01/10/11 - 01/11/11 ~ NETOIN!

domingo, 30 de outubro de 2011

Curtas em geral - parte #101: um giro de notícias...

A Taneshima Poplar está pronta... Aparentemente...

O NETOIN! lhe agradece pela visita, esperando também que a estadia no blog seja agradável à você, amigo visitante.

Entra em cena mais uma edição do Curtas em geral, seção esta que passou das cem publicações recentemente, voltando à aparecer para trazer um pouco de notícias e informações sobre animação e cultura japonesa.

Desta forma, está na hora de preparar o seu lanche, com um belo copo de refrigerante ( ou suco ) do lado, e ver o que o NETOIN! lhe tem oferecer na edição de número 101 de uma de suas mais antigas seções.

No Gyabbo! - O futuro dos mangás no Brasil

Imagem do blog Gyabbo! ( divulgação ).

O amigo Denys, do blog parceiro Gyabbo!, fez uma postagem de grande interesse à todos fãs de mangás no Brasil. Graças a uma entrevista feita por Marcelo del Greco, gerente de conteúdo da Editora JBC ( que se faz possível assistir no blog parceiro ), foi lançada uma questão no citado blog: como será o futuro da publicação de mangás no Brasil?

É certo e louvável saber que, no distante ano de 2001, as Editoras Conrad e JBC acreditaram no mercado brasileiro para a publicação de mangás e, passados longos dez anos, títulos e mais títulos continuam à ser publicados, por várias Editoras.

A grande questão, que se fez lançar no texto do Gyabbo!, coloca em xeque o futuro das publicações em solo tupiniquim, uma vez que as mesmas tem seguido uma tendência de surgirem de forma rápida e abrupta, onde a consulta ao público consumidor ( infelizmente ) não se faz presente. Entra em ação, no referido texto, questões pertinentes também à qualidade e aos valores das publicações, tendo como base para tanto não apenas o momento dos mangás no Brasil, como também as palavras do Marcelo del Greco na citada entrevista.

Vale lembrar, contudo, que a ideia não é desvalorizar a pessoa do Marcelo ou a Editora JBC em si ( aliás, longe disto ), como fez ressaltar o jovem Denys em seu texto no Gyabbo!. A razão da postagem é chamar à todos para uma troca de ideias amigável sobre o tema, para traçar ideias e levantar opiniões sobre o assunto, que requer a atenção do público consumidor de mangás no Brasil.

Acesse a postagem do blog parceiro aqui, e aproveite para opinar você também.

A obra Solanin no Brasil pela L&PM Editores

Detalhe do site da L&PM Editores ( divulgação ).

E no que tange ao tema de publicação de mangás no Brasil, surge uma interessante novidade. A L&PM Editores irá lançar mangás no Brasil. Em um olhar analítico inicial, parece que mais uma Editora se interessou em trazer publicações orientais para o público nacional.

O nome que este humilde blogueiro vem destacar é Solanin. Esta obra, de apenas dois volumes, leva a assinatura de Asano Inio e conta uma interessante história de amor entre dois jovens. Talvez você possa até pensar que seja clichê da parte deste humilde blogueiro mas, como grande fã de slice-of-life e de drama/romance, Solanin parece unir o útil ao agradável com maestria.

A afirmativa acima se deve ao fato de que o casal da história se conhece desde a época de Universidade e, no frio mundo real, eles terão de passar juntos pelas provações do dia-a-dia e, assim, buscar forças para manter-se unidos em meio ao mundo que os cerca.

Desnecessário enfatizar que este humilde blogueiro, desde este momento, está ansioso pela publicação, que será uma compra obrigatória.

Você pode ver a chamada para a publicação no site da L&PM Editores clicando aqui. Aproveite e veja a opinião sobre esta publicação no blog parceiro Yon-Koma, bastando clicar aqui para fazê-lo.

Pesquisa aponta: Fate/Zero é o anime da temporada

Fate/Zero.

Uma pesquisa foi feita, recentemente, por usuários japoneses do site Recochoku.com. Através de uma votação via aparelhos celulares, mais de mil pessoas escolheram os destaques da atual temporada de animes.

O resultado final da pesquisa deixou o anime Persona 4 na quinta colocação. O diferenciado slice-of-life Kimi to Boku ficou com a quarta posição. Por sua vez, o terceiro posto ficou o irreverente e divertido Boku wa Tomodachi ga Sukunai.

O segundo lugar ficou à cargo de Working'!!, que é a continuação direta da série predecessora. Desnecessário enfatizar o quanto que este humilde blogueiro ficou contente ao ver o pessoal do restaurante familiar Wagnaria em tão destacada posição.

O primeiro posto ficou sob a responsabilidade do eficiente e chamativo Fate/Zero, anime este que tem feito por merecer os elogios que tanto se notam pela internet afora. Com certeza, para muitos o primeiro lugar desta pesquisa está em boas mãos...

Contudo, tal pesquisa não reflete totalmente a opinião sincera deste humilde blogueiro. Mas nunca é demais saber como pensa o fandom em suas mais variadas vertentes. A fonte deste texto foi o portal de streaming Crunchyroll.

Relembrando as séries Onegai Teacher e Onegai Twins com estilo

Imagem /cartaz do anime Ano Natsu de Matte Iru.

Este humilde blogueiro guarda um grande carinho pelas séries Onegai Teacher e Onegai Twins, sendo que tal sentimento provém de longa data. Soma-se à isso o fato do dedo mágico da Key Visual Arts estar no meio da ideia. Com base em tal afirmativa, torna-se desnecessário enfatizar o quanto a notícia à ser aqui passada causou um impacto positivo pelos lados do NETOIN!.

Segundo consta no Crunchyroll, um novo anime da Key está sendo produzido, sendo este de nome Ano Natsu de Matte Iru. O mesmo terá seu character design e roteiro da história feitos pela mesma dupla que trabalhou nas séries Onegai citadas no parágrafo acima.

Pouco se sabe sobre a história em si. Contudo, e de forma aparente, a mesma deverá se basear em uma história de amor. Além disto, a frase mostrada na imagem acima parece ser muito sugestiva: "As memórias daquele verão nos farão imortais".

Como não há mais dados concretos sobre a obra, tudo que se faz esperar é que novidades apareçam sobre esta produção, que carrega consigo toda a feição que este humilde blogueiro busca encontrar em seu gênero preferido de animes e mangás, que é justamente o drama/romance.

Amigo visitante, até a próxima.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site da L&PM Editores, clicando aqui.
Acesse o site oficial do anime Ano Natsu de Matte Iru, clicando aqui.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ISML'2011: o quadro para o top'16 está formado...

A Shana está pronta...

E o ISML'2011 chegará ao início de sua fase derradeira no próximo domingo, dia 30 de outubro. Sim, caro visitante: o top'16 estará dando os seus toques iniciais, trazendo consigo a premissa de duelos eletrizantes e, porque não enfatizar, de um certo ar de revanche para algumas das personagens participantes.

