhosamente que estão na disputa deste ano para concorrer pela tiara. Os resultados que se seguem desde o início desta Fase Regular dão uma veracidade muito grande para tal afirmativa.

Nagato Yuki, concentrada: ela sabe de seu favoritismo...

Mesmo assim, uma particularidade está ocorrendo neste ISML: a Nagato Yuki pode sim ser considerada favorita. No que se trata unicamente do colar Ametista, a citada personagem tem reais chances de conquistar o bi-campeonato do colar, e isso é inegável. O filme de "Suzumiya Haruhi", no ano passado, serviu como um tipo de fortificante para a série que estava, de certa forma, com a imagem abalada após os famosos episódios do "Endles Eight" que tomaram parte da segunda temporada do anime.

O que instiga a curiosidade é ver como a Nagato ( e as outras ditas favoritas ) suportará a demanda ( e a certa responsabilidade estabelecida ) quando enfrentar as concorrentes diretas pelo colar.

No mais, a Hiiragi Kagami possui chances remotas de conquistar o colar pela segunda vez. A competição ( para não enfatizar a concorrência ) está difícil. Fosse ainda a disputa de 2009, a representante de "Lucky Star" poderia ser colocada como uma das favoritas mas, à rigor, brigará para estabelecer uma boa campanha e se manter na caminhada rumo ao top'16.

Este ISML promete fortes emoções...

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site do International Saimoe League, clicando aqui.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Participando do "JCast #138" e com [spoilers free]!

JCast #138 ( divulgação ).

Este humilde blogueiro participou novamente de um podcast. Unindo-se às participações no "APCast" ( do blog parceiro "Anime Portfólio" ) e no "YOpinando Shinbun" ( do também parceiro "YOpinando..." ), agora o currículo conta com a participação em um podcast de mais um blog/site parceiro.

O título da postagem entrega a chamada, diretamente. Desta vez, por intermédio de um convite do jovem "Darkonix", um dos integrantes do parceiro "JCast" ( tendo havido uma indicação do Raphael Soma, do blog parceiro "Nothing but Malice and Misery" ), este humilde blogueiro se fez presente no "JCast #138", que possuiu como tema o anime "Puella Magi Madoka Magica".

Esta edição do podcast é um prato cheio para quem prefere ter informações sobre um anime antes de assisti-lo. O "JCast #138" está repleto de spoilers, ou seja, não falta informação sobre "o todo" do anime. E pode acreditar que tudo foi intencional, sem nenhum tipo de carga de humildade.

Kyuubei, ainda há quem lhe defenda...

Interessante notar que o computador deste humilde blogueiro contribuiu para um momento extremamente hilário, que ocorreu durante a gravação do podcast. O passado esteve presente, literalmente. E o computador deste blogueiro conversou com o "Darkonix", em um momento de pura luxúria...

Muito do anime foi comentado. Paralelos foram feitos. Ligações foram atribuídas. O anime deixou uma marca que realmente instigou os participantes deste podcast à falar de uma forma mais profunda e, em dados momentos, carismática.

Processos de construção e desconstrução do anime foram citados, ideais estes presentes no blog do Raphael Soma. O livro de Fausto foi muito citado. Até os poodles foram citados, como sendo muito parecidos com a raça dos Kyuubei...

Poodle: assustado pela comparação com o Kyuubei...

Os poodles são tão ruins? Eles são mesmo tão bravos, à ponto de ganhar dos pinchers? Só pelo fato dos poodles terem orelhas grandes eles podem ser associados com os Encubators ( maldito Kyuubei )? Quanta injustiça no mundo ( ou não ).

Saiba mais sobre as bruxas, sobre o que elas representam em "Puella Magi Madoka Magica". A Madoka agiu corretamente, levando em consideração o final do anime tal como se seguiu? E os saltos temporais? E as mahou shoujos?

