Em pauta!

sexta-feira, novembro 16, 2012

Curtas em geral - parte #171: de fã de anime para fã de anime, com estilo próprio...

 Pokémon não escaparia, mas não há nada de mal nisto...

Saudações, visitante. Esta edição da seção Curtas em geral será bem especial e direta no tópico. Até porque, aqui se fará comentar um pouco sobre criatividade na blogosfera, e as mais diferentes facetas que a mesma pode ter (ou proporcionar) para todos.

Neste ano de 2012, que à passos largos se aproxima de seu final, apareceram muitos trabalhos criativos na blogosfera afora. De igual forma, vários projetos seguem em andamento para que, dentro das possibilidades, apareçam ao grande público como se faz prever e merecer. Entretanto, uma das redatoras do blog parceiro Argama (aquele que o mascote Netotin costuma definir como "blog com nome de nave") tem feito por merecer atenção faz algum tempo.

A jovem Josi tem apresentado muitos trabalhos neste ano que, em breve, terminará. Ao que tudo indica, as obras sonoras dela não encerrarão. E para minha humilde pessoa, isto é algo muito bem-vindo e digno de comemoração. Há uma razão para tanto, pois geralmente o que a Josi faz clama por uma opinião, uma troca de ideias saudável. Mas também existem as suas obras que existem unicamente para a descontração pura, como uma piada ou até uma paródia.

As obras da jovem "argamete"...

 
 Netotin tem a sua voz oficial, com muitas honras...

Certa vez, este humilde blogueiro se deparou com conversas sobre a voz do Netotin na rede social Twitter. Isto porque havia aparecido um áudio do post do mascote sobre o anime Arisa. Tal trabalho sonoro era obra da jovem Josi, que chamou a atenção demasiadamente e que este blogueiro simplesmente adorou. Dali em diante surgiram vários outros trabalhos auditivos da jovem amiga, sempre passando-se pelo autointitulado "mascote mais fofo da blogosfera animística brasileira", com uma música especial contemplando o seu acervo neste tema.

Paródias formam a especialidade da Josi. Em seu canal no YouTube é possível ver o seu acervo que, gradativamente, tem aumentado. Nas músicas trabalhadas por ela não há apenas aquilo que pode ser definido como "tiração de sarro". As letras por ela feita, em outras ocasiões, possuem uma mensagem toda singular para ser passada.

A escalada da jovem que surgiu na internet com um blog pessoal sobre trabalhos pessoais (o Moon Stitch) e que abraçou outras temáticas com o tempo, está se consolidando. Hoje, a Josi é redatora do blog Argama e continua com as suas empreitadas pessoais, à todo o vapor. E seus trabalhos são dignos de nota.

Opiniões...

"Otakinho Fantasy": muitas divergências opinativas...

Após ter feito uma apresentação direta sobre a Josi e o porque de seus trabalhos na internet, é chegado o momento de tecer algumas palavras sobre a repercussão de último grande hit: "Otakinho Fantasy". Uma paródia feita com base no clássico tema de abertura do anime Saint Seiya, cuja letra incorporou vários assuntos, estando entre eles o comportamento dos chamados otakus e a vinda oficial do Crunchyroll para o Brasil.

Muita divergência de opinião se fez existir sobre esta paródia. Entre as divergências, há relatos de pessoas que se ofenderam muito com "Otakinho Fantasy". Também existe quem ache a Josi exagerada, argumentando uma bela falta do que fazer para ficar perturbando o lazer alheio. De igual forma, há quem entendeu a mensagem contida na letra desta paródia, ao mesmo tempo em que muitas pessoas gostaram da obra apenas por ter admirado a mesma...

Para este humilde blogueiro, o único ponto à ser questionado está nos termos de baixo calão contidos na paródia pois, no geral, ela expressa um momento real e presente. Em nenhum momento, na opinião de minha pessoa, há a intenção de desmerecer o fã de anime em si ou de rebaixá-lo, apenas foi feito um segmento de piadas e de ironia sobre os mesmos. Este é o intuito por detrás desta paródia, até porque a própria autora da obra é fã de animação e cultura japonesa e, com base nisto, resolveu fazer um tipo de "chamada de atenção" criativa para algumas pessoas do meio.

É bem verdade que a Josi deixou claro o porque da manutenção de tais termos na letra da paródia, uma vez que a obra já estava finalizada (o uso do "som de censura" até foi cogitado pela própria). Ainda assim, o trabalho dela tem um valor muito alto. Sem razões para histerias ou discussões desnecessárias, o "Otakinho Fantasy" apenas expressou um momento e deu síntese ao mesmo. Cabe à cada pessoa avaliar para si a mensagem deixada pela obra acústica.

Objetivamente

Izumi Konata: uma fã de carteirinha e em potencial...

Nunca se agrada à todos. De igual forma, é muito difícil que todos concordem em cem porcento com uma ideia sua, pessoal ou não. Fatos muito naturais deste mundo que à todos rodeia, estando intimamente ligados à verdadeira razão de ser desta edição da seção Curtas em geral.