Ao contrário das edições anteriores, a Fase Final deste ano será disputada no sistema de Single Elimination, onde não haverão repescagens. Recorde-se que, até a edição de 2010, a Fase Final era disputada no sistema Double-Elimination, onde as personagens tinham ainda a chance de chegar à final do ano por meio de uma repescagem.

Sendo assim, a derrota não será perdoada neste top'16. Das dezesseis qualificadas que chegaram na Fase Final, graças às suas campanhas no decorrer da Fase Regular ( e seus sete colares ), obviamente podem-se destacar as quatro grandes favoritas e, de igual forma, mencionar as que chegam à disputa da Tiara do ISML'2011 sob o rótulo de "prováveis zebras".

A tabela de combates do top'16.
- Fonte: site do ISML -

Dentre as ditas favoritas, é de senso comum lançar os nomes da Tachibana Kanade e da Misaka Mikoto como possíveis finalistas deste ano. A Kanade chega com um importante status ao top'16, pois encerrou a Fase Regular como a única invicta da competição. Por sua vez, a Misaka pode aqui ter a chance de sua revanche pessoal contra a representante de Angel Beats! e, desta forma, tentar ser coroada como a campeã do ISML'2011.

Ainda no grupo das favoritas, uma grande menção é o nome da Nagato Yuki, que fez um brilhante papel ao longo da Fase Regular, consolidando um importante terceiro lugar ao fim da citada fase. E se ao acaso estiver achando que o moe em seu maior teor ficou de lado, esteja à par de que a Nakano Azusa desponta entre as quatro principais candidatas ao título deste ano, graças à sua irrepreensível campanha ao longo da Fase Regular.

Sengoku Nadeko: conseguirá ela rir melhor no final?

Além das quatro favoritas, duas personagens podem querer estragar a festa delas. Neste caso, aparecem a Shana e a Kuroneko. A Flame Haze dá um tempo em sua caça aos Guze no Tomogaras para tentar chegar, no mínimo, às semi-finais do top'16 e, talvez, avançar à disputa pela Tiara. Já a simpática representante do anime Ore no Imouto fez uma campanha digna de elogios na Fase Regular e, tirando a Kanade, foi o grande destaque entre as novatas na competição.

Mas o teste de fogo estará à cargo de duas personagens em especial. Uma delas é a Charlotte Dunois, do anime Infinite Stratos. A outra é uma das representantes do anime Bakemonogatari, sendo ela a Sengoku Nadeko. Para ambas, fica a difícil missão de eliminar do top'16 as mais sérias candidatas à Tiara do ISML'2011 ( a Misaka e a Kanade, respectivamente ). Trata-se de uma tarefa das mais complicadas mas, se conseguirem avançar ( tal como fez a Katsura Hinagiku no ISML'2009 ), então qualquer prognóstico passará à ser imprevisível...

Este é o quadro oficial. A disputa está para começar. Quem levará a Tiara do ISML'2011?

Netotin fala sobre o ISML'2011...

Netotin gosta de torneios... Tá, Netotin e tão fofo quanto é novinho em folha, mas já ouviu falar deste torneio e está torcendo para duas personagens... Sim, a Kanade e a Shana. E quem sabe Netotin não aparece, um dia, em um combate de exibição entre mascotes... Hã!? Isso seria muito legal! ~netin!


[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial do International Saimoe League, clicando aqui.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Apresentando o Mangás da Panini - Fansite

Imagem do blog Mangás da Panini - Fansite ( divulgação ).

Faz parte da tradição deste humilde blog apresentar todos os parceiros para você, amigo visitante. Trata-se de uma iniciativa muito gratificante, na qual você pode ter uma breve ideia sobre o que esperar, ao visitar o blog que esteja sendo apresentado.

A parceria da vez foi formalizada com um blog interessante. Apesar de seu alicerce ser os mangás, o blog em questão possui um direcionamento estabelecido sobre as obras publicadas.

O enunciado do parágrafo acima ocorre devido à um fator bem específico: o blog trás informações sobre os mangás publicados pela Editora Panini no Brasil. Tenha em mente, visitante, que esta é uma visão aguçada por parte do proprietário do blog, que busca oferecer aos seus visitantes uma dinâmica pessoal sobre os mangás publicados pela citada editora em terras brasileiras.

Desta forma, está sendo apresentado para você, amigo visitante, o blog Mangás da Panini - Fansite, que segue sob a tutela do jovem Kuroi, realizando um trabalho de grande respeito à frente do blog.

Os check-lists são uma verdadeira âncora. Mas há muito mais no novo blog parceiro do NETOIN!: resenhas, opiniões pessoais sobre algumas obras, novidades e boletins fazem parte do plantel de postagens do blog parceiro. Aliás, os textos são claros e diretos o bastante, o que favorece em alto nível a compreensão das ideias passadas pelo jovem Kuroi.

Por estas razões, o Mangás da Panini - Fansite é um blog que faz por merecer a sua visita.

As verdades do Netotin...

Netotin adora mangás. É verdade que gosto mais de marshmallows, mas os mangás são muito legais. Qual o mangá preferido do Netotin? Hã... Netotin é muito novo ainda, mas prometo resposta, ok? Netotin dá boas vindas ao novo blog parceiro do NETOIN!. ~netin!

O mascote do NETOIN! dá as caras sempre que pode. Você sabe onde encontrá-lo quando ele não aparece no blog? Tire a sua curiosidade no Twitter oficial do blog ( aqui ) e na FanPage no NETOIN! no Facebook ( aqui ).

[ made in NETOIN! ]

Divindades, aventura e ação: isto é Shurato!

O logo de Shurato.

A história da animação japonesa no Brasil é mais antiga do que se faz imaginar. É bem verdade, entretanto, que o grande "boom" ocorreu à partir dos anos 80, massificando-se durante os anos 90.

Vários títulos apartaram em solo brasileiro nos citados períodos. Nos anos 90, em especial, é que apareceram os animes nos quais este humilde blogueiro recorda-se tão bem de tê-los assistidos. No âmbito geral, animes como Dragon Ball, Magic Knight Rayearth e YuYu Hakushô tiveram uma grande importância na época de suas exibições sendo, até hoje, lembrados com carinho por muitos fãs.

O anime que será comentado foi também exibido em tal época, mais precisamente, em 1996 ( pela extinta Rede Manchete ). O título em questão tinha como base os eventos passados em um mundo paralelo ao nosso, onde tudo que ali ocorria impactava diretamente na Terra. Guerreiros poderosos lutavam contra as forças do mal, em um mundo mágico e surreal.

Amigo visitante, esteja convidado à conhecer um pouco sobre o anime Shurato.

O poder de Shura!

Gai e Shurato: os melhores amigos...

