Em pauta!

quarta-feira, setembro 19, 2012

Fim da linha para o Subete Animes: análise, conclusões e agradecimento...

O provável último printscreen do blog parceiro Subete Animes.

* Áudio recomendado para acompanhar esta leitura: "Nirvana", El Bosco (YouTube)

Às vezes não parece que já se fizeram passar longos cinco anos. Por mais que minha pessoa seja uma das mais velhas entre os presentes da atual blogosfera brasileira sobre animes, este período que foi citado tem um marco no distante mês de setembro de 2007.

A recordação que vem à mente, oportuna e nem um pouco discreta, remete a uma busca por informações sobre Kanon 2006. Havia acabado de assistir à este anime e a procura era apenas por uma coisa: opiniões de outras pessoas, internet afora, sobre esta obra. Saber o que entenderam, o que pensaram, enfim, buscar o chamado "algo diferente" para ver se a análise de minha pessoa estava tão distante assim das demais, ou não.

Um redirecionamento apareceu para o Subete Animes que, mais do que rapidamente, tornou-se o primeiro blog com o qual tive contato direto e, ao mesmo tempo, aquele que passei à visitar com mais frequência durante um longo tempo. Seu proprietário, o jovem Leandro Nisishima, colocou fichas em uma parceria com o meu blog recém criado e, à partir deste ponto, vários trabalhos bacanas e interessantes foram feitos...

Primeiro houveram os trabalhos especiais sobre o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (que será aqui republicado) e sobre a Key Visual Art's (cuja republicação já ocorreu recentemente). Depois veio o projeto KS (diminutivo para Kotatsu Shinbun). Este, por sinal, durou um pouco mais de onze meses mas conseguiu mostrar, na época, do que a blogosfera era capaz.

Uma representatividade por parte da Nagisa, de Clannad.
- Primeiro fechamento do Subete Animes: veja o post aqui -

Entretanto, no ano de 2009, o jovem Nisishima dava claros sinais de desgaste. A redução no número de posts era a maior prova disto. Pensava-se em fechar definitivamente o Subete Animes. Graças à algumas chamadas, o rapaz não apenas voltou aos textos como também trouxe outras pessoas para participar do seu blog, sendo a maior parte destes de nomes conhecidos atualmente na blogosfera como um todo.

Por mais que o Subete Animes tenha voltado de breve ostracismo, o que acabou ocorrendo foi que o Nisishima pouco participou efetivamente do blog. À bem da verdade, foi uma mudança de layout aqui e um texto ali. Visivelmente, o rapaz não mais queria blogar e, independente de qualquer protesto, ele decidiu retirar-se das postagens no blog. Além disto, acabou deixando o Subete Animes nas mãos de seus redatores da época.

Quando ocorreu de minha pessoa visitar São Paulo/SP após longos vinte e dois anos
(em fevereiro de 2011), prontamente o rapaz entrou em contato e, tanto ele quanto o jovem Cuerti (hoje proprietário do bem visto blog Argama) recebeu este humilde blogueiro na capital paulista, deixando o dia reservado para conversas sobre o fandom e afins. Mas foi em março do mesmo ano, na segunda ida à terras paulistas, que o Nisishima teve uma conversa muito clara e concisa com minha pessoa.

Em pauta estava o seu sentimento quanto à blogosfera e, principalmente, com o fandom em si. Para ele, perdeu-se o amor e a paixão pela arte e passava à prevalecer a objetividade e a consumação do dito certo e errado sobre animes e mangás, mas de forma vertiginosa e preocupante. Na visão do Nisishima era o momento propício de sair do ramo.

Em menos de um mês, o blog parceiro voltou do período de ostracismo.
- O primeiro retorno do Subete Animes: veja o post aqui -

A minha pessoa coloca "culpa no cartório" ao nobre amigo, até porque ele fazia posts no blog (entre 2007 e 2009) com uma velocidade intrigante e assustadora, o que dava a vaga impressão de que, cedo ou tarde, aquilo cairia na mesmice para o rapaz. Ocorreu o que se faz saber, em junho de 2010, com a saída "em definitivo" do Nisishima deste ramo das blogagens. Entretanto, ele tentou voltar com um outro blog, usando para tanto de um pseudônimo no qual minha pessoa odeia com todas as forças: Incubator, ou melhor, Mestre Incubator.

Assim o Nisishima criou em novembro de 2011 o já finado Missão Incubator, blog este que "repetiu os mesmos erros" do Subete Animes em uma visão restritamente pessoal. Sem dar tempo para as coisas acertaram-se, saia um post atrás do outro. Não julga-se isto como um demérito ou como ponto negativo pleno mas, objetivamente, era uma ação na qual o final já se fazia saber...

Não há crime algum em lançar posts todos os dias, ou várias vezes em uma mesma data, pelo contrário. Entretanto, este é um segmento de risco e muito perigoso por similar razão. Soma-se isto, no caso do jovem Nisishima, à sua visível descrença com a forma na qual as coisas estavam por caminhar. Mesmo mediante ao todo que se fez aqui citar, seria muita falta de pudor apenas julgá-lo e desmerecê-lo pois, na verdade, o que o jovem Leandro Nisishima merece é bem o contrário disto...

Por parte deste humilde blogueiro, o Nisishima tem toda a gratidão e reconhecimento pelo que fez, representou e ainda se faz valer em meio à crescente blogosfera animística brasileira. Ele quer ainda ver os animes com algum prazer e satisfação, não mais tendo que desgarrar esta ou aquela obra por alguma razão que a pessoa dele, em outra época, talvez considerasse determinante para não vê-la ou recomendá-la para outra pessoa.

Assim como a dupla de Byousoku 5 Centimeter, resta olhar para as lembranças...

Minha pessoa foi citada por ele, em seu post de fechamento oficial do blog (o mesmo será apagado em breve com o restante de todo o Subete Animes), o que fez com que a alegria viesse aos olhos deste blogueiro. Tudo isto que se vê hoje no NETOIN!, à título de exemplo, é feito com carinho, dedicação e muita vontade. Contudo, é algo que um dia conhecerá o seu ponto final. Não é agora, nem amanhã, nem no mês que vem. Mas um dia ocorrerá, seja por uma razão forte o bastante para tanto ou por alguma determinação muito maior do que se possa presumir.

Este é o legado da vida: tudo que inicia tem seu miolo e, fatalmente, um dia deixará de existir. Talvez no caso dos blogs e sites, como um todo, não venha à ser da mesma forma como é para os seres vivos. Quem é este humilde blogueiro para algo julgar à não ser as próprias ações mas, ainda assim, fica válido o registro verídico.

Grato ao Nisishima como blogueiro sobre animes e mangás que foi, que agora tentará descansar um tanto graças à sua "aposentadoria" da área. Mas o amigo Nisishima ainda será visitado mais vezes, onde mais conversas ocorrerão.

Obrigado, Leandro Nisishima.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Este post marcou o início de uma nova investida que ocorrerá no NETOIN!, mais precisamente, em sua linguagem e forma de explanar seus textos. Amigo visitante, até a próxima!

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

15 comentários:

  1. cara... fiquei mais triste lendo seu texto do que o do subete...
    parabéns pelo texto, espero que o netoin não acabe assim tão cedo...
    Até...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Grato pelas palavras, Ayronn.
      Para mim, o Subete Animes é merecedor de tamanha homenagem.^^

      Até mais!

      Excluir
  2. Os primeiros blogs que acompanhei sobre anime foi o seu e o Subete. Uma pena que o destino tenha sido esse, mas se o rapaz não está mais avontade para escrever é melhor não o fazer mesmo. Já que seus texto quando inspirado eram muito bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Quando uma coisa é para contecer ela realmente acontece, @Açougueiro@.

      Se pensarmos direito, é até melhor assim...

      Até mais!

      Excluir
  3. Olá!!

    Acho que conheço o sentimento que você tem com relação ao fim do Subete Animes. Um blog que se iniciou junto com o meu foi fechado (não por desinteresse) mais pela falta de tempo em atualizar o blog em si.

    Porém, o blog continua aberto para quem quiser visita-lo, não sei se conhece mais... procure a respeito de The Magnificent World.

    Eu sei que tudo que começa, um dia acaba. E espero que esse dia demore a chegar para mim, a não ser, é claro, por razão de força maior.

    Infelizmente não pude conhecer toda essa magnitude do blog, mais que você falou parece ser realmente algo grande...

    Espero que o meu, o seu e outros blogs por aí não se acabe facilmente. Ando tendo certa dificuldades de encontrar blogs com resenhas criativas... a maioria que acho é com episódio de animes para baixar ¬¬

    Até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      O futuro sabe ser traiçoeiro quando quer... Ou saberá, na conjugação verbal mais apropriada...

      Naty, uma coisa posso te dar certeza: não é agora que o NETOIN! encerrará, nem será tão breve. Um dia poderá ocorrer mais, até lá, esta casa continuará a existir, com toda a sua simplicidade.^^

      Até mais!

      Excluir
  4. As vezes dá medo de você... aquele cara queto e camarada que sabe todos os nosso segredos pessoais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Não é para tanto, nobre Panino...
      O que sei é apenas aquilo que o próprio Nisishima para mim contou, nada à mais do que isso...

      Até mais!

      Excluir
    2. Panimo onde estás?

      Virei seu fã. Desde que vi a materia de Nazo no Kanojo X.
      Desde o fim do Subete não achei outro lugar tão - sentimentalmente falando- legal para se ler sobre animes.

      Você voltou a escrever? Me indique lugares legais como aquele... por favor...

      Excluir
    3. Estou por aí, mas não escrevo como antes. Escrevia no Subete na esperança de aprender a escrever melhor, mas não deu muito certo. No entanto eu ainda leio e assisto coisas e as vezes me dá vontade de organizar os pensamentos e tentar dizer algo mais caprichado e faço um texto e publico. Mas a maioria dos comentários hoje estão em fóruns, e outros muitos em conversas e mails pessoais.
      Caso queira ler os antigos texto e os novos textos:
      http://raisefromyoursubete.blogspot.com.br/ - backup do Subete, apenas alguns textos estão públicos, caso alguém queria reler um antigo é só pedir.
      https://medium.com/@paninomanino - aqui é onde estão os textos novos que escrevi.
      http://forum.minnasuki.com/ e http://anime-forum.info/ - os fóruns que participo. Há discussões e comentários interessantes sobre tudo, recentemente eu estava assistindo antigos filmes mudos e comentando lá, recomendo passar pela sessão de filmes.
      https://twitter.com/Paninodesu - meu tuíter.

      Excluir
  5. Achei um pouco triste a saída do Leandro (ele nem avisou os parceiros que iria deletar o Missão Incubator também).Mas,eu meio que entendo. Só posso lembrar de uma época em que fiz um chat para um grupo de trocas de animês.Por causa de um membro,a coisa começou a desandar,houveram intrigas, e eu acabei deletando o chat. Diziam para eu passá-lo a outra pessoa. Mas,eu era responsável por ele. O chat era meu. Então,compreendo o Leandro querer excluir o blog,apesar de ter autores.

    Agora, o texto que ele postou no Subete estava carregado de desapontamentos quanto à blogosfera e o fandom. Aliás, ele tocou em algumas questões que venho batendo na tecla faz um tempo.Mas,claro,precisava de alguém de dentro da blogosfera otaku pra dizer. Foi bom.Muita gente leu e entendeu.

    Outra que você fala que um dia esse blog não existirá. Bem,tudo nessa vida é perecível. Nem mesmo os nossos hobbies fogem à regra.Não sei por quanto tempo o meu blog continuará ativo(já fazem quatro anos). Mas,sei que enquanto houver assunto,estarei postando. BTW,precisa ter ânimo pra continuar blogando: alguns carecem disso, outros vão se cansando da mesmice,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Amiga Suzi, certa vez me disseram que tudo na vida é transitório. Se tomar esta frase como verdadeira, então as ações do jovem Nisishima apenas fazem corresponder a tal realidade.

      Já preferi deixar claro no texto que tudo possui um ciclo. É o conhecido início, meio e fim. Falando basicamente do NETOIN!, ainda é cedo para o mesmo encerrar as atividades, muito embora exista a consciência que, u dia, isto ocorrerá.

      Vejo da mesma forma que sua pessoa, amiga Suzi. Enquanto a vontade e a alegria de se fazer o que gosta em mim prevalecerem, este e meus outros blogs estarão "à salvo".

      Já sobre as palavras do amigo Nisishima, em diversas ocasiões ele se dirigiu à minha pessoa para falar sobre isso. Muito embora eu insista na tecla de que ele também "procurou pelo resultado", é bem verdade que muito do que você e ele pensam não está distante da realidade atual, infelizmente.

      Grato por seu comentário.

      Até mais!

      Excluir
  6. Interessante post o Blog tá de parabens!!!!
    se poderem deem uma olhada nesse Vlog de Animes kkkkkkk
    MT Bom.

    http://www.youtube.com/watch?v=P0W2tW9b5Ec

    ResponderExcluir
  7. Tentando desesperadamente chegar no Subete, sem resultados... Quando me chega essa notícia no mínimo surpreendente, já q passei um tempo fora, mas era parceiro do blog.

    Muito triste, mas hobbies e interesses se desgastam, principalmente se as pessoas fazem com uma tentativa de, sei lá, profissionalismo, retorno massivo, sei lá. Blog pra mim é por prazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Pandora, gosto sempre de enfatizar que tudo na vida tem um ciclo que tem de ser obedecido. Algo não opcional, entendes? Bom, isto faz parte de tal ciclo...

      E na sinceridade, só posso agradecer ao Nisishima.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!