Sacie a sua curiosidade. Ouça o "JCast #138", e note se as suas opiniões são as mesmas dos participantes deste podcast, ou não. Comente sobre o trabalho, deixe em aberto o seu ponto de vista.

Para escutar ou fazer o download do podcast,
acesse o "JCast" clicando aqui
.

Quer comentar? Pode fazê-lo aqui no "NETOIN!", no próprio "JCast", ou através do e-mail [alojcast@gmail.com].

Pobres poodles...

[ made in NETOIN! ]

domingo, 12 de junho de 2011

Conheça mangás visitando o "Yon-Koma"!

Imagem do blog "Yon-Koma" ( divulgação ).

É com muita satisfação que o "NETOIN!" apresenta mais uma nova parceria feita.

Trata-se de um blog novo ( criado em abril deste ano ), que tem como alicerce a animação e a cultura japonesa. Contudo, o blog que está sendo apresentado possui uma ramificação diferenciada, onde os mangás reinam absolutos.

O nome do novo parceiro desta humilde casa é "Yon-Koma". O blog é administrado por jovem que atende pelo pseudônimo de "Ikari387".

Como citado anteriormente, este blog parceiro centraliza os seus textos em mangás. Assim sendo, o "Yon-Koma" deixa o seu visitante à par das publicações no Brasil, e conta também com resenhas de alguns títulos. Ainda assim, postagens sobre outras vertentes da cultura japonesa e assuntos de interesse marcam presença no "Yon-Koma", como no ótimo texto sobre o Preço Justo ( clique aqui para acessar ).

Com uma linguagem direcionada ao público jovem ( bem objetiva e agradável ), o "Yon-Koma" é um blog que merece a sua visita.

[ made in NETOIN! ]

Curtas em geral - parte #96: dia dos namorados...

Tomoya e Nagisa, de "Clannad".

Amigo visitante, você não está vendo errado. O título é o mesmo do "Curtas em geral - parte #63", que fez referência ao dia dos namorados em 2010. Acontece que, para este humilde blogueiro, é muito difícil completar um título sobre tal data para uma postagem...

De qualquer forma, o dia dos namorados é uma data que alguns comemoram com satisfação, outros com certa rejeição. Se na postagem de 2010 a ênfase foi dada para exemplos de casais marcantes presentes em alguns animes, desta vez a "conversa" será um pouco sobre a data em si.

Sakura e Syaoran, de "Card Captors Sakura".

O dia dos namorados é, atualmente, uma data bem comercial. É óbvio que há o sentimento, que há a vontade de estar ao lado da pessoa na qual se gosta, e por aí segue-se. Mas não se pode negar que os locais de maior visitação são aqueles nos quais a compra compulsiva é o maior atrativo ( embora minha pessoa possa estar errada ): é a hora do presente.

Quando se fala em presente, pode-se fazer uma ligação com o modo no qual o dia dos namorados é comemorado no Japão. Tudo fica centralizado no chocolate que as garotas oferecem aos rapazes ( chocolate é muito bom ). Não pense que os chocolates são dados à qualquer um ou algo assim, pois há todo um simbolismo ( e outras coisas mais ) por detrás disso...

Há dois tipos de chocolates: o giri choco e o honmei choco. O giri é dado para um amigo, ou então para um colega mais chegado, mais próximo. Geralmente, não é um chocolate sofisticado, sendo até bem simples. Por sua vez, o honmei é algo bem mais especial, sendo dado para o rapaz no qual a garota nutre um forte sentimento. Pode ser sim uma consideração por uma bela amizade mas, geralmente, significa um sentimento maior.

Keitarô e Naru, de "Love Hina".

Levando em consideração que o dia dos namorados no Japão é comemorado em fevereiro, é exatamente neste citado mês que as garotas dão os seus chocolates à quem desejam. Em outra época do ano é a vez dos rapazes retribuírem os chocolates com presentes diversos, que obedecem ( teoricamente ) o doce recebido ( se era um giri ou um honmei choco ).