O ano é 1989 ( na cronologia do anime ). Dois amigos estão em um ginásio na cidade de Tóquio. Trata-se de um campeonato de lutas em nível nacional. Frente à frente, dois jovens que se conhecem muito bem, desde as épocas de ensino mais básico...

O mais alto é Gai. rapaz que tem na calma a sua maior qualidade, sempre agindo com prudência e destreza. Ele é o melhor amigo de Shurato que, por sua vez, age de acordo com as suas emoções e por impulso, sendo um jovem muito teimoso durante boa parte do tempo. Em comum, ambos possuem um grande senso de justiça.

A luta entre os dois vale o título nacional. Tudo corria conforme fazia-se esperar, onde a tranquilidade de Gai enfrentava com todas as forças o ímpeto de Shurato. Em um momento fatídico, ocorreu algo muito estranho...

O momento da transmigração, por obra e graça da Honorável Vishnu.

O combate não teve seu fim. No momento do golpe que definiria o vitorioso, Shurato e Gai são interrompidos pela aparição de uma mulher, não em sua presença física, mas sim em um tipo de vulto divino.

Através de dizeres que remetem às mitologias budista e hinduísta, esta mulher transmigrou os dois jovens amigos. Em outras palavras, Shurato e Gai sumiram da face da Terra neste instante. A dupla, sempre tão unida, experimentava uma separação nunca antes vivenciada em suas vidas...

Ao final da transmigração, Shurato acorda em um mundo estranho. Os grandes edifícios e o tráfego intenso das ruas das grandes cidades não se faziam presentes. Desta vez, estranhas construções e ilhas flutuantes ditavam a norma geográfica e visual deste lugar onde o rapaz estava. Mas fica no ar uma dúvida: onde foi parar o Gai?

Rakesh, a garota que recepcionou Shurato no Mundo Celestial.

Ao menos, da recepção em si Shurato não podia reclamar, pois a mesma foi feita com um beijo. A ação foi feita por uma garota bonita e muito alegre de nome Rakesh. Ela não tinha um motivo em específico para ter beijado o rapaz, mas o próprio acabou aceitando bem o fato ( após um início relutante ).

Neste momento, a questão sobre onde estava o Gai faz-se responder. O mesmo aparece e, de forma imediata, tenta matar Shurato. Mas o Gai estava muito diferente: protegido por uma armadura e com um grande poder, o melhor amigo de Shurato era agora o Rei Yasha. Com uma rápida explicação da Rakesh e da Honorável Vishnu ( esta em presença espiritual ), Shurato usou o seu shakiti para transformar-se no Rei Shura e, ainda assim, não conseguiu dar cabo de Gai. Graças à intervenção de Leiga, o Rei Karura, Shurato e Rakesh foram salvos de Gai.

E assim iniciaram-se as aventuras de Shurato no Mundo Celestial. Um lugar bem diferente da Terra, onde rapaz passaria por severas provações de força e de cunho mais pessoal para salvar não apenas o mundo onde estava, como também a própria Terra.

Entendendo a história...

Shurato, o Rei Shura.

Analisando de uma forma fria e rasa o que já foi descrito sobre o anime, você poderá pensar que a obra não passa de uma cópia básica de tantas outras que seguem a mesma linhagem. Entretanto, tal suposição perde as esperanças de se tornar realidade à partir do momento que se faz conhecer, mais à fundo, a história presente no anime e o modo como a mesma se desenvolve.

De início, fique à par para o fato de Shurato ser um anime dividido em duas fases distintas. A primeira fala rigorosamente sobre a traição sofrida pela Honorável Vishnu através do Mestre Indra, que a transforma em pedra para, assim, ver a queda do Mundo Celestial. Indra é uma pessoa muito respeitada no mundo em questão especialmente pelos Guardiões Celestiais, que são os guerreiros cuja missão é proteger o Povo Divino de Deva e a Honorável Vishnu.

Ainda sobre a primeira parte, o que se vê é uma divisão entre aqueles que deveriam ser aliados. Gai, o melhor amigo de Shurato, estava do lado de Indra e de outros três Guerreiros Celestiais: Dan ( o Rei Hiba ), Kuuya ( o Rei Dappa ) e Lang ( a Rainha Nahla ). Para os três citados guerreiros, Shurato era um traidor vindo de outro mundo, que de alguma forma fez a cabeça dos demais para lutar contra o Mestre Indra.

Shurato e Gai, frente à frente em batalha...

Aqui cabe uma menção honrosa para a Lang. Ela, a Rainha Nahla, jamais ousou desconfiar das tramoias do Mestre Indra. E mesmo que fosse para fazer tal ato, dificilmente o concretizaria. A razão estava em seus sentimentos para com o Indra. Mais adiante, Lang mostraria para um dos outros bravos guerreiros que, por amor, ela realmente estaria disposta à tudo...

No que diz respeito à divisão dos Guardiões Celestiais, o outro grupo acabou sendo composto por: Shurato, Leiga, Ryouma ( o Rei Dragão ) e Hyuuga ( o Rei Celestial ). Para eles, Indra era o alvo à ser batido, em virtude de sua grave traição frente à Honorável Vishnu.

Disparadamente, Shurato era quem mais sofria com esta situação. Em sua mente reinava a busca pelo seu amigo Gai, no intuito de convencê-lo à mudar de lado, para que seu melhor amigo voltasse à ser a pessoa que era na Terra.

Além do trauma de Shurato, a primeira fase do anime mostrou a divisão de amigos e de amores. Por mais que a situação vivida no momento tenha colocado os oito guerreiros frente à frente como inimigos, a guerra em si colocou formas de pensar e sentimentos pessoais em xeque. E na batalha entre amigos, Shurato e Gai haveriam de confrontar-se uma vez mais...

Da esquerda para a direita: Leiga, Rakesh, Shurato, Hyuuma e Ryouma.

A segunda fase de Shurato mostra, verdadeiramente, a batalha das forças do bem contra as forças do mal. Neste caso e especial, a melhor definição é a guerra envolvendo o Povo Divino de Deva e o Povo Divino de Asura. Em confronto estavam as deusas Vishnu e Shiva. Aliás, é nesta fase que se descobre a razão de Gai não ter ficado ao lado de Shurato desde o início do anime.

É durante a segunda fase, em especial, que as batalhas intensificam-se. Na busca por um poder sagrado, usado por meio do shakiti de Brafma ( o criador no anime ), Shurato e Gai haveriam de enfrentar-se novamente, desta vez, em busca do poder absoluto que poderia, de uma vez por todas, definir quem seria o vencedor desta guerra.

Muitas surpresas fazem da segunda fase o prato principal de Shurato. Em especial o sentimento de desonra rotulado pelos três Guardiões Celestiais que, nas batalhas anteriores à esta, estavam lutando à favor do Mestre Indra. O pedido de desculpas fica visivelmente estampado nas faces de Lang, Dan e Kuuya que, durante as batalhas contra as forças de Shiva, querem mostrar os seus valores como verdadeiros guerreiros que são.

