Em pauta!

quarta-feira, janeiro 02, 2013

ISML'2013: tem início a Fase de Nomeação...

ISML'2013: o início...

Saudações, amigo visitante. O ano novo teve o seu início, e com ele toda uma programação já preestabelecida começa a vigorar no NETOIN!. Para tanto, nada melhor do que os trabalhos começarem  com aquele é considerado um dos maiores torneios saimoe que existem. A referência faz jus ao International Saimoe League, que está entrando em sua sexta temporada.

A história deste evento teve início no ano de 2008. Na época (e ainda até os dias atuais) o maior evento da área era o Anime Saimoe Tournament, popularmente conhecido como Saimoe Japan. Com regras restritivas sérias quanto ao processo de votação (somente IPs japoneses tem direito à voto neste evento) vários outros eventos globais foram surgindo, pouco à pouco. Um deles foi o International Saimoe League.

Melhor conhecido pela sigla ISML, o International Saimoe League já apresentou seis detentoras diferentes de sua primazia máxima, que é a Tiara do ano. Com regras muito similares entre os anos de 2008 e 2011, na edição passada o ISML experimentou uma mudança em alguns parâmetros de competição, que acabaram soando como muito radicais para boa parte do fandom animístico.

As campeãs do ISML, de 2008 à 2011.
- Fonte: site do ISML -

Antes das regras para o ISML'2013 entrarem em pauta, é importante que conheças o seleto grupo de detentoras da Tiara deste torneio mundial, ano após ano. No ISML'2008 a vencedora foi a Fate Testarossa, de Mahou Shoujo Lyrical Nanoha. Já na edição do ISML em 2009, a representante estudantil de Hayate no Gotoku! obteve a primazia máxima, sendo ela a Katsura Hinagiku. O ISML'2010 trouxe consigo uma campeã que representava o anime mais vitorioso dos torneios saimoe daquele ano, K-ON!, e a responsável por isto foi a Akiyama Mio.

Na edição de 2011, o ISML teve uma das melhores disputas já vistas até aquela ocasião. Com uma Fase Final irrepreensível, a Misaka Mikoto (de To Aru Majutsu no Index) levou o prêmio máximo com todas as honras possíveis. E na edição do ano passado, o ISML teve pela primeira vez uma campeã invicta. A detentora de tal título foi a Tachibana Kanade, representante de Angel Beats!, que ostenta uma grande responsabilidade para o torneio de 2013.

Contudo, a campeã do ano passado não está pré-qualificada para a Fase Preliminar do ISML'2013. Além disto, tal regra afetou também a vice-campeã e outras personagens que acabaram bem ranqueadas no torneio anterior. Mesmo não sendo algo que lhe faça gerar dúvidas insanas na mente, tal posicionamento realmente chama a atenção para a edição deste ano. Agora, você verá o que ocorreu com as regras do torneio, em uma comparação direta com a edição do ano passado.

As pré-qualificadas da divisão Nova.
- Fonte: site do ISML -

Implantado na edição passada do torneio, a separação das participantes entre duas divisões (chamadas de Nova e Stella) continuará presente no ISML'2013. Quando anunciadas, as regras das mesmas causaram certo espanto no público (clique aqui para rever a postagem do ISML'2012). E para este ano, as divisões citadas ganharam pequenas alterações no que tange às personagens elegíveis para ambas.

A reformulação geral consiste na sistemática de que, inicialmente, todas as personagens pertençam à divisão Nova. Tendo isto como ideia de base, os responsáveis pelo ISML adotaram algumas regras importantes para tirar, do referido bloco, as personagens que viriam à formar a divisão Stella. Como as regras do ano passado deram uma certa brecha para a larga dúvida, o ISML'2013 apresentará mudanças significativas neste aspecto.

Se uma contestante já venceu o ISML (conquistou a Tiara do ano), ela estará automaticamente direcionada para as disputas pela divisão Stella. O mesmo procederá com as personagens que já participaram da Fase Regular do ISML nos anos de 2008 e 2009 (ou caso a tenham feito em duas oportunidades). Estarão oficialmente pré-qualificadas à Fase Preliminar, pela divisão Stella, apenas as personagens que já tenham participado da Fase Regular do ISML em três ou mais oportunidades. Só nestas mudanças é possível dizer que, muitas das personagens que fizeram parte da divisão Stella no ISML'2012 poderão disputar a edição do presente ano, mas pela divisão Nova.

