Em pauta!

domingo, junho 10, 2012

Infantil, modesto e divertido: Nanaka 6/17 para você!

Nanaka 6/17.

Em praticamente cinco anos e meio de existência, o NETOIN! já apresentou reviews dos mais variados animes, contando com as diferentes temáticas. Não se trata de querer satisfazer os gostos de cada um, mas sim de tentar propiciar uma experiência mais abrangente, onde obras das mais simples às mais complexas possam ter aqui os seus espaços.

A presente review será a nonagésima na história deste blog. Um número chamativo e importante. Mas toda a simbologia quanto à quantidade de reviews ficará de lado, momentaneamente, pois a chamada será presencial sobre a obra que se fará apresentar.

Trata-se de um anime bem simplório em sua essência, mas cativante dentro daquilo que se propõe. Um contexto bem simples de ser entendido mas, ao mesmo tempo, bom o bastante para divertir de forma oportuna. Os detalhes se farão aparecer nas próximas linhas...

Amigo visitante, à partir de agora você está convidado à conhecer um pouco mais sobre um anime chamado Nanaka 6/17. Não espere por nada que sirva de impacto ou que cause alguma estranheza: apenas relaxe e aproveite o texto. Tenha uma boa leitura.

Personagens...

A Nanaka, adolescente.

O nome do anime consegue ser direto o bastante, em se tratando do enredo que o mesmo apresenta. A personagem que serve de alicerce principal da obra está na nomenclatura da obra, onde os números que se fazem seguir apenas ajudam à evidenciar algo muito óbvio...

Com tal introdução, Nanaka 6/17 apresenta para você a personagem principal de toda a trama. Uma adolescente absolutamente fixada em seus estudos que, por ser considerada um verdadeira CDF, não possui amigos. Muito pelo contrário: ela é mal vista e até hostilizada moralmente por seus colegas de classe.

O nome desta jovem é Kirisato Nanaka, de dezessete anos de idade. Sua paixão pelos estudos serve como uma verdadeira balança temporal com o seu passado, tempo no qual era uma pessoa bem mais feliz e liberta. Sua mente está fixa no seu futuro. Para não dizer que ela não tem nenhum amigo, ela possui um desde a sua infância. Uma pessoa que consegue "aturar" a sua chatice em vários momentos...

O jovem Nenji e o senhor Kirisato: período de auxílio à vista...

Esta pessoa é um jovem de nome Nagihara Nenji, um verdadeiro brigão em potencial. Ele usa de seus punhos para ter o respeito que procura, muito embora não faça disto um ideal para a sua vida. Graças ao seu comportamento extremamente relaxado e despretensioso, o Nenji se torna alvo fácil das chamadas de atenção por parte da Nanaka.

Nanaka e Nenji se conhecem bem pois, desde pequenos, um acompanha a vida do outro. Em certa oportunidade, o Nenji resolve colocar um ponto final em todas as discussões que tem com a Nanaka, insinuando dar um tempo na amizade que tem com a adolescente. Tal aviso causou um espanto enorme na jovem que, subitamente, acabou caindo de uma escadaria enquanto o rapaz se distanciava dela.

À partir deste ponto, toda e qualquer relação de caráter spoiler promovido pelo nome do anime não será uma mera coincidência. E a própria vida do Nenji ganhará um sobressalto totalmente inesperado pois, agora, ele terá que tomar conta de uma garotinha de seis anos de idade...

A história e muito mais...

A Nanaka, com seis anos de idade ( mentalmente falando ).

A forma na qual encerrou-se o último parágrafo mais acima diz respeito a uma personagem: a própria Nanaka. Após a queda que sofreu, a jovem sofreu um tipo de distúrbio em seu cérebro ( ou como você queira definir o caso ) e acabou, mentalmente, voltando no tempo. A Nanaka, agora, pensa que tem seis anos de idade. Isso já dá a ideia do que deverá aparecer pela frente...

Desesperado, o pai da Nanaka pede auxílio ao Nenji, para que ele auxilie a cuidar de sua filha ( uma vez que ele é o único amigo dela ). O rapaz já tem em sua mente tudo o que poderá esperar. Por mais que algumas confusões são fáceis de se prever, outras chamam a atenção pela dosagem de originalidade contida nelas. Enfaticamente, o Nenji tem de cuidar de uma garota que pensa ter seis anos de idade, mas em um corpo de uma adolescente de dezessete anos.

Nanaka 6/17 aparenta lançar um desafio para si mesmo aqui, onde o mesmo consiste em não se manter puramente preso ao escopo já apresentado. Uma tarefa teoricamente difícil, mas que acaba sendo realizada gradativamente com calma, ao longo dos doze episódios que o anime possui.

Amemiya Yuriko: a estudante bem vista e apaixonada pelo Nenji.

Esteja recordado de que a Nanaka nunca foi uma aluna bem vista pelos companheiros de classe, graças ao seu pensamento voltado unicamente pelo estudo. Contudo, uma jovem tão estudiosa quanto ela chama a atenção de forma inversa e positiva: ela é a Amemiya Yuriko, a garota mais bem vista da sala. Ela passa a ter um papel fundamental na história do anime, à partir do momento no qual começa a notar o comportamento estranho da Nanaka em sala de aula.

