Em pauta!

quarta-feira, janeiro 09, 2013

O comportamento na blogosfera e a formação de opinião...

No momento da discussão...

Saudações, visitante. O NETOIN! lhe fará a chamada para uma troca de opinião saudável e deveras importante. O intuito da idéia se fará basear no tema desta postagem, que estará intimamente ligada ao fandom e à importância que os blogs sobre animes, num todo, possuem como base de influência opinativa e também como chamariz informativo.

É necessário para você, que tanto visita este blog como também vários outros, se situar na temática central do texto que se fará seguir. Entrando em um tipo de “onda” sobre troca de opiniões, este blogueiro anseia muito saber (e sua parte) sobre até aonde um blog influência enfaticamente, ou não, uma pessoa na busca por aquilo a se assistir ou para saber se fez bem ou não em deixar tal obra de lado.

Uma coisa que precisa ficar muito clara, desde este momento, é que a busca por informações é uma constante de longa data. Vários blogs carregam consigo muito do que pode ser descrito como “formadores de opinião” por meio de quem eles faz visitar. Não há um processo mais natural do que este. Mas a idéia se fará transmitir por partes, bem dosada, para que o final possa ser o mais sucinto possível.

O convite está oficialmente feito. Este blogueiro anseia para que o texto lhe seja sumariamente agradável e direto na proposta. No aguardo de sua atenção e opinião, o NETOIN! lhe deseja uma boa leitura.

A figura de um blog como formador de opinião...

Fractale: um exemplo cuja resenha levou o anime à ser assistido...

É natural que você entre um blog procurando por uma idéia, aquela opinião sobre o anime, mangá ou dorama que tanto buscas. Queres saber do ponto de vista que aquele espaço na internet tem sobre tal obra, no intuito claro de teres uma base sobre diversas características acerca daquele título por ti procurado.

Você poderá ficar surpreso ao ler tal resenha, talvez confuso, alegre por partilhar de similar opinião ou triste em ver que seu gosto é muito diferente ao do autor de tal texto. Isto tudo é muito normal, não há crime algum nisto. Entretanto, em algo se deve ponderar muito bem...

A dúvida surge no momento em que a pessoa que visita um blog, sem ter o menor conhecimento de tal obra, adota o que está ali descrito como a sua opinião e a tem como verdadeira e, às vezes, até de forma absoluta. Tal ação não é criminatória, nem tão pouco desleal. Mas sugere que a pessoa em questão não está, talvez, muito à vontade para procurar saber mais sobre tal obra, por si.

Minha pessoa tem tal dúvida desde muito tempo antes de pensar em ter um blog. Nobre visitante, tenha em mente que este blogueiro costuma se sentir atraído por opiniões negativas sobre obra “x”. Um fato que vem de imediato á lembrança, para exemplificar esta idéia, se fez datar em março’2011. Com base em um texto bem direto do jovem Panino (no já fechado Subete Animes) é que este humilde blogueiro foi atrás de um anime (no caso era Fractale). O mesmo foi assistido e, quase que de imediato, minha pessoa muito ponderou, entre a leitura do citado texto e a obra vista em si (clique aqui e veja o post correspondente).

Em nenhum momento houve uma chamada negativista ao citado texto sobre Fractale, o efeito bem o contrário. Poderás chamar de loucura ou por outros nomes similares, mas minha pessoa conseguiu gostar do anime sem repudiar o texto do jovem Panino.

Muito embora se faz dizer o contrário em várias frentes, é preciso notar que um blog ou site tem sim o dom de formar opiniões, independente da causa ou razão. Com o exemplo citado, fica óbvio ressaltar a importância sobre o quanto é bom correr atrás de obra tal para tirar toda e qualquer dúvida, com o próprio ponto de vista. Vale ressaltar, porém, que não há mocinhos ou bandidos em toda esta história, e cada pessoa possui o seu livre acesso para deduzir o que preferir sobre aquilo que lê ou assiste.

As famosas primeiras impressões...

Tamako Market: um exemplo de anime com primeiras impressões mais do que à vista...

Pode não ser uma prática tradicional do NETOIN!, mas muitos de seus blogs e sites parceiros usam de tal tipo de postagem para deixar, à vista clara, aquilo que tenham como opiniões primárias sobre algo que esteja estreando em um certo período ou temporada.

