Em pauta!

quarta-feira, março 07, 2012

Curtas em geral - parte #127: problemas com o Valentine's Day...

A Kotomi chora por outra razão, mas...

No último mês de fevereiro houve a realização do Valentine's Day, o Dia dos Namorados para vários povos do mundo, incluindo os japoneses. Este humilde blog apresentou um post especial sobre tal data ( clique aqui para visualizá-lo ). O mesmo apresentava, além das explicações básicas sobre a entrega de chocolates por parte das garotas, um seleto grupo de casais provenientes de vários animes.

Mas este blogueiro não imaginava que os chocolates do Dia dos Namorados poderiam causar certa confusão em uma escola japonesa. O texto apareceu recentemente no Crunchyroll ( com origem no site nipônico Mainichi ) e disserta um pouco sobre tal acontecimento inusitado.

Foi em uma escola da prefeitura de Aichi. É certo deduzir que as vendas de chocolate crescem muito na época do Dia dos Namorados. Mas em tal escola existem normas que devem ser obedecidas estando, entre elas, a proibição da entrega de chocolates em sala de aula.

Parece que houve um bom número de alunas que desobedeceram tal normativa. Em consequência disto, vários clubes tiveram as suas atividades suspensas por uma semana. E tal ordem atingiu também quem não praticou o tradicional ritual do Valentine's Day. Para os responsáveis pela instituição de ensino, foi uma oportunidade de mostrar aos estudantes que todos devem obedecer às normas da escola, muito embora a mesma não tenha nada contra a data em questão.

Tal acontecimento pode levar para diferentes linhas de raciocínio como resposta. Se partir do princípio que as normativas sejam de conhecimento dos estudantes, então os jovens sabiam do risco que corriam. Por outro lado, paralisar as atividades de sete dos onze clubes da escola ( prejudicando diretamente quem não participou das comemorações do Valentine's Day ) pode ser considerada, até certo ponto, como sendo uma atitude radical.

De toda a forma, tal acontecimento tem uma singela lição para ser mostrada. Todos devem obedecer as regras, por mais que possam não ser do agrado de todos. De igual forma, a instituição de ensino pode ter agido com certa severidade, pois a tradição das atividades de clubes nas escolas japonesas é alta e representativa.

No geral, não há mocinhos nem bandidos. E você, amigo visitante? O que pensa sobre tal acontecimento?

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!