Para o anime ter aquela apimentada primordial e necessária, a Yuriko acaba apaixonando-se pelo Nenji. Nada mais clichê e facilmente observado, contudo, regado à toda aquela pureza que um anime de tal contexto visa carregar. Mas não pense que os problemas do Nenji tendem à parar com a Nanaka e com a Yuriko...

Como brigão que é, o Nenji tem seus inimigos. À bem da verdade apenas um em especial, sendo o seu nome Arashiyama Jinpachi. Desnecessário enfatizar que ele só faz apanhar do Nenji. Mas algo muito estranho ocorre quando ele, Jinpachi, planejava utilizar da "pequena" Nanaka como objeto de chantagem contra o seu declarado rival de brigas.

Estes irmãos se entendem tão bem...

Aparentemente, o fato da Nanaka ser mais simpática ( graças à mentalidade infantil que possui ) parece trazer mais problemas do que se pode imaginar. Até para o Jinpachi sobra sobre tal fato, visto que sua irmã mais nova, Arashiyama Satsuki, não suporta ver o seu irmão viver de forma tão largada e desafortunada. Satsuki vê o Jinpachi como sucessor do dojo de sua família e, para ela, certas coisas são desonrosas. Consegue imaginar onde entra a Nanaka nisso tudo? Pois ela entra.

Encrenca por encrenca, recordar das discussões de quando se era criança pode ser até inevitável, para você, ao ver este anime. Tanto que, em dado momento, uma garotinha chamada Aratama Kuriko aparece na vida do Nenji bem sem querer, graças a uma ação bondosa dele para ela. Detalhe à ser observado: a Kuriko tem realmente seis anos de idade e, por naturalidade, acaba vendo na Nanaka uma rival pelo coração do Nenji.

Tudo que você leu até aqui poderá fazê-lo pensar em uma sóbria e direta questão, baseada em toda a simploriedade emanada pelo anime e por seu elenco, no que diz respeito à diversão que possa existir ( ou não ) no título em si. Para este blogueiro, o anime consegue entreter na medida justamente por usar e abusar do fator descontração.

A Kuriko, recebendo atenção do Nenji.

Apesar de toda a infantilidade e descontração propiciadas por Nanaka 6/17, alguns pontos sérios e presentes na sociedade são tratados no anime. Não existem os diálogos profundos e cheios de temos e citações mais profundas pois, no lugar, aparecem as lições de moral regadas à palavras comuns que são lançadas de diferentes formas.

O conhecido bullying ganha forte conotação em boa parte do anime. A Nanaka sofre com isso, independente do modo com o qual se comporta ( tendo a mentalidade de seis ou de dezessete anos de idade ). Porém, a própria protagonista parece não estar disposta em mudar tal cenário. Sua forma de agir e de pensar, enquanto age como adolescente, são diretamente proporcionais a de uma pessoa extremamente egoísta e centrada naquilo que conhece por correto, apenas para si.

Sentimentos e conflitos emocionais mais leves são também abordados nesta obra animada. Nada, neste quesito, se faz apresentar de forma muito gritante ou pedante. Entretanto, notar que um simples brinquedo da época de infância tem todo um significado especial no desenrolar do anime, pode fazer você pensar na questão da valorização das pequenas coisas da vida. Uma chamada pontual, simples e convidativa para o raciocínio mais sério, enquanto você se diverte nesta verdadeira brincadeira de "ciranda-cirandinha" que é Nanaka 6/17.

Objetivamente

Magical Domiko: o mahou shoujo que a Nanaka tanto admira...

O anime Nanaka 6/17 provém do mangá que circulou de 2000 à 2003, somando doze volumes ao todo ( publicado na Weekly Shounen Champion ). Tendo como estúdio responsável pela animação o J.C.Staff, este título foi ao ar no já distante ano de 2003, durante a sua primeira temporada de animes. Como já se fez citar, o anime contou com um total de doze episódios e mais um especial, em OVA.

Pode-se dizer que há um trabalho bem honesto no quesito visual. Cores bem trabalhadas, a sensação de calmaria emanada pelos traços simples ( mas bem cuidados ) e os cenários igualmente simples, fazem mostrar toda a harmonia que reina no anime, do início ao fim do título. Na parte acústica o trabalho apresentado é também simples, mas faz jus à todo o escopo aqui relatado sobre a obra.

Para este blogueiro, Nanaka 6/17 merece ser recomendado pelo seu apelo simples e direto, tratando de questões como amizade e valorização da pessoa. Caso tenhas a oportunidade, assista-o para tirar as suas próprias conclusões sem esquecer, é claro, daquela pergunta básica...

A Nanaka volta ao seu normal ou não?

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de Nanaka 6/17, clicando aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Um comentário:

  1. Muitos desses review que apareceram por aqui me fizeram acompanhar as obras citadas e na maioria das vezes não me arrependi. Por ser de apenas 12 episódios considero rapido e provavelmente verei, já que gostei da temática. Mesmo que seja simples como você mesmo diz, e qualidade eu sei que tem já que o J.C. Staff é muito bom com esse tipo de história escolar.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!