A escolha dos presentes desta data no mundo ocidental ( concentrando-se, neste caso, no Brasil ) não difere na totalidade. Alguém conhece uma garota que diga abertamente que não gosta de ganhar um presente? Alguém conhece um rapaz que diga abertamente que não faz a mínima questão de presentear quem gosta? As respostas não são difíceis. Podem não ser generalizadas, mas não há dificuldade em encontrá-las...

Por mais que este texto esteja parecendo rude ( por mais que esta não seja a intenção deste humilde blogueiro ), a questão num todo é chamar você, visitante, para que comemore o dia dos namorados em grande estilo.

Arima e Miyazawa, de "Karekano".

Não pode dar um presente? Dê aquele abraço na pessoa que gosta, dê aquela atenção para a pessoa que desejas. Passeie. No possível, vá à frente.

As imagens presentes nesta postagem fazem uma alusão muito interessante a diferentes tipos de casais, apresentados em alguns animes. Cada um destes casais foram originários de histórias distintas, em circunstâncias das mais interessantes. Talvez você possa assemelhar, de alguma forma, a sua história a de um destes casais ( ou até a tantos outros que não foram aqui mostrados ).

Uma recomendação? Veja no blog parceiro "Anime Shinto" ( da Costa Rica ) uma interessante postagem sobre frases de amor em japonês ( clique aqui para acessar o texto ). O texto em si é um pouco antigo ( fevereiro'2009 ), mas cai muito bem para a ocasião.

Tenha um feliz dia dos namorados.

[ made in NETOIN! ]

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Desespero é a palavra de ordem em "Sayonara Zetsubou Sensei"!

"Sayonara Zetsubou Sensei".

Animes com uma temática mais séria existem ( um fato até fácil de se deduzir ). Geralmente, são títulos que retratam alguma passagem histórica, uma pessoa em especial ou então algum evento que marcou uma geração.

Contudo, o anime no qual será comentado neste momento extravasa um pouco neste sentido. Em cartaz, um título que aborda a realidade com um conceito humorístico bem interessante, na companhia de personagens extremamente peculiares, onde cada um deles representa ( de uma estranha forma ) um pouco do comportamento humano. Em resumo, uma ótima crítica social.

Amigo visitante, esteja convidado à conhecer um pouco sobre o anime "Sayonara Zetsubou Sensei".

"Zetsuboushita!"

Otonashi Meru e Itsohiki Nozomu: comunicando-se por e-mail...

Ao se fazer a tradução do nome do anime "Sayonara Zetsubou Sensei", o mesmo poderá ficar em algo muito próximo a "Adeus Professor Desesperado" ( um nome extremamente sugestivo ). Dado o significado do nome deste título, fica fácil deduzir o que se espera ao assisti-lo...

Em "Sayonara Zetsubou Sensei" você é o convidado para ver um pouco do dia-a-dia de uma pessoa extremamente negativa. O fato é que esta forma de viver vem a ser tão forte que, para esta pessoa, cogitar a própria morte como a solução de seus problemas é algo muito normal. Este é o professor Itsohiki Nozomu.

Entretanto, após conhecer uma jovem extremamente positiva ( que vê coisas boas até na pior das ocasiões ), Nozomu acaba entrando ainda mais em franco desespero ( algo bem comum para este professor ). Esta jovem atende pelo nome de Fuura Kafura. Contudo, para Nozomu, uma verdadeira reviravolta passará a ocorrer na sua vida à partir de então...

Isso é uma cena da abertura do anime, certo!?

Notável ver a balança que é criada, já no primeiro encontro entre Nozomu e Kafura, por questão de suas personalidades tão opostas. O que vem à seguir é uma bola de neve aparentemente sem fim, onde os dois tentam justificar de toda e qualquer forma os seus interessantes pontos de vista, encabeçados respectivamente pelo negativismo e pelo excesso de pensamento positivo. E este é apenas o início da citada reviravolta...

