Em pauta!

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Encantos e muito mais o aguardam em Otome Youkai Zakuro

Otome Youkai Zakuro.

É muito comum aparecerem animes que possuam uma forte tendência, sendo esta fixada na ligação entre o folclore e os costumes do Japão com uma ficção mais centrada em uma espécie de dimensão paralela.

Não caberá no presente post definir se tal afirmativa é mais ou menos atrativa. À rigor, terá início a review de um anime que, não contente em surpreender positivamente na última temporada de 2010, acabou deixando no ar um gosto de "quero mais" pairando no ar...

O título do qual será tratado não possui heróis que buscam salvar o mundo ( ou o Japão propriamente dito ). Mas conta com um grupo de personagens dispostos à mostrar que a união de folclore e ficção pode, sem grandes alardes, resultar em um anime agradável e consistente.

Amigo visitante, esteja convidado à conhecer um pouco sobre o anime Otome Youkai Zakuro, onde beleza, encantamento e lutas caminham uma ao lado da outra, em uma obra das mais valorosas. Boa leitura.

Conceituando: estarás pronto para ser encantado?

Da esquerda para a direita: Susukihotaru, Zakuro,
Bonbori e Hozuki.

O anime Otome Youkai Zakuro foi exibido entre outubro e dezembro de 2010, tendo treze episódios em seu total. Sua ambientalização é o Japão em um tipo de realidade paralela, onde os seres humanos e o seres conhecidos como youkais coexistem. Contudo, tal coexistência não é harmoniosa como, talvez, se faz esperar...

Procure imaginar, singularmente, um universo onde os youkais não fazem parte da raça dominante ( propriamente dita ), pois são hostilizados pelos humanos. O medo por aquilo que se desconhece faz a mente das pessoas de forma direta, sendo tal fator explorado pelo anime com grande naturalidade. Mesmo a existência de youkais que lutam pelos humanos não diminui o preconceito que os mesmos sofrem de maneira constante.

Os personagens principais tendem à vivenciar tais fatos. Quatro youkais e três humanos passarão à conviver juntos na formação de um tipo de aliança, que busca resolver os problemas inerentes à atividades dos maus youkais na sociedade humana. Uma atitude teoricamente nobre, mas que mergulhará todos os envolvidos em grandes momentos...

Quando se faz citar as jovens youkais, tem-se a apresentação de personalidades quase únicas e fortes. Todo o modo feminino mais puro de ser se faz representar pela Susukihotaru. O amor e a felicidade são vivenciados pelas gêmeas Bonbori e Hozuki. A explosão pessoal e a força estão ligadas à Zakuro. As quatro youkais vivem juntas. Procuram desvendar mistérios ao lado dos representantes do exército japonês.

Momentos felizes e de descontração tomam parte do anime.

Os rapazes deveriam representar, em teoria, a força e o poder de decisão. Na verdade, ocorre que os representantes do exército são tão diferenciados quanto as já apresentadas youkais. O detalhe mais curioso está no fator força, predominante entre as youkais ( especialmente a Zakuro ) e até presente nos rapazes. Mas com uma exceção...

O jovem de nome Agemaki Kei é filho de um respeitado representante do exército japonês mas que, ao contrário de seu pai, é muito medroso ( especialmente quando ouve falar em youkais ). Yoshinokazu Riken é nobre não apenas em suas atitudes como também em seu espírito, sendo o escopo de um verdadeiro gentleman. E o pequeno Hanakiri Ganryu tem para si toda a explosão da juventude, disposto à mostrar ser merecedor de pertencer a tão importante grupo.

Desta forma, Otome Youkai Zakuro já começa chamando a atenção pelos personagens presentes. Irrefutavelmente, as parcerias formadas presenteiam quem assiste ao anime com um equilíbrio fantástico entre os modos de ser dos presentes na obra. Desnecessário enfatizar o quanto que a dupla Zakuro e Kei pode ser divertida e respeitosa ao mesmo tempo...

Mas não pense que todos os personagens sejam possuidores de boas lembranças em seus respectivos passados. No que se remete às quatro youkais, mais precisamente, o que se tem são infortúnios, preconceitos e desrespeito por parte de suas origens e pelas falácias negativas quanto à espécie youkai.

Lutas e sedução...

Fragmento de uma luta no anime...

Otome Youkai Zakuro não fica preso às questões mostradas sobre o preconceito ou sobre o fator sobrenatural ( youkais ). De forma muito feliz, o anime mostra lutas e uma série de momentos onde o romance e o drama aparecem. Como se pode imaginar, cada personagem tem um senso instintivo e razões próprias para estar no anime. No que se refere às youkais...

