Em pauta!

domingo, abril 15, 2012

Análises em Geral - parte #53: fofura aqui e ali em Acchi Kocchi...

Acchi Kocchi.

O NETOIN! não possui a tradição de fazer primeiras impressões em cada temporada de animes, tal como vários de seus blogs parceiros já faz, com categoria. Mas é sempre possível ter a oportunidade de levantar a bandeira pela causa, sendo que este humilde blog o faz às vezes também.

A veracidade para o parágrafo acima pode ser conferida no texto sobre Saki Achiga-hen - Episode of Side A ( que pode ser aqui visto ). A temporada atual, que ainda está em sua fase inicial, tem apresentado ótimos animes e o citado anteriormente não é uma exceção.

Contudo, o anime que será agora comentado pode estar em sob uma tênue linha. Uma linha que divide a razão da emoção, pelo simples fato da obra usar e abusar de um atributo em especial: a fofura, não apenas de sua história como também de seus traços...

Tsumiki: uma tsundere diferente?

O nome do anime é bem sugestivo: Acchi Kocchi. Em uma tradução literal, seria "Aqui e Ali". A simplicidade de sua nomenclatura condiz de forma direta e atrativa com todas as demais características e propriedades da obra animada, que se faz conduzir com uma calorosa e radiante harmoniosidade.

Não há muito exagero no parágrafo acima, pois o anime em si quer ser simples e exibe tal característica com uma épica naturalidade. E se estiver achando que este é um ponto negativo, é melhor pensar duas vezes pois o título leva adiante a citada característica com aproveitamento total.

A base de Acchi Kocchi é o slice-of-life, como se pode presumir. Entretanto, elementos de comédia e algumas pitadinhas de moe aqui e um tímido ( e até aqui inexpressivo ) romance ali também formam o esqueleto do anime, que é acolhido por um grupo de personagens dispostos à demonstrar que a simplicidade não é o único fator preponderante no mesmo...

Este cachecol foi colocado no devido lugar?

A história gira em torno das desventuras diárias proporcionadas por uma dupla extremamente fofa. E a última palavra tem um poder estrondoso não apenas para tal dupla, como também para todo o anime. Maiores detalhes do porque para tal afirmativa serão vistos mais adiante...

A garota de cabelo azul chama-se Miniwa Tsumiki, fazendo as deixas de uma tsundere extremamente adorável e cheia de sentimentos pelo seu amigo. O rapaz de óculos chama-se Otonashi Io que, como se faz esperar, não nota os sentimentos de sua amiga e tem um comportamento bem reservado.

Os dois trazem à tona os momentos mais carismáticos do anime ( ao menos em seu episódio inaugural ). Eles se entendem com extrema naturalidade estando, em vários momentos, acompanhados de seus amigos da escola...

O momento mais fofo do episódio foi chamativo...

A garota de cabelo curto chama-se Haruno Hime, extremamente inocente e inapta a usar equipamentos eletrônicos, por mais simples que eles sejam. O nome da outra jovem é Katase Mayoi, grande conhecedora do ramo da eletrônica e adoradora das cenas fofas propiciadas pela Tsumiki. E tem ainda o Inui Sakaki, que forma com a Mayoi a dupla brincalhona do anime.

Este grupo de personagens abusa da simplicidade em suas ações para propiciar, em um nível muito elevado, algo que pode ser denominado como o "cúmulo da fofura". Cada fala, cada gesto, cada expressão, tudo se faz mostrar com uma harmonia condizente com a proposta do anime, que é unicamente a de entreter de forma amigável.

Como já se fez notar, Acchi Kocchi ganha preciosos pontos pelo fato de ser simples e fofo. É um anime que mostra não possuir profundidade em sua história. Pode-se dizer, com sinceridade, que nem precisa disto, pois a obra em si quer apenas divulgar o dito fofo para todos os cantos possíveis.

Prestando atenção em tudo...

É claro que todo o trabalho demonstrado pelo grupo de personagens seria totalmente em vão se, tecnicamente, o anime não cooperasse. Felizmente, o que ocorreu foi o pronto auxílio da equipe de produção, que deixou o anime visualmente tão simples e fofo quanto se podia fazer permitir. O uso das cores, os traços dos personagens, os desenhos dos cenários, absolutamente tudo apresenta-se dentro das características já bem comentadas neste texto. Sonoramente, Acchi Kocchi seguiu o protocolo em sua entrada inaugural, mas não é nada que venha à fazer memórias por algum tempo...

Trata-se de um anime indicado, praticamente, para todas as idades ( muito embora o mesmo possua uma faixa etária de alcance, bem nítida ). Se você procura por algo mais repleto de informação, denso ou com menos elementos bonitos que propaguem o dito fofo, certamente Acchi Kocchi não lhe é recomendado.

Uma boa estreia de um anime sem muita pretensão, mas que cativa pela absurda sinceridade de sua proposta e pela simplicidade com a qual a mesma se faz mostrar. Uma recomendação positiva por parte deste humilde blogueiro, para dar aquele ar de satisfação em momentos indicados.

O único medo é que o jovem administrador deste blog parceiro tinha razão no Twitter, pois Acchi Kocchi cativou este humilde blogueiro, com sobras.

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de Acchi Kocchi, clicando aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

3 comentários:

  1. Oi
    Eu acho que Acchi Kocchi é um anime muito cativante apenas pela fofura de traço e das historias mas ele não vai atrair as pessoas que procuram animes sérios, eu acho Acchi Kocchi muito recomendável, por que é o tipico anime que você pode ver em casa quando volta do trampo/escola e ele te faz esquecer de como o dia foi ruim.
    P.S: E eu não acho a Hime assim de inocente XD

    ResponderExcluir
  2. É um anime muito bom, minha namorada ficou maluca por esse anime, e ela me fez assistir o anime.
    Carlírio, tu é o cara, seu texto fico muito bom, e conseguiu traduzir em palavras a fofura desse anime.
    Mas eu acho que o Io já percebeu que a Tsumiki gosta dele, pois os 2 agem muito como se já estivessem em um relacionamento.

    ResponderExcluir
  3. O tipo de anime que você não espera muito dele e se surpreende pela simplicidade. Não será o tão falado e não acho que os personagens funcionariam individualmente. Mas o grupo em si faz a historia(coisa que não tem para falar a verdade) fluir.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!