O prosseguimento da vida de Nozomu se dá na escola e, para a sua surpresa ( ou melhor, desespero ), a Kafura é uma de suas alunas. Aliás, todos os presentes na classe possuem um comportamento extravagante, onde não há como um ser minimamente igual ao outro.

Nesse ambiente tão "irreverente", personalidades únicas convivem no mesmo espaço de uma forma aparentemente tranqüila. Porém, esta tranqüilidade deixa de existir quando um acaba pisando no calo do outro, literalmente.

"Estou desesperado!"

Kimura Kaere, em transe após denegrir os japoneses: o que é isso tudo!?

O grupo de alunos da sala, tal como citado anteriormente, é simplesmente irresistível. Fujiyoshi Harumi é a otame do lugar, obcecada por mangás. A Tsunetsuki Matoi é um tipo de stalker, uma pessoa que persegue ardorosamente uma outra pessoa. Já a Kimori Kiri é uma hikikomori. A Otonashi Meru não fala ( ou não quer falar ), se comunica apenas por e-mail e faz a caveira de todos com o aparelho celular. Por sua vez, a Kobushi Abiru adora animais, ou melhor, a cauda deles.

A Kimura Kaere é uma estrangeira ( detalhe: com nome japonês ), que vê motivos para berros e processos em quase tudo. A Hitou Nami é uma garota comum, sem nenhum atrativo especial ( em seu comportamento ). Entretanto, a Kitsu Chiri não é muito comum, pois vê com seriedade demais o todo à sua volta ( com a mínima distinção entre o certo e o errado ). Isso sem citar as outras personagens...

Coloque-se no lugar do professor Nozomu, com um grupo deste naipe para cuidar. O desespero veio à tona, ou não? Até porque, o próprio professor possui um comportamento excêntrico. Mas tudo isso enriquece a obra, pois todas as facetas aqui citadas formam um ambiente mais do que propício para uma crítica social ajustada, onde cada um destes personagens contribuem muito para mostrar o quão dolorosa pode ser encarada a sociedade atual.

A Chiri, ao concordar com algo, fica satisfeita.
Porém, o contrário também ocorre.


Em si, o anime mostra alguns dos contrastes existentes no Japão moderno. Isso é incentivado por diferentes linhas de raciocínio, usando e abusando do humor crítico e social. Não são poucas as passagens em que citações ao comportamento da sociedade são feitos, de uma forma que se encaixa muito bem com os personagens de apoio.

A frase "Estou desesperado!", tantas e tantas vezes entoada pelo professor Nozomu, possui uma razão única de existir, e se torna facilmente um símbolo do anime. Por menor que seja a razão, ou por mais irrelevante que seja o problema, o Nozomu sempre vê motivos para desistir de sua própria vida. Isso vem à mostrar o quanto que o personagem se sente desprotegido e privado do sentimento de seguir em frente.

Para se notar isso, deve-se entender a idéia que o anime quer passar. O humor ácido não é bem visto por todos, mas é o ideal para a proposta de "Sayonara Zetsubou Sensei". As citações à sociedade japonesa são visíveis, inclusive algumas delas podem ser aplicadas à sociedade brasileira. Trata-se de um título que, de forma bem interessante, força quem o assiste à pensar.

Objetivamente

Otonashi Meru: sua aparente timidez que esconde
um comportamento bem diferente...


O anime "Sayonara Zetsubou Sensei" ganha créditos o bastante pela sua proposta lançada e, principalmente, pelo modo como executou a passagem da mesma. Seus personagens, por mais que sejam tão únicos, cativam e deixam às claras tal objetivo.

Contudo, na parte técnica o anime deixa um pouco à desejar. Seus traços são pouco caprichados, principalmente ao se levar em consideração a época de sua produção ( ano de 2007 ). O mesmo pode ser aplicado ao seu fundo musical e demais efeitos sonoros. Porém, os temas de abertura e de encerramento são interessantes e chamam positivamente a atenção.