Se partir unicamente do princípio que a força se faz representar pelas jovens youkais, seria algo lógico esperar que as lutas se desenvolvessem de forma tranquila e sem derramamento de sangue. Mas isso para na teoria. Na verdade a força está com elas, mas as batalhas possuem todo um pré-ritual autêntico antes de se realizarem. Uma canção se faz entoar, na proporção de um encanto que está para ser lançado no oponente. Após isso, há uma transformação de objetos e uma das youkais ( geralmente a Zakuro ) parte para a luta.

Em si, as batalhas unem o útil ao agradável. A frase não apresenta nenhum tipo de exagero, pois há uma bela concepção visual alinhada aos movimentos suaves onde, ao contrário do que se poderia prever, o sangue pode vir à ser derramado. Contudo, sempre que possível, a luta se faz necessária apenas com o intuito de purificar alguns youkais.

Bonbori e Hozuki: uma beleza invejável...

As surpresas de Otome Youkai Zakuro não ficam restritas às lutas. É bem verdade que apresentar combates já faz com que o anime ganhe pontos por parte de vários fãs desta arte. Mas, de uma maneira mais representativa que as próprias lutas, a concepção de encantamento feminino aparece em seu esplendor mais natural neste título.

Não procure entender de forma leviana a afirmativa do parágrafo anterior. As youkais demonstram, em suas atitudes e com seus anseios, aquilo que existe de sentido mais puro e honesto no sentimento feminino. A Susukihotaru, por exemplo, tem o comportamento de uma verdadeira dama, séria candidata para uma esposa das mais exemplares. As gêmeas Bonbori e Hozuki esbanjam beleza e carisma, podendo cativar os corações mais endurecidos que possam existir. A própria Zakuro, mesmo com seu tom de palavra um tanto arrogante em comparação com as demais, demonstra ter um forte senso crítico que pode superar a sua força e destreza em vários momentos.

O anime marca pontos preciosos pelas surpresas que apresenta com muita qualidade. O grupo de personagens auxilia demasiadamente para a causa estabelecida.

Momentos diversos...

Zakuro odeia leite...

Otome Youkai Zakuro é um anime à ser levado em consideração plenamente. Mesmo com o enredo passando-se em um mundo paralelo, há diversas citações que remetem ( mesmo de uma forma mais vaga ) à eventos históricos do mundo real. O início do anime dá uma clara deixa disto, quando Zakuro faz citar os costumes jesuítas como uma de suas razões para desprezar os humanos.

Recorda-se que foi citado anteriormente sobre o passado dos personagens do anime, em especial as youkais? As quatro jovens tiveram um período muito tenebroso em suas vidas. Para efeitos de generalização, elas eram forçadas à viverem escondidas pelo fato de não serem humanas. Cada uma possui, entretanto, um evento especial demasiadamente tocante para as suas vidas. A Zakuro e as lembranças de sua mãe são um exemplo disto.

No que diz respeito aos rapazes, o Kei possui uma história de relevância. Por ser filho de um respeitoso membro do exercito, o rapaz é constantemente comparado ( sem merecimentos ) com o seu pai que, apesar de todo o prestígio, é preconceituoso ao extremo quando o assunto remete à existência dos youkais que, para ele, poderiam ser todos banidos da face da Terra...

Sentimentos presentes...

O anime ainda guarda os seus momentos emocionais e, porque não enfatizar, sentimentais. O passado das youkais tendem à aparecer com força. Os rapazes do exército possuem aqui um papel dos mais fundamentais no anime, pois eles acabam entendendo as razões das youkais em viverem de tais formas, no que diz respeito ao quase nulo convívio social com os humanos. Mas tais entendimentos não virão à tona sem sentimentos de culpa...

Além disso, o amor paira livremente e visivelmente no anime. Mesmo que de uma forma tímida e até inocente, o mais singelo dos sentimentos existentes faz youkais e humanos aproximaram-se de uma maneira interessante e harmoniosa. As aparições de um personagem, o Tenente Hanadate, fazem com que a Zakuro exploda em emoção e felicidade. Mas estes dois, somados ao Kei, são um verdadeiro laço de interesses e de sentimentos à ser desatado durante o anime.

Entender todos os processos que envolvem os personagens de Otome Youkai Zakuro é uma tarefa que une simplicidade e concentração. Propositadamente, a obra lhe dá esta dimensão para ser compreendida.

Objetivamente

O grupo reunido.

Otome Youkai Zakuro é um anime cuja razão de existir passa distante de ser uma obra de arte. De igual forma, o título também não possui a pretensiosidade de ser lembrado por vários anos. É uma obra que prima pela honestidade em seu enfoque e que conforta amigavelmente, quem a assistir, com romance, lutas e drama.

