Em pauta!

quinta-feira, janeiro 03, 2013

Janeiro'2013: o reino dos animes curtos é aqui...

Ai Mai Mi: o momento de uma revelação?

E a primeira temporada de animes deste ano teve seu início oficial. Cercada pela desconfiança de grande parte do fandom, os títulos apresentados acabaram não satisfazendo (ao menos em caráter inicial) a vontade do que os fãs de animes gostariam de assistir neste princípio de 2013. E dos que se fizeram aparecer, o NETOIN! irá trazer algumas opiniões sobre três deles em particular.

Interessante frisar, antes de mais nada, que as três obras possuem um ponto similar entre elas, estando este atrelado à duração dos respectivos episódios. Os animes Ai Mai Mi, Yume no Susume e Mangirl! fizeram-se presentes com uma média de três minutos por episódio. Pode-se dizer, enfaticamente, que as três obras acabaram fazendo, de janeiro, o mês da morada perfeita dos animes de curta duração.

Mas passadas as apresentações, é chegado o momento de você saber como cada anime acabou se saindo, na visão deste blogueiro, com uma opinião bem simples e dissertativa. Atente para o fato de que as palavras que se seguirão dirão respeito a uma opinião pessoal, desta forma julgá-las como uma verdade absoluta ou algo similar será um grande equívoco de sua parte. Desta forma, os trabalhos começarão por Mangirl!.

Imagem do anime Mangirl!.

Mangirl! teve uma estreia extremamente rápida e voraz. O episódio apresentou duas personagens: Sasayama Hana (a energética sonhadora) e Torii Aki (a realista e possivelmente a cabeça do grupo). Elas estão montando um tipo de editora de mangás, no anseio (da Hana em particular) de fazer desta a maior editora de todo o Japão. Interessante o modo de persuasão usado pela Hana para convencer, educadamente falando, a Aki à participar do grupo...

Mais interessante foi observar como a Haraki Tsugumi e a Nishijima Ringo foram ali parar. Se a Tsugumi foi arrastada pelas guloseimas que direcionavam à sala do grupo (e por causa delas ali ficou), a Ringo ali adentrou por gostar de mangás (embora não veja qualquer perspectiva de crescimento no grupo em si). Inevitavelmente, a Tsugumi é uma personagem fofa mas realista demais...

Em si, Mangirl! usou e abusou dos comentários e das falas rápidas, proporcionando momentos nos quais ler as legendas fosse uma batalha mais tensa. A história do anime tem até uma proposta interessante, mas dada a forma como o episódio inicial acabou correndo (esqueça o fator duração do mesmo) é provável que o título em si não seja apreciado por muitos. Aguardar uma evolução é preciso.

Ai Mai Mi possui um bom carisma...

Ai Mai Mi se passa em um ambiente escolar. Um clube de mangás ali se faz existir, e nele se fez concentrar boa parte das ações do episódio inicial deste anime.Se levar em consideração que as primeiras tomadas deste título mostraram um kappa sendo morto (graças a um pepino jogado em sua cabeça) e uma das personagens com uma grande crise de vômito (durante a apresentação do narrador), pode-se dizer que Ai Mai Mi poderá agradar aos mais desavisados...

A Mi é garota que tem a ação descomunal citada acima, no início do episódio (ela tem ânsia de dinheiro e doces). Ai procura ser sensata, mas felizmente falha em tal propósito. A Mai é uma garota que viaja não apenas nas próprias ideias, como também nas de suas amigas. Mas o resplendor maior está à cargo da Ponoka-chan, com suas frases de efeito pouco confiáveis e a certeza que a colocação das palavras em suas frases não faz muito sentido. Humor certeiro.

O anime possui uma característica que aparenta ter faltado em Mangirl!: carisma. As quatro personagens usaram e abusaram deste atributo nos quase três minutos de episódio e, satisfatoriamente, deixaram um papel de boas-vindas para Ai Mai Mi. O prosseguimento dirá muito mais, mas o início deste anime foi realmente recompensador.

Cena de Yume no Susume.

