Em pauta!

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Mercado de mangás no Brasil em pesquisa...

Uma chamada da Konata? Trajada na moda Suzumiya Haruhi? Hum...

Recentemente, este humilde blogueiro foi convidado à tomar parte de um projeto de caráter sistemático. O mesmo, segundo se faz entender, busca trazer para os internautas uma visão um pouco mais aguçada sobre a situação dos mangás no Brasil. Tudo em forma de uma pesquisa opinativa.

Contudo, o objetivo de tal pesquisa não está na qualidade das publicações ou em fatores atrelados como este. A sistemática está situada nos números. A ideia central é de que, com a sua contribuição por meio do voto, se possa traçar uma ideia sobre o gosto do brasileiro (o internauta neste momento) sobre as preferências por compras de mangás.

Aqui o fator editora é importante, mas em maior grau o que vale é a obra em si e o quanto as pessoas estão à nespera desta ou daquela publicação. Como não há atualmente a divulgação dos números de vendagem dos mangás no Brasil, esta pesquisa visa criar um ciclo amistoso para tanto onde a intenção de compra (aquisição) é que dita toda e qualquer norma.

É a primeira vez que o NETOIN! apresentará um post sobre tal ação e que, dentro de uma base sólida, é algo digno de muita atenção. Sendo assim, o convite é lançado para que você, visitante deste humilde blog, contribua também com a sua opinião. Não se esqueça que tal pesquisa não possui vínculo de nenhuma espécie com quaisquer editora, tratando-se de uma ideia criada por um dos blogs parceiros desta casa que visa, unicamente, uma chamada sadia à troca de ideias sobre o tema.

Vários blogs sobre o ramo da animação e cultura japonesa já participam deste projeto. De momento são eles: Animecote, Anime Portfólio, Mangatom e Only Good Animes.


Participe, amigo visitante. E até a próxima.

Girando pelo mundo com o NETOIN!: Facebook / Twitter / E-mail

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

6 comentários:

  1. Interessante, uma visão sobre o ponto de vista do consumidor, bem que as editoras poderiam tomar uma ação semelhante, e ouvir um pouco o que os leitores querem.
    Se bem que fico apreensivo, haja visto que tipicamente, o público brasileiro fã de revistas japonesas tende a gostar mais dos mangás shounen de luta. Eu, que sou afeito de obras menos populares, acabo por temer uma ação dessas por parte das editoras. Já há bem pouco do que gosto no mercado nacional...

    Mas aprovo a atitude dos blogs, já que as editoras não divulgam números, eles tentarem um outro meio de compreender o mercado nacional é o passo mais adequado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Que bom vê-lo por aqui, nobre Fellipe.

      Esta pesquisa foi idealizada pelo Evilásio do [Anime Portfólio]. A intenção dela é de, diretamente, dar números sobre os mangás que os brasileiros mais compram ou que, moderadamente, possuem a intenção de compra.

      Anseio por ótimos resultados desta empreitada.


      Até mais!

      Excluir
  2. Olá!!

    Agora que você falou em pesquisa, as editoras nunca divulgam números. A JBC diz que não traz títulos shoujos porque não vendem, contudo re-publicam Sakura Card Captor que querendo ou não faz parte desse estilo. Só uma pequena citação.

    Sem contar que dizem que One Piece está vendendo bem aqui. Mais cadê os números divulgados pelas próprias editoras. Sabemos que no Japão, vende e quantos vendem porque as editoras de lá divulgam...
    Quando fui votar imaginei algo mais complexo. Contudo, gostei da ideia da blogsfera... n_n

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Jovem Naty, o mercado de mangás no Brasil é ainda de um pequeno nicho, quer aceitemos isto ou não. Acredito que esta seja a razão das editoras não divulgarem os números oficiais das vendagens...

      Em Países onde o mangá circula a mais tempo, a relação de vendas é exposta prontamente, bem natural.^^

      E a presente pesquisa já mostrou números que pouco surpreendem, amiga Naty. Para ter uma ideia, basta mencionar que One Piece e Dragon Ball estão com o topo assegurado. Ou seja, as palavras da Panini não foram, exatamente, "da boca para fora"...

      No mais, é uma empreitada muito válida. Vejamos até aonde esta ideia conseguirá chegar, certo?^^


      Até mais!

      Excluir
  3. Traduzindo, vão fazer/já fizeram um IBGE sobre os consumidores de mangás. Interessante. Ainda mais por não estar ligado a nenhuma editora.
    Participei, mas achei que a pesquisa ia ter várias questões. D:
    Bem, por ser começo e talvez por conta da preguiça da massa consumidora, talvez seja mesmo melhor poucas perguntas.
    Muito bom você trazer essa informação para a gente. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Grato por seu apoio, nobre Red Kim.^^

      Sim, acredito que esta ideia do amigo Evilásio tem tudo para trazer ótimos números, que em breve deverão ser divulgados.^^

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!