Em pauta!

domingo, dezembro 23, 2012

O codenome é Robotics;Notes!

Um anime pronto para ser analisado...

Desde que se fez estrear no último mês de outubro, Robotics;Notes passou à ter uma certa desconfiança provinda de boa parte do fandom. Em parte, graças às séries Chaos;Head e Steins;Gate, que antecederam a obra em questão. E também graças ao anime ser oriundo de uma visual novel, lançada em julho'2012 para os consoles PlayStation3 e XBox360.

Com um total de onze episódios já exibidos, um fato já é notório o suficiente para este anime, estando o mesmo atrelado à velocidade com a qual o desenvolvimento da história vem aparecendo semana após semana. E Robotics;Notes tem optado por uma calmaria nas ações que simplesmente pode vir até a irritar muitos fãs de animes pelo mundo afora.

Um efeito proposital, sem a menor sombra de dúvidas. Contudo, tal modo de encaminhamento havia sido adotado também por Steins;Gate, em 2011, remetendo à várias lembranças neste aspecto. Para quem for supersticioso pondera-se que as aventuras de Aki, Kai e companhia estão no caminho certo. A pessoa mais cética poderá discordar com feracidade. O mais estranho, em todo este imbróglio, é que tanto um ponto de vista quanto o outro podem estar certos.

Senomiya Akiho: alegria e determinação...

A protagonista de Robotics;Notes tem carregado uma função das mais importantes no anime, ao término de sua primeira metade. Extremamente energética e ativa dentro de suas ideias e ambições, a Aki é o escopo perfeito da pessoa que teima em não desistir de nada, por mais que seus ideais possam parecer impossíveis ou moderadamente ridículos. Sua maior virtude está na alegria pujante, tentando contaminar todos à sua volta com tal espírito combativo.

É bem verdade que nem todos se deixam levar pelas atitudes da Aki. Seu amigo de infância, Kai, é a prova fiel de tal afirmativa. Com um comportamento totalmente brando, e por muitas vezes neutro, o rapaz representa a calmaria. O tempo para ele, à princípio, parece não ser um problema. Suas atitudes dão à entender de que ele, Kai, pouco se importa com o que acontece ao seu redor, muito embora a verdade seja outra.

Por ventura, Subaru representa um espírito aguerrido mais fechado e duramente consciente. As ações deste jovem tem sido as mais frias e calculistas possíveis, mas sem aquele carimbo do mal trato ou da maldade plena. Ele é muito objetivo não apenas em suas falas, mas também naquilo que vem à entender como rentável ou como um desperdício de tempo. Seu alter ego esconde uma personalidade mais excêntrica, graças a certos problemas que Subaru tem com o seu pai.

Junna e Frau: a inocência e a esperteza lado a lado...

A Junna é o escopo da inocência em Robotics;Notes. Suas ações tem siso perfeitas para uma personagem moderadamente tímida e bem no canto dela. Mas seu comportamento, ideias e modo de agir atrai certas atenções que, para alguns, pode ser o limiar entre o chamado aceitável e o famoso "cruzando a linha".

Isto porque uma personagem de caráter inconfundível se faz presente neste título, com um cérebro que brinda à todos pela imaginação fértil e com ações que, tão pura e simplesmente, buscam trazer o conhecido fanservice de uma forma mais criativa para o anime em si. A Frau é a grande responsável por tudo isto. E a maestria com a qual ela leva adiante tais ideais faz dela uma personagem totalmente ímpar no anime.

E quando se fala em fanservice, o dito moe costuma estar atrelado. No caso de Robotics;Notes tal efeito não chega à se fazer presente de uma forma tão rígida, mas a simpática Airi dá uma bela conta do recado Com sua fala tipicamente incensante, a Airi consegue desestabilizar alguns momentos críticos do anime quando é convocada para auxiliar o Kai e, por ventura, a Frau.

Mister Pleiades, o alter ego do jovem Subaru.

O anime, como já se fez citar, tem as suas passagens transmitidas de uma forma muito lenta. Entre apreciadores desta forma de contagem de enredo e opiniões contrárias sobre a mesma, pode-se aqui enfatizar que Robotics;Notes tem combinado bem com tal escopo. Mas um outro fator tem se mostrado mais presente na obra do que propriamente a velocidade da mesma...

Este fator está justamente na mudança de linha para a história do anime. Talvez quem conheça a novel já possa ter esperado por algo similar, mas para quem está tendo conhecimento da obra apenas pelo anime, tal fato pode ser ainda muito mais representativo. Robotics;Notes estava se assemelhando, em seu início, a um tipo de Medabots da década (com um melhor aprofundamento) mas que, com a passagem dos episódios, tem dado espaço para um conteúdo mais dramático e também especial pois, entre outros detalhes, a Terra está por viver um período pré-apocalíptico.

