Em pauta!

sábado, fevereiro 23, 2013

Um drama, um robô e um desafio: Robotics;Notes, episódio dezoito!

Kai e Aki, no mesmo quarto de hotel: sem nada para especular, certo!?

O mais recente episódio de Robotics;Notes carregava uma premissa que soava como bem interessante. Na mesma, o enredo do anime voltava o seu curso para a cidade de Tóquio, onde haveria a grande exposição de robôs. Um cenário mais do que perfeito para que a Aki e o Kai relembrassem os primórdios da exibição deste título em outubro'2012, quando a citada dupla ditava as regras sobre a obra.

De certa forma, tal "retorno ao passado" pôde ser enfaticamente constatado. O drama pessoal vivido pela Aki sobre a sua irmã mais velha, a Misae, é um ponto do enredo deste anime que chama a atenção. Entretanto, uma grande desconfiança se fez presente sobre como tal possível reencontro poderia ser trabalhado, muito disto em razão do como que certas temáticas foram tratadas em episódios anteriores.

À rigor o episódio em si não decepcionou, mas também mostrou-se estar muito aquém de ser digno de elogios. Não se trata de um tipo de "falácia ao léu", mas sim de uma constatação bem dosada sobre a forma com a qual o episódio trabalhou, especificamente duas temáticas das mais importantes para o enredo da obra animada. De um lado estava a Aki e a história do sonho da sua irmã, e do outro estava a Eskeleton e uma certa desavença com a Misae.

A real Airi, tão simpática quanto a sua versão computadorizada.

Mas agora é o momento de fazer algumas citações sobre como o episódio acabou se desenvolvendo. E a primeira vista vem à tona o fanservice, mesmo que muito leve, protagonizado pela Aki (que fica muito mais apresentável com o cabelo solto). Por mais que desta vez ela o Kai dormirão dignamente em um hotel, algo foi aprontado para eles e os dois amigos terão que dividir uma cama de casal, o que certamente causou grande estranheza, com aquele momento apoteótico da timidez japonesa em seu esplendor.

Este humilde blogueiro teve apenas em tais cenas um momento de alegria no episódio, pois a sequência do mesmo acabou mostrando facetas horríveis do ser humano. A começar pelo robô que estava na expo sendo alvo de críticas, por parte de muitos dos presentes ao evento. A Aki acabou sendo vítima da fúria de um dos manifestantes, sendo esta a primeira cena na qual minha pessoa quis verdadeiramente saltar pela tela. Entretanto, nem de longe este acabou sendo o momento de maior desconforto no episódio.

A irmã da Aki foi a protagonista da cena de maior vínculo para a racionalização, para todo o episódio. O Kai havia visitado a real Airi, que estava no hospital. Acabou encontrando-se com a Misae ao acaso, e decidiu lhe falar algumas coisas presas desde os últimos eventos do anime. Durante o passeio dentro do carro dela, o Kai fez inúmeros questionamentos sobre a conduta da Misae para com a sua irmã, a Aki. O rapaz não conseguia entender o porque de tamanho tratamento frio da moça ao seu lado para a sua amiga de infância. Entretanto, uma resposta apareceu.

Fragmentos de ação, novamente...

A resposta dada pela Misae foi tão verdadeira quanto se podia esperar, e tão forte quanto não se podia aguardar. Parece até que um sentimento ambíguo está sendo aqui registrado, mas na verdade a Misae apenas disse o que realmente pensa sobre as ações de sua pequena irmã. O Kai, imóvel em sua reação, nada mais pôde fazer a não ser ficar divagando com a própria mente sobre o que havia acabado de escutar da boca da moça. Além de ter que esconder a conversa de sua amiga, a Aki, o jovem Kai passou à muito pensar sobre o que estava ocorrendo ali.

E os momentos finais do episódio fizeram questão de temperá-lo ainda mais. Não bastou a Misae finalmente se reencontrar com a Aki após longos sete anos, pois foi preciso um revólver ser sacado contra a Misae. Com isso, Robotics;Notes fez questão de apresentar mais uma de suas várias chamadas para um momento de ação que, para os mais céticos, será jogado totalmente para escanteio no próximo episódio.

Literalmente, o anime parece ter abdicado do fator suspense (que instigava a surpresa) para entregar-se ao gênero slice-of-life (que não condiz com a sua ambientação). Em si, o presente episódio de Robotics;Notes acabou não sendo ruim. Mas só em imaginar que ele poderia ter sido muito melhor, dá aquele sentimento de desânimo pairando no ar. O anime tem abdicado de coisas que não deveria fazê-lo, e isto poderá ser fatal daqui até o seu derradeiro momento final.

Momento fansevice do episódio. Estrelando a Aki.

Até a próxima, amigo visitante.

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Apenas um comentário os defeitos do enredo sobressaem sobre série se tornando agora para mim já uma decepção, independente da conclusão do anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre rapaz, acredito que "decepção" não seja o sinônimo mais digno para o anime (mas ainda estou na busca do mesmo).

      E o problema da obra não está exatamente no enredo, mas sim em sua "evolução". É o que imagino, ao menos.

      Uma coisa é certa: Robotics; Notes poderia ser lembrado como um grande anime, mas o que ocorrerá é outra coisa...


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!