Em pauta!

quarta-feira, junho 05, 2013

Análises em Geral - parte #69: os ares de um amor verdadeiro em Anoko ni 1000%...

O logo do anime...

Esta edição da seção Análises em Geral lhe faz um convite singelo, amigo visitante. Tal chamada direcionará você para uma pequena volta no tempo, mais precisamente ao ano de 1989. Obviamente as animações na referida época eram bem mais simples, principalmente se forem comparadas com as obras mais atuais na indústria da animação japonesa. Porém, o chamado foco no enredo prevalece com força e, no mais singelo sentido do carisma absoluto, se fazem aqui ressaltar dez minutos do mais puro e singelo sentimentalismo humano.

Uma história na qual dois jovens se conhecem desde bem pequenos onde, com o passar do tempo, foi crescendo um sentimento muito forte entre eles. No que pode ser chamado de tempo presente tal amizade de infância deu origem a um casal de namorados, como naquelas histórias de uma felicidade ímpar, plenamente sonhada por muitas pessoas, no mais singelo e absoluto modo de pensar.

Com o contexto apresentado acima, você acabara de se ser apresentado ao casal Azusa e Ikumi. Ela é uma jovem muito bonita e treinadora de um time de futebol masculino. Curiosamente (ou talvez nem tanto) um dos jogadores deste time é o seu amigo de infância e atual namorado. Os dois sempre se entenderam muito bem, procurando aproveitar juntos os momentos que podiam. Como fato chamativo, pode-se citar que a Azusa era mais velha do que o Ikumi, mas isso pouco influenciava no relacionamento entre os dois (o que é muito positivo). Parecia, de fato, ser um casal perfeito em todos os sentidos.

Mas algo começou a sair errado. Durante alguns dias, o jovem Ikumi começara a "fugir" (talvez "se distanciar" seja o melhor termo) da Azusa, sem dar maiores explicações e limitando-se à passar correndo por ela. Desnecessário enfatizar que isto acabou gerando um desconforto muito grande na moça, que ficava sem entender nada sobre o que estava acontecendo em tais momentos.

Na espera de seu amado...

Está a se falar aqui de um casal que se conhece de longa data, onde uma ação como a do Ikumi poderia realmente resultar em muitos pensamentos para na cabeça da Azusa, que sempre esperava sorridente pelo encerramento de cada treino para poder ficar ao lado de seu amado. Este enredo fictício pode, eventualmente, ser lançado na vida real com certa propriedade, pois tal história não fica situada a tão longa distância da vida como se faz conhecer.

Em certa oportunidade, a jovem Azusa acabara vendo o seu amado andando uma garota mais jovem do que ela, bem juntos e agarrados. Para muitos casos (bem dizer a maioria) este poderia ser um tipo de xeque-mate para qualquer relacionamento, entretanto a Azusa preferiu sair à investigar a conduta de seu namorado, no mais simples ensejo de saber o que estava realmente acontecendo. Entre uma cutucada por parte de um dos outros jogadores do time, passando por uma pequena reviravolta emocional e até chegar no ponto final, esta animação realmente conseguiu convencer este blogueiro sobre a qualidade que a mesma possui em seu contexto, na qual a simplicidade reinou com propriedade.

Entretanto, a pergunta que fica no ar é saber o que realmente o Ikumi estava por fazer, além de se saber qual era a razão pela qual ele ficava escondendo-se da Azusa a quase todo instante. E tudo isto aconteceu com apenas dez minutos de animação, em um OVA que conseguiu cativar justamente pela simplicidade de seu contexto, harmoniosamente ligada à situação que pode ser muito bem lançada no mundo real.

Nobre visitante, você acabou de ler um post sobre o anime chamado Anoko ni 1000% (no português literal seria "Esta Garota é 1000%"), possuidor de uma história sobre a confiança em um relacionamento. Trata-se de uma obra cujo mangá teve um total de cinco volumes, publicados nos anos de 1989 e 1990 pela Editora Shogakukan, em sua revista Flower Comics. Quem assina este título é Kitagawa Miyuki, que escreveu um shoujo tão simpático e de valor como este. Aprecie assim que puder esta indicação de anime e, se assim desejar, visualize abaixo alguns dos momentos deste obra, visitante.

Passagens do OVA...


Raiva - A jovem Azusa acabou indo comer lámem junto dos outros integrantes do time que ela treina. A raiva em seu semblante é proporcional ao sentimento de insegurança que a moça tem no momento, pois o Ikumi a estava ignorando...


Visão - A Azusa e o Ikumi se conhecem desde pequenos, e o sentimento entre eles surgiu no mesmo período. Ela é a treinadora e ele é um jogador do time. Um amor recíproco em todos os sentidos...


Aqui não! - Após mais uma escapada do Ikumi, a Azusa acabou sendo encarada por um outro jogador do time. E a sua melhor forma, a jovem soube "reprovar" o outro rapaz...


Perigo à vista - Tudo passou à levar a crer que o Ikumi estava se escondendo da Azusa por uma razão nada admirável. Parece que o rapaz não era digno de todo o sentimento da moça. Entretanto, a garota preferiu não tirar tantas conclusões à fundo, optando por seguir o seu amado...


Tristeza - O semblante da Azusa é proporcional à cena que ela estava por presenciar. Alguma coisa parecia estar errada e, certamente, a jovem estava por perder toda e qualquer esperança. Os sentimentos estão à flor da pele...


Um beijo! - Eis que a Azusa e o Ikumi estçao a se beijar, tal como faz um casal apaixonado. Mas fica no ar a questão sobre o que havia acontecido, além de se saber qual era a razão que fazia o rapaz correr de sua namorada. Muito curioso em um OVA de apenas dez minutos de duração, mas com seus próprios méritos...

Até a próxima, amigo visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Fiquei curiosa ao ler seu texto, e como é um OAD curtinho, resolvi liquidar hoje mesmo. É bonitinho, achei legal a surpresa no final.

    É horrível passar por este tipo de situação, quando seu parceiro começa a te ignorar, te fazendo imaginar mil e uma coisas. Como frisou, isso realmente acontece com certa frequência (nesse momento lembrei de School Days qqqq), uma vez que muitas pessoas tem dificuldade ou simplesmente não se interessam em conversar apropriadamente com a outra pessoa, preferindo evitar qualquer desconforto simplesmente respondendo com evasivas e se distanciando lentamente.

    Ser sincero ou não, não fará diferença pois a dor é a mesma, no entanto, é uma questão de respeito com aquela pessoa que está ao seu lado. Ver quem se ama se distanciando de você lentamente, sem ela dizer nada e te evitando, causa uma angustia que poderia ser evitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Realmente, esta animação consegue surpreender pelo alto carisma e nível de realidade em seu enredo, mesmo com tão pouco período de duração, amiga Roberta.

      E devo concordar contigo, em sua opinião sobre a situação lançada pela obra animada. Muito embora eu não saiba enfatizar até aonde vai a linha do correto, posso assegurar que a atitude do Ikumi foi deveras arriscada, mas que ainda no final surtiu um efeito positivo. Uma manobra perigosa, pois nem sempre as coisas podem se sair tão bem assim...

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!