O "Otakinho Fantasy" tem o seu propósito e demonstrou-o para todos. Imaginar a reação de uma personagem como a Izumi Konata, de Lucky Star, é algo bem difícil neste momento. Saber que caminho isto trilharia seria é algo muito complicado, talvez, até para a própria personagem. Uma coisa apenas é certa: a Konata teria uma expressão facial como a da imagem acima, independente do caminho por ela escolhido...

Veja os trabalhos da Josi e de várias outras pessoas, internet afora, que buscam trazer à tona as suas opiniões sobre temáticas como esta. Escute os trabalhos com variados temas do canal Asamiya Podcasts, veja o vlog Video Quest, tenha uma visão do fandom através do Bouken-Ni, entre tantos outros existentes pela internet. Absorva as mensagens e opine com clareza, assertividade e responsabilidade. Este é o recado NETOIN! com este post. E jovem Josi, continue com o seu ótimo trabalho.

Acesse o canal JosiKami no YouTube, clicando aqui

A Josi incorporando o mascote Netotin? Tem sobre Shirokuma Cafe e Arisa, 
o Netotin dançando Kuduro e a música pelo aniversário do mascote.

O NETOIN! por aí: Facebook / Twitter / Orkut / E-mail

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Oi Carlírio :D!

    Obrigada por falar dos meus trabalhos! O meu objetivo principal é fazer todos se divertirem, mas claro, como não é possível agradar todo mundo, sempre há quem critique, sempre há opiniões divergentes, é tudo muito natural.
    Otakinho Fantasy surgiu numa brincadeira no Twitter justamente por conta dos fatos da Punch/Crunchyroll e o programa da Fátima Bernardes, assuntos que estavam em alta há poucas semanas. As opiniões abordadas na música são opiniões que tenho formadas já há algum tempo, o que fiz foi colocar uma pegada um pouco mais forte (e a inevitável expressão de baixo calão, como eu havia explicado) e incrementar as pitadas de ironia, afinal é pra parodiar, é pra ser escrachado e engraçado. Usei Pegasus Fantasy justamente por ser um hino entre os otakus desde as antigas, é uma música que se você tem 10 ou 40 anos e gosta de animes, muito provavelmente irá reconhecer. Enfim, foi muito chocante toda a repercussão que ocorreu, e ainda ocorre em menor escala, tanto que pessoas se inscreveram no meu canal do YT e eu fiquei com a sensação de que preciso fazer mais conteúdo para que o pessoal se divirta. Pensando nisso, comecei um ~projeto~ de fazer pequenas sinopses bem humoradas, utilizando-se de fatores externos e internos sobre determinado anime e transformar numa letra de música pra versão TV Size da abertura, por isso se chama "SinopSongs" ;D! O primeiro que saiu foi de Pokémon e eu pretendo continuar, mesmo que a recepção seja baixa, mas vai ir enchendo meu canal no YT e tal! ^^
    Entre conversas descontraídas na internet, sempre pesco alguma ideia e começo a trabalhar em cima, é muito bom. Podem me chamar de desocupada ou o que for, mas estou feliz com o que estou fazendo XP!
    Enfim, mais uma vez, obrigada pela citação no blog /o/! Espero ter inspiração pra fazer cada vez mais trabalhos divertidos para o pessoal ^^!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Amiga Josi, acho que você é uma pessoa de muito crédito e respeito (não apenas no que tange ao [universo animístico]). No que se trata ao tem aqui em pauta, a sua criatividade é uma marca tão registrada que deve sim ser levada adiante.

      Pode ter absoluta e irrefutável certeza de que seus trabalhos aqui serão comentados, sempre que possível for.

      Quanto às opiniões, não há muito para ser acrescentado. Apenas, talvez, o fato de que cada um pode interpretar a paródia da forma que melhor convir desde que, é claro, não parte para o ataque pessoal contra a sua pessoa.^^

      Parabéns e continue assim, Josi.


      Até mais!

      Excluir
  2. Olá!!

    Eu até ler esse post não tinha ouvido o "otakinho fantasy", mais fui ouvir, porque gostei muito da história...

    Tudo que a tal Josi disse realmente é verdade na época de hoje, e os "otakinhos" de hoje em dia são irritantes, eles são os maioral e se você não conhece um anime "da moda" é tido como poser. Acham que o Japão é melhor que o Brasil (em até certo ponto pode ser, mais os dois países tem seus prós e contras), enfim, tudo o que eles fazem são irritantes. Talvez seja por esse motivo que só fui no Fest Comix e Festival do Japão esse ano...

    Desculpe se eu mudei o rumo da conversa... mais é o que eu penso.. E seu post está ótimo, mostrando que é apenas uma paródia, como tantas outras existentes por aí.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Naty, acredito sinceramente que todos possuem o chamado [livre arbitrício] para expor a sua paixão ou devoção por aquilo que tanto gosta da forma que melhor convir. Entretanto, tal liberdade não deve ser confundida com outros sinônimos existentes...

      Há lugar e momento para tudo. Para a minha pessoa, esta frase expressa bem a "razão de ser" da paródia feita pela amiga Josi. e anseio cada vez mais por novos trabalhos vindos dela.

      E não te preocupes, jovem Naty. Comente o quanto desejar.^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!