Tecnicamente o anime é simples, porém muito bonito em sua estética visual. O uso de cores é feito com responsabilidade e o desenho dos personagens e dos cenários condizem na totalidade com a ambientação proposta pela obra. A parte acústica do anime pode não ser marcante, mas executa um trabalho que não dá a mínima margem para palavras negativas. O tema de abertura ( "Moon Signal", cantada pelo grupo Sphere ) dá um ótimo exemplo de veracidade para tal afirmação.

Por tudo que foi aqui mostrado, o anime Otome Youkai Zakuro merece uma forte recomendação positiva. Se tiver a oportunidade, assista à este anime.

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse a área de Otome Youkai Zakuro no site da TV Tokyo, clicando aqui.
Para ver o site oficial do anime Otome Youkai Zakuro, clique aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Eu tenho quase certeza que já tinha lido uma resenha sua sobre "Otome Youkai Zakuro", mas voltando ao assunto...

    Esse anime é um dos meus preferidos, posso considerar que ele fica em 4º lugar no meu rank, atrás apenas de "K-ON!", "Sora no Woto" e "Steins;Gate".

    Todos os personagens são realmente cativantes, dando destaque para o casal Susukihotaru e Riken-sama que são esplendorosos. Zakuro é praticamente uma tsundere e Agemaki se destaca pelo fato de superar seus medos para proteger quem ama. O trio Hanakiri, Boborin e Hoozuki não fica para trás, são hilariantes.

    A forma como o anime nos leva da comédia ao drama de modo tão natural é maravilhoso. No geral, o anime é realmente maravilhoso, como você disse, não abre espaço para críticas. Na parte sonora também é uma ótima pedida, dou destaque principalmente para o temas de encerramento, principalmente "Futari Shizuka" que é encantador!

    Com certeza (pelo menos para mim), é um anime para se lembrar para o resto da vida, pode ser que muitos não vejam assim, já que cada um tem prioridades diferentes, mas para quem não assistiu, eu recomendo muito, dê uma chance para "Otome Youkai Zakuro" !!!

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Agradeço por seu comentário, NinhaPaz.

    Aqui no blog tem um texto de quando terminei de assistir ao anime proposto, curto e direto no ponto. Agora é um texto mais longo, uma review propriamente dita, com mais dados de interesse e mais de minha opinião sobre a obra.

    E o anime pegou muita gente de surpresa, o que é ótimo.

    Sua frase: "Com certeza (pelo menos para mim), é um anime para se lembrar para o resto da vida, pode ser que muitos não vejam assim, já que cada um tem prioridades diferentes, mas para quem não assistiu, eu recomendo muito, dê uma chance para "Otome Youkai Zakuro" !!!"
    Quero muito e vou concordar com esta frase, massivamente.

    Novamente, agradecido.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Zakuro foi um dos meus animes preferidos em 2010 XD
    E uma das melhores adaptações da JC STAFF e não apenas isso, a produção está realmente muito boa para um anime de baixo orçamento. Se bem que, o universo explorado em Otome Youkai Zakuro não é tão extravagante que, uma pouca verba venha a comprometer tanto.

    É um anime pra se assistir de forma descompromissada, mas ainda sim é um entretenimento muito bem executado.

    Como tsundere, a Zakuro é ótima, por não ser exagerada. Ela é na medida certa e sua personalidade, é completamente aceitável pelo blackground apresetado na história. Esse lance dela ser aversa completamente aos humanos, é bem representado por essas referências dos jesuítas, sendo uma simbologia bacana entre eles e os humanos que tentam os "corromper" com coisas materiais e falsas promessas. Acaba expondo todo o preconceito, não apenas do lado humano, mas também do lado youkai (com certa razão, claro). Ela fazer par com o Agemaki foi perfeito uheuheheuehuehuehueuhe - Ele é completamente averso a tudo que ela sonhou, que hilário foi aquilo. E pra completar, ele também era preconceituoso. E medroso. Mas foi bacana ver como desenvolveram bem o relacionamento e esse plano de fundo que envolve os dois personagens.

    Ah, se eu ficar comentando sobre cada detalhezinho, vou ficar a vida toda aqui. Mas você já fez isso muito bem. Então vou simplificar; Os personagens de Otome Youkai Zakuro são adoráveis e carismáticos. A trama é em agridoce e completamente apaixonante.

    Uma pena que o mangá, talvez, nunca chegue por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Saudações


    Amiga Roberta, seria simplesmente fantástico se o mangá de Otome Youkai Zakuro viesse para o Brasil.

    Por que não torcer por isto? Seria muito bom mesmo...

    Grato pleo comentário.



    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!