As pré-qualificadas da divisão Stella.
- Fonte: site do ISML -

Para estar pré-qualificada à disputar a divisão Nova no ISML'2013, a contestante tem que ter encerrado entre as doze melhores do ISML'2012 (desde que não tenha avançado à divisão Stella pelas mudanças nas regras de elegibilidade). O mesmo vale para as oito melhores qualificadas da Fase Final do torneio do ano passado, prevalecendo a questão da mudança de elegibilidade. Pode-se notar, com tais mudanças, que a divisão Nova terá realmente as personagens mais novatas no universo do ISML, ao passo que a divisão Stella será o grupo o conhecido tradicionalismo de nomes deverá imperar forte.

De forma certeira, as personagens que se fizerem presentes na divisão Stella no ISML'2013 só terão pela frente embates épicos. Será a oportunidade de ver se nomes como o da Tachibana Kanade terão realmente toda a força demonstrada durante o ISML'2012. De igual forma, a divisão Nova contará com as personagens que nunca tenham participado de uma edição do ISML ou que, ao menos, o tenham feito no máximo uma vez apenas. Além disto, a possibilidade de aparecem representantes de vários animes que foram exibidos em 2012 (à exceção das continuações) é muito alta, o que poderá realmente chamar a atenção de forma positiva.

Nobre visitante, este é o panorama geral para o início das atividades do ISML'2013. A Fase de Nomeação teve início no dia primeiro de janeiro. A previsão é para que a Fase Preliminar inicia-se em três de fevereiro, e que a Fase Regular comece à ser disputada em catorze de abril. A grande e aclamada Fase Final do ISML'2013 deverá ser iniciada em oito de setembro. Participe você também, acessando o site do ISML e elegendo as personagens que você gostaria de ver presentes na Fase Preliminar do torneio.

Até a próxima!

Acesse o site do International Saimoe League ao clicar aqui

Encontre o NETOIN! no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

6 comentários:

  1. Nomeadas e selecionadas... dessa vez usei as 8 opções de nomeação e selecionai 6 personagens.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre muito bom seu texto, só acho que citar a Kanade como a personagem a provar algo por agora estar na divisão Stella(isso se for indicada)errado por apenas um motivo. Ela entrou no torneio de 2011 e sem a divisão de chaves como no ano anterior ela ficou invicta também. Pode até perder força este ano porque Angel Beats já foi transmitido a algum tempo. Agora outras personagens de destaque neste ano sofrerão bastante como a Kureneko e a Hellscythe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação a Hellscythe eu concordo, mas a Kuroneko vai ganhar um novo ânimo com OreImo 2 vindo em abril.

      Excluir
    2. Saudações

      Sim, nobre @Açougueiro@...

      Mas me referia muito mais ao ISML'2012, pois muitos atribuíram a sua ótima campanha devido ao fraco grupo inicial em que ela se encontrava (o da divisão Nova).

      Acredito, inclusive, que a própria Kanade (caso avance às Regulares) não manterá o mesmo retrospecto do ano passado... Será clássico atrás de clássico, literalmente...^^


      Até mais!

      Excluir
    3. Saudações

      Nobre Evilásio, vejamos até aonde a Kuroneko poderá chegar também...^^


      Até mais!

      Excluir
    4. Entendi seu ponto de vista Carlírio, só quis destacar que ela teve um ótimo desempenho antes disputando com as Tops. Por isso não seria surpresa o mesmo desempenho este ano, caso igual da Misaka Mikoto que estava fora das telas no ano em que ela ganhou o ISML apenas por um fandom massivo dessa personagem. E não sabia de Oreimo 2, tenho que concordar que com isso a Kuroneko volta ao páreo, já que como nos especiais ela roubou a cena da Kirino e os produtores deste anime não são idiotas e devem dar destaque para ela novamente.

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!