É curioso notar que o citado sobre a parte técnica de "Sayonara Zetsubou Sensei" não venha à ser considerado como um demérito. Tudo, em absoluto, combina agradavelmente no anime, e isso merece ser destacado.

Entretanto, se você não tem ( ou não quer ter ) o mínimo de conhecimento sobre o Japão, melhor não assistir ao anime. Neste título há muitas passagens de reflexão sobre a sociedade japonesa, o que talvez possa não lhe ser um ponto de atenção.

Por outro lado, o anime proporciona uma experiência muito positiva, pois em várias ocasiões acaba forçando quem o assiste à pensar sobre diversas questões sociais e culturais. Em várias de suas passagens as risadas são quase inevitáveis, ao mesmo passo em que você pode até sentir algum constrangimento em um evento "x", ou até raiva em um evento"y".

Por tudo aqui descrito, "Sayonara Zetsubou Sensei" é um anime que merece ser recomendado!

[ adaptação de postagem original presente no antigo projeto "Kotatsu Shinbun" ]

sábado, 4 de junho de 2011

ISML'2011: a campeã do colar Topázio é a...

A Tachibana Kanade, de "Angel Beats!".

E o ISML'2011 tem a campeã da disputa pelo colar Topázio. O que pode ser aqui ressaltado ( sobre a rodada final com sete personagens ) é que houve uma disparidade incontestável entre a primeira colocada e as demais concorrentes.

De fato, tal diferença só fez aumentar quando os números obtidos foram convertidos na pontuação oficial da rodada final. E com tais resultados, uma certa garota obteve o direito de ter, para si, o colar Topázio deste ISML.

O quadro final do colar Topázio.

As congratulações pela vitória obtida vão para a Tachibana Kanade, uma das representantes do anime "Angel Beats!" no ISML'2011 e, porque não enfatizar, uma das sérias candidatas a vencer a disputa geral deste ano.

Novamente, a Shana chegou à uma decisão mas acabou não vencendo-a ( seria um tipo de carma? ). E o mapa do ISML mostra bem que, deter a superioridade da Kanade só foi possível para a Nagato Yuki em uma das regiões do globo.

Agora, o ISML'2011 terá uma pausa, e voltará com tudo no domingo dia 12 de junho, com o início da disputa pelo colar Ametista.

Por quem você está torcendo?

[ made in NETOIN! ]

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O "NETOIN!" presente no "YOpinando Shinbun #7"...

Ainda acredito...

E a saga deste humilde blogueiro em podcasts continua. Mais uma vez, o convite feito pelo proprietário dos blogs parceiros "Anime Portfólio" e "YOpinando..." foi aceito, e o "NETOIN!" se fez presente em mais uma edição do "YOpinando Shinbun".

É bem verdade que há certas dificuldades quanto ao equipamento deste humilde blogueiro para a gravação de podcasts. Houveram uns ecos neste último. Contudo, a gravação foi muito divertida.

Ao todo, quarenta e oito notícias foram comentadas em um pouco mais de uma hora e meia de podcast. Desde novos animes anunciados, passando por games, mangás e afins, o "YOpinando Shinbun #7" cedeu espaço a uma ótima dosagem de matérias.

Televisão. Por alguma razão, este blogueiro foi o único a enfatizar que ainda confia na TV para a transmissão de animes. As razões para se pensar o contrário existem. Contudo, a esperança ainda vive.

A iniciativa do blog parceiro "YOpinando..." é mais do que válida. Para você escutar o podcast ( ou fazer download dele ), bastará clicar aqui e aproveitar.

[ made in NETOIN! ]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procure aqui...

Carregando...

NETOIN!


Presente desde
22 de dezembro de 2006...

O layout anterior foi implementado em
11 de fevereiro de 2008...

E o template atual está aí desde
15 de setembro de 2011...
( créditos mantidos no final do blog ).

 
Blog sobre animação japonesa - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo - NETOIN! 2006-2014
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons