Em pauta!

terça-feira, setembro 11, 2012

Lembranças musicais são lembranças vivas!

Honey and Clover.

Amigo visitante, em algum momento no qual estivesses à assistir algum anime, já chegaste à pensar em suas músicas? A ideia é sobre o impacto que elas, as musicas, podem causar. Se parar e analisar de forma direta, você verá que o áudio pode ( em dados momentos ) ser mais expressivo do a cena que está por se desenrolar.

Entretanto, o descrito acima não é uma regra em potencial. Isto porque há uma outra variante, intimamente ligada à já citada, estando esta baseada no sentido do áudio combinar perfeitamente com a cena que está sendo vista. De outra forma, pode ser o áudio que combine harmoniosamente com um personagem.

De igual maneira, não se pode deixar de lado os temas musicais que se adequam a um evento trágico ou, no mínimo, muito triste. Geralmente são músicas que, no simples fato de serem entoadas, já podem lhe causar aquela tremedeira.

Para cada gosto existente, há o tema musical que se pode julgar como o mais adequado, sensível e em sintonia plena entre obra e telespectador. Independente de se tratar de cenas felizes ou tristes, o que conta mesmo é a percepção, a harmonia do momento e o impacto que a música acaba gerando.

Neste post simplório, você saberá quais são as cinco músicas que simplesmente mexem com este humilde blogueiro onde, em dados momentos, as expressões faciais podem até se alterar ao escutá-las. Por tal razão, lembranças musicais são lembranças vivas.

Preferências, razões e algo mais...

True Tears.

No ano de 2008, o anime True Tears se fez apresentar para todos. Notoriamente, um dos melhores dramas daquele ano podendo, inclusive, entrar no hall dos melhores animes de drama lançados nos últimos seis anos.

Mas a grande questão está na sua parte musical, simplesmente magnífica. No caso, todas as honras vão diretamente para o tema de abertura do anime, chamado "Reflectia", que é cantado por Eufonius. Uma música que carrega consigo toda a ambientalização do anime. Diretamente, várias cenas do anime vem à mente deste blogueiro apenas ao escutá-la.

Não aparenta haver um exagero consumado nesta opinião, por mais que talvez possa assim parecer. True Tears não faz muita cerimônia, pois entrega toda a situação que envolve os seus personagens logo nos primeiros três episódios, contendo boa consistência no prosseguimento de sua história, que acaba culminando com um final digno de lembrança...


Tsubasa Chronicle.

Tsubasa Chronicle mostrou o que pode ser chamado de crossover entre os mais diversos títulos do grupo CLAMP. Um anime que faz parte do grupo muito conhecido pelos internautas ( chamado ame-o ou deixe-o ) que, para este blogueiro, figura entre os animes mais queridos possíveis de serem lembrados.

Todo o repertório musical presente em Tsubasa Chronicle é digno de nota, com todas as honras possíveis. Constando como um grande fator positivo, seus temas instrumentais conseguem capitalizar todo o sentimento acerca da história desta obra animada. Por sinal, o primeiro arco deste anime já apresenta a música que se fará aqui citar.

Com composição de Yuki Kajiura, desponta para todos a música "A Song of Storm and Fire", bela em sua composição e detentora de um arranje simplesmente magnífico. Esta música combina com os mais diversos momentos vividos pelos personagens deste anime, com maestria.


Sister Princess.

Todo o carisma e aquele sentimento de querer bem, que se faz emanar com propriedade pelas garotas do anime Sister Princess, acaba vindo à tona com o tema de abertura desta obra. Uma bela música, que não poderia ser entoada por uma voz mais apropriada do que a da Horie Yui.

Tal tema chama-se "Love Destiny" onde, tal como se faz sugerir, deixa o amor florir à partir do simples ato de se escutar esta música. Acompanhar todo o prosseguimento do anime é um fator que contribui muito para a escolha desta melodia, uma vez que toda a obra gira em torno dos sentimentos mais profundos que doze garotas possuem por seu irmão mais velho.

Diferentemente de Sister Princess Re Pure, a obra em questão possui toques de comédia, apreensão e certo suspense no ar, rotulado pela decisão que o jovem Wataru tem que fazer nos episódios finais deste anime. Uma canção de alto valor, sem dúvidas.


Onegai Twins.

A proposta central de Onegai Twins se faz na busca por uma ligação familiar há muito tempo desfeita, sendo a mesma encabeçada pelo jovem de nome Maiku. Vivendo sozinho, a aparição de duas garotas viram a vida dele de pernas para o ar, sendo elas as jovens Miina e Karen.

O prosseguimento deste anime consegue ter mais momentos ecchi do que a sua obra predecessora, Onegai Teacher. E o episódio em OVA, que tem consigo a missão de dar um encerramento mais conciso para Onegai Twins, acaba tendo a sua participação neste post especial.

Cantada pela Hiromi Satou, a música "Photograph" é o tema central do citado OVA. Sua melodia, alegre e até desbaratinada, consegue capitar na totalidade todo o momento envolvido pelos protagonistas deste anime, ao longo do episódio que dá números finais para a série. Uma música chamativa ao seu modo, e cativante o bastante aos ouvidos deste humilde blogueiro. E esta protagoniza um verdadeiro empate técnico com a próxima...


Kanon 2006.

O ponto alto fica para o final. No caso desta postagem, tal frase ganha ainda um poder maior. Isto porque a música que trás mais recordações para este blogueiro ( no que tange ao universo da animação japonesa, ressalta-se ) é do anime que ostenta a primeira posição da preferência pessoal. Em outras palavras, é de Kanon 2006 a música que fecha esta postagem, com chave de ouro.

A música "Kaze no Tadori Tsuku Bashô", cantada pela Ayana, foi entoada pela primeira vez no último episódio da exibição original de Kanon em 2002 ( na época o anime foi feito pela Toei Animation ). Na versão remake esta música passou à ser o tema de encerramento oficial.

E a lembrança mais tênue que esta música deixa está situada no décimo episódio do anime, que encerra com maestria o arco da Sawatari Makoto. Uma música que, para este humilde blogueiro, foi entoada de forma certeira no citado episódio e que, além disso, consegue deixar viva na mente as lembranças de um anime simplesmente fantástico.


Objetivamente

Clannad After Story.

Traçar uma ligação entre música e anime é algo mais simples e rotineiro do que se faz imaginar. Não há uma composição pré determinada que explique isso. O que pode fazer, com total certeza, é deixar simplesmente o fato acontecer por si, que a associação entre música e anime aparecerá com propriedade.

Por mais que que fizeram presentes cinco citações, vários outros animes possuem músicas que muitas recordações trazem para este blogueiro: Clannad After Story, Honey and Clover, Casshern Sins, Mimi wo Sumaseba, Air TV, To Aru Kagaku no Railgun e Shakugan no Shana possuem tanta "parcela de culpa" quanto as obras presentes nesta postagem.

Este texto tem a importância de fazer uma hiperligação com dois outros textos, sendo estes sobre o top do blog em personagens de animes feminino e masculino ( que podem ser acessados aqui e aqui, respectivamente ). Com isso encerra-se o post, mas um convite fica lançado para você, visitante.

Comente o que achaste deste texto. Compartilhe as suas músicas preferidas
, razões, o que lhe vier à mente. Tenha certeza de que a área de comentários é o seu espaço para tanto, então utilize-o para tal finalidade. Este blogueiro espera que o texto tenha sido de seu agrado.

Até a próxima.

- FanPage do blog? Aqui! Twitter do blog? Aqui! E-mail do blog? Aqui! -

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------

Acompanhe, em breve, um podcast especial do blog parceiro Anime Portfólio sobre o tema aqui tratado.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

6 comentários:

  1. Essa canção de Tsubasa eh realmente muito boa ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Na verdade, a maioria das músicas de Tsubasa são memoráveis. Este anime possui um acervo acústico dos mais primorosos.

      Até mais!

      Excluir
  2. Tirando o Tsubasa que não acompanhei, conheço todas as outras e os respectivos animes. Do seu top gostava mais da OP do que a ending de Kanon 2006. Só que no meu caso destaca-se mais na lembrança a musica utilizida em Clannad nas mortes da protagonista e sua filha, interpretada Lia. E aquela cena de Love Hina onde a musica tema é interpretada pelos personagens no episódio em si. Fora varios outros animes que só lembro as cenas depois de ouvir ou a abertura ou o tema final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      O legal, @Açougueiro@ está justamente em compartilhar estes momentos. Há animes cujas músicas são simplesmente inesquecíveis, tal como frisei.

      Sabes, tu citou Love Hina. Realmente, devo imaginar de qual música estás à falar...^^


      Até mais!

      Excluir
  3. anisongs exercem uma força emocional incrível, já parei de contar as vezes em que chorei, escutando alguma que me fez recordar algum momento marcante em uma história. Parece bobagem, mas acontece comigo. E são ótimas principalmente se você quer matar a saudades daquela história ou personagem. Por esses tempos, eu tenho escutando bastante a OST de Tsubasa, que é simplesmente magnifica. Eu gosto mais desse anime, por seu personagens, que me deixaram apaixonada, do que propriamente pela história. Não é bom quando você encontra pela frente personagens que te tocam dessa forma? *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      É sempre bom, amiga Roberta. E uma grande verdade tem de ser aqui frisada: a OST de Tsubasa é algo de outro mundo, graças à sua qualidade e enorme valor sentimental e conceitual.

      Realmente nostalgeei neste post.^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!