Em pauta!

domingo, fevereiro 17, 2013

Entre um fim e o reinício - Robotics;Notes episódio dezessete!

Na disputa entre robôs e amigos...

O último episódio de Robotics;Notes tratou de apimentar um pouco mais as ações do anime, muito embora o mesmo tenha se focado no drama pessoal de seus personagens. Alguns fatos que ocorreram neste capítulo deixaram, em franca evidência, que a possibilidade da obra animada deixar de lado aquilo que se pode entender por "slice-of-life" dramático é quase nula.

Definindo por partes. Em primeira instância tem-se a morte da Mizuki-san no episódio anterior, que deixou exposta a singularidade com a qual uma "queima de arquivo" é devidamente tratada. Além disto, o acidente sofrido pelo Hidaka (o bom amigo Mister Pleiades) acabou trazendo ainda mais problemas para a Aki e seu clube de robótica.

Um adendo é necessário neste momento, pois o clube de robótica dissolveu-se após tão graves incidentes. Ver a Aki agindo com inesperada quietude e lapso de senso comum, nesta parte do episódio, acabou colocando muitas ideias na cabeça deste blogueiro, sobre o que viria à se passar na mente da garota. A cena da Junna pedindo desculpas pessoais ao pai do Hidaka (ma mais tradicional forma japonesa possível) poderá levar você à diversos questionamentos sobre a ação da jovem karateka.

Kai e Aki em um momento de união...

A grande pergunta pode ser feita no porque da Junna ter se sentido culpada, doravante o grave acidente que acometeu o Hidaka. Mediante a algumas lamentações, o Kai "lançou" a verdade na pequena karateka de uma forma que a Aki reprovou (provavelmente a ex-presidente do clube não iria contar o ocorrido para a pequena karateka). Mas foram os dois principais protagonistas de Robotics;Notes que estiveram lado a lado na, possivelmente, principal cena de todo o episódio.

Com a Frau aparecendo pouco (e timidamente) neste capítulo, a verdadeira faceta da Aki entrou em cena uma vez mais. Em seu intuito queria deixar claro, para o Kai, que não iria desistir de seu antigo sonho e que, contra tudo e contra todos, iria batalhar até o fim sobre o mesmo. Para este humilde blogueiro, o rapaz iria ajudar a sua amiga de uma forma ou de outra, mas preferiu "dramatizar" um pouco lançando-a em uma partida desafiadora, na qual a Aki acabou saindo vitoriosa.

Aparentemente, o sonho da Aki tem mais adeptos do que ela poderia imaginar. Entretanto, o foco maior de todo o episódio ficou restrito aos seus momentos finais, após a sétima parte do Relatório Kimijima ter aparecido para todos. Como não podia deixar de ser, a aparição de tal documento fez com que mais uma incógnita aparecesse no anime, mas esta em proporções realmente globais.

Relatórios espalhados pelo globo terrestre...

Aparentemente, fracções do relatório espalharam-se por diversas partes da Terra. Obviamente, nenhuma explicação foi dada de forma contundente. Tudo que se pôde observar foi um Kai simplesmente abismado (e "petrificado") com tal evento. Talvez tenha algo co-relacionado com o Clube dos 300 ou com as explosões solares que estão próximas de ocorrer (este blogueiro não se esqueceu do relógio no final do décimo episódio). De toda a forma é mais uma incógnita que chega ao anime junto com a frase: "Proteja os Relatórios Kimijima, Kai".

O décimo sétimo episódio de Robotics;Notes não quis ousar, nem ao menos resgatar tudo aquilo que foi mostrado no PV antes do início das transmissões em 2013. O foco acabou sendo, uma vez mais, o drama pessoal vivido pelos personagens. Muito embora tenha havido competência nas explanações e nos eventos, não se pode deixar de lado a ausência de ação (e da Frau, logicamente) pela qual o anime clama tanto para que se faça presente. Deve-se considerar que a Aki em movimento, ao seu melhor modo, é algo que fazia falta ao anime. Porém, a Frau acabou ganhando uma maior representatividade graças à vários episódios que se fizeram exibir.

É provável que o próximo capítulo desta saga venha a falar mais da companhia Eskeleton e dos Relatórios Kimijima. É também quase evidente que, por outro escopo, o próximo episódio venha à mostrar "apenas" a Aki e amigos quebrando as regras e levando a construção do robô mais adiante. Uma união sensata das duas temáticas, entretanto, poderá vir à ser a resolução mais acertada para o dito episódio. Aguardar é preciso.

Até a próxima, nobre visitante.

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Ao meu ver novamente ais R;N decepciona, o anime tem todos os elementos para ser um ótimo anime de conspiração, porém vejo que os cara se perderam no enredo do anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Dias atrás o nobre Silas comentou, no Twitter, que Robotics;Notes se apega mais ao lado slice-of-life em seu enredo do que realmente deveria fazê-lo.

      Começo à imaginar que ele realmente tem razão, nobre cheffercs.

      Até mais!

      Excluir
  2. Cara, minha decepção com robotics;notes é imensa.
    Onde já se uma personagem principal não participar nem de forma indireta dos principais eventos do anime =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre Luis, Robotics;Notes não é o primeiro (e talvez não será o último anime) a ter tal característica. A Aki não é uma personagem ruim, mas a história dela ficou muito de lado depois do surgimento da Frau, por exemplo. E a segunda personagem citada acabou sendo mais "presente" do que a própria Aki em vários momentos...

      Eu diria que o problema do anime é até outro. Consideravelmente bem mais grave do que isto. Mas tal opinião de minha parte só aparecerá quando o anime tiver se encerrado.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!