Um ponto de grande importância está na compreensão mais simbólica de todo o anime, que é o responsável pelo diferencial dele com as demais obras do gênero.

O "mal" e o "bem" vivem dentro de todos...

A guerra tende à separar amigos e amores...

Em Shurato, o poder que cada pessoa tem dentro de si é chamado de souma. O souma, por si, está presente em qualquer pessoa que viva no Mundo Celestial. e cada pessoa é a responsável direta pela forma como faz uso de seu souma.

Aqueles que tem o souma mais desenvolvido tornam-se guerreiros. O souma mais poderoso existente é aquele emanado pela Honorável Vishnu, por sua sucessora e pela Honorável Shiva. Como se faz presumir, cada pessoa tece o seu próprio futuro e, sendo assim, o souma também é nutrido e fortalecido de acordo com os anseios e a força interior de seus donos.

No anime, a força maligna é emanada através do souma negro. E este souma surge tão pura e simplesmente do fortalecimento dos sentimentos hostis existentes em qualquer ser vivo no Mundo Celestial. E este mesmo souma negro está intimamente ligado à todos os eventos mostrados no anime.

Levando-se em consideração que os eventos do Mundo Celestial impactam diretamente na vida dos habitantes da Terra, pode-se aqui dizer que o anime passa uma interessante mensagem...

A mensagem seria de que todos são responsáveis por aquilo que acontecerá no futuro. Os acontecimentos que tendem à ocorrer em tempos adiante ao atual serão nada mais que reflexos das ações presentes. Para este humilde blogueiro, esta é a mensagem que fica de Shurato...

Objetivamente

O beijo da Rakesh em Shurato, quando da chegada do rapaz ao Mundo Celestial.

Shurato é um anime que foi exibido no Japão entre os anos de 1989 e de 1990. O estúdio responsável foi o Tatsunoko. No Brasil, como já se fez citar anteriormente, o título foi exibido em 1996. E mesmo com a animação mais envelhecida para os padrões atuais, a obra consegue manter um certo charme próprio.

Convém destacar aqui a ótima dublagem do anime no Brasil. Fique à par, amigo visitante, de que os nomes originais dos golpes, das preces e dos personagens foram mantidos com relação direta à obra original. Excetuando a abertura e o encerramento que foram adaptados, o restante é sumariamente igual ao original.

No que diz respeito ao visual do anime, ele é caprichado. É bem verdade que possui erros que beiram a irritação em certas partes de alguns episódios mas, no geral, a animação flui bem. Na parte acústica, Shurato é tão simples quanto se faz supor. Não há uma insert song de destaque, mas a música de abertura possui o seu toque especial.

Shurato é um anime que não teve a repercussão de Saint Seiya ou de YuYu Hakushô no Brasil, mas com certeza é um título que deixou a sua marca exposta. Para este humilde blogueiro, fica apenas o sentimento saudosista das tardes da Rede Manchete quando se ouvia a frase: "Owwwnnn Shura Sowaka!!!".

Por tudo que foi aqui descrito e observado, Shurato é um anime recomendado e que merece ser assistido!

Netotin de shakiti!?

Netotin não conseguiria vestir uma armadura. Isso porque sou bem fofinho, e não haveria nada que atendesse toda a minha fofura consolidada. Mas Netotin não para de pensar sobre como seria interessante ter algo assim... Imagine Netotin falando: "Ownnn Marsh Mallow!!!!". Ops! Mas seria tão legal... ~netin!

O Netotin não tem jeito mesmo... Mas é sempre bom ver ele animado assim, não é mesmo? Visite-o sempre que quiser. Para isso, siga o blog no Twitter ( aqui ) e curta o NETOIN! em sua FanPage no Facebook ( aqui ).

[ made in NETOIN! ]

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Conheça o ManGONZO você também!

Imagem do blog ManGONZO ( divulgação ).

O ano de 2011 já tem um canto reservado no coração deste humilde blogueiro por diversas razões. No que diz respeito à este blog, o lugar reservado aumenta consideravelmente. Com números dignos de comemoração e novas parcerias formalizadas, o NETOIN! acaba aumentando um pouco mais o seu alcance em meio à blogosfera sobre animes no Brasil.

E, nas proximidades do quinto aniversário desta humilde casa, nada melhor do que apresentar uma nova parceria formalizada. A grande novidade está justamente no fato do novo blog parceiro ser, na realidade, novo de fato. Recém criado, o blog à ser apresentado dá sinais, logo cedo, de que terá um ótimo futuro pela frente.

Amigo visitante, neste momento você é convidado à conhecer o ManGONZO, o novo blog parceiro do NETOIN!. Diretamente do Estado de Pernambuco, a jovem Anne Bione é quem está à frente deste blog, cuja temática está centrada nos animes e mangás.

De momento, o que pode ser dito de mais objetivo sobre o novo parceiro desta casa é que o blog, por mais que seja novo, já possui a sua própria "assinatura": uma verificada rápida na aba intitulada Sobre o blog já é um verdadeiro livro aberto, deixando em evidência as razões do mesmo existir. E, diga-se de passagem, é algo que tem de ser levado em consideração.

O blog é novo, fato este imediato. Contando com um slogan chamativo ( "Animes, mangás e nenhuma sanidade mental" ), o ManGONZO é um blog que merece a sua visita.

Com marshmallows nas patas, Netotin tem a palavra...

tap, tap, tap... E no meio da noite, Netotin acorda com o barulho dos teclados do computador. De raiva, vou comendo saborosos marshmallows... Mas tudo é em benefício de algo maior, pois temos um novo blog parceiro! Yuuupppiiii! Seja bem-vindo, ManGONZO. Netotin comemora com muitos marshmallows. E você?

Netotin está eufórico e alegre. Que tal compartilhar de toda esta emoção? Basta seguir o fofo mascote do NETOIN! no Twitter ( aqui ) e/ou curtir a FanPage do blog no Facebook ( aqui ).


[ made in NETOIN! ]

domingo, 23 de outubro de 2011

O amor e a amizade estão mais do que presentes em Sasameki Koto...

Sasameki Koto.

Quando se fala de sentimentos, os animes e mangás possuem um vasto leque de opções para a pronta apreciação. E a palavra sentimento está intimamente ligada a amizade e ao amor...

Por mais que o conceito acima seja muito simplório, é algo para se definir facilmente como sendo verdadeiro. Uma questão de grande importância tende à aparecer, quando alguns fatores se fazem presentes para alongar um pouco mais as conversas sobre o sentimento humano...

A questão da vez está no mais puro dos sentimentos entre pessoas, sendo elas do mesmo sexo. No caso à ser tratado, entre duas garotas ( conhecido como shoujo-ai ). Ao mesmo passo que venha à ser considerado como um fator de discussão, o anime que será comentado o faz sem nenhuma maldade, expondo o assunto de uma forma prazerosa e, porque não enfatizar, elegante em sua mensagem...

