Em pauta!

terça-feira, junho 12, 2012

Curtas em geral - parte #150: desejos de um feliz dia dos namorados...

Kare Kano...

Um dos dias que mais movimentam o comércio ao logo de todo o ano: este é o dia dos namorados. No caso específico do Brasil, tal comemoração é feita no dia 12 de junho, em um dia que se faz marcar pelas trocas de juras sentimentais e muitos presentes. Diferentemente do que ocorre em Países como o Japão, não há uma tradição consumada para a data em solo brasileiro.

Por mais que possa parecer estranho, não existe a obrigatoriedade do presente. Pode-se dizer que, por estes lados do globo terrestre, deve haver minimamente aquele momento especial. Pode até parecer que este blogueiro esteja visionando as coisas um pouco além da conta mas, à bem da verdade, a ideia principal da data era para ser esta...

Desde 2010, o NETOIN! tem apresentado postagens especiais sobre o dia dos namorados. A cada ano foi mostrada uma vertente diferenciada para se comentar sobre a data em questão. Amigo visitante, esteja preparado para o momento flashback que se fará iniciar no próximo parágrafo.

Tenchi in Love...

No ano de 2010, o foco esteve presente em alguns casais de animes. A postagem fez parte da seção Curtas em geral, em sua edição de número sessenta e três ( relembre-a aqui ). Na ocasião apareceram cinco casais, cada um mostrando um carisma especial e uma razão diferenciada para ser ali citado.

Já em 2011, o foco foi explicar um pouco sobre como os japoneses comemoram a data ( veja o post aqui ). Alguns casais de animes apareceram no texto, não apenas com o intuito de auxiliar na experiência de leitura, como para ilustrar diferentes tipos de casais onde, de alguma forma, poderia ali se fazer um tipo de ligação com a vida real de várias pessoas.

Qual seria, então, o motivo da postagem para o ano de 2012? Provavelmente estejas fazendo tal pergunta, visitante. Mas pode ter a plena ciência de que, na presente postagem, um pequeno aparato de situações se fazem presentes...

Zero no Tsukaima...

Kare Kano é um modelo de história de amor dos mais interessantes, onde um sentimento que unia o cômico e o ridículo acabou transformando-se em amor. O casal em questão, Soichiro e Yukino, foi o protagonista de um verdadeiro imbróglio que acabou convertendo-se em um sentimento puro, que procurou sustentar-se em meio às adversidades que se faziam presentes.

Importante notar que Kare Kano não é uma história tão distante de uma realidade possível. A obra faz uso dos elementos mais comuns em um relacionamento, lançando-os no dia a dia do jovem casal sem a menor hesitação. Por sinal, todo este enredo diferencia-se do próximo modelo, que usa e abusa do fator ficção para seguir mais adiante.

Aliás, ficção é a palavra de ordem no filme Tenchi in Love. Seu enredo baseia-se em um retorno ao passado, mais precisamente, nos anos 70. O motivo da viagem é claro e direto: unir os pais do Tenchi, ainda na época colegial, para evitar uma catástrofe temporal das mais sérias no dito tempo presente do anime. É muito interessante notar o comportamento da Achika ( a mãe do Tenchi ) e do jovem Nobuyuki ( sempre tímido perto dela ). Realmente, este é um casal dos mais simpáticos.

Kage Kara Mamoru!

Diferentemente de qualquer outra coisa, Zero no Tsukaima brinda os seus fãs com uma história de amor simplesmente inusitada mas, ainda assim, aclamada. Isto porque colocar frente à frente uma maga como a Louise Vallière e o jovem "humano de estimação" Hiraga Saito mostrou ser uma tarefa das mais difíceis. Mesmo com tal exclamação, não se pode negar a importância deste casal para vários fãs de animes, graças ao fator inusitado reforçado pelo mesmo que se faz alinhar das situações mais cômicas possíveis.

Se Zero no Tsukaima mostra um casal que consegue ficar junto, mesmo após muitos desentendimentos e conflitos, um certo anime deixa em evidência o fato de que nem sempre os sentimentos são correspondidos. Nota-se um clichê básico prestes à ser citado mas, talvez, não da forma que possa estar imaginando, visitante.

O anime em questão chama-se Kage Kara Mamoru!. O rapaz, Kagemori Mamoru, tem de disfarçar o seu verdadeiro "eu" para não levantar suspeitas, pois faz parte de um clã ninja que possui uma importante missão. E uma das garotas que se apaixona por ele, Kumokagure Hotaru, tenta de várias maneiras seduzir o rapaz com as suas investidas que, de inocência pura, para na intenção. Momentos em que a garota que só falta declarar o seu amor com um megafone no ouvido do rapaz são comuns neste anime...

Mimi wo Sumaseba...

Por fim, a última citação vai para uma história de amor que cresce de forma esplendorosa, na mesma intensidade que a tradição imposta pelo conhecido primeiro amor de cada pessoa. Tal situação remete ao filme Mimi wo Sumaseba, que usa dos conflitos na vida de uma adolescente para fazer aparecer um sentimento quase mágico entre ela e um jovem rapaz.

Tsukishima Shizuku e Amasawa Senji são os responsáveis diretos por tal afirmativa. Ela na busca de arrumar uma definição para a sua vida, enquanto o rapaz busca se aproximar da pessoa que admirava em segredo. Juntos, Shizuku e Senji propiciam uma história de amor tão simples e fascinante quanto uma história encantada. Algo que floresce com inocência, que busca atingir o horizonte dos seus anseios...

Amigo visitante, todos estes exemplos formam o recado central do NETOIN! para este dia dos namorados: valorize os pequenos momentos que, bem cuidados e devidamente "regados", darão frutos simplesmente fantásticos.

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Cara, conheci agora seu blog e não posso deixar de comentar, o que é raro se tratando de mim. xD
    Fiquei feliz demais por esse dia dos namorados ser lembrado citando Karekano! (Ok, só li hoje, dia 16)
    Pra mim é um, se não o melhor, shoujo que existe (ou que eu conheço). Simples, verdadeiro e fala de tantos tipos de relacionamentos... Um dos que mais se aproxima da realidade e com sensibilidade. O mangá é obra prima. *-*
    As partes engraçadas são sem comentários... Uma pena ele ter sido esquecido hoje em dia, merecia mais destaque!
    Fiquei super contente de ter lido seu post, que aliás ficou muito bom! Os seus textos dos outros anos parecem ser interessantes também, irei ler. =D
    E que Karekano continue vivo nas nossas memórias, mesmo com esse tanto de anime bom à nossa disposição atualmente... XD

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Fã de Kare Kano, Franz? Realmente o anime é muito bom. A história dele é bem agradável mesmo.

    Se gostaste deste post, ótimo. Nem se incomode com a data de leitura dele...
    Esteja sempre à vontade. Visite este humilde blog e comente o quanto desejar.^^


    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!