Yume no Susume não apenas possui o enredo mais singelo, como principalmente é o anime mais caprichado visualmente, entre os três aqui apresentados. Ser apresentado às protagonistas Yukimura Aoi (uma boa menina, porém muito esquecida, tendo grandes dificuldades para interagir com as pessoas e dona de um grande pavor por altura) e Hinata-chan (espirituosa, aventureira e amiga de longa da data da Aoi) foi uma experiência interessante para um anime de episódio tão corrido como este...

Não há fórmula mágica de nenhuma espécie para este anime. O seu enredo está baseado na amizade entre estas duas personagens e, além disto, o anseio da Hinata em escalar uma grande montanha com a Aoi deverá colocar muita coisa em xeque além da questões comportamentais já apresentadas.

O grande desafio para Yume no Susume será trabalhar tal enredo com um pouco mais de três minutos por episódio. Este humilde blogueiro não consegue canalizar bem a ideia, mas o primeiro episódio acabou soando como bem agradável. Se o anime manter-se assim já será algo muito bem-vindo.

Amigo visitante, assim que lhe for possível assista à estes animes e, caso queiras, opine aqui sobre as impressões que os mesmos deixaram para você. Até a próxima.

Ai Mai Mi pode ser visto no Crunchyroll Brasil ao clicar aqui (atente às regras do site)

Veja as apostas do blog para esta temporada, clicando aqui

O NETOIN! está sempre por aí: Facebook / Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Eu já havia dito que tinha visto já,mas nem li em sí o post,na realidade... Abri calmamente(mentira,abri uma aba correndo,e entrei no primeiro site de animes onlines que vejo,apesar de baixar alguns animes,e saí correndo e vendo os episódios !) um site online e fui ver...Na realidade,inicialmente pensei,que o fansub que fazia estava cortando os episódios,pois todos eram pequenos,algo que eu não esperava !
    Mas,realmente,"Mangirl!" foi bom,mas não chega a ser aquilo que se você não ver,vai fazer grande diferença (como se estivesse perdendo algo !).Já "Ai Mai Mi" é parecido,mas algo que me fez rir um pouco mais,mas,para ser sincera,prefiro os personagens de "Mangirl!" do que os de "Ai Mai Mi" ! E quanto a "Yama no Susume" um anime um pouco diferente desses,mas que eu gostei,e esse realmente eu esperava que fosse normal o horário,mais por ter mesmo algo que poderia dar uma hístoria,lógigamente não o tipo de historia séria,mas meio,como dizer...Um "Kill me Baby" com objetivo ?!Bom,é só o que tenho a dizer !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Concordo contigo, Dayse, quanto ao período do episódio de Yama no Susume. O anime tem todo o jeito de ser para um tempo normal (vinte minutos para mais). O jeito é ver até aonde ele irá...

      E as personagens de Ai Mai Mi são realmente muito graciosas. Não consegui gostar tanto assim de Mangirl!, mas talvez o anime melhore mais para frente...^^

      Grato por seu comentário.^^


      Até mais!

      Excluir
  2. Olá!!

    Mangirl parece ser algo interessante de assistir, contudo, se você colocou desse jeito rápido com as coisas aconteceram, ficaremos na torcida para que de uma desacelerada. Pois ninguém merece ter que dar pausa para ler legendas. xD

    Ai Mai Mi parece ser um anime divertido, tendo em vista em como foram apresentadas as personagens, em especial que sente ânsia (isso me lembrou DNA²) xD

    E Yama no Susum parece ter um enredo fraco, se comparados com os outros dois (ao meu ver)...

    Bom saber que Ai Mai Mi está disponível no Crunchyroll Brasil. Depois irei ver as regras do site e quem sabe não assistir?

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Curti muito Yume no Susume, mas acho que o anime poderia ter uma pegada diferente, no que tange à duração de seus episódios.

      Entre Ai Mai Mi e Mangirl!, prefiro o primeiro. Achei mais carismático.^^

      E sim, dê uma olhada lá no Crunchyroll. Em último caso, poderás procurar por algo aqui mesmo no blog.^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!