Aparentemente, grandes explosões solares estão para acontecer na maior estrela do sistema solar conhecido. Isso irá afetar totalmente qualquer possibilidade de vida na Terra, que sofrerá drasticamente com tal acontecimento. E um cronômetro já iniciou o seu trabalho, ao apontar um período de setenta e cinco dias até que o mundo sinta a fúria proveniente do Sol.

Aki e Kai, mais jovens. A rapidez e a lerdeza, em fração de segundos...

Mas tal evento não é o único polo de real atenção no anime, que busca ainda trazer outros fatores chamativos para serem acompanhados. A Frau, com o seu comportamento excêntrico e escalafobético, está atrás de pistas para encontrar a sua mãe. Aparentemente, ela não é uma hikikomori tão adepta assim ao citado padrão de vida. O Subaru possui um problema de linhagem familiar, atrelado ao seu pai e ao modo como o seu progenitor não se sente confortável com toda esta história de robótica e afins.

O Kai não se condena por nada, mas a cada instante se vê juntando peças de um enorme quebra-cabeças. Momentos estando sozinho, momentos estando com a Frau, o grande amigo da Aki tem em sua "pet" Airi o apoio para descobrir dados não apenas sobre o seu jogo predileto (que tende sempre à prender a sua atenção), como também sobre um grande grupo chamado Comitê dos 300 (que pode ser uma alusão a alguma sociedade secreta) e os informes relatados no relatório Kijima. Muito sobre o futuro da Terra poderá estar aí escondido...

Entretanto, na jovem Aki está o evento pessoal mais chamativo e que, possivelmente, poderá acabar interligando todos os outros fatores de enredo aqui citados. Ela possui um anseio, que está em realizar o sonho de sua irmã mais velha que, por sua vez, aparenta não dar mais a mínima para o mesmo. Além disto, a forma com a qual ela lidera o clube de robótica da escola, somado ao modo como leva adiante os seus desejos, fazem da Aki uma personagem chave para toda a trama.

Um momento de descontração..

É necessário enfatizar, contudo, que Robotics;Notes está se fazendo seguir por um caminho bastante arriscado. A chance do anime ser lembrado futuramente, ou de ser esquecido com rapidez, está justamente na forma como os próximos onze episódios deverão de responder todas as questões já lançadas pela obra em si. O anime não terá espaço (e nem tempo) para deixar muitas brechas ou lacunas que venham à pedir por preenchimento.

No mais, a parte visual está sendo bem positiva no anime. Ao lado da mesma, temos uma parte acústica que pode não ser brilhante, mas tem executado um papel de bom apelo no anime em si. Para este humilde blogueiro, Robotics;Notes adotou um percurso de ação arriscado, mas que poderá resultar em algo muito positivo sendo bem aplicado até o seu final. Por hora, este poderá ser o primeiro anime que minha pessoa venha à gerar uma grande expectativa há longos cinco anos (os últimos haviam sido Kanon 2006 e a primeira temporada de Shakugan no Shana).

Amigo visitante, se acompanhas o anime deixe aqui registrada a sua opinião sobre o mesmo. Se não estás a seguir a obra, opine de igual forma, pois dúvidas e pensamentos sobre os eventos aqui citados haverão de existir. Está nascendo uma nova forma do NETOIN! agir, e este post será o início para tal propósito. Até a próxima!

Siga o NETOIN! no Twitter e curta o blog no Facebook

O NETOIN! completou seis anos de atividade. Veja aqui o post especial

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Estou achando a história lenta demais, e as vezes tornando o anime cansativo, muitas cenas desnecessárias para história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Devo concordar quanto à lentidão do anime, mas não opino de forma similar quanto às cenas...

      No mais, Robotics;Notes já assumiu o risco. Agora é ver até onde isto irá levar o anime....^^

      Até mais!

      Excluir
  2. Deixei ele em OFF por enquanto, só verei ao final da série. E isso se não tiver algo melhor para fazer, devido a essa lentidão e na minha opinião discordar de que os personagens são interessantes. Só a loira em alguns momentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Realmente, a lentidão do anime pode ser sim um grande ponto fraco. Não és o único a ver a obra de tal forma, @Açougueiro@.

      Mas devo discordar quanto aos personagens. Consigo ver um grande elenco aí incluso.^^

      No mais, serão mais onze episódios e o anime aceitou levar adiante um risco. Ansioso para ver se o mesmo terminará bem ou não...


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!