O critério de usabilidade deste tipo de texto não chega a ser comum entre os blogs e sites, pois a maioria destes trata de tal temática com formas próprias e únicas. Analisando diretamente, é mais do que correto contextualizar a importância deste tipo de texto, bem como o fator opinativo que ele proporciona.

Muito embora tal tipo de postagem tenha os seus pontos positivos, ela também resguarda algumas vulnerabilidades. Pode-se dizer que um dos “problemas” aparece quando se faz enfatizar, de primeiro momento, que anime tal não presta e quem vem a ser um desperdício de tempo continuar assistindo-o, gerando toda uma sucessão de palavras fortes por parte de alguns leitores. Este é um fator bem delicado, condicionando até algumas opiniões bem fortes por parte de várias pessoas como, por exemplo, a famosa expressão “só faz este tipo de texto para ganhar views”.

O pior acontece quando, após tal afirmativa ter sido dada pelo dono de tal texto, o anime em questão acaba melhorando, sendo desnecessário enfatizar o que ocorre na seqüência. De igual forma, quando a obra acaba se mostrando realmente ruim, o blogueiro responsável por tal post recebe agradecimentos por tal enfoque. Definitivamente, manter um blog não é uma tarefa fácil (mas sim muito prazerosa).

Formalmente, um texto de primeiras impressões tem de ser tratado como o nome sugere, não apenas pelo visitante (o leitor do mesmo), como também pelo blogueiro responsável por cada palavra inserida no post. Há uma chamada cautelar neste caso, pois haverá quem aceite o descrito como opinião final, independente das circunstâncias. Muitos conseguem balancear seus textos, o que é ótimo, mas sempre existirão casos e casos para tanto.

É necessário deixar claro que, em nenhum momento, este humilde blogueiro reprime ou apoia quem faz ou deixa de fazer tal tipo de post. Alguns veem necessidade, outros não. Aqui mesmo, no NETOIN!, já houveram textos de tendência similar. Caberá a você, nobre visitante, definir o que julgará como justo e seguir como achar de acordo.

Uma interação e várias peculariedades...

Puella Magi Madoka Magica: os textos iniciais influenciaram em 2011?

Nada é mais natural e gostoso de se ver, quando se entra em um blog e se faz notar que seu proprietário (ou equipe) busca uma interação com os seus visitantes. Cada um à sua forma, dentro de suas possibilidades e também de suas especialidades. Isto não apenas é saudável, como também é digno. Minha pessoa respeita muito isso e admira, humildemente, cada um que segue tal ação.

Há também quem blogue e que não consegue, enfaticamente, responder aos comentários de seus visitantes nos textos. É comum, nestes casos, o blogueiro deixar uma nota sobre isto em algum post, o que também pode ser avaliado como uma ação de respeito e muito digna. Não há nenhum tipo de demérito neste caso. Obviamente, aqui se faz tratar de uma opinião pessoal estando você livre para concordar com ela ou não, nobre visitante.

De igual forma, é muito natural que existam pessoas que não ligam para textos de primeiras impressões ou análises de temporadas. Preferem elas mesmas vasculhar algo, ver um vídeo de propaganda, algumas imagens e assim traçar as próprias opiniões. Esta é uma ação tão válida quanto a de se basear em algum texto para traçar, inicialmente, uma opinião sobre aquela ou esta obra.

Amigo visitante, talvez possa não acreditar no que lerá a seguir, mas é justamente na união da ação citada mais acima, com a leitura de textos em outros blogs e sites (fóruns também são contabilizados), que este humilde blogueiro busca traçar uma opinião sobre alguma obra. Poderá lhe soar como trabalhoso, talvez desnecessário, mas é uma busca muito saudável para ter uma forma de pensar ainda mais forte sobre algum tema proposto.

Em nenhum momento a pessoa que não lê tais textos é indigna de respeito, muito pelo contrário: se for uma preferência por tal ação, a mesma tem de ser respeitada como se deve, isto sim é de direito. É importante que tal ação seja vista como pró-positiva, sem maiores ressalvas.

Entretanto este blogueiro acredita verdadeiramente que, às vezes, ler uma opinião alheia pode auxiliar muito, independente da mesma ser a favor ou contra a sua forma de ver original sobre uma obra. Mesmo que a natureza seja de não ler textos como os citados até aqui, às vezes a surpresa ao visualizá-los poderá ser muito maior do que se faz imaginar, o que poderá proporcionar uma recompensa final deveras interessante.

Objetivamente

...como as coisas poderão ser resolvidas?