Amigo visitante, esteja convidado à conhecer um pouco sobre o anime Sasameki Koto.

Elas estão aí...

Sumika e Ushio, em um momento de descontração...

O anime faz um convite muito especial: explorar a magia e o encantamento dos sentimentos humanos mais puros. Sasameki Koto faz uma imersão na questão da relação de amizade entre duas garotas e até, dado o devido tempo, esta mesma amizade à transformar-se em amor. Para isso, um grupo de personagens mais do que interessantes tem de fazer presente.

Uma jovem chamada Murasame Sumika é a personagem que rege o anime. Centraliza-se nela todo o escopo da obra. Praticante de karatê, alta e inteligente. Com tais atributos, Sumika pode ser considerada facilmente um ótimo partido para qualquer rapaz. Entretanto, o coração desta jovem já está devidamente ocupado, mesmo que de uma forma tímida forma...

Sumika é a melhor amiga da bela Kazama Ushio. Esta jovem possui uma grande beleza, além de ser extremamente educada e portadora de uma fala extremamente dócil e meiga. É de total certeza que tais atributos credenciam a Ushio como um forte partido para qualquer pessoa. Por si, a Ushio já tem um pensamento fixo sobre o amor...

Hachisuka Tomoe e Taema Miyako.

Um rapaz aparece com algum destaque no anime: Akemiya Masaki. Este jovem é muito quieto, tímido e severamente resguardado. Ele possui um forte sentimento por uma de suas colegas de classe. Dada a sua beleza, confundi-lo com uma garota não é um problema. Aliás, sua irmã mais nova, Akemiya Manaka, sabe disso muito bem...

Um casal é identificado no início do anime, erguendo as cortinas para o tema proposto pela obra. As jovens Hachisuka Tomoe e Taema Miyako são namoradas. Não costumam beijar-se em público, mas não escondem o que sentem uma pela outra. A Tomoe é adulta e inspira responsabilidade mas, por outro lado, a Miyako consegue ser extremamente irritante e chata quando quer...

Momento do lanche na escola...

E a Aoi Azusa é uma aluna que adora histórias de temática yuri. A jovem anseia em escrever histórias de tal gênero, baseando-se em outras já existentes. Tem também a Torioi Kiyori, que é uma grande amiga da Sumika e da Ushio, tendo como principal caraterística o fato de adorar comer...

E com este grupo apresentado, amigo visitante, é que o anime consegue transmitir a sua ideia de uma forma que une com elegância a simplicidade na história e a forma como se dá a imersão na mesma.

Falando do amor entre garotas...

Ushio e Sumika: amigas em todos os momentos...

O anime mostra que o amor pode aparecer de diferentes formas. A Ushio é a jovem que quer arranjar uma namorada. Mas para ela, não é qualquer garota que serve: para ser o alvo perfeito de seu amor, a moça tem de ser fofa ( entenda-se aqui fofa como uma jovem bonitinha e que inspira necessitar de alguém ao seu lado ).

Por conhecer a Ushio de longa data, a Sumika sabe bem de tal anseio de sua melhor amiga. Mas, para a Sumika, isso representa um grande entrave em sua vida emocional. Isto se deve ao fato de que ela, Sumika, nutre um carinho todo especial pela Ushio. E para piorar, a Ushio vê na Sumika uma grande amiga, e absolutamente nada além disso.

A mente da Sumika trabalhando forte...

Com base no descrito acima, é muito fácil imaginar o que se passa na cabeça da Sumika em vários momentos. Em diferentes ( e até inusitadas ) situações, a Sumika espera com grande ansiedade por uma declaração da Ushio para ela, por mais que a mesma saiba que a sua melhor amiga apenas a enxerga assim...

E este é o grande trunfo apresentado em Sasameki Koto: a inexistência de maldade no fato da Ushio não enxergar os sentimentos da Sumika para com ela. De igual forma, a própria Sumika não faz maiores exageros para conseguir seu objetivo sentimental, muito embora se vê em divertidas situações em razão do mesmo...

Beijo? Já?

Recorde-se da apresentação feita do casal declarado no anime. As jovens Tomoe e Miyako são namoradas e ponto. Mas elas não ficam se agarrando no anime inteiro, nem tampouco aprontando algo mais sério com relação aos seus sentimentos. À bem da verdade, a primeira impressão que elas deixam no anime é de simplesmente não prestarem como pessoas...

Entretanto, com o passar da história, o que se vem à notar é uma Tomoe mais madura e uma Miyako que tem um comportamento mais infantil. A Sumika parece possuir um imã para se ver em problemas com estas duas ( em especial graças aos seus desentendimentos com a Miyako ).

Além disso, o anime mostra um pouco do preconceito social existente quanto ao tema proposto. Notar o porque das jovens Tomoe e Miyako não se comportarem como um casal em público é uma tarefa das mais fáceis, mas que demanda compreensão e entendimento da questão no prosseguimento do anime.

Ambiente...

O jovem Misaki. De quem ele gosta!?

Se você estiver à pensar que em Sasameki Koto os personagens masculinos são meramente marginalizados, esteja desde este momento pronto para rever os seus conceitos. Para dar início, basta mencionar que a história central do anime se passa em uma instituição de ensino mista, e não em uma escola apenas para garotas.

Neste título, moças e rapazes conversam normalmente e aparecem casais heterossexuais no decorrer do anime. Com tal contexto, o Masaki também acaba tendo uma participação respeitosa em Sasameki Koto. Mas o jovem tem um difícil dilema à carregar...

Como foi mencionado anteriormente, o jovem Masaki nutre sentimentos por uma moça que é sua colega de classe. E no prosseguimento do anime, os dois são responsáveis pelos momentos mais hilários do título. Um outro rapaz aparece pouco no anime, sendo ele Kazama Norio, o irmão mais velho da Ushio ( que vive com ela em um pequeno apartamento ).

Momentos assim, envolvendo o Misaki ( sim, é ele na imagem )
e a Sumika são ótimos!


Uma caraterística que deve ser deixada bem exposta sobre Sasameki Koto é que, em nenhum instante, o anime é apelativo para passar as suas ideias. Todo e qualquer evento que se passa no título segue uma ordem incrivelmente natural e singela, propiciando uma experiência muito satisfatória em assisti-lo.

Além desta importante característica citada, vale muito ressaltar a clara iniciativa do anime em mostrar um pouco dos sentimentos femininos. Não é apenas colocar em evidência, mas sim mostrar como pode pensar uma jovem que esteja enamorada, com direito à alguns anseios e até frustrações. Trata-se de uma obra bem justa em todos os aspectos.

Objetivamente

Pode a amizade converter-se em amor?

Falar de uma relação amorosa entre pessoas do mesmo sexo é um assunto que gera discussões. O título Sasameki Koto não quer gerar uma nova discussão à respeito disto, sendo isso uma verdade por tudo que já foi descrito acima. Com os momentos de drama e de humor certeiros, o anime acaba esbanjando categoria no quesito imersão à história, que é um de seus grandes pontos fortes.

