Em pauta!

segunda-feira, novembro 12, 2012

No Saimoe Japan, Saki dominou tudo...

O nome da final tem uma razão especial para assim aparecer...

Saudações, visitante. O NETOIN! é conhecido na blogosfera por tratar de assuntos como o ISML que é, entre outras coisas, um torneio que visa eleger a personagem de anime mais querida entre os fãs mundiais. Neste caso, os ocidentais são a maioria votante em um tipo de pleito que, até 2008, era "exclusivo" para os japoneses.

Atualmente existem quatro grandes pleitos mundiais que, em seus alicerces, possuem a mesma finalidade. Além do ISML (International Saimoe League) existem: o Anime Saimoe Tournament (o conhecido Samioe Japan), o Korea Best Moe (versão do torneio para os sul-coreanos, aberto para votantes de todo o planeta) e o Anime Fans (versão chinesa do mesmo). Cada um possui as suas próprias regras de qualificação de personagens e, no corrente ano de 2012, todos eles já apresentaram as suas campeãs.

Como já se faz saber, o ISML teve no anime Angel Beats! a detentora da Tiara deste ano, que coube para a Tachibana Kanade. Por sua vez, o torneio mais tradicional de todos apresentou, uma vez mais, uma final tipicamente caseira de um título que, somando as suas "temporadas", respondeu por quase a totalidade das integrantes da fase de oitavas de final do Anime Saimoe Tournament.

Onjouji Toki, a campeã do Anime Saimoe Tournament'2012.

Os animes Saki e Saki Achiga-hen: Episode of Side A fizeram a festa no cenário do Saimoe Japan'2012. Não foi a primeira vez que houve uma final caseira (2008 com Lucky Star e 2011 com Puella Magi Madoka Magica provam isto). Mas a deste ano representou um algo à mais, em especial para os animes envoltos pela prática do mahjong e de todo o agradável ambiente shoujo-ai neles inseridos.

Dentre as oito personagens melhores colocadas no Saimoe Japan'2012, apenas duas não são do universo de Saki (uma é a Shana de Shakugan no Shana e a outra Louise de Zero no Tsukaima). O restante ainda dividiu-se três para cada série de Saki. Em si, a grande decisão colocara frente à frente duas personagens de Achiga-hen, sendo uma delas a baixinha e calma Onjouji Toki, ao passo que a outra era a esperta e calculista Matsumi Kuro.

A final apresentou uma diferença de votos não muito elástica, mas forte o suficiente para coroar a Toki com o título de campeã do Anime Saimoe Tournament'2012. No torneio mais antigo e representativo da linhagem Saimoe, prevaleceu o mahjong e a amizade entre as garotas, em uma união que certamente deverá chamar a atenção no ano de 2013.

Toki pronta para chamar um tsumo...

O Anime Saimoe Tournament possui algumas peculariedades que merecem ser aqui citadas. Entre elas está o fato de apenas IPs japoneses terem o direito à voto. Uma outra regra bem interessante diz respeito à qualificação das personagens, que se dá através do fato de seus animes terem sido exibidos entre abril do ano anterior e março do corrente ano da disputa. O sistema de disputa é o mais básico e direto possível, com curtas fases de grupos nas preliminares e um mata-mata extremamente conhecido das quartas de final até a grande decisão.

Pode-se definir, com tal cenário, a razão que talvez se esconda para a criação dos outros torneios da linhagem Saimoe anteriormente aqui citados. De igual maneira, pode-se identificar pontos positivos e negativos entre os torneios existentes para, quem sabe, venha à surgir a aparição de outros campeonatos de tal temática.

A próxima temporada do Anime Saimoe Tounament está marcada para o segundo semestre de 2013. Até lá, o manto da vitória ficará de posse da Onjouji Toki, de Saki Achiga-hen. Quem deverá despontar com a vitória no próximo ano? Tal pergunta somente os japoneses poderão responder. Talvez nem eles mesmos...

O blog parceiro AMV e Saimoe acompanhou o Saimoe Japan'2012. Clique aqui e veja

O NETOIN! sempre com você, via Facebook, Twitter e E-mail

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

6 comentários:

  1. E como sempre os japoneses escolhem algo bem diferente do que acontece normalmente no ISML. Mesmo que eu tenha visto a primeira temporada e até gostado dela, dropei a Achiga-hen. Mas os niponicos a adoraram pois, além de ter 6 entre as 8 finalistas, já havia tido umas 3 finais caseiras de grupo(A,G e F).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Revendo as temporadas anteriores do Saimoe Japan, é extremamente difícil um anime se consolidar da forma que as duas séries de Saki o fizeram neste ano.

      Aliás, em todos os grandes torneios Saimoe do mundo, isto é sempre diferente...


      Até mais!

      Excluir
  2. Ha, eu ia - vou, ainda - colocar no AC um post sobre a campeã desse Saimoe, não pude fazer isso antes...

    Ah, não sou hater de Saki, longe disso, mas me desagradou bastante ver a dominação desse anime no torneio, sendo que muitas personagens bem fraquinhas eliminaram outras muito mais interessantes (e que eu adorava, tipo Ririchiyo ou Miyako, por exemplo); no final, formou-se uma imensa panelinha para avançar o máximo possível de garotas até a fase final...

    E ano que vem ainda tem mais, com a nova temporada =/...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Sabe Erick, devo discordar quanto à panelinha, pois o gosto japonês é bem diferente mesmo. Personagens que, por exemplo, eu e você podemos rotular como [fracas] para eles são [fortes] e assim segue-se.

      Quanto ao ano que vem, é como foi enunciado no post. Se a nova temporada de Saki estrear após abril, então o anime só terá representantes no Saimoe Japan'2014.

      Eu só lamento pela Haramura Nadoka e Yuu Matsumi não terem avançado à grande final...

      Desde agora, anseio pelo seu post...^^


      Até mais!

      Excluir
  3. Em primeiro lugar gostei da disputa entre personagens de Saki, e isso é o que acho legal no Saimoe japonês. Todo ano é diferente os personagens que dominam. Nos outros torneios sempre tem os personagens dos mesmos anime, então acabo enjoando de acompanhar por causa da repetição.

    De todo jeito, só uma ressalva: onde que a Kuro é esperta e calculista? xD

    A Kuro é uma das personagens mais sentimentais. Não tem lógica e cálculo nenhum em jogar guardando o Dora. Um jogador calculista só manteria o Dora na mão se fosse possível formar uma mão com ela. Manter na mão a todo custo é sinal de sentimentalismo e mania mesmo. E a Kuro também não é muito esperta, até pelo costume de segurar a Dora, jogadoras espertas seguiriam de forma mais prática o fluxo da partida, assim como a Ako, a Jun, Mihoko e outras jogadoras da série fazem.

    Enfim, de todo jeito prefiro a Toki, do que a Kuro, então fiquei ainda mais feliz com o resultado. Melhor ainda foi ver a Nodoka e a Koromo perdendo. A única infelicidade que a melhor personagen da série infelizmente não ganhou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Melhor personagem da série [para você], nobre Nisishima... Para mim, a melhor é a Yuu Matsumi e ponto...^^

      E a Kuro é sim calculista... Porém em nenhum momento avaliei a sua arte no mahjong. Quanto ao sentimentalismo dela, o da Yuu é superior amigavelmente...

      No mais, gosto por gosto, não curti muito a vitória da Toki, pessoalmente. E ainda prefiro o ISML ao Saimoe Japan, pelas razões contrárias às suas... O mundo é assim, nobre Nisishima...^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!