Falar sobre o fandom que cerca a todos, e ainda creditar o texto para opinar sobre os blogs e sites da área num todo, é algo que foi deveras complicado para este humilde blogueiro. Principalmente pelo fato de que, notoriamente, o próprio NETOIN! entra qualitativamente em qualquer quesito ou característica que se fez descrever mais acima.

É necessário enfatizar que cada blog ou site age de acordo, dentro daquilo que se possa julgar como certo, e que esteja presente em sua proposta de comunicação e interação com os seus visitantes. De igual forma, cada visitante e leitor repentino ou assíduo buscará, naquele espaço da internet, algo que possa contemplar a sua própria forma de pensar sobre algo ou sobre aquela obra proposta. Não é necessário um grande estudo para isto, pois faz parte de um ciclo muito natural e presente.

Amigo visitante, a proposta deste texto foi apenas abrir uma troca de opiniões sadia sobre o tema. É muito provável que, de acordo com os comentários que se fizerem presentes neste post, este humilde blogueiro possa refletir sobre muitas coisas, sempre com naturalidade e humildade. Então, o espaço é oficialmente aberto para a sua expressão sobre a temática proposta.

Deixe aqui registrada a sua opinião, a sua forma de ver a situação aqui exposta (que envolve, basicamente, toda a blogosfera da área) e que poderá impactar nas atividades futuras deste blog. Humildemente, espera-se que este texto tenha sido de seu agrado, nobre visitante.

Até a próxima.

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

10 comentários:

  1. Gostei do texto e entendo o seu incômodo.
    Acontece que atualmente temos uma geração de crianças preguiçosas (em sua maioria) que procuram muito pouco ou pegam a primeira informação como sendo a única e mais importante. Isso porque não citei todas as outras pessoas facilmente influenciáveis e as que, se os amigos não gostam, elas também não gostam.
    Eu não leio "primeiras impressões", porque é sempre um chute no escuro. Existem séries que têm um começo babaca, mas que no final vão melhorando. Também desconfio muito de post que fala muito bem ou muito mal e não apresenta argumentos firmes para manter a sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Obrigado e concordo contigo, Red Kim.
      Há textos que sinceramente valem muito a pena de serem analisados, em contrapartida há outros que dá aquele n[o na cabeça...

      A experiência na blogagem é válida...
      E com ela deve-se aprender sempre....
      Ao menos, sigo por tal caminho (tento).


      Até mais!

      Excluir
  2. Desde que blogo sobre animes, mantenho a postura de tudo o que escrevo, é a partir do meu ponto de vista e sem a menor intenção de mudar a forma de pensar alheia. Não estou indicando este ou aquele anime, nem o desaconselhando-o a ser visto. Até por isso evito entrar nessas questões no texto. O leitor precisa ter a consciência do que aquilo que ele acabou de ler, é a perspectiva do reviwer, o mesmo não precisa ficar repetindo que esta apenas sua opinião. É algo obvio. Infelizmente, muitos leitores acabam deturpando isso, então compreendo quem ache necessário enfatizar. Também vale lembrar que muitos leitores ainda são muito jovens, não leem muito, e ainda mantêm certos pensamentos primários. Aí entra a importância de artigos como o seu. Enfim, o interessante é a discussão que isso gera e a reflexão proporcionada no fim da analise. Dependendo dos argumentos, posso ter começa a leitura com um ponto de vista e opinião, e no fim dele, já estar pensando de outra forma.

    Gosto de ler as boas opiniões alheias justamente por isso. Muitas vezes, elas te abrem um novo horizonte. Outras, eu não tenho uma ideia formada e busco justamente isso, como enfatizado por você no post. Fora que, mesmo que isto não aconteça, é sempre divertido saber o que o outro tá pensando hehehe.

    Isto tudo em textos de opiniões, não é mesmo, ainda há o textos informáticos, que se exige ainda mais cautela por parte de quem está escrevendo. Passar uma informação equivocada é faltar com respeito ao seu leitor, embora sejam compreensíveis possíveis equívocos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Acredito muito que certas palavras, expressões e até mesmo frases completas, podem acabar distorcendo muito as ideias em um post, amiga Roberta.

      De igual forma, um visitante se deixar levar pela primeira coisa que lê também não me soa muito agradável. É claro que pode dar um sentimento no momento de "chamei a atenção de mais um", mas acredito que seja este um sentimento muito falso e perigoso, tanto para o blogueiro que assim pensar quanto para o leitor que deve pensar ter achado a "verdade absoluta".

