Em pauta!

terça-feira, dezembro 04, 2012

Um novo conto para a temporada de animes...

 Robotics;Notes: as mãos da amizade...

Esconder "poderes" ou apenas estar à par do que outros não sabem?

A temporada de animes está próxima de seu final, mas alguns de seus animes ainda se estenderão um pouco mais. Seguindo de tal ideia como premissa, Robotics;Notes lança a sua carga emotiva com tudo que pode, em meio a um cenário pré-apocalíptico que vai se desenvolvendo aos poucos. Mas isto, por hora, tem sido uma temática de segundo plano, pois algumas descobertas necessitam ser feitas para que tal afirmativa apareça de forma impactante na obra.

Já se passaram oito episódios. Eles mostraram uma ligação afetiva típica das animações japonesas, que nesta obra envolve a super energética Aki e o sempre quieto e aparentemente "desligado" Kairi. Em si, a paixão pela robótica parece ser a força motriz para as vidas não apenas destes dois personagens, como também de boa parte do elenco. Entre os momentos de grande humor e as chamadas ao raciocínio e ao pensamento lógico, Robotics;Notes parece querer esconder algo de seu público.

O anime carrega consigo uma ligação interessante com uma realidade muito plausível, na qual o Sol está perto de seu fim e, consigo, poderá levar toda a vida da Terra junto. Aki e Kairi, vítimas de um acontecimento no passado, seguem as suas vidas com os "estranhos dons" adquiridos com tal fato, onde a garota vê o tempo passar de forma  extremamente rápida (inclusive para as suas próprias ações) e o rapaz consegue fazer tudo ficar mais lento ao seu redor (uma impressão, graças ao seu raciocínio metodicamente rápido). Robotics;Notes coloca a ficção, o drama simplório e o humor na medida (para certos momentos) trabalhando juntos em uma harmonia quase perfeita. As mãos da amizade possuem aqui o seu valor...

A simpática Kud, em Little Busters!: oncência em prol da amizade...

O complicado é ser amigo dela ou aceitar as suas "diferenças"?

Um certo grupo de amigos em época escolar parece não estar praticando o beisebol como deveria. Está faltando, talvez, um certo "jogo de cintura" ou um modo mais claro de compreender as regras deste esporte. Independente de qualquer um destes fatores, Little Busters! já alcançou uma porcentagem considerável de seus episódios para mostrar, enfaticamente, ao que veio.

Mas isto não representa um sério problema para o anime. O andamento de seu enredo, atrelado ao modo de agir de seus personagens, está mostrando que tudo que se fez aparecer até o momento remete à apresentações extensas, com arcos em pleno desenvolvimento e situações que conseguem chamar bem a atenção. O anime carrega uma grande responsabilidade consigo, isto é um fato indiscutível. Mas muita água ainda haverá de passar por este rio...

Há personagens ganhando considerável espaço em Little Busters!. Muito embora alguns questionem a sua voz (e algumas de suas ações), a pequena Kud representa uma inocência sem limites. Mesmo sem ser estabanada, ela consegue atrair a atenção do grupo pela sua feição e modo ligeiramente tímido de se comportar. A Kud representa o poder da inocência por mais que, no caso dela, o mais comum que ocorra é os outros alunos a taxarem, no mínimo, como muito estranha. As maõs da amizade poderão chegar até ela?

Chuunibyou Demo Koi ga Shitai!: as mãos da amizade singela...

 Não posso viver em uma ilusão, para me sentir bem em um mundo tão severo?

A inocência da infância não deveria deixar de existir, nunca. Uma das premissas carregadas em Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! é justamente esta, onde se deixar levar pela imaginação pode ser a melhor saída para esquivar-se de certas situações, em certos momentos da vida. Não há de se representar uma fuga dos problemas, mas sim de adequar cada situação para a sua resolução mais amigável possível.

Ao menos, esta era a impressão inicial do anime. Em nove episódios, o título em questão conseguiu migrar do nonsense e do humor inocente para um drama que vem se aprofundando com certa velocidade, justamente na proximidade da linha de chegada para esta obra. Drama este carregado pela pequena e imaginativa Rikka, que ainda consegue ver armas poderosas em simples conchas de sopa e lutas estonteantes em conversas formais ou casuais.

Definitivamente, Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! parece querer carregar consigo um valioso estigma. Seus personagens querem mostrar que o ambiente onde estão não é regido apenas pela inocência ou através do poder da imaginação. A obra consegue levar quem a assiste à muitas risadas mas, nos últimos episódios, tem levado mais ao raciocínio e à procura por uma mente que anseia em continuar imaginando algo. Quem sabe, pensar em uma luta estonteante realizada no céu noturno, com direito a muitos poderes e frases de impacto (o usual neste anime). As mãos da amizade abraçarão uma forte causa aqui.

Amigo visitante, até a próxima.

Vendo o NETOIN! por aí: Facebook / Twitter / E-mail

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Na minha opinião Little Busters e Robotics;Notes poderia ser melhor. Já Chuunibyou teve uma troca de estilo no meio da história, mas permanece tecnicamente bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Dos três animes citados, Robotics;Notes é o melhor para mim...^^

      Quanto à última obra do post, sinceramente achei válida a "mudança de escopo" no decorrer dos episódios. De certa forma, haviam indícios de tal caminho à ser percorrido pelo anime.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!