Em pauta!

sexta-feira, março 08, 2013

Robotics;Notes, episódio vinte: verdades, mentiras e um sonho...

Kai e Aki durante uma séria conversa com Kimijima Kou...

Difícil classificar de forma justa o episódio mais recente de Robotics;Notes. A sequência de capítulos de chamada direta, de um para o outro, não foi quebrada como muitos podiam prever. O início do vigésimo episódio desta saga mostrou, de uma forma simplesmente chamativa, que avaliar e definir mocinhos e bandidos é algo tão complexo em um anime quanto é, igualitariamente, na vida real.

A mente de Kimijima Kou mostrou ser mais doentia do que se podia prever. Suas obsessões e projetos eram tão insanos quanto se fez explicar no episódio anterior. O detalhamento dado durante a conversação entre ele e outras quatro pessoas, incluindo a Aki e o Kai, fez o circo fechar-se quase definitivamente. E no que tange às definições de bem e mal, mocinho e bandido, certo e errado, estava a figura da irmã da Aki, a Senomiya Misaki.

Nas palavras de Kou, a Misaki acabou descobrindo sobre o seu experimento, sendo aquele do evento que afetou a vida da Aki e do Kai como se faz conhecer (a rapidez no tempo e a lentidão nos movimentos, respectivamente, na sincronia que unificada forma "o todo" com perfeição). A morte de Kimijima Kou foi provocada pela Misaki, o que não impediu sua irmã e o seu melhor amigo de serem afetados no evento da SS Anemone.

A Frau reaparece, com suas frases de impacto e fascínio obstinado pelo dito moe...

Com tanta informação de impacto sendo repassada, uma transmissão ao vivo (por streaming) desta conversa foi feita via internet, justamente quando a Aki chamou a responsabilidade das ações para si, perante a "figura holográfica" de Kou. O que se viu, dali por diante, foi um verdadeiro bate e volta de sentimentos, verdades, mentiras e sonhos. Para Kimijima Kou, a tortura mental que se fez estabelecer na Misaki-san e uma possível morte da Airi, que estava ao seu lado, possuíam similar significado.

Com o fim da conversa, os quatro presentes naquele aeroporto, mais a jovem Airi, rumaram para Taneshima. Na pequena ilha uma ação inesperada estava à espreita de todos, especialmente da Aki que, aparentemente, passou à ser levemente levada à sério com uma transmissão por streaming que ela nem imaginava ter acontecido. A Frau mostrou ainda ser uma admiradora muito compulsiva por coisas fofas, onde a Airi acabou sendo um alvo fácil de toda a sua "inocente perversidade".

E um momento de auxílio mútuo e de bondade extrema se fez notar neste episódio de Robotics;Notes, à partir da chegada a ilha de Taneshima. Estranhamente (e talvez este seja o termo mais correto) todos passaram à aderir a causa movida pela Aki, em uma ação totalmente devida ao streaming exibido para todos desde Tóquio. Até a diretora da escola parecia ter sensibilizado-se com as palavras às quais teve contato, e não apenas ela: o pai do Subaru, alguns engenheiros da JAXA e outros estudantes estavam ali movidos pelo um mesmo ideal.

"A união faz a força!"

Tudo muito bonito, saudável e aparentemente surreal, dados os eventos dos últimos episódios do anime. Mas neste meio tempo a Misaki-san sofria mentalmente, graças ao Kimijima Kou. Desta forma, este humilde blogueiro pôde traçar um limiar mais próximo do justo para o vigésimo episódio de Robotics;Notes, estando o mesmo direcionado na logicamente inesperada inversão de ambiente promovida neste mesmo capítulo da obra.

Este episódio foi marcado pelo drama em seu início, que acabou convertendo-se no poder da coletividade em seus momentos finais. Não foi exatamente ruim este capítulo do anime, mas ele ficou aquém das expectativas, principalmente ao se levar em consideração tudo aquilo que foi presenciado nos últimos dois episódios de Robotics;Notes. A chamada para o próximo capítulo deste título fez este humilde blogueiro imaginar que, em tese, alguma outra revelação sobre o Kimijima Kou haverá de aparecer, mas nada está garantido sobre o fator expectativa em si.

Impreterivelmente, Robotics;Notes continua a sua marcha conhecida por "vai e vem". Parece que, mesmo na proximidade de seus momentos derradeiros, a obra não anseia em demonstrar possuir a mínima linearidade. Prefere ater-se a forma como está em seu desenvolvimento que, muito embora não seja ruim, causa espanto negativo para muitos olhares. De momento, ficam válidas as menções sobre o caráter prepotente de Kimijima Kou e a luta interna pela qual passa a Senomiya Misaki. E que o próximo episódio possa começar a mostrar os reais momentos derradeiros desta obra. Apenas no aguardo.

Até a próxima, amigo visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. ótimo post!
    Próximas duas semanas serão de arrepiar R;N, PPS e SSY em restas finais, qual será o melhor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Além de Robotics;Notes estou acompanhando Shin Sekai Yori e, ao meu ver, o final do segundo deverá ser melhor.

      Mas aguardo por algo bom vindo da turma da Aki e companhia.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!