      Ler, interpretar e buscar mais opiniões é, ao meu ver, a chave do sucesso. Buscar isto me soa muito bem. E concordo contigo Roberta que, em um texto (principalmente uma análise ou já tão criticada "primeiras impressões") todo o cuidado com as palavras é ainda pouco. Por isso gosto de enfatizar nos meus textos que [esta é uma visão pessoal, não pode ser compreendida como a verdade absoluta]. Espero que todos fisgam esta informação.

      Seu comentário acrescentou ao meu texto, Roberta. Tanto quanto o comentário da Red Kim. Agradeço muito à ambas as amigas por isto.


      Até mais!

      Excluir
  3. Mais uma vez um texto muito bom que nos faz pensar. Eu tenho uma atitude parecida com a sua, já que vejo opiniões(e varias)sobre determinado anime, e ponderando entre elas ainda vou verificar pessoalmente. Mas a sucessão de acertos de determinado blog, e caso a pessoa seja leitor assiduo seu subconsciente passa a dar um certo crédito maior a este blog. Como aconteceu em muitas obras que o próprio Netoin me influenciou a ver. Mesmo tendo gostos parecidos ao seu Carlírio, algumas obras que você destacou algumas vezes não teve o mesmo impacto quando vi. Por isso o leitor que deve medir em que ele deve acreditar, ou como eu usar apenas de sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Amparar-se em um blog ou site de sua preferência é algo realmente bonito, nobre @açougueiro@. Sei também que, como formador de opinião, poderão haver reviews minhas que influenciem as pessoas a ver tal obra (como citaste).

      Mas concordo muito quando ressaltas que, quanto mais acesso à opiniões uma pessoa tiver, melhor para ela vai ser. Isto é ainda mais digno.^^


      Até mais!

      Excluir
  4. Olá!!

    Antes da internet, e dos blogs eu usava as revistas como base para conhecer um anime! Neo Tokyo e Anime>Dô me ajudaram bastante nesse quesito. Mais sim, já me interessei por várias obras lendo blogs.

    Pensei que eu era a única que lia opiniões de outras pessoas para postar. Vejo que me enganei!! xD

    Ler as opiniões alheias é divertido, ainda mais porque opinião é igual bunda, todo mundo tem um. Se bem que sempre tem aquele Maria vai com as outras, porque outras pessoas disseram ser bom, ou ruim.

    Deve ser por isso que comecei a acompanhar The Walking Dead pela tv. Para fazer minha própria opinião (mesmo que temendo zumbis) sobre a série. Já que muitos amam e odeiam ao mesmo tempo.

    Não sei se conseguir me expressar (sempre fui um pouco ruim para isso), mais sabe como que é. n_n''

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. saudações


      Entendi muito bem a sua ideia, nobre Naty...
      E sim, é sempre bom buscar informações aonde puder.

      Eu curtia muito a revista Animax, inclusive tenho várias ainda comigo (desde 1996).^^


      Até mais!

      Excluir
  5. Bem, eu acho importante os textos sobre obras de todas as épocas, da temporada ou não, para que as pessoas tenham a opção de conhecer algum animê e se interessar ou não por ele. Por isso tenho um site de Reviews XD

    Mas acho importante também que essas resenhas sejam utilizadas para dispertar o interesse, falem elas bem ou mal, afinal, são opiniões dos autores. O leitor tem que assistir e concluir o que ELE acha. E respeitar as diferenças de gosto, opinião, pensamento.

    E primeiras impressões... Bem, pra mim só serve pra comparar com as impressões finais (como faz o Gyabbo) e me divertir com as mudanças na opinião e observações sobre o desenvolvimento do enredo. Mas isso pq eu só pego pra assistir depois de lançado, quem acompanha temporada deve dar demasiada importância pra algo que eu acho no mínimo... Pouco confiável. Afinal, é raro (pra mim pelo menos) um animê que já começe bom. Geralmente apresentam os personagens, o enredo base... é um porre. Só pra frente desenvolve, aí já foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Sua análise foi extremamente sucinta, Pandora. É muito importante ler diferentes pontos de vista, analisar com cuidado cada texto e, como fator mais importante, conferir a obra e ver se ela realmente está dentro daquilo que se espera.

      Sou suspeito para falar em gostar de um anime desde o seu início, mas é importante ressaltar os pontos por ti citados. Foram palavras bem valorosas.

      Seja bem-vinda por aqui uma vez mais, nobre Pandora.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!