Visualmente, o anime não decepciona. Os traços não são uma maravilha da modernidade ( o anime foi ao ar na última temporada de 2009 ), mas também em nada atrapalham sendo que, inclusive, o design dos personagens estão muito bem feitos. Na parte acústica, o anime é honesto. E isso vai desde os temas de abertura e de encerramento até os efeitos sonoros presentes, propiciando um ambiente satisfatório.

Uma vez mais, vale muito ressaltar que o anime não exibe apenas o dito belo e bonito, nem tampouco busca distorcer a realidade: Sasameki Koto apenas lança a questão do mais puro sentimento. É a inocência nas razões andando lado a lado com a intensidade dos sentimentos de cada personagem, na mais plena harmonia...

Por tudo o que foi aqui mostrado, Sasameki Koto é um anime recomendado. Merece ser visto por você caso tenha a oportunidade. Desta forma, saber por quem o Misaki está interessado será tão fácil quanto ficar à par sobre a questão entre a Sumika e a Ushio...

E o Netotin começa a abrir o seu coração...

Amizade é algo muito bonito... Netotin pode ser novo, mas já sabe dar valor aos amigos que tem ( Yay!!! ). Amor!? Netotin ama marshmallows com todas as forças!!! Mas gostar de alguém deve ser tão bom e... Epa! E se não tiver o sentimento correspondido? Netotin ficará triste... Esta foi a mensagem do anime? Netotin está triste... ~netin'tin!

Realmente, o Netotin aparenta estar triste... Quer alegrá-lo um pouco? Então ajude o mascote do NETOIN! a dar rodopios de felicidade novamente, seguindo-o no Twiiter ( aqui ) e curtindo a FanPage do blog no Facebook ( aqui ).


[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de Sasameki Koto, clicando aqui.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Análises em Geral - parte #39: o divertido mangá NHK ni Youkoso!

Imaginação fértil?

Existe uma crença que pode beirar a imaturidade. Tal crença diz respeito às obras japonesas, sejam elas animadas ou publicadas. A mesma diz que nada se aprende com estas obras, que tudo não passa de pura brincadeira e outras coisas acerca desta ( à bem da verdade, tal crença não diz respeito apenas as obras japonesas, mas diz respeito à temática do NETOIN! ).

Para este humilde blogueiro, há uma certa inverdade em tal crença. A melhor definição para isto pode estar em uma review publicada este ano, sendo ela do anime Sayonara Zetsubou Sensei que, com seu humor escrachado e deboche de algumas situações pertinentes à sociedade nipônica atual, conquistou à muitos. Entretanto, nem esta obra serve de único exemplo contrário à crença, como também várias outras seguem o mesmo percurso.

A obra que será aqui comentada entra com grande estilo neste quesito. Retratando uma vertente da sociedade japonesa, NHK ni Youkoso! contém um tipo de história na qual este humilde blogueiro tem imensa satisfação em comentar aqui para você, amigo visitante.

NHK ni Youkoso: o convite para entrar no mundo de um hikikomori...

As capas de NHK ni Youkoso! com elas...

O mangá NHK ni Youkoso! ( Bem-vindo à NHK, muito bem traduzido e orientado ) faz um convite mais do que especial. Nele, você poderá desbravar a mente de um verdadeiro hikikomori: jovem que não estuda nem trabalha, ficando enfurnado em sua casa, estando geralmente atrás de um computador, sendo isto considerado um dos grandes males dentro da sociedade japonesa atual.

O protagonista deste interessante cenário é Satou Tatsuhiro, um rapaz que vive trancafiado em seu pequeno apartamento. Ele era um estudante universitário normal, até ser vítima de uma forte conspiração ( partindo do princípio básico no que Satou acredita ). Sua vida resume-se à ficar na frente do computador, aparentemente sem nada de melhor para fazer, uma vez que é sustentado por seus pais ( estará ele se aproveitando da situação? ).

A tal conspiração ( segundo crê Satou ) vem da conhecida emissora japonesa NHK que, segundo os pensamentos do protagonista da obra, quer transformar à todos em hikikomoris. Dentro de seu dia a dia, Satou culpa tal conspiração pelo fato de ser desempregado ( além de hikikomori ).

O que Satou nem desconfia é que um certo olhar feminino está em seu encalço, depois de uma forma nada convencional de se conhecerem. A jovem Nakahara Misaki crê que pode "salvar" Satou de sua condição de hikikomori. Mas a própria moça esconde segredos sobre a sua vida o que, de alguma forma, desperta certa curiosidade.

Como se não bastasse o fato de ser um hikikomori e de estar sendo arduamente seguido pela Misaki, Satou tem algo mais para se preocupar: o seu vizinho. Desconhecido até um certo evento, um antigo amigo de Satou revela estar ali do lado durante um bom tempo. Trata-se de um rapaz, cujo nome é Yamazaki Kaoru, que está à estudos na grande cidade.

O jovem Kaoru é um otaku de carteirinha. A comprovação disto está em seu apartamento, abarrotado de bonecas de personagens de animes. Isto para não mencionar os jogos. E além dele, há outros personagens que trarão certas lembranças para Satou, ao mesmo passo em que também farão com que o protagonista se meta em encrencas nada elegantes.

As capas de NHK ni Youkoso! com eles...

O mangá explora bem "o todo" que foi descrito nos parágrafos acima e, para este humilde blogueiro, com grande maestria. Os diálogos apresentam certa força em alguns dizeres, especialmente quando estes fazem uma referência direta ao estado atual da vida de Satou. Além disso, a arte contida na obra ajuda e muito para o serviço ficar completo.

É simplesmente hilário ver no mangá algumas das expressões faciais e corporais mais interessantes que um personagem pode mostrar. Os pensamentos de Satou são o mais puro simbolismo da crueldade mental que uma pessoa pode sofrer, contra ela própria. Apesar da grotesca definição, o jovem protagonista assim se coloca na obra, em clara evidência.

Uma questão importante referente à arte da obra está nas silhuetas femininas. Melhor enfatizando, nas amostras naturais do corpo feminino. Em especial quando Satou tem pensamentos extremamente pervertidos que podem envolver a Kashiwa Hitomi ( que era a senpai do rapaz na época de colégio ) e, principalmente, a Misaki.

Aliás, a Misaki esconde muito de sua vida durante boa parte da obra até que, em certo volume, as cartas são colocadas na mesa, para o próprio Satou. Em meio a um quadro tão diferente como o mostrado até aqui de NHK ni Youkoso!, ainda há espaço para uma história de amor? Ou será apenas exagero deste humilde blogueiro?

Objetivamente

As cinco edições de NHK ni Youkoso! deste humilde blogueiro...

Com cinco volumes já publicados no Brasil, além de contar com o sexto que está para chegar nas bancas ( ver postagem no blog parceiro Chuva de Nanquim, clicando aqui ), NHK ni Youkoso! tende à despertar um forte e justo interesse, por tudo que foi descrito nos parágrafos acima.

Além disso, soma-se o fato da obra colocar em um saudável xeque os contrastes da atual sociedade japonesa. Você tem a oportunidade de ver, em uma obra fictícia, um pouco da realidade presente em meio ao povo nipônico.

A arte, como já anteriormente mencionado, ajuda muito. Para este humilde blogueiro, combina harmoniosamente com o tema proposto pela obra. Para os diálogos, segue-se a mesma conjuntura, o que por si já vale como um grande ponto positivo.

Publicado no Brasil pela Panini Comics/Planet Mangá, NHK ni Youkoso! ( Bem-vindo à NHK! ) é uma obra que merece ser comprada e que, obviamente, este humilde blogueiro faz uma recomendação extremamente positiva.

Uma observação: não leiam este mangá dentro do ônibus. Conselho de experiência vivida por este humilde blogueiro...

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de NHK ni Youkoso, clicando aqui.
Para ir ao site da Panini Comics, clique aqui.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Curtas em geral - parte #100: Kobato no Brasil pela JBC...

A Kobato e sua alegria radiante...

Ultimamente são muitos os mangás que têm vindo para o Brasil. Isso, de imediato, causa um impacto satisfatório. Por mais que alguns títulos não sejam exatamente do agrado de parte do público consumidor, mesmo estes tem o seu raio de alcance definido ( logicamente, com compradores na direção ).

Mas, este humilde blogueiro está para comentar um pouco sobre o novo mangá que chega ao Brasil através da JBC. Partindo do princípio básico do fator atrativo da história e da imersão à ser feita nela ( calma e tranquilamente ), a obra em questão está, desde este momento, nos planos deste blogueiro para aquisição.

O título que está apartando em terras tupiniquins é Kobato, que leva o conhecido e tradicional selo da CLAMP consigo.

A capa brasileira para a primeira edição de Kobato ( divulgação ).
- Fonte: JBC release -

Considere ler o release da JBC à respeito da publicação de Kobato no Brasil. Para tanto, clique aqui.

Kobato é um título que tende à ser um divisor de opiniões. Isso não se deve ao fato de sua história ser intrigante ou carregada por um drama adulto dos mais fortes, mas sim pela certa simplicidade que o título carrega em sua narrativa, o que pode afastar olhares mais exigentes desta obra em especial.

Para este humilde blogueiro, Kobato consegue carregar bem a sua história. Mesmo que o anime tenha pecado em alguns pontos de maior impacto ( clique aqui para ler o texto ), talvez o mangá ( em sua curta duração, pois serão apenas seis volumes ) faça o trabalho inverso.

Tenha em mente que Kobato é uma das histórias mais singulares já feitas pelo CLAMP. Toda a singularidade vem do como o enredo se faz passar em sua frente, onde a jovem e simpática Kobato deve ajudar os humanos com seus problemas para, assim, completar a sua missão. Guiada por um estranho ser, que na Terra se faz apresentar como um belo cachorro de pelúcia, Kobato tende à passar por certas situações para, quem sabe, chegar ao seu objetivo.

Segundo o release oficial, a periodicidade e o valor da publicação já estão definidos. Como você vê, amigo visitante, a publicação de Kobato no Brasil?

Mangá de Kobato? Edição número 100 do Curtas?
Com a palavra, Netotin.


Netotin está muito contente. Mal surgiu neste mundo e já está junto dos grandes momentos do NETOIN!. Além disso, um novo mangá estará sendo publicado no Brasil. Algo melhor que tudo isso? Uma bacia entupida de doces e que, de preferência, a grande maioria seja de marshmallows ( mas pode ter jujubas, doces de leite e chocolates ). ~netin!

O Netotin está elétrico. A cota de doces dele tem de ser cortada um pouco, senão ele irá para a estratosfera! Mas, talvez isso não seja preciso. Basta você ajudar: siga o blog no Twitter ( aqui ) e curta a FanPage do NETOIN! no Facebook ( aqui ).

[ release: made JBC ]
[ texto: made in NETOIN! ]

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Parceria com o blog Otomenerd...

Imagem do blog Otomenerd ( divulgação ).

Uma novidade atrás da outra. Desta forma pode se definir o atual momento do NETOIN!. para comprovar tal afirmativa, novamente um blog ganha aqui seu espaço de apresentação, pois trata-se de mais uma parceria formalizada.

O novo blog parceiro possui uma interessante sustentação de postagens. Isto se deve ao fato do mesmo apresentar assuntos bem diversificados, todos eles ramificações de um tema em comum, que é a cultura japonesa.

Desta forma, é muito fácil encontrar em tal blog textos que abrangem tópicos como animes, cinema e música. Tudo isto regado à palavras diretas e de compreensão imediata das ideias transmitidas.

Tudo que foi descrito nestas linhas acima fazem jus ao Otomenerd, o blog da vez à ser apresentado como novo parceiro do NETOIN!. Para trabalhar com tão vasto repertório de tópicos, o blog possui quatro redatores: "Otomenerd" ( proprietária do blog ), "ryuu0", "roronoapedro" e "Sky Riker".

Desta forma, o Otomenerd é o mais novo parceiro desta humilde casa na internet e, por tudo que foi aqui descrito, é um blog que também faz por merecer a sua visita!

Otome? Ah... Netotin tentará explicar!?

Netotin recebe com muitos marshmallows o novo blog parceiro! Nossa, e este blog fala de tanta coisa... Hã? Otome? Peraí... Netotin é tão novo ( além de fofo ) que não sabe direito o que significa a palavra, mas acha que é algo como "meninas fãs de anime e mangá". Netotin errou ou acertou!? Ganhei marshmallows? ~netin!

O Netotin realmente não perde tempo... Mas deveria se acalmar um pouco antes de falar... Ajude-o a se acalmar, seguindo-o no Twitter ( aqui ) e curtindo a FanPage do blog no Facebook ( aqui ). Em ambos os casos, o Netotin aguarda a sua visita...

[ made in NETOIN! ]

Parceiro novo na área: conhecendo o Mangás Cult!

Imagem do blog Mangás Cult ( divulgação ).

Recentemente, o NETOIN! já havia apresentado uma nova parceria formalizada ( clique aqui para acessar o texto ). E com tão curto espaço de tempo, mais um blog se faz presente entre os já existentes no conjunto de parceiros desta humilde casa na internet.

O novo blog parceiro possui um diferencial bastante interessante, que certamente deverá agradar à você, amigo visitante: suas postagens baseiam-se em reviews de mangás mais antigos, em sua maioria, desconhecidos do público atual.

Em outras palavras, o blog à ser apresentado faz uso de uma vertente que, até então, poucos ousariam trabalhar sobre a mesma. Tudo isso regado à textos bem trabalhados e sumariamente explicativos, proporcionando uma saudável e atrativa experiência de leitura.

Amigo visitante, os parágrafos acima dizem respeito ao Mangás Cult, blog este que é o mais novo parceiro do NETOIN!. Seu proprietário atende pelo pseudônimo de Nintakun, jovem representante do Estado do Rio de Janeiro, que mostra com maestria e exímia qualidade seu trabalho à frente do citado blog parceiro.

O Mangás Cult já carrega, nas proximidades de seu primeiro aniversário ( à ser comemorado em dezembro próximo ), uma grande marca. E, por tudo que foi aqui descrito, é mais um blog que faz por merecer a sua visita!

Netotin gosta de mangás!!!

Netotin faz festa para recepcionar o blog Mangás Cult! O "Nintakun" mostra saber muito de publicações antigas... Mas me lembrei de algo importante: o Netotin é novinho ( e fofo ) em folha! Quer saber? Isso não impede o Netotin de saber sobre mangás mais antigos, certo!? Lá vou eu... Yay!!! ~netin!

O Netotin aparenta mesmo ser alguém muito especial... Mas, para que você saiba se ele é realmente tão especial assim, torne-se seguidor do blog ( e de brinde seguidor do comedor de marshmallows ) no Twitter ( aqui ). Se quiser mais, curta o Netotin, pois ele também aparece na FanPage oficial do blog no Facebook ( aqui ).

[ made in NETOIN! ]

domingo, 16 de outubro de 2011

Especial: streaming no Brasil? O resultado é...

Crunchyroll.

Na data de 5 de setembro deste ano, este humilde blogueiro fez uma postagem sobre a notícia que estava na cabeça de todos na ocasião. Tratava-se do tema pertinente à transmissão de animes e de doramas no Brasil, por sistema de streaming, através do portal Crunchyroll.

Recomenda-se a leitura do citado artigo ( clique aqui para acessá-lo ), pois o que virá à seguir é uma notícia diretamente ligada ao tema e que, certamente, deverá dividir opiniões entre os fãs de cultura japonesa pelo Brasil afora. Não por mal, mas sim em uma ordem mais sistemática e, porque não enfatizar, objetiva.

Parceria feita entre a JBGroup e a Crunchyroll: animes via streaming mais próximos do Brasil

Detalhe da notícia no site da JBC ( divulgação ).

A JBC divulgou, na presente data ( 16/10/2011 ) em seu site, que foi feita uma parceria para que sejam exibidos animes via streaming no Brasil, através do já citado portal Crunchyroll ( clique aqui para acessar a página da JBC com o texto ).

Segundo consta na nota presente no site da JBC, a agência de comunicação do grupo ( a Japorama ) é que estará à frente das legendas das obras animadas para o português brasileiro. Além disso, foi citado que alguns animes se farão presentes no portal Crunchyroll para os brasileiros através do simulcast que é, em outras palavras, a transmissão entre a origem e a filial ( fato este que é um antigo sonho de muitos fãs de anime ), ocorrendo poucas horas depois da transmissão no Japão. O português brasileiro será, assim, o primeiro idioma ( fora o inglês ) presente no citado portal para as legendas de suas transmissões.

Para finalizar, a Japorama estará encarregada de fazer uma pesquisa entre os fãs de animes no Brasil. Além disso, ela estará fazendo os preparativos para a implantando o sistema de transmissão, no mesmo instante em que a pesquisa estiver desenrolando-se.

Entendo as coisas...

Detalhe do portal Crunchyroll ( divulgação ).

Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que os valores das assinaturas, ou os processos para se efetuar as mesmas, não foram divulgados. Isto, talvez, deve-se ao fato disto ainda estar em processo de concretização. O mesmo vale para as obras animadas que estarão disponíveis no Brasil, uma vez que isto ainda está em andamento.

Contudo, com base nas empresas que licenciam as suas obras à serem transmitidas pelo Crunchyroll, é possível ( talvez ) deduzir quais os canais de mídia donos de várias séries que, provavelmente, deverão contar com as suas obras ( ou algumas delas ) sendo transmitidas por streaming para os brasileiros.

E com tudo isso em pauta, várias questões tendem à surgir: quantas serão as obras disponíveis? quando elas estarão disponíveis? qual o valor da assinatura? o modo free existirá para os brasileiros? e qualidade da transmissão?

Este humilde blogueiro deve salientar que não entende muito de parte técnica de transmissão por streaming mas, à princípio, um fator de grande importância deverá estar na sua velocidade de conexão. Em outro patamar, deve entrar questões como a qualidade da imagem ( HD, por exemplo ).

Recorde-se que foi citada no texto da JBC uma pesquisa que será feita pela Japorama, certo? Em tese, tal pesquisa deverá tratar-se do gênero ( ou títulos em si ) que o brasileiro fã de animes queira ver por aqui via streaming. Mas isto é apenas uma leve suposição, e tal pesquisa poderá ter outras finalidades, incluindo ou não a apresentada neste parágrafo.

Aqui cabe citar mais uma importante questão: o modo free estará disponível no Brasil? Se você nunca visitou o Crunchyroll, saiba que o portal disponibiliza seus vídeos para não-assinantes, mas cerca de uma semana após a exibição original. Em outras palavras, se não houver condições de pagar pela assinatura, o modo free poderá ser muito bem-vindo...

Por último, e não menos importante, há a questão das legendas. Este blogueiro aqui não tem a mínima pretensão de ser mediador do embate já conhecido entre fãs e tradutores, mas não há como negar que esta seja uma questão de grande influência para muitos fãs Brasil afora.

Objetivamente

O que podemos esperar?

Para este humilde blogueiro, a ideia continua sendo bem-vinda. Contudo, isso não significa, diretamente, que a mesma venha à ser acatada. Não se faz aqui uma alusão para que tudo dê certo ou errado, mas sim que estudos serão necessários para a comprovação da qualidade dos serviços que haverão de serem prestados.

A melhor forma é ver o Crunchyroll como é, atualmente. Por mais que ainda sejam legendas em inglês, dá para ter uma base do serviço. Quando chegarem as primeiras legendas em português, o mesmo teste deverá ser feito. Por fim, a questão dos valores também um fator que poderá tanto agradar como inibir possíveis assinantes do serviço de streaming em nosso País. Neste caso, uma consulta aos seus pais ( caso você não seja o responsável por sua internet ) ou uma avaliação de suas condições sejam mais apropriadas.

E você, amigo visitante? O que pensa à respeito?

[ made in NETOIN! ]

---------------------------------------------------------------------------------------------

Seguem-se sugestões de leituras em outros blogs para diferentes pontos de vista sobre o tema:

* Troca Equivalente;
* Gyabbo!;
* Chuva de Nanquim;
* Yon-Koma.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Blog sobre animação japonesa - Não copie os textos. Favor entrar em contato com o dono do blog para maiores dúvidas e detalhes. - NETOIN! 2006-2017
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons